Índice:
- 7 truques simples para saber se os ovos são bons ou ruins
- 1. O teste de flutuação
- 2. Teste de luz
- 3. Teste Sniff
- 4. Teste de agitação
- 5. Inspeção Visual
- 6. Teste de placa
- 7. Verifique a data de “venda por”
- O que fazer com ovos que expirarão em breve?
- Dicas para armazenar ovos
- Referências
Imagine começar o dia com ovos fritos na manteiga / ghee e uma xícara de café quente. Este início de dia perfeito pode dar terrivelmente errado se você quebrar um ovo estragado! Para resolver esse problema, as caixas de ovos são carimbadas com a data de validade, para que você possa descartá-las no prazo adequado. Mas, você sabia que cerca de 5 bilhões de ovos são desperdiçados por ano (1)? Muitos ovos permanecem frescos após a data de validade. Então, como você pode evitar a escassez mundial de alimentos sem sentir o cheiro nojento de um ovo estragado? Simples. Use os seguintes truques para verificar se os ovos estão bons. Esses métodos são surpreendentemente precisos. Leia!
7 truques simples para saber se os ovos são bons ou ruins
1. O teste de flutuação
O teste de flutuação é uma das melhores maneiras de verificar se os ovos são frescos e podem ser comidos. Tudo o que você precisa fazer é encher uma tigela com água e colocar delicadamente os ovos nela. Se descerem para o fundo, os ovos são frescos. Se os ovos tiverem alguns dias, mas ainda assim bons para comer, eles ficarão em pé no fundo, em um dos cantos da tigela. Se os ovos flutuarem, você precisa descartá-los.
Este teste é preciso porque a casca do ovo é porosa e permite que o ar entre nos ovos. Ovos velhos têm mais tempo para permitir a entrada de ar e, assim, flutuar na água.
É melhor cozer ovos com algumas semanas de idade, pois a casca tende a se desprender mais rapidamente do que ovos frescos. Você pode fritar ou mexer os ovos que estão frescos e afundar no fundo da tigela.
2. Teste de luz
Segure os ovos contra uma fonte de luz brilhante, como uma vela (este teste também é conhecido como o teste da vela) ou uma luz de leitura. Você poderá ver a bolsa de ar no lado arredondado do ovo. Se a bolsa de ar for mais fina que 3,175 mm, os ovos são frescos e podem ser comidos. Mas, se a bolsa de ar for grande e a gema mais escura, o ovo não é fresco e você precisa descartá-lo.
Este método pode exigir um pouco de prática. Portanto, se você não tem certeza se os ovos podem ser comidos, confirme com o teste de flutuação.
3. Teste Sniff
Shutterstock
O teste de cheirar é um dos métodos mais antigos de verificar se os ovos ainda estão frescos e podem ser comidos. Tudo que você precisa fazer é cheirar o ovo para verificar se tem cheiro de enxofre. Se você não consegue sentir o cheiro de nada, mas ainda não está convencido, abra o ovo em um prato e cheire. Se tiver um cheiro estranho, descarte o ovo. Se não, você pode fritar ou mexer.
Lave a placa com água quente e sabão após fazer este teste.
4. Teste de agitação
Sacudir um ovo também pode ajudar a determinar se ele é bom para comer. Segure o ovo próximo ao ouvido e sacuda-o. Se você ouvir um som swoosh-swoosh e sentir algo se movendo dentro do ovo, não é fresco. Descarte isso. Se você não ouvir nada, o ovo está fresco e você pode comê-lo.
5. Inspeção Visual
Shutterstock
Ovos estragados têm poucos sinais visíveis. Verifique se há rachaduras e depósitos viscosos ou pulverulentos na casca do ovo. Cascas rachadas e viscosas indicam a presença de bactérias e depósitos pulverulentos indicam crescimento de mofo. Abra o ovo e verifique se há descoloração verde, rosa, azul ou preta na clara do ovo. Se você fizer isso, descarte o ovo. Você também pode verificar se a gema do ovo ficou um pouco escorrendo. Se tiver, faça um teste de cheiro. Se não cheirar estranho, você pode usar o ovo.
6. Teste de placa
Outra maneira clássica de descobrir se o ovo é fresco é quebrá-lo em um prato e verificar o formato da gema na altura dos olhos. A gema de um ovo velho se espalha, mas a gema de um ovo fresco mantém sua forma de cúpula. Para saber se ainda dá para usar o ovo velho, faça o cheirinho e os testes visuais. Se não houver nada desagradável no ovo, você pode consumi-lo.
7. Verifique a data de “venda por”
Shutterstock
Não é a data de validade. O prazo de validade dirá se você deve descartar ou ficar com os ovos. Os ovos permanecem frescos por até 21-30 dias após a data de “validade”. Apenas certifique-se de armazenar os ovos na geladeira após o término do prazo de validade.
Por outro lado, a “data de validade” nos informa se os ovos estão menos que frescos, e você pode fazer qualquer um dos testes mencionados acima para saber se pode consumi-los.
Se nenhuma dessas informações estiver disponível, verifique a “data do pacote”. Isso pode ser um pouco difícil de decifrar, pois está escrito no formato de data juliana. Isso significa que a data será escrita como 001 001 para 1º de janeiro.
Essas foram as sete maneiras fáceis de verificar se os ovos estragaram. Você deve estar se perguntando, o que pode fazer com os ovos que estão prestes a expirar? Bem, eu sugiro que você faça o seguinte.
O que fazer com ovos que expirarão em breve?
Os ovos que vão expirar em breve podem ser picados em conserva e comidos com salada. Ferva os ovos com força e deixe-os em uma jarra de salmoura de beterraba para obter lindos ovos roxos em conserva!
Mas, como você pode armazenar ovos para mantê-los frescos o maior tempo possível? Confira as dicas sobre como armazenar ovos abaixo.
Dicas para armazenar ovos
Shutterstock
- Armazenar ovos na geladeira
A temperatura fria do refrigerador impedirá o crescimento de bactérias e fungos. Mantenha os ovos no compartimento do meio, não no corpo da geladeira.
- Mantenha os ovos na caixa
Armazenar os ovos na caixa irá mantê-los protegidos e frescos por mais tempo.
- Não lave os ovos
Lavar os ovos dias antes de usá-los pode remover sua "flor", ou seja, a camada que protege os ovos das bactérias. Lave os ovos antes de usá-los.
É claro que os ovos podem ser consumidos após a "data de venda" ou "data de validade". Nesta era de escassez de alimentos, você deve valorizar os alimentos, custe o que custar. Ao fazer um teste de ovo rápido e simples, você pode dar um pequeno passo para tornar este mundo um lugar melhor. Use bons métodos de armazenamento e certifique-se de que o ovo ainda pode ser comido, pois ovos infectados podem causar intoxicação alimentar. Aqui está uma saúde melhor e sustentabilidade. Felicidades!
Referências
- “O estado da América desperdiçou alimentos e oportunidades para fazer a diferença” Academy of Nutrition and Dietetics Foundation.