Índice:
- O que é gengibre?
- Benefícios do gengibre para a saúde
- 1. Tratamento de problemas respiratórios
- 2. Aids Digestão
- 3. Câncer
- 4. Náusea de quimioterapia
- 5. Tratamento de enjoos matinais
- Como tomar gengibre para enjôo
- Para crianças
- Para adultos
- Para náuseas durante a gravidez
- 6. Antiinflamatório
- 7. Redução da dor
- 8. Alívio da cólica menstrual
- 9. Dor muscular devido ao exercício
- 10. Alivia enxaquecas
- 11. Gerencia os níveis de glicose
- 12. Anti-Flatulência
- 13. Alívio da azia
- 14. Proteção contra a doença de Alzheimer
- 15. Promove a perda de peso
- 16. Embalado com óleos essenciais
- 17. Reduz o colesterol e a pressão arterial
- 18. Aumenta a imunidade
- 19. Gerencia a osteoartrite
- 20. Fortalece o Coração
- 21. Elimina os radicais livres
- 22. Aquece o corpo
- 23. Ajuda na dissolução de pedras nos rins
- 24. Útil no autoaperfeiçoamento
- 25. Intoxicação alimentar
- 26. Reduz a inflamação dos testículos
- 27. Tratamento da celulite
- 28. Alivia a indisposição do estômago
- 1. Usando Gengibre Fresco para Estômago Virado
- 2. Suco de gengibre e cenoura
- 3. Gengibre e Ghee (manteiga clarificada)
- Tratamento de gases estomacais e inchaço com gengibre
- Método de tratamento: 1
- Método de tratamento: 2
- 29. Cura a artrite
- Benefícios para a pele do gengibre
- 30. Benefícios anti-envelhecimento
- 31. Acalma queimaduras
- 32. Limpa manchas e acne
- 33. Tratamento de cicatrizes hipopigmentadas (cicatrizes brancas)
- 34. Tons da pele
- Benefícios do gengibre para o cabelo
- 35. Estimula o crescimento do cabelo
- 36. Bom para cabelos secos e quebradiços
- 37. Tratamento da queda de cabelo
- 38. Tratamento de pontas duplas
- 39. Tratamento da caspa
- Dicas para cozinhar
- 1. Ginger Ale caseiro
- instruções
- Fatos sobre nutrição do gengibre
- O que você pode fazer com raiz de gengibre?
- Diretrizes
Você ama sua xícara de chá de gengibre? Se sim, então aqui está uma boa notícia para você! Existem muitos benefícios surpreendentes do gengibre para a saúde e os cabelos da pele.
O que é gengibre?
O gengibre é uma erva perene nativa da China e da Índia. É obtido na planta Zingiber officinale. É um dos medicamentos mais venerados do Ayurveda. O gengibre costuma ser chamado de raiz, mas na verdade é um caule subterrâneo chamado rizoma. Como tempero, o uso do gengibre remonta a 4000 anos. As propriedades medicinais do gengibre foram descobertas há cerca de 2.000 anos.
A National Library of Medicine declarou que a raiz de gengibre é usada em todo o mundo para tratar náuseas, perda de apetite e vômitos, especialmente após a cirurgia. Também é eficaz no tratamento de náuseas causadas pelo tratamento do câncer, cólicas, dores de estômago, flatulência, enjôo e enjôo matinal.
A raiz do gengibre tem uma forma bastante irregular composta por pequenas articulações bulbosas, das quais crescem pequenas saliências. A raiz do gengibre fresco tem uma superfície externa cinza, enquanto a polpa interna varia de cor marfim, de cor branca cremosa a amarelo-esverdeado claro, dependendo da variedade. As raízes super maduras geralmente contêm fibrilas passando pelo centro. O gengibre tem sabor apimentado, com notas de limão e aroma forte. Seu cheiro picante, picante e aromático pode ser atribuído à presença de óleos essenciais e compostos fenólicos, como gingeróis e shogaols.
Por seu aroma forte e picante, o gengibre ocupa lugar importante como tempero, iguaria e até remédio. Além de ser usado fresco, é seco, em pó, em conserva ou na forma de suco ou óleo. O chá de gengibre é um dos favoritos das famílias indianas e um ótimo remédio para combater o resfriado e a gripe. Foi reconhecido pela Ayurveda devido às suas propriedades medicinais. Hoje em dia, ele também está sendo usado em alimentos doces na culinária ocidental, como ginger ale, biscoitos de gengibre, pão de gengibre, biscoitos de gengibre e bolo de gengibre.
