Índice:
- Índice
- O que são alfa-hidroxiácidos (AHAs)?
- Benefícios dos alfa-hidroxiácidos (AHAs)
- 1. Os AHAs são os melhores esfoliantes para a sua pele
- 2. Deixe sua pele brilhante
- 3. AHAs aumentam a expressão de colágeno
- 4. Reduza rugas e linhas finas
- 5. Ajuda na redução da hiperpigmentação
- 6. Ajude a tratar a acne
- 7. Melhore a eficácia de seus produtos
- 8. Minimize os danos do sol
- Efeitos colaterais e riscos do ácido alfa-hidroxi
- Qual é a diferença entre AHAs e BHAs?
- Principais produtos de alfa hidroxiácidos a serem procurados
- 1. Exuviance Performance Peel AP 25
- 2. Máscara glicólica de mel de abóbora de Andalou Naturals
- 3. NeoStrata Face Cream Plus
- 4. Murad Age Reform AHA / BHA Exfoliating Cleanser
- 5. Gel de eliminação de acne Peter Thomas Roth AHA / BHA
- Referências
Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) devem ser a base para o cuidado da pele. De poros entupidos a acne recorrente - eles podem lidar com todos os problemas de pele com facilidade. E essa é a razão pela qual eles agora são encontrados na maioria dos produtos para a pele. Se você tiver dúvidas sobre o uso de produtos da AHA, este artigo esclarecerá suas dúvidas. Role para baixo para descobrir tudo sobre AHAs e o que os torna uma parte indispensável de seu regime de cuidados com a pele.
Índice
- O que são alfa-hidroxiácidos (AHAs)?
- Benefícios dos alfa-hidroxiácidos (AHAs)
- Efeitos colaterais e riscos do ácido alfa-hidroxi
- Qual é a diferença entre AHAs e BHAs?
- Principais produtos de alfa hidroxiácidos a serem procurados
O que são alfa-hidroxiácidos (AHAs)?
Shutterstock
Os alfa-hidroxiácidos ou AHAs são um grupo de compostos químicos naturais. Os AHAs são derivados de produtos animais ou vegetais (como frutas e leite). Eles são comumente usados em produtos anti-envelhecimento para a pele, pois esses ácidos ajudam a reduzir os sinais de envelhecimento (como rugas, manchas escuras e linhas finas) e melhoram a textura e elasticidade da pele (1).
Existem sete tipos de AHAs que você encontrará em vários produtos para a pele. Esses são:
- Ácido glicólico (derivado da cana-de-açúcar)
- Ácido cítrico (derivado de frutas cítricas)
- Ácido láctico (derivado da lactose)
- Ácido hidroxicapróico (derivado da geléia real, secretado por abelhas melíferas)
- Ácido málico (derivado de frutas como peras e maçãs)
- Ácido hidroxicaprílico (derivado de animais)
- Ácido tartárico (derivado de uvas)
De todos esses AHAs, apenas alguns, como os ácidos glicólico e lático, são amplamente usados em produtos para a pele. E é por isso que esses dois AHAs são amplamente estudados por pesquisadores por seus vários efeitos e benefícios. Normalmente, os AHAs (ácidos glicólico e láctico) são suaves para a pele e não causam irritação. Esses ácidos atuam como esfoliantes químicos. Eles dissolvem as ligações intercelulares (as ligações entre as células da pele) e facilitam o processo natural de remoção da pele, ajudando você a se livrar das células mortas facilmente, revelando uma pele mais macia, lisa e brilhante. Vamos dar uma olhada nos benefícios dos AHAs para sua pele.
Voltar para TOC
Benefícios dos alfa-hidroxiácidos (AHAs)
1. Os AHAs são os melhores esfoliantes para a sua pele
Shutterstock
A eliminação e regeneração de células é um ciclo contínuo. No entanto, quando você envelhece, esse processo fica mais lento. Como resultado, as células mortas da pele se acumulam na pele. Isso torna a pele escura e opaca e também causa manchas senis. Os AHAs ajudam a pele em seu processo natural de eliminação de células mortas (2).
2. Deixe sua pele brilhante
Quando sua pele desprende as células mortas, ela revela uma nova camada de células abaixo. Esta nova camada é mais brilhante e radiante. Sua pele aparece automaticamente fresca, carnuda e mais elástica.
3. AHAs aumentam a expressão de colágeno
Shutterstock
O colágeno é a fibra que mantém sua pele com aparência jovem e macia. Conforme você envelhece, a produção de colágeno em sua pele diminui. Além disso, os fotodanos causados pela exposição excessiva ao sol e danos ambientais afetam ainda mais a síntese de colágeno. Os AHAs ajudam na regeneração do colágeno, eliminando as fibras de colágeno antigas (1).
4. Reduza rugas e linhas finas
Os AHAs atuam nas rugas e linhas finas e reduzem sua aparência. Um estudo envolvendo 52 voluntários com idades entre 30 e 55 anos receberam produtos tópicos contendo AHAs. Eles foram estudados por 21 dias, e melhora significativa na textura da pele foi observada ao final do estudo (1).
5. Ajuda na redução da hiperpigmentação
Shutterstock
Os AHAs, como o ácido glicólico e o ácido lático, ajudam a reduzir a hiperpigmentação, manchas escuras e melasma. Ambos os ácidos são comumente usados em peelings químicos e outros procedimentos dermatológicos para o tratamento de manchas escuras. O ácido glicólico é geralmente usado para tratar sardas e hiperpigmentação, pois pode penetrar facilmente na pele (3). O ácido lático é utilizado no tratamento do melasma e tem apresentado bons resultados (4).
