Índice:
- Ioga para construir energia
- Ioga matinal para energia
- 1. Vriksasana (postura da árvore)
- 2. Natarajasana (postura de dança)
- 3. Utkatasana (postura da cadeira)
- 4. Ustrasana (postura do camelo)
- 5. Chakrasana (postura da roda)
- 6. Bhujangasana (postura da cobra)
- 7. Kapotasana (postura do pombo)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Um longo dia de trabalho não é desculpa para se sentir fraco. Não deixe que a fuga de cérebros, os joelhos fracos e a fala arrastada afetem você e o derrubem. Para ser capaz de irradiar energia o dia todo e se recuperar no dia seguinte com o mesmo vigor e entusiasmo, recorra aos asanas da ioga. Continue lendo para saber mais sobre eles.
Antes disso, vamos aprender como a ioga aumenta a energia.
Ioga para construir energia
A ioga cria e mantém as energias em seus corpos por meio de asanas. Existe uma energia cósmica adormecida dentro de cada um de nós que os asanas despertam. Eles constroem e mantêm as energias em seu corpo, tornando a ioga o impulsionador de energia natural que quebra os pedaços de energia armazenados ao longo do comprimento do seu corpo. Sua singularidade reside em despertar todos os sistemas em seu corpo e trazer uma nova vida a eles. Os alongamentos abrem seu sistema para revigorar a energia por todo o corpo. Verifique os seguintes asanas que o ajudarão a aumentar a energia.
Ioga matinal para energia
- Vriksasana (postura da árvore)
- Natarajasana (postura de dança)
- Utkatasana (postura da cadeira)
- Ustrasana (postura do camelo)
- Chakrasana (postura da roda)
- Bhujangasana (postura da cobra)
- Kapotasana (pose de PIgeon)
1. Vriksasana (postura da árvore)
Vriksasana ou a postura da árvore recebe esse nome devido à sua grande semelhança com a presença sólida de uma árvore. Ao contrário da maioria dos outros asanas da ioga, você deve manter os olhos abertos para esta postura para manter o equilíbrio. É melhor fazer o asana de manhã, pois ele precisa de atenção e foco total, o que pode ser alcançado facilmente durante as primeiras horas do dia. Mantenha esta postura de Hatha Yoga de nível iniciante por pelo menos um minuto em cada perna.
Benefícios: Vriksasana fortalece sua coluna e melhora a coordenação neuromuscular. Ele reforça seus joelhos e pés. A postura eleva suas faculdades mentais e aumenta a força de seus ombros. Isso alonga o peito, a parte interna das coxas e melhora o senso de equilíbrio.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Vrikshasana.
Voltar para TOC
2. Natarajasana (postura de dança)
Natarajasana ou postura de dança é nomeada de forma que a pose se assemelha a uma das posições de dança do Senhor Shiva em seu avatar dançarino. É uma postura desafiadora que funciona melhor quando realizada de manhã com o estômago vazio. Natarajasana é um Vinyasa Yoga de nível intermediário que deve ser realizado por pelo menos 15-30 segundos e mais se você puder.
Benefícios: Natarajasana fortalece seu peito, quadris e pernas. Proporciona um bom alongamento das coxas e melhora a postura. A pose torna seu corpo flexível e em forma. Alivia o estresse do corpo e melhora o equilíbrio.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Natarajasana.
Voltar para TOC
3. Utkatasana (postura da cadeira)
Utkatasana ou a postura da cadeira é como sentar em uma cadeira imaginária. Parece fácil, mas requer muita coragem para fazê-lo. É uma pose poderosa que requer muita paciência. Este Vinyasa Yoga de nível básico precisa de pelo menos 30-60 segundos para manter a postura e funciona melhor quando feito de manhã com o estômago vazio. Sua energia está mais alta pela manhã e você precisará de tudo para manter o Utkatasana.
Benefícios: Utkatasana alonga o tronco, quadris e parte inferior das costas. Aumenta a determinação da sua mente e estimula o seu coração. A postura alivia dores nas articulações e nas costas. Ele tonifica suas pernas e fortalece suas panturrilhas. Utkatasana aumenta a força e a flexibilidade de suas coxas.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Utkatasana.
