Índice:
- Ioga - Uma dádiva durante a gravidez
- Baba Ramdev Yoga para gravidez - 7 melhores asanas
- 1. Tadasana (postura da montanha)
- Benefícios de Tadasana durante a gravidez
- 2. Sukhasana (postura fácil)
- Benefícios de Sukhasana durante a gravidez
- 3. Baddha Konasana (pose de borboleta)
- Benefícios de Baddha Konasana durante a gravidez
- 4. Dandasana (postura do bastão)
- Benefícios do dandasana durante a gravidez
- 5. Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
- Benefícios de Janu Sirsasana durante a gravidez
- 6. Marjariasana (pose de gato)
- Benefícios de Marjariasana durante a gravidez
- 7. Shavasana (postura do cadáver)
- Benefícios do Shavasana durante a gravidez
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A gravidez é um processo lindo. E, definitivamente opressor. Imagine carregar outra vida em seu corpo! Isso o afetará fisicamente, emocionalmente e mentalmente. As mudanças hormonais irão perturbá-lo infinitamente. Para facilitar o processo e torná-lo livre de complicações, experimente os seguintes 7 asanas em Baba Ramdev Yoga para gravidez.
Antes disso, vamos aprender os efeitos positivos da ioga durante a gravidez.
Ioga - Uma dádiva durante a gravidez
A gravidez muda seu corpo drasticamente e também o prepara para o parto e os cuidados com a primeira infância. É uma fase crucial que determina a saúde da mãe e da criança. O máximo cuidado e importância devem ser dados ao bem-estar e aos hábitos da mãe. Alguns dos asanas e pranayamas da ioga aliviam o corpo e fornecem o amortecimento necessário para um parto tranquilo.
Eles tornam seu corpo flexível e abrem sua região pélvica, o que é útil durante o trabalho de parto. As mudanças hormonais podem deixar a mãe irritada, deixando-a furiosa com o estresse emocional e a depressão. A ioga a retarda e acalma os nervos, ajudando-a a lidar com a condição de maneira sensata. A ioga cura problemas que ocorrem durante a gravidez, como enjôos matinais, cãibras, prisão de ventre e tornozelos inchados. Em suma, torna sua vida mais fácil durante a gravidez e melhor para a vida dentro de você.
Mas, antes de prosseguir, certifique-se de seguir o conselho do seu médico e treinar com um professor de ioga certificado. Além disso, cada estágio da gravidez exigirá soluções diferentes, e os asanas devem ser adaptados de acordo. Mais importante ainda, ouça o seu corpo e faça de acordo. Lembre-se que durante os estágios avançados da gravidez evite asanas que estressam o abdômen e seja extremamente cuidadoso durante a prática a partir da 14ª semana de gestação.
A seguir estão alguns asanas que você pode experimentar a partir do segundo trimestre.
Baba Ramdev Yoga para gravidez - 7 melhores asanas
Baba Ramdev, um guru de ioga popular da Índia, popularizou o conceito de ioga e o propagou por meio de vastos campos de ioga e programas de televisão. Ele promoveu a mensagem da ioga no cenário internacional e trabalhou para melhorar a saúde das pessoas por meio de seus asanas de ioga especialmente concebidos. Alguns deles destinados especificamente a mulheres grávidas são mencionados abaixo. Dar uma olhada.
- Tadasana (postura da montanha)
- Sukhasana (postura fácil)
- Baddha Konasana (pose de borboleta)
- Dandasana (postura do bastão)
- Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
- Marjariasana (pose de gato)
- Shavasana (postura do cadáver)
1. Tadasana (postura da montanha)
Imagem: iStock
Tadasana ou a postura da montanha é considerada a base de todos os asanas a partir dos quais outros asanas são assumidos. Pode ser praticado a qualquer hora do dia e não necessariamente com o estômago vazio. Mas se você estiver precedendo ou seguindo com outros asanas, certifique-se de que o estômago está vazio. Tadasana é um asana de Hatha Yoga de nível básico. Segure por 10 a 20 segundos.
Benefícios de Tadasana durante a gravidez
Tadasana aumenta o foco e a concentração, o que pode dar errado como resultado do estresse da gravidez. Melhora a sua postura e fortalece as coxas, pernas e tornozelos, mantendo-o forte e em forma ao longo dos nove meses. Ele firma seu abdômen e estabiliza a respiração, ajudando você a manter a calma e a compostura. Ele alivia dores por todo o corpo que podem ser frequentes com um bebê dentro de si. A postura melhora a circulação sanguínea e torna a coluna flexível, mantendo você saudável e rejuvenescido.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Tadasana
Voltar para TOC
2. Sukhasana (postura fácil)
Imagem: iStock
Sukhasana ou postura fácil, como o nome sugere, é um dos asanas de ioga mais confortáveis. É ideal para iniciantes e para aqueles que precisam ir com calma. Nas culturas orientais, é a posição habitual de sentar. Sukhasana funciona melhor quando você o pratica de manhã porque é uma postura meditativa. Seu estômago não precisa necessariamente estar vazio para praticar essa postura. Sukhasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Sente-se nele o máximo que puder.
