Índice:
- O que é osteoporose?
- Como o Yoga ajuda com a osteoporose?
- 7 Asanas poderosas em ioga para osteoporose
- 1. Uttanasana
- 2. Virabhadrasana II
- 3. Ardha Chandrasana
- 4. Utthita Parsvakonasana
- 5. Ardha Pincha Mayurasana
- 6. Setu Bandhasana
- 7. Urdhva Dhanurasana
Uma das maiores preocupações que as pessoas começam a ter à medida que envelhecem é a osteoporose. Só de pensar nos ossos quebrando devido a uma cotovelada é doloroso, imagine passar por isso! A ioga é boa para a osteoporose? A pesquisa afirma que a ioga pode ajudar a reduzir os sintomas da osteoporose ou até mesmo reduzir a condição. Vamos cavar um pouco mais fundo e descobrir a conexão entre ioga e osteoporose.
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença degenerativa. Nessa condição, os ossos estão enfraquecidos e você corre o risco constante de fraturar os ossos. As pessoas têm a maior densidade óssea por volta dos 20 anos. Conforme você envelhece, a massa óssea diminui devido a vários motivos. Quando há muita quebra dos ossos e muito pouco é reconstruído, os ossos tendem a ficar quebradiços, resultando em fraturas. Baixos níveis de estrogênio nas mulheres, baixos níveis de testosterona nos homens, falta de cálcio e vitamina D, estilos de vida sedentários - tudo isso pode ser a causa da osteoporose.
Como o Yoga ajuda com a osteoporose?
Yoga é uma espécie de treinamento de força que ajuda a equilibrar e alinhar seu corpo da maneira certa. Quando seu corpo está alinhado corretamente e você consegue se equilibrar, você reduz automaticamente as prováveis lesões. As posturas em pé fortalecem os quadris, que às vezes são os mais afetados pela osteoporose. Flexões leves para trás aumentam a força da coluna e descomprimem as vértebras. A ioga também melhora a circulação do sangue no corpo, o que significa uma melhor absorção dos nutrientes. Mas para se beneficiar da ioga para a osteoporose, você precisa praticá-la por 30 dias, pelo menos cinco dias por semana. Tendo dito isso, você também não deve exagerar na prática. Comece devagar com asanas simples e aumente o tempo e o nível de dificuldade à medida que avança. Você notará mudanças significativas eventualmente.
Mas cuidado com algumas posturas de ioga para evitar a osteoporose! Você deve consultar seu médico antes de iniciar a ioga. Você também deve falar com seu instrutor de ioga sobre sua condição antes de começar a praticar.
7 Asanas poderosas em ioga para osteoporose
- Uttanasana
- Virabhadrasana II
- Ardha Chandrasana
- Utthita Parsvakonasana
- Ardha Pincha Mayurasana
- Setu Bandhasana
- Urdhva Dhanurasana
1. Uttanasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Padahastasana, Hasta Padasana, Standing Forward Bend
Benefícios - Este asana alonga, tonifica e fortalece os ossos da parte inferior da coluna, pernas e quadris. Também garante que todas as partes do corpo sejam oxigenadas e equilibradas. Atua no sistema reprodutivo e melhora os desequilíbrios hormonais. Basta entrar no asana. Não se esforce demais quando começar, ou ficará com uma lesão. Com prática, você pode progredir.
Como fazer - Fique em pé e coloque as palmas das mãos nos quadris. Inspire e dobre os quadris ao expirar. Coloque as palmas ao lado de seus pés no chão. Coloque os pés paralelos entre si. Empurre o torso para a frente e estenda a coluna enquanto levanta o cóccix. Mantenha a postura por alguns segundos e solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Uttanasana
Voltar para TOC
2. Virabhadrasana II
Imagem: iStock
Também conhecido como - Warrior Pose II
Benefícios - Este asana é incrível porque funciona em seus braços, coluna e pernas. Ele fortalece os músculos e também os ossos. Este asana também ajuda a melhorar o equilíbrio do corpo. Ajuda a melhorar a circulação e também os desequilíbrios hormonais.
Como fazer - alargue suas pernas, colocando-as na largura do quadril. Gire o calcanhar direito, apontando os dedos do pé para fora. Gire com o pé esquerdo. Certifique-se de que o arco do pé esquerdo esteja alinhado com o pé direito. Abaixe os quadris e irradie toda a sua energia enquanto estica os braços. Os braços devem estar alinhados com os ombros. Volte seu olhar para a frente e respire longa e profundamente. Mantenha a pose. Solte e repita do outro lado.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Virabhadrasana II
Voltar para TOC
3. Ardha Chandrasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Warrior Pose II
Benefícios - Este asana é uma postura de equilíbrio. Ele não apenas melhora sua capacidade de se equilibrar com os ossos fracos, mas também fortalece os ossos das pernas, coluna e braços. Este asana melhora a absorção de nutrientes através da circulação sanguínea.
