Índice:
- Como o ioga ajuda a controlar o diabetes
- Poses de ioga para controlar o diabetes
- 1. Setu Bandhasana (postura da ponte)
- 2. Balasana (pose de criança)
- 3. Vajrasana (pose de diamante)
- 4. Sarvangasana (postura de ombro em pé)
- 5. Halasana (postura do arado)
- 6. Dhanurasana (postura do arco)
- 7. Chakrasana (postura da roda)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O diabetes pode atacá-lo a qualquer momento. E quando isso acontecer, você estará pronto para um passeio. Micção excessiva, falta de concentração e pressão alta são problemas que a acompanham, e tudo o que você quer fazer é controlar a doença. Aqui estão 7 posturas de ioga que o ajudarão a fazer isso. Dê uma olhada.
Como o ioga ajuda a controlar o diabetes
Praticar ioga todos os dias pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no corpo e manter o peso sob controle. O exercício faz o seu corpo responder melhor à insulina, liberando a glicose nas células e convertendo-a em energia. A ioga também reduz a produção de glucagon, um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue no corpo. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de estresse, uma das principais causas do diabetes. Faça as posturas de ioga mencionadas abaixo para controlar o diabetes.
Poses de ioga para controlar o diabetes
- Setu Bandhasana (postura da ponte)
- Balasana (pose de criança)
- Vajrasana (pose de diamante)
- Sarvangasana (postura de ombro em pé)
- Halasana (postura do arado)
- Dhanurasana (postura do arco)
- Chakrasana (postura da roda)
1. Setu Bandhasana (postura da ponte)
Imagem: iStock
Setu Bandhasana também é conhecido como a postura da ponte e tem esse nome porque a pose se assemelha a uma ponte. É um asana de ioga de nível básico que deve ser feito de manhã com o estômago vazio por pelo menos 30-60 segundos. Você também pode fazer essa postura à noite, mas certifique-se de que haja um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição.
Benefícios: Setu Bandhasana ajuda a aliviar o estresse nas costas e melhora a circulação sanguínea. Este asana acalma sua mente e reduz a depressão e a ansiedade.
Para saber mais sobre a pose e como fazer, clique aqui: Setu Bandhasana
Voltar para TOC
2. Balasana (pose de criança)
Imagem: Shutterstock
Balasana, também chamada de postura da criança, lembra a posição fetal de um bebê. É ioga de nível básico que deve ser feito por pelo menos 1-3 minutos. Funciona melhor quando feito de manhã com a mente fresca e desestressada. Você pode fazer isso à noite também, mas certifique-se de ter feito sua última refeição 4-6 horas atrás.
Benefícios: Balasana é melhor para acalmar sua mente e desestressar o corpo. Ajuda a respirar bem e promove a circulação sanguínea por todo o corpo. Ele também alivia o estresse e reduz a freqüência cardíaca, levando a uma mente mais calma.
Para saber mais sobre a pose e como fazer, clique aqui: Balasana
Voltar para TOC
3. Vajrasana (pose de diamante)
Imagem: Shutterstock
Vajrasana ou a pose do diamante permite que seu corpo se torne tão forte quanto um diamante. É uma postura ajoelhada de nível iniciante que funciona bem após uma refeição, ao contrário de outras posturas de ioga. Faça o exercício por pelo menos 5-10 minutos a qualquer hora do dia. Normalmente, os exercícios respiratórios são feitos sentado no Vajrasana.
Benefícios: Vajrasana é a melhor postura para entrar em um estado meditativo. Resolve todos os seus problemas de estômago e melhora a função geral e a digestão. Vajrasana estimula as células do pâncreas e aumenta o fluxo sanguíneo para ele.
