Índice:
- Índice
- O que é eritritol? De onde isso vem?
- Quais são as propriedades valiosas do eritritol?
- 1. Propriedades anti-diabéticas
- 2. Ajuda na perda e gerenciamento de peso
- 3. Previne a cárie dentária (não cariogênica)
- 4. Amigo do intestino e não acidogênico
- 5. Potente atividade antioxidante
- Onde você pode encontrar eritritol?
- De onde você tira o eritritol?
- Quais são os efeitos colaterais do uso de eritritol?
- 1. Inchaço, diarréia e náusea
- 2. Efeito diurético (aumenta a micção)
- 3. Pode ser cancerígeno
- A chamada final ...
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
O açúcar é o maior inimigo do seu corpo. E seu corpo expressa sua aversão ao açúcar acumulando quilos ou desenvolvendo diabetes (se você não limitar sua ingestão).
Para proteger o seu corpo 'inteligente', você precisa recorrer a substitutos do tipo açúcar, mas não açúcar - como o eritritol.
Mas seu corpo gosta de eritritol? Isso faz mais mal do que bem? Coloque seus óculos de leitura e role para baixo!
Índice
- O que é eritritol? De onde isso vem?
- Quais são as propriedades valiosas do eritritol?
- Onde você pode encontrar eritritol?
- De onde você tira o eritritol?
- Quais são os efeitos colaterais do consumo de eritritol?
O que é eritritol? De onde isso vem?
O eritritol é um adoçante natural que está ganhando cada vez mais popularidade, especialmente na indústria alimentícia. É amplamente utilizado como adoçante em alimentos com baixo teor calórico, doces ou produtos de panificação.
O eritritol pertence à família dos álcoois de açúcar, também conhecidos como polióis, que são formados devido aos processos de hidrólise do grupo aldeído ou cetona em vários carboidratos.
Os polióis são naturalmente abundantes em frutas e vegetais como uvas e cogumelos, bem como em alimentos fermentados como molho de soja (1).
Você pode estar se perguntando, por que o eritritol é amplamente utilizado? Quais são seus pontos de venda? Aqui está!
Voltar para TOC
Quais são as propriedades valiosas do eritritol?
O eritritol é amplamente utilizado como adoçante artificial, principalmente porque é levemente doce. É tão doce quanto a sacarose, mas com menos calorias.
Mas se você usar a Sucralose, que é um substituto sintético muito mais doce, talvez seja necessário adicionar apenas um quarto de uma colher de chá.
Você entende, certo?
Além de ter equivalência de açúcar, o eritritol oferece os seguintes benefícios.
1. Propriedades anti-diabéticas
O eritritol não aumenta os níveis séricos de glicose ou insulina em seu corpo, enquanto a mesma dose de glicose aumenta os níveis de insulina rapidamente em 30 minutos.
Também não tem nenhum efeito significativo sobre os níveis séricos de colesterol total, triacilglicerol e ácidos graxos livres.
O eritritol é seguro para consumo e é, de fato, uma opção melhor para pacientes diabéticos porque mais de 90% do eritritol ingerido é prontamente absorvido e excretado pela urina sem degradação (2).
2. Ajuda na perda e gerenciamento de peso
Shutterstock
A sacarose tem um efeito adverso no aumento de peso e adiposidade. A maioria dos entusiastas da saúde e pessoas que tentam perder peso interrompem a ingestão de açúcar e mudam para adoçantes artificiais se não conseguirem ficar completamente sem açúcar.
O eritritol tem um índice glicêmico muito baixo (GI = 0). Adicioná-lo às suas bebidas, muffins ou doces reduzirá o acúmulo de glicose no sangue que desencadeia o ganho de peso (3).
Embora tenha causado aumento de peso em alguns casos, o eritritol desempenha um papel essencial no controle do peso, especialmente em indivíduos obesos.
3. Previne a cárie dentária (não cariogênica)
Shutterstock
O eritritol suprime o crescimento de bactérias orais, como Streptococcus , que formam um biofilme nos dentes e causam cáries.