6. Ajude a tratar a acne
Os AHAs também ajudam a tratar níveis leves a moderados de acne. Poros da pele obstruídos causam acne e os AHAs podem ajudar a removê-los. Eles também evitam qualquer entupimento adicional. Um estudo com 248 pacientes com acne leve a moderada mostrou a alta eficácia dos AHAs no alívio da acne (5).
7. Melhore a eficácia de seus produtos
Os AHAs podem penetrar na pele e romper a camada de células mortas da pele. Esta camada de células mortas evita que os cremes tópicos para a pele sejam absorvidos pelas camadas profundas da pele. Depois que a camada é removida, os níveis de absorção da pele aumentam.
8. Minimize os danos do sol
Shutterstock
A exposição ao sol pode causar danos substanciais à pele - como manchas escuras, bronzeamento, rugas e hiperpigmentação. O uso de AHAs pode minimizar os efeitos da exposição ao sol em sua pele.
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos realizou uma pesquisa completa sobre o uso de AHAs para o cuidado da pele. Os AHAs podem ser usados na pele com segurança, desde que você siga as instruções e os use de forma adequada. Se você está se perguntando quanto de AHAs é adequado para sua pele, o FDA também tem diretrizes para isso. Recomenda o uso de produtos em que a concentração de AHAs seja inferior a 10% (6). Isso evita efeitos colaterais. Se não for usado corretamente, o AHA pode ter efeitos colaterais graves.
Voltar para TOC
Efeitos colaterais e riscos do ácido alfa-hidroxi
Os alfa-hidroxiácidos geralmente não causam problemas graves de pele. No entanto, se você os estiver usando pela primeira vez, poderá enfrentar problemas como:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Coceira
- Sensação de queimadura
- Descoloração da pele
- Dermatite
Os alfa-hidroxiácidos tornam a pele fotossensível e causam queimaduras solares. É por isso que o FDA sugere o uso de protetor solar e limitar a exposição ao sol ao usar produtos AHA (6). Além disso, consulte um dermatologista antes de usar AHAs se você tiver:
- Psoríase
- Eczema
- Rosácea
- Erupções cutâneas
Evite aplicar AHAs na pele irritada ou se você tiver feridas e cortes. Além disso, mulheres grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de usar produtos que contenham AHAs.
Além do AHA, existe outro tipo de hidroxiácido que é comumente encontrado em produtos para a pele - beta-hidroxiácido ou BHA. Ambos são bastante semelhantes, mas há uma diferença sutil. Continue rolando para descobrir.
Voltar para TOC
Qual é a diferença entre AHAs e BHAs?
Os AHAs e os BHAs fazem a mesma coisa. Eles tornam a pele macia, reduzem os sinais de envelhecimento e proporcionam um tom de pele uniforme. No entanto, ao contrário dos AHAs, os BHAs não são derivados de ingredientes naturais. Eles são derivados principalmente do ácido salicílico. Ao contrário dos AHAs, que são solúveis em água, os BHAs são solúveis em óleo e é por isso que são adequados para pessoas com pele normal a seca.
Comparados aos AHAs, os BHAs são menos irritantes para a pele e são mais adequados para pessoas com pele sensível e com tendência a acne. No entanto, se você tiver vários problemas de pele e também tiver preocupações relacionadas à idade, os produtos da AHA são os melhores para você.
Aqui estão alguns produtos da AHA que você pode experimentar em casa.
Voltar para TOC
Principais produtos de alfa hidroxiácidos a serem procurados
1. Exuviance Performance Peel AP 25
Este produto contém AHAs e PHAs na concentração de 25%. Ele contém ácido mandélico, ácido glicólico e outros ingredientes que ajudam a remover as células mortas da pele e tornam a pele mais lisa.
2. Máscara glicólica de mel de abóbora de Andalou Naturals
Esta máscara facial uniformiza o seu tom de pele. Ele contém vitamina C que ilumina a pele e reduz os níveis de danos causados pelo sol à pele. Este produto contém ingredientes orgânicos veganos e não contém glúten.
3. NeoStrata Face Cream Plus
Este produto contém 15% de ácido glicólico e é indicado para aqueles que usam produtos AHA há algum tempo. É para pessoas que desejam uma esfoliação mais forte e extra. Afirma hidratar a pele e torná-la suave. É adequado para pele normal a seca.
4. Murad Age Reform AHA / BHA Exfoliating Cleanser
Este limpador pretende polir a pele, remover todas as impurezas e reduzir o embotamento da pele. Melhora a textura da pele e a suaviza.
5. Gel de eliminação de acne Peter Thomas Roth AHA / BHA
Este produto é uma mistura de AHA e BHA e limpa profundamente a sua pele. Penetra nas camadas da pele para prevenir cravos e acne. O uso regular deste produto evita novas fugas.
Quem não ama uma pele sem manchas e sem defeitos? De cremes e soros a máscaras e lavagens faciais, os AHAs estão disponíveis em quase todas as formas. No entanto, eles são ingredientes muito fortes (e eficazes) e devem ser usados com atenção e cuidado. Dê à sua pele o melhor que ela merece. Escolha qualquer um dos produtos e comece a usá-los hoje.
Voltar para TOC
Referências
1. “An antiaging skin care system..“, Clínica, Cosmética e Dermatologia Investigacional, US National Library of Medicine
2. “Applications of hydroxy acid..”, Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, US National Library of Medicine
3. “ Terapia de peeling de ácido glicólico.. ”, Dermatologia Clínica, Cosmética e Investigacional, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
4.“ Peelings Químicos para Melasma.. ”, Jornal de Cirurgia Cutânea e Estética, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
5.“ Eficácia de um alfa -hydroxy acid.. ”, Giornale Italianodi Dermatologia e Venereologia, US National Library of Medicine
6.“ Alpha Hydroxy Acids ”, US Food & Drug Administration