Para saber mais sobre a pose e como fazê-la, clique aqui: Vajrasana
Voltar para TOC
4. Sarvangasana (postura de ombro em pé)
Imagem: Shutterstock
Sarvangasana ou postura do ombro é chamada de 'mãe' de todas as poses. É uma pose muito poderosa e dominá-la é altamente benéfico para sua saúde. É muito importante que você faça essa postura com o estômago vazio, com sua última refeição consumida pelo menos 4-6 horas antes de fazer o exercício. É um asana de nível intermediário que precisa ser feito por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: Sarvangasana acalma a mente e é bom para depressão leve. Faz você dormir bem à noite e mantém a exaustão sob controle. Funciona bem na glândula tireóide, mantendo-a saudável e produzindo os hormônios necessários que ajudam o corpo a funcionar de maneira eficaz.
Para saber mais sobre a postura e como fazer, clique aqui: Sarvangasana
Voltar para TOC
5. Halasana (postura do arado)
Imagem: Shutterstock
Halasana ou a postura do arado tem esse nome porque representa o arado usado nas práticas agrícolas na Índia e em alguns outros países asiáticos. Um arado é usado para descobrir os nutrientes ocultos em terras férteis, e essa postura faz o mesmo com seu corpo, revelando seu potencial oculto. Halasana funciona melhor quando feito de manhã com o estômago vazio. Também pode ser feito à noite, mas certifique-se de que existe um intervalo de 4 a 6 horas entre a sua última refeição e o exercício. Este asana de ioga de nível intermediário deve ser feito por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: Halasana é bom para perda de peso. Ele libera a tensão nas costas e melhora sua postura. Ele normaliza os níveis de açúcar no sangue, reduz o estresse e a fadiga e acalma o cérebro. Revitaliza o baço e o pâncreas responsáveis pela produção de insulina.
Para saber mais sobre a pose e como fazer, clique aqui: Halasana
Voltar para TOC
6. Dhanurasana (postura do arco)
Imagem: Shutterstock
Dhanurasana ou postura do arco é uma entre as 12 posturas do Hatha Yoga e é um ótimo exercício de alongamento das costas. É um asana de ioga de nível básico que deve ser feito por pelo menos 15-20 segundos. Faça questão de fazer o asana pela manhã, pois seu estômago está vazio e energizado para fazer o asana, pois todo o alimento foi completamente digerido.
Benefícios: Dhanurasana é um bom destruidor de estresse. A prática regular de Dhanurasana energiza o pâncreas e é boa para o coração. Ele abre seu pescoço, ombros e peito, aliviando qualquer estresse acumulado.
Para saber mais sobre a postura e como fazer, clique aqui: Dhanurasana
Voltar para TOC
7. Chakrasana (postura da roda)
Imagem: Shutterstock
Chakrasana ou a postura da roda é um exercício de backbend que tem a forma de uma roda quando assumido. É uma parte do regime de Ashtanga Yoga e deve ser feito por pelo menos 1-5 minutos. Essa postura pode ser feita de manhã ou à noite, mas certifique-se de que seu estômago esteja vazio para que você se sinta leve e com energia para o exercício.
Benefícios: Chakrasana energiza seu corpo e o enche de positividade. Ele mantém o estresse e a depressão sob controle. Também rejuvenesce as células do pâncreas e é excelente para o coração. Ele alonga a coluna vertebral e aumenta a ingestão de oxigênio.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, clique aqui: Chakrasana
Voltar para TOC
Tente essas posturas fáceis de fazer em casa e evite que seu diabetes exagere. Agora, vamos responder a algumas perguntas sobre ioga para diabetes.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O diabetes pode ser completamente curado com ioga?
A ioga definitivamente pode controlar o diabetes. No entanto, a cura total é uma possibilidade e depende do nível e do estado de diabetes da pessoa e do tipo de corpo.
Qual é o melhor asana de ioga para diabetes?
Halasana está entre os melhores asanas de ioga para diabetes.
Qual é a dieta ideal para diabetes?
Uma dieta para diabetes deve ser rica em nutrientes e pobre em gorduras e carboidratos. Frutas, vegetais e grãos inteiros são ideais para uma pessoa diabética.
O diabetes está afetando 380 milhões de pessoas em todo o mundo, e quando a ioga pode ajudar a controlar a doença, por que não tentar? Então, o que você está esperando? Encontre seus tapetes de ioga e comece!