A inibição do crescimento microbiano leva à redução do ácido produzido pelo intestino. Dessa forma, os dentes não desenvolvem cáries e placas.
Quando comparado a outros adoçantes naturais e sintéticos - como xilitol, manitol, sorbitol e sucralose - o eritritol leva mais tempo para formar a placa e é o mais suave de todos.
Devido a essas propriedades, o dentista pode utilizar o eritritol como matriz no polimento subgengival com ar, substituindo o tradicional raspado radicular na terapia periodontal (4).
4. Amigo do intestino e não acidogênico
Como o eritritol é uma pequena molécula de quatro carbonos, é facilmente digerido no intestino. Além disso, por ter um índice glicêmico muito baixo, é digerido de forma lenta e quase completa.
Ao contrário da sucralose, xilitol, sorbitol ou manitol, cujos restos podem ser encontrados no intestino grosso, cerca de 90% do eritritol é absorvido.
É por isso que você tem menor acidez e flatulência quando toma cerca de 50 g / kg de eritritol, enquanto outros adoçantes causam fezes aquosas, náuseas e diarreia com ingestão de 20-30 g / kg (5).
5. Potente atividade antioxidante
O eritritol é um excelente eliminador de radicais livres. O álcool de açúcar forma a eritrose e a eritrulose que são excretadas pela urina.
Ele elimina os radicais livres hidroxila especificamente e pode proteger seu corpo de danos cardiovasculares, distúrbios induzidos por hiperglicemia e peroxidação lipídica.
Ter eritritol em vez de outros adoçantes pode diminuir a inflamação em órgãos como rins, fígado e intestinos (6).
O eritritol pode prevenir o desenvolvimento de doenças como constipação, insuficiência renal, hipercolesterolemia, acidez, úlceras e doença de Crohn e proteger os sistemas orgânicos com os quais entra em contato.
Como substituto do açúcar, o eritritol tem algumas propriedades incríveis. Então, está claro porque se tornou tão popular.
Graças à lista de benefícios dos quais o eritritol se orgulha, aqui está uma lista de suas aplicações. Verifique isso e você ficaria chocado!
Voltar para TOC
Onde você pode encontrar eritritol?
Você pode encontrar eritritol em
- Bebidas (como substituto do açúcar)
- Pastilhas elásticas
- Bombons de chocolate
- Adoçante de mesa
- Formulações sólidas e líquidas
- Tablets
- Lozenges
- Pós Granulados
- Excipiente farmacêutico preferido
- Xaropes
- Cremes dentais
Não é uma loucura? Eu não tinha ideia de quanto eritritol estávamos consumindo diariamente!
Mas espere, de onde você tira todo esse eritritol para usar em tudo e qualquer coisa?
Deixe-me esclarecer sua confusão.
Voltar para TOC
De onde você tira o eritritol?
O eritritol é encontrado em frutas e vegetais. No entanto, a extração dessas fontes naturais não é viável porque elas contêm eritritol apenas em pequenas quantidades.
Na década de 1950, surgiu a possibilidade de produzir eritritol por meio da biotecnologia. A produção de eritritol foi observada pela primeira vez em leveduras e fungos semelhantes a leveduras.
Uma cepa (provavelmente pertencente ao gênero Torula ) foi capaz de converter 35-40% da glicose utilizada em eritritol. Certas bactérias lácticas e fungos filamentosos também podem produzir eritritol de maneira eficiente por fermentação.
Atualmente, o amido de milho ou trigo é fermentado com a levedura Moniliella pollinis ou Trichosporonoides megachliensis . A mistura fermentada é então aquecida e seca para obter cristais de eritritol.
Tão doce quanto o açúcar, produzido a partir de leveduras e bactérias, sem aditivos artificiais - esse é o substituto ideal do eritritol!
Mas…
Sempre há um 'mas'.
