Índice:
- Óleo de farelo de arroz vs. Azeite
- 1. Mais nutrientes
- 2. Compostos especiais do óleo de farelo de arroz
- 3. Vida útil mais longa
- 4. Reduz o colesterol
- 5. Alerta de caloria
- 6. Pontos de fumar
- 7. Prensado a frio
- Conclusão:
Azeite de farelo de arroz ou azeite de oliva, qual dos dois é melhor? Se você está se perguntando sobre o mesmo, então você precisa ler este post. Aqui, compararemos esses dois óleos e tentaremos determinar como o óleo de farelo de arroz se compara ao azeite de oliva.
Óleo de farelo de arroz vs. Azeite
O óleo de farelo de arroz tem muitos benefícios à saúde que o tornam um óleo de cozinha melhor e mais saudável do que o azeite de oliva. Alguns dos pontos marcados em relação ao azeite incluem:
1. Mais nutrientes
O óleo de farelo de arroz contém uma porcentagem maior de vitamina E do que o azeite de oliva. Além disso, o óleo de farelo de arroz contém tocoferol e tocotrienol, as duas formas de vitamina E, enquanto o azeite de oliva contém apenas a forma de tocoferol. Isso novamente é significativamente menor do que os níveis de tocoferol do óleo de farelo de arroz (1).
Além disso, o óleo de farelo de arroz é rico em orizanol, que não está presente no azeite. O azeite de oliva, entretanto, é mais saudável para o coração e possui antioxidantes que melhoram a saúde, como o DHPEA-EDA, que são conhecidos por sua capacidade de proteger o coração (2).
2. Compostos especiais do óleo de farelo de arroz
O óleo de farelo de arroz contém dois compostos incomuns e raros em orizanol e tocotrienol, que não estão presentes no azeite.
- Oryzanols:
Esses compostos bloqueiam a absorção do colesterol e ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL. Os orianóis também contêm esteróis que geralmente são encontrados na soja (3).
- Tocotrienóis:
Esses são compostos solúveis em gordura, que foram convertidos em vitamina E. A vitamina E tem muitos benefícios, devido às suas fortes propriedades antioxidantes. A vitamina E ajuda a eliminar os radicais livres indutores de danos do corpo e previne problemas de pele como pigmentação e acne. Também combate o envelhecimento (4).
3. Vida útil mais longa
O óleo de farelo de arroz tem uma vida útil mais longa em comparação com outros óleos (5). O azeite é especialmente delicado e estraga-se com bastante facilidade. Você pode ter que refrigerar o azeite para prolongar sua vida útil.
4. Reduz o colesterol
“Food and Chemical Toxicity” publicou um estudo baseado em animais em 2005, onde se concluiu que o consumo de óleo de farelo de arroz pode reduzir significativamente os níveis de colesterol, o que inclui uma redução de 62 por cento no LDL ou colesterol “ruim” (6).
Enquanto, por outro lado, o azeite contém mais gorduras monoinsaturadas, que também ajudam a baixar a pressão arterial e, por sua vez, diminuir o risco de problemas cardiovasculares (7). O azeite mostra potencial na redução do risco de câncer de mama.
5. Alerta de caloria
Embora este seja um ponto em que os dois óleos são bastante semelhantes, você deve se lembrar de usá-los com moderação. O farelo de arroz tem menos gordura monoinsaturada ou boa do que o azeite.
6. Pontos de fumar
O óleo de farelo de arroz é a melhor escolha para cozinhar. Possui ponto de fumaça de 490 graus (8), em comparação com 360 graus do azeite (9). O que isso basicamente indica é que o azeite de oliva terá dificuldade em quebrar os nutrientes rapidamente e, por sua vez, não será capaz de reter seu valor nutricional.
7. Prensado a frio
Óleo de farelo de arroz versus azeite de oliva - este é um ponto em que o azeite de oliva ganha mais do que o óleo de farelo de arroz. Como o azeite de oliva é prensado a frio, ele retém muito mais nutrientes e vitaminas do que o óleo de farelo de arroz, tornando-o mais saudável e natural do que o óleo de farelo de arroz.
Conclusão:
Embora o óleo de farelo de arroz pareça ser mais eficaz do que o azeite de oliva, sugerimos que você use óleo de farelo de arroz para fritar e refogar alimentos e azeite de oliva para salpicar legumes cozidos ou saladas.
Desta forma, você poderá desfrutar dos frutos de ambos os óleos e manter uma dieta saudável para o coração. Portanto, óleo de farelo de arroz x azeite de oliva não é uma combinação ideal, pois ambos são óleos bastante diferentes com seus próprios conjuntos de propriedades.
Diga-nos qual dos dois óleos você acha que é a melhor opção e por quê. Nossos leitores adorariam ler suas sugestões. Compartilhe suas experiências conosco aqui. Deixe um comentário abaixo.