Benefícios do gengibre para a saúde
Imagem: Shutterstock
O gengibre é considerado o 'baú da medicina' na Ayurveda devido aos seus vários benefícios à saúde. Seus poderosos efeitos terapêuticos e preventivos o tornam utilizável no tratamento de várias doenças. Aqui estão alguns dos usos medicinais do gengibre.
1. Tratamento de problemas respiratórios
Devido às suas propriedades anti-histamínicas, o gengibre é eficaz no tratamento de alergias. Inibe a contração das vias aéreas e ajuda a estimular a secreção de muco. Durante séculos, foi usado como remédio natural para resfriados e gripes. Uma colher de chá de suco de gengibre e mel é eficaz para aliviar a tosse persistente e a dor de garganta associadas aos resfriados. O chá de gengibre ajuda a eliminar a congestão da garganta e do nariz. Uma mistura de suco de gengibre fresco e feno-grego é útil na cura da asma. O gengibre também é útil no tratamento de gripe estomacal ou intoxicação alimentar. Este é um dos usos mais aplicados do gengibre.
2. Aids Digestão
Imagem: Shutterstock
O gengibre é considerado a melhor erva para a digestão. O consumo de gengibre estimula a vesícula biliar a liberar bile, estimulando a digestão. Isso estimula a assimilação de nutrientes dos alimentos que comemos. Além disso, o gengibre também alivia cólicas estomacais, diarréia e inchaço causados por gastrite. Podemos tomar gengibre na forma de chá ou suplementos para ajudar na digestão.
3. Câncer
Imagem: Shutterstock
Vários estudos demonstraram a capacidade do gengibre para combater vários tipos de células cancerosas, incluindo câncer de pulmão, ovário, próstata, mama e cólon. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que o pó de gengibre pode matar as células cancerosas do ovário. Também pode tratar o câncer de próstata, matando células indutoras de câncer. O gengibre contém gingerol, um composto que demonstrou ter propriedades antimetastáticas e pode ajudar a tratar o câncer de mama e de ovário. De acordo com especialistas em saúde, a raiz de gengibre é uma das formas mais econômicas e eficazes de prevenir o aparecimento do câncer e melhorar a qualidade de vida, pois elimina substâncias tóxicas do corpo.
4. Náusea de quimioterapia
Imagem: Shutterstock
A quimioterapia é um tratamento recomendado após a cirurgia do câncer para eliminar a presença das células cancerosas, de forma que as chances de recorrência da doença sejam minimizadas. Os suplementos de raiz de gengibre são úteis na redução da náusea induzida pela quimioterapia, quando administrados junto com outros medicamentos anti-vômitos. De acordo com um pesquisador principal do encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, Flórida, Dra. Julie Ryan, mais de 70 por cento dos pacientes com câncer expostos a radiações de quimioterapia apresentam vômitos e náuseas. A ingestão de suplemento ou suco de raiz de gengibre antes da quimioterapia reduz os sintomas de náuseas e vômitos, pois a raiz de gengibre fornece propriedades antiinflamatórias ao corpo. Ele também é eficaz no tratamento de sensações de náusea associadas a enjôo, enjôo, etc.
5. Tratamento de enjoos matinais
A pesquisa provou que o gengibre é tão eficaz quanto a vitamina B6 no tratamento do enjôo matinal. Assim, muitas vezes é recomendado para mulheres grávidas para prevenir enjoos matinais.
Como tomar gengibre para enjôo
Para crianças
- O gengibre não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos.
- Crianças com mais de 2 anos podem tomar gengibre como um remédio natural para náuseas, dores de cabeça e cólicas estomacais. No entanto, você deve consultar um médico para saber a dose apropriada.
Para adultos
- Em geral, você não deve exceder 4 gramas de gengibre por dia. Também é importante ter em mente que mulheres grávidas não devem ingerir mais de 1 grama por dia.
- Para náuseas, indigestão ou gases: como você já aprendeu, alguns estudos usaram 1 grama de gengibre por dia em doses divididas. Deve consultar o seu médico para descobrir a dose certa para si.
Para náuseas durante a gravidez
Em alguns estudos, 650 miligramas a 1 grama por dia foram usados para tratar náuseas induzidas pela gravidez. Deve consultar o seu médico para se certificar de que é seguro tomar gengibre durante a gravidez.
