Índice:
- O que é dor crônica?
- Ioga para dor crônica
- Poses de ioga para ajudar a curar a dor crônica
- 1. Supta Matsyendrasana (postura de torção supina)
- 2. Supta Padangusthasana (postura reclinada das mãos aos pés)
- 3. Upavistha Konasana (postura angular sentada)
- 4. Navasana (pose do barco)
- 5. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
- 6. Trikonasana (postura do triângulo)
- 7. Garudasana (postura da águia)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Sem dor, sem ganho, eles dizem. Mas você já se perguntou o que há a ganhar com a dor crônica? Nada! Apenas miséria. E, a ioga pode resolver o sofrimento da dor crônica de maneira estruturada.
Sim, sentir dor ocasional é natural, mas a dor crônica é um inferno. Se você está farto de tentar superá-lo de vez em quando, você veio ao lugar certo. Yoga é a sua solução única para a dor crônica.
Pare de se perguntar como a ioga pode ajudar com a dor crônica e, em vez disso, role para baixo rapidamente para descobrir. Continue.
O que é dor crônica?
A dor ocorre quando seu corpo está sinalizando que algo está errado com ele. Quando você corrige o problema, a dor deve passar. Mas, no caso de dor crônica, a dor dura mais tempo. Se a dor durar de 3 a 6 meses, ela pode ser considerada crônica.
Normalmente, quando um corpo se recupera de uma lesão, os nervos enviam mensagens para as células cerebrais sinalizando o reparo que é quando a dor diminui. Já no caso de dor crônica, seja devido a algum problema com os nervos ou devido ao funcionamento impróprio das células cerebrais, a mensagem não é recebida e a dor continua.
Também há grandes chances de dor crônica ocorrer por razões desconhecidas. Quando você sofre de dor crônica, percebe que a dor não passa como esperado e acaba sendo uma sensação de queimação e dor no corpo.
A dor crônica deixa você dolorido, rígido e tenso. É um fenômeno complexo que médicos e pesquisadores estão tentando descobrir. Está profundamente enraizado no trauma sentido durante uma lesão ou doença e seus efeitos na relação corpo-mente.
A dor crônica é um problema mental, emocional e fisicamente desafiador, e a ioga é a solução perfeita para ela, pois pode fornecer um tratamento holístico para aliviar a dor crônica.
Vamos entender como a ioga é a maneira ideal de lidar com a dor crônica.
Ioga para dor crônica
A ioga é uma prática de cura que possui uma variedade de posturas restauradoras e exercícios respiratórios que ajudam a lidar com um problema complexo como a dor crônica.
Como resultado da dor crônica, a estrutura do seu cérebro muda para um estado de ser depressivo, cheio de ansiedade e debilitado. Ao passo que praticar ioga tem o efeito oposto no cérebro. Então, funciona perfeitamente para resolver a dor crônica.
A matéria cinzenta da ínsula no cérebro tem tolerância suficiente à dor. A prática de ioga aumenta a massa cinzenta da ínsula no cérebro, ajudando a modular melhor a dor.
A dor crônica deixa você desesperado e frustrado. Você se pergunta como a dor em uma parte específica de seu corpo pode desintegrar seu ser. Você se sente abatido e fraco. Em tal situação, os movimentos suaves e restauradores da ioga fornecem consolo e ajudam a lidar melhor com o problema.
Vamos começar com as seguintes posturas de ioga para abrir seu corpo e treinar seu ser para lutar contra a dor crônica de uma maneira mais envolvente e duradoura.
Poses de ioga para ajudar a curar a dor crônica
- Supta Matsyendrasana
- Supta Padangustasana
- Upavistha Konasana
- Navasana
- Sethu Bandhasana
- Trikonasana
- Garudasana
1. Supta Matsyendrasana (postura de torção supina)
Shutterstock
Sobre a postura - Supta Matsyendrasana ou postura de torção supina é um asana que leva o nome de um iogue chamado Matsyendra. É uma postura de ioga restauradora. A postura é um asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios- Supta Matsyendrasana massageia suas costas e quadris. Ele relaxa a coluna e massageia os músculos abdominais. A postura remove as toxinas do corpo e estimula um novo fluxo de sangue.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui- Supta Matsyendrasana .
