Índice:
- O que é epilepsia?
- Ioga para tratamento de epilepsia
- Poses de ioga para epilepsia
- 1. Uttanasana (curvatura para a frente em pé)
- 2. Matsyasana (postura do peixe)
- 3. Kapotasana (postura do pombo)
- 4. Pavanamuktasana (postura de alívio do vento)
- 5. Halasana (postura do arado)
- 6. Salamba Sirsasana (Head Stand)
- 7. Savasana (postura do cadáver)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
As crises epilépticas são um pesadelo! Você não sabe quando, onde e como ocorrem. Você precisa de uma solução simples, e a ioga é a melhor forma de tratar a epilepsia.
Como? Bem, a ioga equilibra seu corpo e mente, o que ajuda a gerenciar melhor seus ataques epilépticos e diminui a frequência dos ataques. Incrível, certo?
Sim, é a melhor opção que você tem, e aqui estão 7 posturas de ioga para tratar a epilepsia que você deve tentar. Confira abaixo.
Antes disso, vamos direto ao assunto da epilepsia.
O que é epilepsia?
A epilepsia é uma condição na qual você tem convulsões recorrentes e não provocadas. Sessenta e cinco milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com isso.
A convulsão pode ser breve ou prolongada, variando de uma pequena perda de consciência a tremores vigorosos. Pode até causar lesões físicas às vezes. As convulsões podem fazer uma pessoa cair e perder a consciência do que está ao seu redor.
Essas convulsões ocorrem devido à atividade neuronal anormal no cérebro, o que significa que acontecem quando as células do cérebro se tornam hiperativas.
Vamos descobrir como a ioga ajuda a tratar a epilepsia.
Ioga para tratamento de epilepsia
O ioga ajuda a obter controle sobre o corpo, permitindo que você controle melhor uma convulsão sem deixá-la ficar muito extrema.
Os asanas da ioga ajudam a alongar os nervos e a oxigenar o cérebro. Eles acalmam as células cerebrais e evitam que fiquem excitadas.
Asanas em pé, flexões para a frente, flexões para trás e posturas invertidas funcionam melhor para acalmar o sistema nervoso.
O Yoga treina você para obter um equilíbrio interno que diminui a excitação. Dá a você um descanso profundo, permitindo que o corpo se cure e se restaure.
Poses de ioga para epilepsia
As posturas a seguir trabalham na região da cabeça, ajudando você a se acalmar e relaxar.
- Uttanasana
- Matsyasana
- Kapotasana
- Pavanamuktasana
- Halasana
- Salamba Sirsasana
- Savasana
1. Uttanasana (curvatura para a frente em pé)
Shutterstock
Sobre a postura: Uttanasana ou Flexão de pé para a frente é uma poderosa postura de alongamento em que sua cabeça é colocada abaixo dos joelhos. É um asana intermediário de Hatha Yoga. Pratique de manhã com o estômago vazio ou à noite, após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição. Segure o asana por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Uttanasana alonga seus quadris e panturrilhas. Ele fortalece sua coluna e a mantém flexível. Isso acalma os nervos e reduz o estresse. O asana também alivia a dor de cabeça e a insônia.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Uttanasana
Voltar para TOC
2. Matsyasana (postura do peixe)
Shutterstock
Sobre a postura: Matsyasana ou postura do peixe é um asana semelhante ao avatar Matsya do Senhor Vishnu. É um asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique-o de manhã ou à noite com o estômago vazio e intestinos limpos. Segure o asana por 30 a 60 segundos.
Benefícios: O Matsyasana alonga os músculos das costelas, estômago e pescoço. Alivia a tensão no pescoço e nos ombros e fortalece a parte superior das costas.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Matsyasana
Voltar para TOC
3. Kapotasana (postura do pombo)
Shutterstock
Sobre a postura: Kapotasana ou a postura do pombo proporcionam um bom alongamento. O asana se assemelha à postura e graça de um pombo e, portanto, é assim chamado. É um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio e segure por cerca de um minuto.
Benefícios: Kapotasana alivia a dor nas costas e alonga os músculos do pescoço, tórax e ombros. Também fortalece o núcleo e realinha a coluna. O asana alivia a ansiedade e o estresse.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Kapotasana
Voltar para TOC
4. Pavanamuktasana (postura de alívio do vento)
Shutterstock
Sobre a postura: Pavanamuktasana ou postura para aliviar o vento é um asana que limpa todos os gases digestivos do estômago. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique-o de manhã cedo com o estômago vazio e intestinos limpos. Segure o asana por 10 a 60 segundos.
Benefícios: Pavanamuktasana cura a acidez e a constipação, estimula os nervos e melhora a circulação sanguínea. Ele libera toxinas de seu corpo e traz clareza mental.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Pavanamuktasana
Voltar para TOC
5. Halasana (postura do arado)
Shutterstock
Sobre a postura: Halasana ou postura do arado tem esse nome porque se assemelha a um arado usado para a agricultura nos países asiáticos. É um asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Halasana mantém sua medula espinhal forte e flexível. Reduz o estresse e normaliza a hipertensão. A postura acalma o sistema nervoso e fortalece o sistema imunológico.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Halasana
Voltar para TOC
6. Salamba Sirsasana (Head Stand)
Shutterstock
Sobre a postura: Salamba Sirsasana ou a parada de cabeça é um asana que requer que você inverta seu corpo totalmente e o apóie com a cabeça e os antebraços. É conhecido como o rei de todos os asanas e é um asana de Vinyasa Yoga de nível avançado. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Segure o asana por 1 a 5 minutos.
Benefícios: Salamba Sirsasana acalma o cérebro e é terapêutico para a insônia. Ele fortalece seus braços, pernas, coluna e pulmões. Permite que o sangue puro flua para as células cerebrais. A postura relaxa sua mente e aumenta sua clareza.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Salamba Sirsasana
Voltar para TOC
7. Savasana (postura do cadáver)
Shutterstock
Sobre a postura: Savasana ou postura do cadáver é uma asana que se assemelha a um corpo imóvel. É um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Você pode praticá-lo a qualquer hora do dia e não necessariamente com o estômago vazio. Relaxe na postura por 10 a 15 minutos.
Benefícios: Savasana melhora sua concentração e alivia o estresse e a tensão. Ele relaxa seus músculos e melhora sua saúde mental. Funciona muito bem para problemas neurológicos.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Savasana
Voltar para TOC
Você já considerou algum desses? A epilepsia não é apenas um problema de saúde. Faz você parecer estranho em público e pode impedi-lo de ser socialmente ativo. Tudo isso vai piorar ainda mais sua condição. Antes que fique muito ruim, você deve controlá-lo, e as posturas de ioga mencionadas acima são a melhor maneira de começar. Então, pegue seu tapete de ioga e comece.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Como diagnosticar epilepsia?
A epilepsia é uma condição difícil de diagnosticar. A frequência das convulsões e testemunhas oculares são levadas em consideração para diagnosticar a condição. O melhor é procurar alguém com conhecimento especializado no assunto.
Com que frequência eu pratico ioga para tratar a epilepsia?
Pratique ioga todos os dias após consultar seu médico para manter seu corpo e mente em um estado de calma e reduzir os sintomas que podem desencadear uma convulsão.