Índice:
- O que é síndrome do intestino irritável (SII)?
- Pratique ioga para alívio da síndrome do intestino irritável
- IBS Healing Yoga Poses
- 1. Parighasana (postura do portão)
- 2. Ardha Matsyendrasana (torção da coluna meio sentada)
- 3. Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
- 4. Dhanurasana (postura do arco)
- 5. Pavanamuktasana (postura de alívio do vento)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Problemas de estômago são os mais embaraçosos. Eles deixam você estressado e preocupado. As freqüentes contrações e puxões na barriga só pioram a situação. Você aprende a conviver com evacuações irritáveis, pressão e dor abdominal. Para salvá-lo dessa situação difícil, descobrimos cinco posturas de ioga que irão suavizar o interior do seu estômago. Vê-los!
Mas, primeiro, vamos aprender sobre a síndrome do intestino irritável.
O que é síndrome do intestino irritável (SII)?
IBS é uma condição que ocorre em seu sistema digestivo e causa inchaço, gases, prisão de ventre e diarréia. Pode ser esporádico ou evoluir para um problema crônico, afetando a qualidade de vida e o psicológico. As mulheres são mais afetadas pelo IBS do que os homens. Ela ocorre em uma entre cinco pessoas e se desenvolve pela primeira vez quando você tem 20-30 anos de idade. Estresse e maus hábitos alimentares são causas comuns para a ocorrência da síndrome do intestino irritável.
Em muitos casos de IBS, verificou-se que não houve nenhum evento de dano físico ao estômago. Especula-se que o IBS ocorre quando há uma interrupção na interação regular cérebro-estômago. Essa interrupção torna seu trato digestivo altamente sensível, levando à indigestão, estresse e ansiedade.
Agora, vamos ver como curar IBs com ioga
Pratique ioga para alívio da síndrome do intestino irritável
Stress e IBS estão interligados. O ioga acalma os nervos e diminui os níveis de estresse, funcionando como um bálsamo para o seu sistema digestivo agitado. Com um padrão de respiração estável e uma mente tranquila, tente as posturas de ioga mencionadas a seguir e alivie-se da SII.
IBS Healing Yoga Poses
- Parighasana (postura do portão)
- Ardha Matsyendrasana (torção da coluna meio sentada)
- Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
- Dhanurasana (postura do arco)
- Pavanamuktasana (postura de alívio do vento)
1. Parighasana (postura do portão)
Imagem: iStock
Parighasana estimula os órgãos abdominais e alonga as laterais do tronco. Aumenta a capacidade respiratória e auxilia na digestão. Ele também aumenta a força do seu núcleo e elimina os resíduos do seu corpo.
Para fazer o Parighasana, ajoelhe-se com as costas retas e a cabeça voltada para a frente. Agora, estique a perna direita para a direita, com o pé direito voltado para a frente e no chão. Levante o braço esquerdo e dobre o tronco sobre a perna direita. Coloque a mão direita na canela da perna direita. Repita o mesmo com o braço direito.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Parighasana
Voltar para TOC
2. Ardha Matsyendrasana (torção da coluna meio sentada)
Imagem: Shutterstock
Ardha Matsyendrasana abre seu peito e aumenta o suprimento de ar para seus pulmões. Ele limpa seus órgãos internos, removendo toxinas deles. Estimula os rins e elimina a fadiga. A postura estimula o poder digestivo do estômago e aumenta o apetite.
Para fazer o Ardha Matsyendrasana, sente-se com as pernas esticadas à sua frente. Mantenha as costas retas e os pés juntos. Agora, dobre a perna direita, passe-a sobre o quadril esquerdo e coloque o calcanhar do pé direito ao lado do quadril esquerdo. Em seguida, coloque a mão esquerda sobre o joelho direito e coloque a mão direita atrás do meio das costas. Gire a cintura, os ombros e a cabeça para a direita e olhe por cima do ombro direito.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Ardha Matsyendrasana
Voltar para TOC
3. Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
Imagem: Shutterstock
Ananda Balasana acalma o cérebro e alivia o estresse e a dor. Ele alonga e acalma sua coluna e libera a tensão presa em suas costas. Comprime o estômago e massageia os órgãos internos do sistema digestivo.
Para fazer o Ananda Balasana, deite-se de costas. Traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os. Relaxe as costas no chão. Agora, afaste os joelhos na largura do quadril e leve os pés para cima, logo acima dos joelhos. Estique os braços e alcance a planta dos pés e mantenha-os assim. Certifique-se de que seus braços estão retos e suas omoplatas estão tocando o chão.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Ananda Balasana
Voltar para TOC
4. Dhanurasana (postura do arco)
Imagem: Shutterstock
Dhanurasana é um bom destruidor de estresse e fadiga. Alivia a constipação e ajuda nos distúrbios renais. Além disso, melhora a circulação sanguínea e cura a obesidade. Dhanurasana melhora a função de seus intestinos, melhora a digestão e aumenta o apetite.
Para fazer o Dhanurasana, deite-se de bruços. Seus pés devem estar na largura do quadril e os braços devem estar de lado. Agora, dobre os joelhos e levante os pés. Estique os braços para trás, alcance os tornozelos dos pés e segure-os nas mãos. Levante o peito do chão e mova as pernas para cima para formar um arco. Mantenha a cabeça reta e olhe para a frente.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Dhanurasana
Voltar para TOC
5. Pavanamuktasana (postura de alívio do vento)
Imagem: Shutterstock
Pavanamuktasana fortalece os músculos abdominais e massageia o interior do seu abdômen. Ajuda na digestão e libera gases indesejáveis e tóxicos do corpo. Ele alonga o pescoço e as costas e libera a tensão na região lombar. Pavanamuktasana mantém você a salvo da acidez e da constipação.
Para fazer o Pavanamuktasana, deite-se de costas e estique as pernas para a frente. Mantenha os braços de cada lado do corpo. Dobre os joelhos e traga-os em direção ao peito. Pressione as coxas contra o abdômen com as mãos postas. Agora, levante a cabeça e o peito do chão e coloque o queixo sobre os joelhos. Você pode tentar balançar para cima e para baixo ou de lado nesta pose.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Pavanamuktasana
Voltar para TOC
Você já considerou ioga para IBS? Experimente as poses acima e veja como elas farão com que a síndrome do intestino irritável desapareça!
Agora, vamos passar para algumas perguntas comuns sobre ioga e IBS.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O álcool agrava o IBS?
Sim, o álcool agrava o IBS, mesmo em pequena quantidade. É melhor banir completamente o álcool de sua dieta até que seu IBS esteja curado.
Quão eficaz é a sua dieta no IBS?
Sua comida pode fazer ou quebrar IBS. Preencha sua dieta com alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos inteiros. Coma-os ao longo do dia de forma equilibrada e mastigue bem os alimentos.
O IBS é fatal?
IBS é doloroso, mas não fatal. Também não leva a nenhum outro distúrbio gástrico.
O ciclo menstrual afeta a SII?
Sim, os hormônios femininos têm efeito sobre a SII. Os sintomas da SII pioram durante o período da menstruação.
O IBS tem outros nomes?
Sim, a SII também é conhecida como colite mucosa, cólon espástico, cólon nervoso e doença intestinal funcional.
A ioga é um salvador testado pelo tempo para o IBS. Em cada postura de ioga que você fizer, ouça o seu corpo, fique com as sensações e respire bem. Isso ajudará a acalmar o trato digestivo e a curar a síndrome do intestino irritável.