Voltar para TOC
2. Supta Padangusthasana (postura reclinada das mãos aos pés)
Shutterstock
Sobre a postura - supta padangusthasana ou postura reclinada das mãos nos pés é um alongamento incrível praticado por muitos sem perceber que é um asana de ioga. A postura é um asana de Iyengar ioga de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 segundos.
Benefícios- Supta Padangusthasana reduz a rigidez na parte inferior das costas. Ele alivia a dor da artrite nos quadris e joelhos. A postura é terapêutica para a hipertensão e proporciona alívio do desconforto menstrual.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui- Supta Padangustasana .
Voltar para TOC
3. Upavistha Konasana (postura angular sentada)
Shutterstock
Sobre a postura - Upavistha Konasana ou a postura do ângulo sentado é um asana perfeito para se preparar para outras curvas e torções. É um asana de Hatha Yoga de nível intermediário. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios- Upavistha Konasana alonga as pernas e acalma o cérebro. Ele abre seus quadris e alonga as nádegas. A postura reduz a rigidez nas articulações e desestressa você.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui- Upavistha Konasana .
Voltar para TOC
4. Navasana (pose do barco)
Shutterstock
Sobre a pose - Navasana ou a pose do barco parece um barco navegando em um rio. Também se parece com uma forma de 'V'. A postura é um asana de Ashtanga Yoga de nível intermediário. Pratique-o de manhã ou à noite com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 10 a 60 segundos.
Benefícios- Navasana melhora a digestão e estimula a glândula tireóide. Ele fortalece os músculos abdominais e fortalece os isquiotibiais. A postura melhora o equilíbrio e alivia o estresse.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui- Navasana .
Voltar para TOC
5. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
Shutterstock
Sobre a postura - Sethu Bandhasana ou a postura da ponte é um asana que se assemelha à estrutura de uma ponte. A postura é um asana de Vinyasa Yoga para iniciantes. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios - Sethu Bandhasana alonga o pescoço e o peito. Ele fortalece as nádegas e melhora a circulação sanguínea no corpo. A postura acalma o sistema nervoso central e reduz a depressão.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui - Sethu Bandhasana .
Voltar para TOC
6. Trikonasana (postura do triângulo)
Shutterstock
Sobre a postura - Trikonasana ou a postura do triângulo é um asana que se parece com a forma de um triângulo. Você precisa manter os olhos abertos no Trikonasana. A postura é um asana de Vinyasa Yoga para iniciantes. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 segundos.
Benefícios- Trikonasana alonga seus braços e coxas. Até alonga os ombros e alivia a ansiedade. Aumenta o equilíbrio mental e físico. A postura aumenta sua resistência e energia.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui- Trikonasana .
Voltar para TOC
7. Garudasana (postura da águia)
Shutterstock
Sobre The Pose- Garudasana ou Eagle Pose é um asana que leva o nome de um pássaro na mitologia indiana chamado Garuda. A postura é um asana de Vinyasa Yoga para iniciantes. Pratique de manhã ou à noite com o estômago vazio. Mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios- Garudasana reduz a ciática e o reumatismo. Ele alonga a parte superior das costas e fortalece as panturrilhas, além de remover cãibras nos músculos da panturrilha. A pose melhora a coordenação neuro-muscular.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui- Garudasana .
Voltar para TOC
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre ioga para dor crônica.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Com que frequência eu pratico ioga para tratar a dor crônica?
Você precisa consultar seu médico e instrutor de ioga para descobrir quanto de ioga você precisa fazer para obter resultados benéficos.
A dor crônica ocorre em todas as idades?
A dor crônica é comum em idosos. Também ocorre em quem pratica uma atividade física intensa ou pratica esportes.
Dor por um tempo está bem. Isso aumenta sua capacidade de lutar e se tornar mais forte. Mas a dor constante o torna fraco. Isso tira sua coragem e espírito, e você precisa encontrar uma solução para isso antes que tome conta e destrua você completamente. Yoga é um plano de fuga perfeito. Tente.