Como fazer - Coloque os pés na largura do quadril. Agora, levante o pé direito do chão e dobre o corpo para a esquerda, trazendo o braço esquerdo para o chão para se apoiar. Quando estiver confortável, coloque a perna direita paralela ao solo ou levante-a o máximo que puder. Levante o braço direito e volte o olhar para ele. Mantenha a postura por alguns segundos. Solte e repita do outro lado.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Ardha Chandrasana
Voltar para TOC
4. Utthita Parsvakonasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura do ângulo lateral estendido
Benefícios - Este asana alonga e fortalece as pernas. Também funciona nos braços e nas costas. Este asana massageia os órgãos abdominais e o sistema reprodutor e, portanto, os desequilíbrios hormonais também são corrigidos. Há também um aumento na absorção de vitamina D e cálcio nos ossos devido ao aumento da circulação sanguínea.
Como fazer - Afaste as pernas na largura do quadril e gire o pé direito de forma que os dedos dos pés apontem para fora. Aterre-se usando o calcanhar esquerdo. Certifique-se de que o arco do calcanhar esquerdo está alinhado com o pé direito. Abaixe os quadris e estique os braços. Agora, dobre lentamente o corpo de modo que o braço direito toque o pé direito. Estenda o braço esquerdo para cima. Olhe para o seu braço esquerdo e respire. Solte após alguns segundos e repita do outro lado.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Utthita Parsvakonasana
Voltar para TOC
5. Ardha Pincha Mayurasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Dolphin Pose
Benefícios - Este asana faz maravilhas no fortalecimento de sua coluna. Isso alonga a coluna, removendo todo o estresse preso nela. Isso dá aos ossos e isquiotibiais um bom alongamento, o que fortalece as pernas. A circulação do sangue é melhorada e os desequilíbrios hormonais são corrigidos.
How To Do It - Fique de quatro e levante suavemente os joelhos do chão, endireitando-os assim. O ideal é que você coloque os pés totalmente apoiados no chão, mas, caso não consiga, pode levantar-se nos calcanhares. Dê dois passos para trás e, quando estiver confortável, trabalhe nos braços. Cruze os braços na altura dos cotovelos e coloque os antebraços no chão, segurando as palmas das mãos. Abaixe a cabeça no chão, encaixando a coroa nas palmas das mãos. Seus ombros devem ficar próximos às orelhas. Neste ponto, seu corpo deve se parecer com um 'V' invertido. Mantenha a postura e respire longa e profundamente por alguns segundos antes de soltar.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Ardha Pincha Mayurasana
Voltar para TOC
6. Setu Bandhasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura da ponte
Benefícios - Este asana funciona principalmente para melhorar a circulação sanguínea e fortalecer as costas. É um grande asana para mulheres, pois atua no sistema reprodutor e ajuda a retificar o nível de estrogênio no corpo.
Como fazer - deite-se de costas e dobre as pernas na altura dos joelhos. Levante as costas e quadris do chão. Além disso, certifique-se de endireitar os ombros. Coloque os braços no chão e estique-os de forma que cheguem aos pés. Respire fundo três vezes e depois solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Setu Bandhasana
Voltar para TOC
7. Urdhva Dhanurasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Chakrasana, postura da roda, postura do arco voltado para cima
Benefícios - Você deve certificar-se de praticar este asana apenas depois de praticar ioga para a osteoporose por um tempo e observar algum progresso. É um asana avançado para a osteoporose e pode funcionar como uma verificação para ver o quanto você progrediu. Este asana aumenta a oxigenação e a absorção de nutrientes por todo o corpo, devido à melhor circulação sanguínea. Também ajuda a fortalecer os braços e as pernas. Como os órgãos reprodutivos recebem uma boa massagem, esse asana também ajuda a regular os hormônios do corpo.
Como fazer isso - deite-se de costas. Agora, coloque as palmas das mãos em cada lado da cabeça, com os dedos apontando para os ombros. Dobre os joelhos e coloque os pés no chão. Sempre que se sentir pronto, empurre as palmas das mãos e os pés para levantar o resto do corpo do chão. Você precisa ter muito cuidado ao fazer isso. Pendure a cabeça, olhe para trás e segure. Abaixe suavemente o corpo, colocando a cabeça no chão primeiro e depois as costas. relaxar.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Urdhva Dhanurasana
Voltar para TOC
Você já tentou alguma dessas posturas de ioga para o tratamento da osteoporose? Nós definitivamente consideramos nossos ossos garantidos. Não espere até que seja tarde demais! A prática regular de ioga evitará que o problema apareça por completo. Mas Deus me livre, se você contrair osteoporose, agora sabe o que fazer.