Benefícios de Sukhasana durante a gravidez
Sukhasana alonga a coluna, o que proporciona um alongamento muito necessário para as costas. Ele amplia seu peito e acalma sua mente, mantendo-a inteligente e confiante durante a gravidez. Ele abre seus quadris, reduz a fadiga e melhora seu humor. A postura o energiza e aumenta sua vontade de ser produtivo. Além disso, melhora a digestão e melhora a respiração, mantendo o seu filho saudável e saudável. Mantém-no num estado de tranquilidade, muito necessário durante a gravidez.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Sukhasana
Voltar para TOC
3. Baddha Konasana (pose de borboleta)
Imagem: iStock
Baddha Konasana ou a pose da borboleta parece uma borboleta batendo suas asas. Também é semelhante à postura de um sapateiro no trabalho. Pratique Baddha Konasana com o estômago vazio e intestinos limpos, de preferência pela manhã. À noite, certifique-se de que haja um intervalo de 4 a 6 horas entre sua última refeição e a prática. Baddha Konasana é um asana de ioga de nível iniciante. Afaste-se por um a cinco minutos.
Benefícios de Baddha Konasana durante a gravidez
Baddha Konasana fortalece e alonga a parte interna das coxas, virilhas e joelhos, o que será útil durante o parto. Ele alivia problemas digestivos, mantendo sua barriga livre de desordem. Além disso, melhora a saúde dos ovários e da próstata. A postura estimula o coração e trata a depressão leve, ajudando você a lidar com a mudança. Ele age na pressão alta e abre a parte inferior das costas, o que o relaxa.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Baddha Konasana
Voltar para TOC
4. Dandasana (postura do bastão)
Imagem: iStock
Dandasana ou a postura do bastão parecem relativamente fáceis, mas são bastante extenuantes. Ele prepara o corpo para asanas mais exigentes. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Se você não tiver tempo de manhã, faça-o à noite, após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição. Dandasana é um Vinyasa Yoga asana de nível iniciante. Mantenha a postura por 20 a 30 segundos.
Benefícios do dandasana durante a gravidez
Dandasana fortalece os músculos das costas e alonga o peito, tornando-o fisicamente ágil. Ele alivia complicações nos órgãos reprodutivos e os mantém funcionando bem. Ele acalma as células cerebrais e o mantém em paz. A postura protege o corpo de lesões nas costas e no quadril, que são mais propensas a ocorrer durante a gravidez.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Dandasana
Voltar para TOC
5. Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
Imagem: iStock
Janu Sirsasana ou a postura da cabeça aos joelhos exige que você toque o joelho com a cabeça. Isso dá ao seu corpo um bom alongamento. Pratique de manhã quando estiver renovado e cheio de energia. Verifique se o estômago está vazio e os intestinos limpos. Caso pratique à noite, faça 4 a 6 horas após a sua última refeição. Janu Sirsasana é um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Segure por 30 a 60 segundos.
Benefícios de Janu Sirsasana durante a gravidez
Janu Sirsasana alonga seus isquiotibiais e virilhas, aumentando sua flexibilidade para facilitar o parto. Estimula o fígado e os rins, ajudando-os a funcionar melhor para lidar com o aumento das necessidades corporais. É bom para mulheres grávidas que sofrem de insônia, uma ocorrência comum durante a gravidez. Janu Sirsasana fortalece os músculos do estômago, preparando-os para as contrações.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Janu Sirsasana
Voltar para TOC
6. Marjariasana (pose de gato)
Imagem: iStock
Marjariasana ou a postura do gato é semelhante ao alongamento do gato. Portanto, a pose recebe o seu nome. O alongamento felino foi habilmente adaptado aos asanas da ioga. A família dos felinos é considerada a mais flexível do reino animal, o que nos dá mais motivos para praticar este asana. Pratique a postura de manhã ou à noite com o estômago vazio. É um asana de Ashtanga Yoga de nível básico. Segure por 10 segundos.
Benefícios de Marjariasana durante a gravidez
A postura do gato fortalece os pulsos e os ombros, ajudando o corpo a lidar com o peso extra durante a gravidez. É bom para quem sofre de espondilite e hérnia de disco, a que as grávidas têm tendência fácil. Marjariasana corrige apoiando e fortalecendo as costas.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Marjariasana
Voltar para TOC
7. Shavasana (postura do cadáver)
Imagem: iStock
Shavasana ou a postura do cadáver lembra a imobilidade de um cadáver. Geralmente é feito no final de uma sessão de ioga ou após um extenuante asana de ioga. Pode ser bastante desafiador, pois requer que você fique completamente quieto e relaxado. Certifique-se de não adormecer durante a pose. Shavasana é um asana de Ashtanga Yoga de nível básico. Relaxe na postura por 10 a 12 minutos.
Benefícios do Shavasana durante a gravidez
Shavasana ajuda o treino a penetrar melhor em seu ser, ajudando todo o corpo a se beneficiar dele. Dá-lhe um estado de repouso profundo e meditativo, muito necessário durante a gravidez, uma vez que o stress e a ansiedade são facilmente desencadeados durante esta fase. A postura repara tecidos e células danificados, preparando o corpo para sustentar a vida nele.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Shavasana
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Posso tentar ioga pela primeira vez durante a gravidez?
Sim, a ioga é suave e segura e está perfeitamente bem para começar pela primeira vez durante a gravidez.
Quando devo começar a ioga pré-natal?
É aconselhável começar a partir do segundo trimestre, pois no primeiro trimestre, seu corpo passa por muitas mudanças e sua energia não está no seu melhor.
O que devo vestir para a prática de ioga na gravidez?
Use roupas largas e confortáveis que não obstruam sua prática
Então, isso é tudo sobre Baba Ramdev ioga para mulheres grávidas. Além de melhorar sua saúde geral e ajudá-la a ganhar peso de forma saudável, a ioga protege contra diabetes gestacional e parto cesáreo. E muito mais, que descobriremos assim que você começar a prática. Faça isso pelo bem de sua saúde e de seu filho.