6. Antiinflamatório
O gengibre é muito benéfico no tratamento da inflamação crônica. Proporciona alívio substancial da dor causada pela inflamação e até diminui o inchaço e a rigidez matinal. Ele inibe com sucesso a ciclooxigenase e as enzimas cinco lipoxigenase que causam inflamação.
De acordo com um estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o suplemento de raiz de gengibre, quando administrado a pessoas que sofrem de inflamação do cólon, demonstrou ser muito eficaz no alívio da doença. A co-pesquisadora Suzanna M. Nick, que fez parte do estudo, afirmou que a redução da inflamação do cólon ajuda a diminuir as chances de desenvolver câncer no cólon.
7. Redução da dor
Imagem: iStock
As propriedades analgésicas e antiinflamatórias do gengibre são eficazes na redução da dor e do inchaço em pacientes que sofrem de osteoartrite do joelho, artrite reumatóide e desconforto muscular geral. A raiz de gengibre também alivia a dor e é especialmente benéfica para quem precisa tomar um analgésico para reduzir a inflamação da artrite. Adicionar óleo de gengibre ao banho pode ajudar a aliviar dores musculares e articulares. Em caso de tensão muscular, você pode aplicar uma mistura de pasta de gengibre quente e cúrcuma para aliviar. Se esses pacientes incorporarem suplementos de raiz de gengibre regularmente em sua dieta, a necessidade de medicamentos analgésicos será consideravelmente reduzida. Assim, o gengibre é muito benéfico para o alívio das dores causadas pela artrite reumatóide e pela osteoporose.
O gengibre pode ser usado externamente e internamente para tratar a inflamação. Para preparar um banho de gengibre, ferva 100 ml de água com algumas fatias de gengibre. Cubra o recipiente para evitar que os óleos voláteis evaporem. Deixe de lado por 10 minutos e, em seguida, adicione essa mistura à água do banho normal. Usar essa água todos os dias pode ajudar a aliviar as dores associadas à fibromialgia.
8. Alívio da cólica menstrual
Imagem: Shutterstock
Tomar gengibre no início do período menstrual pode reduzir os sintomas de dor menstrual em algumas mulheres. O chá de gengibre com açúcar mascavo é frequentemente usado no tratamento de cólicas menstruais na medicina chinesa.
9. Dor muscular devido ao exercício
Um estudo realizado com 74 voluntários em uma Universidade da Geórgia revelou que o consumo diário de suplementos de raiz de gengibre reduz em 25% a dor muscular causada pelo exercício. Dois estudos realizados sobre os efeitos de suplementos de raiz de gengibre cru e tratados com calor mostraram que o uso regular de raiz de gengibre na dieta ajuda a reduzir a dor muscular induzida por exercícios. Durante a pesquisa, os participantes foram obrigados a consumir suplementos de gengibre diariamente por cerca de 11 dias consecutivos. Quando os participantes realizaram flexores do cotovelo de peso no 8 º dia para induzir lesão mínima para os músculos dos braços, verificou-se que, devido ao tratamento térmico proporcionado pela raiz de gengibre internamente, a inflamação muscular e níveis de dor foram consideravelmente baixa.
10. Alivia enxaquecas
Imagem: Shutterstock
O gengibre proporciona alívio da enxaqueca, pois pode inibir as prostaglandinas de causar dor e inflamação nos vasos sanguíneos. A aplicação de pasta de gengibre diluída na testa proporciona alívio da enxaqueca.
11. Gerencia os níveis de glicose
Cientistas australianos sugeriram que o gengibre pode reduzir os níveis de glicose no sangue no corpo. Uma vez que os níveis de glicose têm um impacto direto no seu processo de ganho ou perda de peso, juntamente com o quão letárgico ou energético você se sente ao longo do dia, a ingestão regular de suplementos de raiz de gengibre em qualquer forma pode trazer uma mudança perceptível em seus níveis de açúcar no sangue. Pessoas que são mais propensas a baixos níveis de açúcar devem sempre incorporar suplementos de raiz de gengibre em sua dieta regular para evitar esses problemas. O gengibre é eficaz na redução da incidência de nefropatia diabética (lesão renal).
12. Anti-Flatulência
O gengibre pode acalmar dores de estômago, graças à sua propriedade carminativa (expulsão de gás). Assim, proporciona alívio do inchaço e gases e ajuda a reduzir a flatulência. É aconselhável ingerir gengibre em doses de 250 a 500 mg, 2 a 3 vezes ao dia, para obter alívio da flatulência.
13. Alívio da azia
Imagem: Shutterstock
O gengibre tem sido usado como um remédio natural para o tratamento da azia. O chá de gengibre é muito eficaz para essa finalidade.
14. Proteção contra a doença de Alzheimer
Imagem: Shutterstock
Pesquisas recentes sugerem que a doença de Alzheimer pode ser hereditária e ser uma doença comum em muitas famílias. Caso você pertença a uma família assim e queira se proteger da doença de Alzheimer, inclua a raiz de gengibre em sua dieta diária. Pesquisas afirmam ainda que o gengibre retarda o processo pelo qual o cérebro perde suas células, que podem ser o precursor do Alzheimer. O gengibre ajuda a proteger e preservar as células cerebrais, mantendo-o ativo, coerente e alerta por períodos prolongados.
15. Promove a perda de peso
16. Embalado com óleos essenciais
Imagem: iStock
A raiz de gengibre contém uma série de óleos essenciais como zingerone, gingerol, farneseno, shogaol e β-feladreno, citral e cineol em pequenas quantidades. Gingerols melhoram a motilidade intestinal e agem como analgésicos. Eles acalmam os nervos e fornecem benefícios antibacterianos e antipiréticos ao corpo. Estudos também revelam que os gingeróis são extremamente eficazes no alívio da enxaqueca.
17. Reduz o colesterol e a pressão arterial
As propriedades antioxidantes dos óleos essenciais da raiz do gengibre são altamente eficazes no tratamento de problemas nas articulações, febres, tosses, dores de dente, bronquite, artrite reumatóide, osteoartrite e no alívio dos sintomas da tendinite. Alguns estudos revelaram que os suplementos de raiz de gengibre podem reduzir o colesterol e a pressão arterial. Também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos internos.
18. Aumenta a imunidade
Imagem: Shutterstock
Um forte sistema imunológico pode manter todas as doenças e infecções sob controle. Em vez de tomar medicamentos para tratar uma doença ou condição específica, é sempre melhor tomar medidas para evitá-los. O extrato de raiz de gengibre é bastante útil para melhorar a imunidade do seu corpo. O consumo regular de gengibre em pequenas quantidades reduz o risco de acidente vascular cerebral, eliminando os depósitos de gordura nas artérias e mantendo a circulação sanguínea livre.
19. Gerencia a osteoartrite
As propriedades medicinais que o refrigerante de gengibre contém ajudam a reduzir a inflamação causada por doenças ósseas como a osteoartrite (1) . Segundo estudos, esta bebida pode aumentar a energia em pessoas que sofrem desta doença. A mobilidade articular é aumentada e o relaxamento é induzido. O gengibre natural ajuda a tornar o corpo flexível e a melhorar o humor. O tempo que essa bebida leva para ter esses efeitos depende do nível de gravidade da doença óssea.
20. Fortalece o Coração
De acordo com a medicina chinesa, a ginger ale também é conhecida por ser altamente eficaz no fortalecimento do coração. Os níveis de colesterol podem ser reduzidos e a coagulação sanguínea interna também pode ser prevenida quando você bebe esta bebida regularmente. Isso desempenha um papel importante na prevenção de doenças como acidente vascular cerebral. Para proteger o seu coração, faça desta bebida deliciosa parte da sua dieta regular.
21. Elimina os radicais livres
A Ginger Ale tem propriedades antioxidantes que ajudam na eliminação dos radicais livres, que podem ser resultado de reações metabólicas dentro do seu corpo. Isso, por sua vez, protege os tecidos do corpo contra danos. As células do corpo também podem ser danificadas por radicais livres, pois as paredes dessas células são frágeis. Quando esse dano ocorre, a mutação celular é o resultado. As células que sofrem mutação causam o desenvolvimento de problemas médicos como reumatismo, artrite e catarata.
22. Aquece o corpo
O efeito térmico que a ginger ale ajuda a manter o corpo aquecido e protege-o do frio. Os pesquisadores descobriram que as propriedades de geração de calor do gengibre são confirmadas por sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. Isso ajuda a manter seu corpo protegido da hipotermia e de outras condições médicas causadas pelo tempo frio. O funcionamento biológico também é apoiado quando o fluxo sanguíneo é estimulado devido à dilatação dos vasos sanguíneos.
23. Ajuda na dissolução de pedras nos rins
Pessoas com problemas renais podem se beneficiar imensamente com a ingestão regular de refrigerante de gengibre. É conhecido como um remédio natural que auxilia na dissolução de cálculos renais (2) . Para evitar a cirurgia para este problema, beba esta cerveja regularmente e dissolva as pedras naturalmente.
24. Útil no autoaperfeiçoamento
O óleo de gengibre também é útil para melhorar sua concentração, de modo que você possa meditar e se destacar em suas práticas espirituais. A pesquisa diz que o óleo de gengibre ataca os pontos negativos dentro de você e aumenta sua autoconfiança. Ele restaura seu equilíbrio energético interno, pelo que você se sente positivo e motivado para seguir seus objetivos e tentar superar os obstáculos. O óleo de gengibre é fundamental para eliminar o aspecto negativo de sua personalidade para que você mude para melhor.
25. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar pode ser causada pela exposição a substâncias tóxicas ou pela ingestão de alimentos infectados e estragados. Se não for tratada a tempo, a situação pode se tornar realmente sombria. O óleo de gengibre é um dos melhores remédios caseiros que eliminam rapidamente a toxicidade causada pelo envenenamento alimentar. O óleo de gengibre também é eficaz no tratamento de disenteria bacteriana e infecções intestinais de diferentes tipos.
26. Reduz a inflamação dos testículos
Os testículos são órgãos masculinos muito importantes e delicados, e a inflamação nessa área pode causar uma dor insuportável. Segundo os pesquisadores, o uso de óleo de gengibre na inflamação reduz significativamente a dor.
27. Tratamento da celulite
O óleo essencial de gengibre é eficaz na redução da celulite e dos sintomas das veias varicosas. No entanto, caso você tenha uma pele muito sensível, deve usá-lo em combinação com outros óleos essenciais como o cipreste ou o alecrim.
28. Alivia a indisposição do estômago
As raízes do gengibre são ricas em produtos químicos, como shogoals e gingerols. Quando você consome o extrato de gengibre em qualquer forma para obter alívio das dores de estômago, esses produtos químicos acalmam o trato intestinal, evitando o enjôo, aliviando vômitos, náuseas, diarreia e cólicas estomacais. Uma vez que o gengibre elimina os fatores básicos que causam problemas estomacais, é igualmente eficaz no tratamento da gripe estomacal.
1. Usando Gengibre Fresco para Estômago Virado
- Pegue um pequeno pedaço de gengibre fresco e corte-o em pedaços pequenos.
- Polvilhe um pouco de sal sobre as fatias de gengibre uniformemente, para que cada pedaço de gengibre seja coberto com uma certa quantidade de sal.
- Mastigue essas fatias uma a uma ao longo do dia continuamente.
- Você também pode adicionar fatias de gengibre às suas receitas para melhorar a digestão e prevenir problemas estomacais.
2. Suco de gengibre e cenoura
- Lave bem a raiz de gengibre.
- Descasque o gengibre de uma polegada e corte-o em fatias finas.
- Pegue uma maçã e cerca de 3 a 5 minicenouras e corte em pedaços pequenos.
- Misture o gengibre, a cenoura e a maçã na batedeira e coe.
- Adicione uma colher de chá de suco de limão antes de beber.
- Esta bebida é eficaz no tratamento de distúrbios e dores de estômago crônicas.
3. Gengibre e Ghee (manteiga clarificada)
- Esmague um pequeno pedaço de gengibre para extrair o suco dele.
- Misture uma colher de chá de suco de gengibre com 1/2 colher de chá de manteiga clarificada ou ghee.
- Mexa com uma colher e consuma essa mistura para obter alívio imediato da dor abdominal.
- Você pode usar este remédio para tratar seus problemas de estômago e dores regulares.
- É bastante seguro para ingestão diária.
Tratamento de gases estomacais e inchaço com gengibre
Método de tratamento: 1
- Lave e descasque um pedaço de gengibre fresco e extraia o suco dele.
- Ao suco de gengibre, acrescente uma pequena quantidade de açúcar e os dois ingredientes em um copo de água morna.
- Beba para obter alívio rápido de todos os tipos de inchaço e problemas de gases, incluindo flatulência.
- Você também pode esfregar simultaneamente o óleo essencial de gengibre no estômago para acelerar o processo de recuperação.
Método de tratamento: 2
- Tome uma colher de chá de pimenta preta, gengibre em pó, sementes de coentro e folhas de hortelã secas.
- Moa todos esses ingredientes e faça um pó fino.
- Tome uma colher de chá deste pó duas vezes ao dia com água morna para obter alívio rápido das dores de estômago.
- Você pode usar esse mesmo tratamento para tratar problemas de gases e indigestão. Pode ser armazenado por muito tempo em um recipiente hermético.
Usando todos esses métodos, você pode tratar com eficácia diferentes tipos de problemas estomacais. Você também pode prevenir o aparecimento de doenças estomacais em seu corpo, já que o gengibre também é eficaz na eliminação de radicais livres tóxicos de seu corpo.
29. Cura a artrite
Devido aos graves efeitos colaterais dos medicamentos NSAID convencionais usados para tratar a dor da artrite, os médicos e pesquisadores estão buscando remédios mais novos e alternativos. O uso de gengibre surge como uma alternativa potente nesse sentido. Esta erva, usada desde os tempos antigos para necessidades culinárias, pode ser eficaz no tratamento da dor da artrite (3) . Tem propriedades antiinflamatórias comprovadas e seu uso é seguro para a maioria das pessoas, tanto tópica quanto internamente (4) .
Benefícios para a pele do gengibre
Além de seu valor medicinal, o gengibre também tem sido usado nos cuidados com a pele. É frequentemente usado em vários produtos comerciais para melhorar a pele. O suco de gengibre é frequentemente aplicado topicamente para tratar vários problemas de pele. Abaixo estão os benefícios do gengibre para a pele:
30. Benefícios anti-envelhecimento
Imagem: Shutterstock
O gengibre contém cerca de 40 compostos antioxidantes que protegem contra o envelhecimento. Além disso, melhora a aparência da pele removendo as toxinas e estimulando a circulação, resultando no fornecimento de mais nutrientes para a pele. Os antioxidantes previnem os danos dos radicais livres, preservando assim a aparência jovem da pele. Melhora a elasticidade, tornando a pele mais firme e jovem. Desta forma, diminui os sinais de envelhecimento.
31. Acalma queimaduras
Aplicar suco de gengibre fresco pode aliviar a dor e curar a pele queimada, restaurando-a à posição natural. Você também pode esfregar uma fatia de gengibre fresco na pele duas a três vezes ao dia para eliminar as cicatrizes em 6 a 12 semanas. Certifique-se de usar uma fatia de gengibre fresco a cada vez para a aplicação tópica.
32. Limpa manchas e acne
Imagem: Shutterstock
Sendo um poderoso agente anti-séptico e de limpeza, o gengibre ajuda a manter a pele limpa, lisa e sem manchas. Além disso, também revigora e estimula a pele. É também a melhor arma natural para combater a acne, pois minimiza a taxa de formação e erupção da acne, matando e eliminando as bactérias causadoras da acne.
33. Tratamento de cicatrizes hipopigmentadas (cicatrizes brancas)
As cicatrizes hipopigmentadas ocorrem quando a pele perde sua pigmentação e são geralmente brancas ou muito mais claras do que o tom da pele real. O gengibre pode reduzir significativamente a aparência de pele hipopigmentada. Tudo que você precisa fazer é cortar uma lasca de gengibre fresco e passar nas áreas hipopigmentadas e deixar por algum tempo. Você verá uma ligeira melhora em uma ou duas semanas. No entanto, isso deve ser feito todos os dias sem falhas para resultados visíveis.
34. Tons da pele
O gengibre é conhecido por suas propriedades afrodisíacas, antioxidantes e tonificantes, que contribuem para uma pele radiante. Você pode preparar uma máscara simples misturando dois gengibres ralados com duas colheres de sopa de mel e uma colher de chá de suco de limão e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Aplique no rosto e enxágue com água fria após 30 minutos. Isso irá nutrir e suavizar sua pele e prevenir o envelhecimento.
Benefícios do gengibre para o cabelo
O gengibre tem sido usado no tratamento do cabelo há séculos na medicina ayurvédica, que depende de ervas para o tratamento de doenças. O óleo de gengibre é particularmente benéfico nesse aspecto, pois estimula o crescimento do cabelo. Assim, o gengibre é benéfico para o cabelo das seguintes maneiras.
35. Estimula o crescimento do cabelo
Imagem: Shutterstock
O gengibre aumenta a circulação no couro cabeludo, resultando no fluxo de sangue para o couro cabeludo. Assim, estimula os folículos pilosos e estimula o crescimento. Os ácidos graxos presentes no gengibre são benéficos para cabelos finos. Você pode fazer uma máscara de cabelo ralando uma colher de sopa de raiz de gengibre em uma tigela pequena e adicionando uma colher de sopa de óleo de jojoba a ela. Massageie o couro cabeludo com esta mistura em movimentos circulares e deixe por 30 minutos ou mais. Enxaguar e lavar como de costume. Isso irá combater a queda e o enfraquecimento do cabelo e estimular o crescimento do cabelo.
36. Bom para cabelos secos e quebradiços
O gengibre é ótimo para cabelos secos e quebradiços, pois contém vitaminas, zinco e fósforo que dão brilho ao cabelo.
37. Tratamento da queda de cabelo
Imagem: Shutterstock
A raiz de gengibre é um ótimo remédio para queda de cabelo. Os extratos de gengibre tornam o cabelo mais forte e com um cheiro agradável.
38. Tratamento de pontas duplas
As pontas duplas são causadas quando os folículos capilares são danificados devido à exposição a poluentes e ao calor excessivo. Os extratos de gengibre podem ser usados no tratamento de folículos capilares danificados.
39. Tratamento da caspa
Imagem: Shutterstock
A caspa é um dos problemas mais comuns do couro cabeludo. O gengibre tem propriedades anti-sépticas que podem ajudar a eliminar a caspa. O óleo de gengibre é um remédio eficaz para combater a caspa naturalmente . Para isso, você pode misturar duas colheres de sopa de gengibre ralado na hora com três colheres de sopa de gergelim ou azeite de oliva e adicionar um pouco de suco de limão à mistura. Massageie o couro cabeludo com ele e enxágue após 15 a 30 minutos. Isso deve ser feito três vezes por semana para obter um couro cabeludo sem caspa.
Dicas para cozinhar
1. Ginger Ale caseiro
Muitas pessoas hoje em dia preferem fazer sua própria cerveja de gengibre em casa. Você ficará surpreso ao saber como é fácil. Você não precisa de muitos ingredientes e não precisa gastar muito dinheiro. Na verdade, uma das vantagens de fazer sua própria cerveja de gengibre é que você economiza dinheiro ao fazer uma bebida com ingredientes que você sabe que são frescos. Se você quiser uma cerveja de gengibre 100% natural, faça uma em sua própria cozinha sem complicações.
Para fazer ginger ale em casa, tudo que você precisa é:
- Gengibre fresco fatiado orgânico - 1 ½ xícara
- Suco de limão fresco - ½ xícara
- Açúcar - 1 ½ xícara
- Refrigerante club - 1 litro
instruções
- Misture o gengibre, o açúcar e a água em uma panela e leve para ferver. Mexa bem para garantir que o açúcar se dissolva completamente.
- Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos, até virar uma calda.
- Coe e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
- Adicione o suco de limão e mexa.
- Adicione o club soda e misture bem.
Com esta receita, você pode fazer oito copos de um delicioso refrigerante de gengibre.
Fatos sobre nutrição do gengibre
O gengibre tem um ótimo perfil nutricional composto por proteínas, cálcio, ferro, ácido fólico, carboidratos, açúcar, fibras solúveis e insolúveis, sódio, vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos, tornando-o uma fonte de valiosos elementos dietéticos.
Frescos, valor de nutrientes por 100 g (Fonte: USDA National Nutrient banco de dados) | ||
Princípio | Valor nutritivo | Porcentagem de RDA |
Energia | 80 kcal | 4% |
Carboidratos | 17,77 g | 13,5% |
Proteína | 1,82 g | 3% |
Gordura total | 0,75 g | 3% |
Colesterol | 0 mg | 0% |
Fibra Alimentar | 2,0 g | 5% |
Vitaminas | ||
Folatos | 11 µg | 3% |
Niacina | 0,750 mg | 4,5% |
Ácido pantotênico | 0,203 mg | 4% |
Piridoxina | 0,160 mg | 12% |
Vitamina A | 0 UI | 0% |
Vitamina C | 5 mg | 8% |
Vitamina E | 0,26 mg | 1,5% |
Vitamina K | 0,1 µg | 0% |
Eletrólitos | ||
Sódio | 13 mg | 1% |
Potássio | 415 mg | 9% |
Minerais | ||
Cálcio | 16 mg | 1,6% |
Cobre | 0,226 mg | 25% |
Ferro | 0,60 mg | 7,5% |
Magnésio | 43 mg | 11% |
Manganês | 0,229 mg | 10% |
Fósforo | 34 mg | 5% |
Zinco | 0,34 mg | 3% |
Gingerol: Gingerol é um óleo amarelo e pungente do gengibre, responsável por transmitir seu sabor intenso. Sua estrutura química é semelhante à da capsaicina, composto que confere às pimentas o sabor picante. O Gingerol possui propriedades antiinflamatórias e é um modulador de açúcar no sangue. Além disso, regula duas enzimas importantes que controlam o diabetes tipo 2 e inibe a ciclooxigenase, uma enzima que promove a inflamação.
- Shogaol: É um composto fenólico que possui propriedades antiinflamatórias e anticâncer substanciais, tornando-o eficaz contra o câncer de mama. Eles têm maiores efeitos antiinflamatórios e antitumorais do que o gingerol, resultando na prevenção de câncer de pulmão e cólon.
- Vitaminas e minerais: A vitamina B6 também é eficaz na redução da inflamação. Uma onça Uma porção de gengibre fornece cerca de 2,5% do valor diário recomendado (DV) de vitamina B6. O gengibre fresco tem um teor mais alto de vitamina B6 do que o gengibre seco ou curado com açúcar, pois secar ou adicionar açúcar pode destruir a vitamina B6. O gengibre também contém quantidades modestas de minerais importantes. Uma onça de gengibre fornece cerca de 2 a 3% do DV recomendado de magnésio, potássio, cobre e manganês. O potássio é vital para manter o equilíbrio eletrolítico nos fluidos corporais, o magnésio auxilia no relaxamento muscular, o cobre controla o açúcar no sangue e o metabolismo ósseo e o manganês é um componente da enzima antioxidante superóxido dismutase.
O que você pode fazer com raiz de gengibre?
Imagem: Shutterstock
Uma pasta saborosa para curry pode ser feita misturando raiz de gengibre seco ou fresco com sementes de cebola, cominho, alho, tomate, coentro e mostarda. Esta combinação é misturada na batedeira e adicionada a inúmeras variedades de sopas, carnes e caril de vegetais.
- Tradicionalmente, é usado na preparação de limão, esponja e picles de limão.
- Raízes de gengibre frescas também são usadas para preparar diferentes tipos de doces, biscoitos de gengibre e salgadinhos picantes.
- O chá de gengibre é uma das bebidas mais populares do mundo, principalmente nos países asiáticos.
- O suco de raiz de gengibre é usado como xarope de guarnição, combinando-o com maçãs, suco de limão e cenoura.
- A raiz de gengibre ralada é polvilhada em diferentes tipos de sobremesas para realçar o sabor.
- Algumas das receitas mais populares de raiz de gengibre incluem doces de gengibre, cupcakes de gengibre de abóbora, xarope de gengibre para fazer ginger ale, panquecas com sabor de gengibre e muito mais.
Diretrizes
- O gengibre pode ser ingerido fresco e seco para vários fins medicinais. Ele está disponível na forma de óleo, cápsulas e tinturas.
- O gengibre geralmente não apresenta efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem ter azia leve, diarréia e dor de estômago. Pessoas que sofrem de cálculos biliares devem consultar seu médico antes de consumir gengibre.
- Mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar suplementos de gengibre sem consultar seu médico. O gengibre pode interagir com afinamento do sangue, hipertensão e medicamentos para diabetes.
- O gengibre está disponível na maioria das cozinhas indianas. Beba chá de gengibre ou use-o como suplemento, com certeza obterá enormes benefícios desta erva maravilhosa!
Então, que tal cultivar gengibre sozinho? Basta plantar a raiz de gengibre no solo e vê-la se multiplicar em algumas semanas para fornecer a você o suprimento de raiz de gengibre fresco todos os dias. Necessita de pouca manutenção e oferece grandes benefícios. Além disso, quando você o cultiva organicamente sem pesticidas, o efeito dos compostos da raiz do gengibre aumenta.
Então, agora você sabe quais são os benefícios do gengibre em detalhes aqui. Você conhece outros benefícios para a saúde da raiz de gengibre? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo.
Vídeo sobre os benefícios do gengibre para a saúde