Voltar para TOC
4. Ustrasana (postura do camelo)
Ustrasana ou a postura do camelo é uma curva para trás incrível. É melhor fazer o asana de manhã com o estômago vazio e intestinos limpos e com a energia gerada a partir da comida digerida do jantar do dia anterior. Praticar asana à noite também é bom, mas certifique-se de que haja um intervalo de pelo menos 4 a 6 horas desde sua última refeição. Mantenha esta postura de Vinyasa de nível básico por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: o ustrasana abre seu peito e a parte frontal de seu torso. Isso fortalece suas costas e ombros. A postura elimina a dor na região lombar e torna a coluna mais flexível. Isso fortalece suas coxas e braços. Ustrasana tonifica seu pescoço e cura a constipação.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Ustrasana.
Voltar para TOC
5. Chakrasana (postura da roda)
Chakrasana ou a postura da roda é uma postura desafiadora para as costas, que faz parte do regime de Ashtanga Yoga. Segure o asana por pelo menos 1-4 minutos para obter melhores resultados. A melhor hora para assumir essa postura básica de Ashtanga Yoga é pela manhã, depois de limpar os intestinos e antes do café da manhã. De fato, esta é uma das melhores posturas de ioga matinais para aumentar a energia.
Benefícios: Chakrasana dá força às pernas, braços, nádegas e região lombar. Estimula a glândula tireóide. A postura cura a asma e alonga o corpo. Reduz a depressão e faz você se sentir enérgico e cheio de vida. A postura da roda mantém todos os sistemas de seu corpo em harmonia e acende seus sete chakras.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Chakrasana.
Voltar para TOC
6. Bhujangasana (postura da cobra)
Bhujangasana ou postura da cobra é uma curva para trás energizante e se parece com o capuz levantado de uma cobra. Faz parte das 12 posturas do regime Surya Namaskar. Mantenha esta postura básica de Ashtanga Yoga por pelo menos 15-30 segundos. É melhor praticar o Bhujangasana de manhã cedo com o estômago vazio, quando você pode usar a energia armazenada gerada na refeição da noite anterior.
Benefícios: Bhujangasana estimula o sistema digestivo e tonifica os órgãos do abdome inferior. Ele regula seu metabolismo e proporciona um bom alongamento aos pulmões. Essa postura melhora a circulação do sangue e do oxigênio por todo o corpo. Ele eleva sua mente e diminui a rigidez na região lombar.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Bhujangasana.
Voltar para TOC
7. Kapotasana (postura do pombo)
Kapotasana ou a postura do pombo, quando assumida, parece semelhante à postura graciosa de um pombo. Se feito regularmente, a pose do pombo irá beneficiar o seu corpo em grande medida. Kapotasana é uma postura de ioga de Ashtanga para iniciantes que funciona melhor quando mantida por pelo menos um minuto e praticada pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos.
Benefícios: Kapotasana fortalece e alonga as articulações e músculos de suas pernas. Reduz a pressão arterial e aumenta a ingestão de oxigênio no corpo. A postura trata distúrbios urinários e reduz a rigidez nas regiões do quadril, costas e ombros.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique- Kapotasana.
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quantos dias por semana devo praticar ioga para manter meus níveis de energia intactos?
Pratique ioga diariamente para manter seus níveis de energia elevados. Se isso não for possível, exercite-se pelo menos 2-3 vezes por semana durante cerca de 20 minutos a uma hora.
Como a ioga é diferente de outras formas de exercício?
O Yoga atua na mente e no corpo simultaneamente e usa o corpo como um meio para curar os problemas pelos quais você passa. Ele conecta sua mente, corpo e respiração, fazendo você olhar para dentro e tomar consciência de seu ser. É um processo benéfico e não um mero movimento de membros.
Nossas atividades do dia-a-dia sugam a energia de nós, e o calor e a poeira em que vivemos só vão piorar tudo. No final do dia, você não quer parecer um pacote de suco espremido. Comece a praticar asanas aumentando a energia e sinta a diferença.