Índice:
- Sintomas de Chikungunya:
- Dieta para Chikungunya:
- 1. Vegetais com folhas:
- 2. Maçãs e bananas:
- 3. Alimentos ricos em vitaminas C e E:
- 4. Alimentos à base de líquidos:
- 5. Mais ácidos graxos ômega 3:
Você tem adoecido excessivamente tarde? Você vomita com frequência e descobre erupções cutâneas em todos os membros? Há chances de você estar sofrendo de Chikungunya. Chikungunya é uma doença viral transmitida principalmente por picadas de mosquitos. A condição, entretanto, não é fatal e pode ser remediada com a ajuda de um bom tratamento.
No entanto, existem certos alimentos que você pode comer para combater o Chikungunya. Quer saber mais sobre a doença e a dieta de chikungunya? Leia a postagem!
Sintomas de Chikungunya:
Chikungunya é bastante semelhante à dengue e dificilmente representa uma ameaça à vida. Seus sintomas duram de 3 a 7 dias e podem ser tratados com dieta adequada e consumo diário de medicamentos prescritos pelo médico. Aqui estão seus sintomas:
- Erupções cutâneas, febre, calafrios, dor de cabeça, náuseas, etc. As erupções cutâneas tendem a ser muito intensas ao redor dos membros e tronco (1).
- As articulações ficam inchadas e frequentemente doloridas ao toque. Isso pode resultar em meningoencefalite (2).
- Artrite residual que é basicamente inchaço, rigidez e dor que pode levar meses para se recuperar (3).
Dieta para Chikungunya:
O que você come desempenha um papel importante no combate a qualquer doença, e é o mesmo no caso de Chikungunya! Simplesmente vá em frente incluindo os seguintes alimentos em sua dieta e veja-se recuperando sua saúde!
1. Vegetais com folhas:
Imagem: Shutterstock
Os vegetais folhosos são um dos melhores alimentos do planeta. Eles são fáceis de digerir e têm muito poucas calorias. Eles são ricos em vitamina A, que protege seu corpo do câncer e garante o crescimento ósseo. Vegetais com folhas também contêm vitamina C, que previne a formação de radicais livres e protege seu corpo da artrite (4). Ele restaura sua saúde e promete mantê-lo longe de doenças fatais como o Chikungunya.
Certifique-se de incluir vegetais com folhas em sua dieta. Isso não só ajuda a combater Chikungunya, mas também melhora sua saúde geral,
2. Maçãs e bananas:
Imagem: Shutterstock
Ao tentar se recuperar do Chikungunya, é aconselhável evitar frutas cítricas como melancias e laranjas. Prefira maçãs e bananas. As maçãs são cheias de fibras que limpam o trato digestivo e garantem níveis mais baixos de colesterol. As bananas também contêm fibras que previnem a constipação e mantêm os intestinos limpos (5).
3. Alimentos ricos em vitaminas C e E:
Imagem: Shutterstock
A vitamina C auxilia na cicatrização de feridas, permite a formação de músculos, ossos, tendões e outros vasos sanguíneos. A vitamina E promove uma boa saúde, uma pele impecável e previne câncer, ataques cardíacos, doença de Parkinson e artrite reumatóide (6). Alguns exemplos de alimentos que contêm vitaminas C e E são goiabas, pimentões amarelos, kiwis, brócolis, morangos, tomates, ervilhas, etc. Para a vitamina E, você deve comer mais frutas vermelhas, nozes, frutas tropicais, trigo, óleos e brócolis.
4. Alimentos à base de líquidos:
Imagem: Shutterstock
Alimentos à base de líquidos são excelentes para se recuperar de Chikungunya. Esta categoria contém principalmente sopas, dals e molhos. As sopas geralmente devem ser feitas de feijão, carne magra ou peixe, o que deve fornecer ao seu corpo a ingestão necessária de proteínas. Experimente a sopa de tomate, pois contém antioxidantes como o licopeno, que reduz os sintomas do câncer de próstata (7).
5. Mais ácidos graxos ômega 3:
Imagem: Shutterstock
Os ácidos graxos ômega 3 podem ser consumidos por meio de alimentos e também de suplementos, mas nesse caso é aconselhável limitar-se aos alimentos orgânicos. Reduz a formação de coágulos sanguíneos, permite que o cérebro funcione adequadamente, aumenta a memória, reduz as chances de acidente vascular cerebral e também os sintomas de artrite (8).
Isso é tudo sobre comida chikungunya. Você já ouviu falar de Chikungunya? Você conhece alguém que sofre dessa condição? Conte a eles sobre esta postagem. Seu apoio pode salvar muitas vidas! E compartilhe como esse post ajudou você, comentando no box abaixo!