O eritritol é geralmente reconhecido como seguro (GRAS) quando usado em alimentos e é bem absorvido pelo intestino delgado. Mas, a pesquisa encontrou alguns efeitos colaterais terríveis causados pela ingestão contínua de eritritol.
Você quer saber o que pode dar errado com seu corpo? Vá para a próxima seção.
Voltar para TOC
Quais são os efeitos colaterais do uso de eritritol?
1. Inchaço, diarréia e náusea
Shutterstock
Álcoois de açúcar ou polióis têm um histórico ruim de atrapalhar sua digestão. Como seu corpo não os absorve inteiramente, essas substâncias tendem a permanecer no organismo por muito tempo.
O intestino grosso fermenta os intermediários do eritritol e causa distensão abdominal. Você pode sentir náuseas, flatulência (gases) e diarreia (7).
2. Efeito diurético (aumenta a micção)
A ingestão de níveis elevados de eritritol por um longo período pode aumentar o volume da urina e o número de vezes que você urina.
O eritritol também causa perda de eletrólitos. Consumir em grandes quantidades leva a um aumento no conteúdo de cálcio, citrato, sódio, potássio, N-acetilglucosaminidase e proteína total na urina (8).
O eritritol pode ser prejudicial, pois pode causar um desequilíbrio eletrolítico que pode causar fraqueza, tontura e desidratação.
3. Pode ser cancerígeno
A maioria dos substitutos do açúcar, como manitol, sorbitol, esteviol e xilitol, estão ligados a mutações irreversíveis e câncer.
Mas pesquisas recentes mostram que o eritritol sozinho não causa necessariamente câncer, ao contrário de outros álcoois de açúcar. Quando administrado a ratos, o eritritol não mostrou nenhum dano ao DNA ou aberrações cromossômicas.
Precisamos de mais pesquisas aprofundadas para determinar essas suposições (9).
A chamada final…
Nem tudo sem açúcar é bom para o corpo.
Em nome da redução da ingestão de açúcar e calorias, a maioria de nós acaba tendo problemas mais profundos ao ingerir adoçantes artificiais aleatórios.
Substitutos do açúcar sintético, como a sucralose e o aspartame, podem evitar a sacarose, mas não o diabetes, a acidez e as doenças cardiovasculares.
A escolha de álcoois de açúcar naturais, vegetais ou baseados em micróbios evitará tais complicações. O eritritol é um álcool de açúcar que tem baixas calorias e índice glicêmico.
Você pode usar eritritol em bolos, muffins, tortas, tortas, tortas, doces, bebidas e bebidas em quantidades iguais como açúcar de mesa.
Apesar de seus efeitos colaterais, o eritritol está sendo usado em muitas indústrias e tem sido bem aceito. Portanto, compre para si um pequeno pacote de eritritol, veja como você gosta e como seu corpo reage a ele e tente dar um mergulho saudável. Você pode.
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A estévia é melhor do que o eritritol?
A estévia é um substituto do açúcar à base de plantas, enquanto o eritritol é produzido comercialmente a partir de levedura e amido.
O eritritol tem mais aplicações, pois é estável ao calor, enquanto a estévia pode se decompor em produtos indesejáveis.
A estévia pode causar reações alérgicas porque é de origem vegetal. Portanto, escolha o eritritol em vez da estévia, se tiver opção.
Referências
1. “Eritritol como adoçante…” Microbiologia e Biotecnologia Aplicadas
2. “Níveis séricos de glicose e insulina…” European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine
3. “Potencial de saúde dos polióis…” Revisões de pesquisas nutricionais, US National Library of Medicina
4. “O eritritol é mais eficaz do que…” International Journal of Dentistry, US National Library of Medicine
5. “Gastrointestinal tolerance of…” European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine
6. “O eritritol é um antioxidante doce” Nutrição, US National Library of Medicine
7. “Álcoois de açúcar” US FDA
8. “Chronic toxicity and carcinogenicity…” Regulatory Toxicology and Pharmacology, US National Library of Medicine
9. “Avaliação de Genotoxicidade de Erythritol…” Pesquisa Toxicológica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA