Índice:
- Antes disso, vamos descobrir como aumentar o poder do cérebro por meio da ioga.
- Ioga para aumentar o poder do cérebro
- Ioga para o poder do cérebro - 7 posturas eficazes
- 1. Padmasana (postura de lótus)
- 2. Vajrasana (pose de diamante)
- 3. Ardha Matsyendrasana (postura de meia torção da coluna)
- 4. Paschtimottanasana (curva para frente sentada)
- 5. Halasana (postura do arado)
- 6. Mayurasana (postura do pavão)
- 7. Sirsasana (cabeceira)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Seu cérebro é um órgão maravilhoso capaz de fazer o inacreditável. Proteger sua sanidade e bem-estar deve ser a principal prioridade. Muitos fatores degeneram o cérebro, permitindo que distúrbios psiquiátricos se instalem. Para evitar isso, fortaleça e mantenha as capacidades do seu cérebro praticando as 7 posturas de ioga a seguir.
Antes disso, vamos descobrir como aumentar o poder do cérebro por meio da ioga.
Ioga para aumentar o poder do cérebro
Seu cérebro é um músculo e precisa de exercícios para funcionar melhor. Yoga é a melhor forma de exercício que melhora a função cerebral. Estresse e ansiedade podem fazer com que seu cérebro funcione mal, e é isso que a ioga pode ajudar a evitar. A ioga regula o nervo vago que lida com o humor e os níveis de estresse do corpo. Ele difere de outros exercícios de aprimoramento do cérebro por sua capacidade de facilitar os padrões respiratórios adequados que ajudam muito a acalmar o corpo e a revigorar a mente.
Ioga para o poder do cérebro - 7 posturas eficazes
- Padmasana (postura de lótus)
- Vajrasana (pose de diamante)
- Ardha Matsyendrasana (postura de meia torção da coluna)
- Paschtimottanasana (curva para frente sentada)
- Halasana (postura do arado)
- Mayurasana (postura do pavão)
- Sirsasana (cabeceira)
1. Padmasana (postura de lótus)
Padmasana ou postura do lótus é sinônimo das grandes fábulas associadas ao lótus. Lótus é considerado um símbolo de pureza, iluminação e desapego. Padmasana é uma postura meditativa que funciona melhor quando feita de manhã e não necessariamente com o estômago vazio. Mantenha esta postura de Hatha Yoga de nível intermediário por pelo menos 1-5 minutos.
Benefícios: Padmasana relaxa a mente e acalma o cérebro. Isso proporciona um bom alongamento para os tornozelos e joelhos, torna os quadris mais flexíveis e melhora a postura corporal. Padmasana desperta os chakras em seu corpo e aumenta sua consciência.
Para saber mais sobre a pose e como fazer, clique aqui: Padmasana
Voltar para TOC
2. Vajrasana (pose de diamante)
Vajrasana ou a postura do diamante é um exercício de ajoelhar, geralmente acompanhado de exercícios respiratórios. Praticar o Vajrasana permite que seu corpo se torne forte como um diamante. Ao contrário de outros asanas da ioga, o Vajrasana pode ser praticado após uma refeição. Mantenha esta postura de Vinyasa Yoga de nível iniciante por pelo menos 5-10 minutos.
Benefícios: Vajrasana auxilia na digestão adequada e, com a prática regular, elimina a constipação. Combate distúrbios estomacais e combate a acidez. A postura ajuda o corpo a relaxar e aumenta a circulação sanguínea. Também melhora a flexibilidade da parte inferior do corpo e tonifica os músculos.
Para saber mais sobre a postura e como fazer, clique aqui: Vajrasana
Voltar para TOC
3. Ardha Matsyendrasana (postura de meia torção da coluna)
Ardha Matsyendrasana ou o Meio Senhor dos Peixes Pose tem o nome do sábio Matsyendranath. É uma meia torção da coluna vertebral com inúmeras variações. A postura faz parte dos 12 asanas básicos do Hatha Yoga. Pratique este asana no início da manhã com o estômago vazio e intestino limpo ou 4-6 horas após uma refeição à noite. Mantenha esta postura de Hatha Yoga de nível básico por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: Ardha Matsyendrasana alivia a rigidez nas costas e revigora a coluna, o que tem efeito terapêutico na mente além de melhorar a digestão. Essa postura aumenta o suprimento de oxigênio para os pulmões e desintoxica os órgãos internos. Também purifica o sangue e melhora sua circulação.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, clique aqui: Ardha Matsyendrasana
Voltar para TOC
4. Paschtimottanasana (curva para frente sentada)
Paschimottanasana ou Flexão Sentada para a Frente é uma postura clássica do Hatha Yoga muito simples de fazer. Este asana dá ao corpo um bom alongamento e se concentra nas costas. Pratique a postura pela manhã com o estômago vazio e intestino limpo. Se não for possível de manhã, faça-o à noite, após 4 a 6 horas de sua última refeição. Durante a prática, mantenha esta postura básica do Hatha Yoga por 30-60 segundos.
Benefícios: Paschtimottanasana alivia a depressão e o estresse leves, proporciona um bom alongamento dos ombros e ativa os rins. Por se tratar de uma dobra para frente sentada, ela estimula a coluna e acalma a mente. O asana reduz a dor de cabeça e a fadiga e cura a insônia e a hipertensão. Também aumenta o apetite e reduz a obesidade.
Para saber mais sobre a pose e como fazer, clique aqui: Paschtimottanasana
Voltar para TOC
5. Halasana (postura do arado)
Halasana ou a postura do arado revela as capacidades ocultas do seu corpo. O arado é um instrumento agrícola usado em muitos países asiáticos que agita o solo na preparação para o plantio. A postura representa a forma do arado e é uma postura de ioga avançada. Pratique a postura pela manhã com o estômago vazio ou à noite com um intervalo de 4-6 horas desde sua última refeição. Mantenha a postura por 30-60 segundos durante a prática.
Benefícios: Halasana regula o metabolismo e normaliza os níveis de açúcar no sangue. Essa postura libera a tensão nas costas e melhora sua postura. Também reduz o estresse e acalma o cérebro. Dá um bom alongamento ao ombro e estimula a glândula tireoide em atividade.
Para saber mais sobre a postura e como fazer, clique aqui: Halasana
Voltar para TOC
6. Mayurasana (postura do pavão)
Mayurasana ou a postura do pavão se assemelha a um pavão quando anda com as penas para baixo. Parece uma pose complicada de se fazer, mas com um pouco de prática, fica confortável. É melhor praticar essa postura pela manhã com o estômago vazio, pois seu corpo tem a energia gerada pela digestão da refeição da noite anterior. Mantenha essa postura por 30-60 segundos durante a prática.
Benefícios: Mayurasana desintoxica o corpo e mantém a febre sob controle. Ele fortalece a área abdominal, energiza os rins e combate o diabetes. Isso torna sua coluna mais forte e melhora a postura. O asana melhora a concentração e a coordenação entre a mente e o corpo.
Para saber mais sobre a pose e como fazê-la, clique aqui: Mayurasana
Voltar para TOC
7. Sirsasana (cabeceira)
Sirsasana ou Headstand é o rei de todas as posturas de ioga. Requer inversão completa do corpo e boa força da parte superior do corpo. Sirsasana precisa de uma série de exercícios preparatórios durante um período para fazer o asana. É necessário que seu estômago esteja vazio e os intestinos limpos para praticar este asana. Tente manter a postura por pelo menos 1 a 5 minutos. Para iniciantes, é seguro tentar a postura usando o suporte de uma parede.
Benefícios: Sirsasana acalma instantaneamente seu corpo. Estimula a glândula pituitária, fortalece os pulmões, melhora a digestão e cura a asma. Isso torna os braços e as pernas mais fortes e tonifica os órgãos abdominais.
Para saber mais sobre a pose e como fazê-la, clique aqui: Sirsasana
Você já considerou alguma dessas posturas na ioga para aumentar a capacidade do cérebro? Esses asanas de ioga ampliam sua mente e organizam seu cérebro. Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre o cérebro humano e a ioga.
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Por que o cérebro degenera?
O cérebro enfraquece principalmente por causa do estresse, ansiedade e doenças. Também pode ser resultado do envelhecimento.
Com que frequência praticar ioga para melhorar o poder do cérebro?
Pratique ioga todos os dias por cerca de 20 minutos para melhorar suas capacidades cerebrais.
Yoga é uma maneira simples e segura de revigorar sua mente e mantê-la funcionando. Salve-se de uma memória fraca e de uma mente entorpecida experimentando os asanas mencionados neste artigo. Vá em frente!