Índice:
- O que é fibromialgia?
- Como o Yoga ajuda a aliviar a fibromialgia?
- 8 Asanas eficazes em Y
- 1. Tadasana
- 2. Uttanasana
- 3. Virabhadrasana I
- 4. Viparita Karani
- 5. Balasana
- 6. Bhujangasana
- 7. Baddha Konasana
- 8. Shavasana
Existem tantas síndromes novas e inéditas no mundo. E o que é incrível é que a ioga tem solução para a maioria dos problemas. Outro dia me deparei com o termo fibromialgia. Não era algo que eu tivesse ouvido antes. Com mais pesquisas, descobri o que é e como a ioga pode ajudar com isso. Lidar com a dor, dia após dia, pode ser extremamente cansativo. Embora não haja cura, definitivamente há esperança de alívio da dor. Mas primeiro, vamos entender o problema.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crônica que acarreta uma dor inexplicável nas articulações e nos músculos. Não é uma doença. É uma síndrome e tem um conjunto de sintomas que ocorrem juntos. Muitas pessoas confundem fibromialgia com artrite, considerando que os sintomas são os mesmos. No entanto, não é um tipo de artrite.
Existem muitos pontos sensíveis no corpo quando alguém sofre dessa síndrome. Esses pontos são chamados de “pontos de gatilho”. Mesmo uma pressão leve tende a causar muita dor nesses pontos. Há 18 pontos-gatilho no total e, mesmo que alguém sinta sensibilidade em 11 dos 18 pontos, é diagnosticado com fibromialgia. Alguns pontos comuns incluem os joelhos, a parte externa dos cotovelos, o topo dos ombros, os quadris, a nuca e a parte superior do pescoço.
Imagem: Shutterstock
Às vezes, mesmo uma dor surda consistente em todo o corpo é um sintoma dessa síndrome. Outros sintomas incluem problemas de sono, dores de cabeça, ansiedade, depressão e fadiga.
O verdadeiro motivo da fibromialgia é desconhecido. No entanto, é provável que trauma físico, estresse ou gripe possam desencadear o ataque. Os sintomas acontecem porque os nervos e o cérebro interpretam mal ou reagem de forma exagerada aos sinais normais de dor. Isso também pode ser devido a um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro.
Como o Yoga ajuda a aliviar a fibromialgia?
A ioga é boa para a fibromialgia? A ioga é um excelente tratamento, embora não seja uma cura para a fibromialgia. Essa prática é conhecida por acalmar a mente e reduzir o estresse, que é um dos principais desencadeadores dessa síndrome. A ioga também solta os músculos contraídos e libera a tensão presa dentro deles. Com a prática, seus músculos certamente se abrirão um pouco. O Yoga também é ideal porque pode ser adaptado às necessidades de cada pessoa.
8 Asanas eficazes em Y
- Tadasana
- Uttanasana
- Virabhadrasana I
- Viparita Karani
- Balasana
- Bhujangasana
- Baddha Konasana
- Shavasana
1. Tadasana
Imagem: Shutterstock
Embora o Tadasana pareça simples, é preciso muito para aperfeiçoar essa postura fundamental. Você deve voltar toda a sua atenção para se aterrar na terra. Seus ombros, coluna e respiração devem estar alinhados. Quando tudo isso estiver feito, você vai sentir seu corpo e mente, se acalmar e desestressar. Seus órgãos e músculos também relaxarão.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Tadasana
Voltar para TOC
2. Uttanasana
Imagem: Shutterstock
Esta inclinação para a frente em pé tem efeitos calmantes incríveis no corpo. Ele abre toda a área das costas, dependendo do grau de dor e da flexibilidade do seu corpo. Modifique a postura dependendo de quanto seu corpo pode empurrar. Se essa postura parecer muito desafiadora, devido ao seu estado, você pode colocar as mãos na parede, usando-a como apoio.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Uttanasana
Voltar para TOC
3. Virabhadrasana I
Imagem: Shutterstock
The Warrior I Pose fortalece os músculos enquanto acalma a mente. É exatamente o que os pacientes com fibromialgia precisam. Essa postura fortalece os músculos das pernas, costas e braços, tornando-se uma pose excelente para lidar com uma síndrome desse tipo.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Virabhadrasana I
Voltar para TOC
4. Viparita Karani
Imagem: Shutterstock
Este asana é uma inversão suave. É o oposto de nossa posição ereta usual, o que dá aos músculos das pernas a oportunidade de se alongar e relaxar.
O fluxo sanguíneo reverso reduz o inchaço e a fadiga nas pernas. Se a pose parecer desafiadora, você pode usar um acessório de apoio. Essa postura definitivamente ajudará a aliviar o desconforto e a dor.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Viparita Karani
Voltar para TOC
5. Balasana
Imagem: Shutterstock
O Balasana ou Postura da Criança é uma postura restauradora. Ele permite que você olhe para dentro e acalme sua mente. A natureza da postura é tal que o estímulo externo é eliminado. Assim, você se concentra apenas na respiração. Você também pode ativar um alongamento suave alongando as costas ou alongando os ombros. Esta é uma das melhores posturas de ioga para fibromialgia, pois certamente aliviará sua dor.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Balasana
Voltar para TOC
6. Bhujangasana
Imagem: Shutterstock
A postura da cobra abre a frente do corpo e o peito, pois torna as costas fortes. Ambas as áreas são extremamente sensíveis para quem sofre de fibromialgia. Embora essa postura seja extremamente benéfica para a causa, você deve fazer isso com facilidade. Coloque as palmas das mãos ao lado do peito. Em seguida, respire com a testa no chão. Gradualmente, levante-se e empurre apenas o máximo que seu corpo permitir.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Bhujangasana
Voltar para TOC
7. Baddha Konasana
Imagem: Shutterstock
O Baddha Konasana é um abridor de quadril incrível. Também é conhecido por fortalecer os joelhos e a virilha. Mas certifique-se de colocar gradualmente a postura se sofrer de fibromialgia. Com a prática, você será capaz de dobrar e abrir os músculos que contêm muito estresse.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Baddha Konasana
Voltar para TOC
8. Shavasana
Imagem: Shutterstock
Este asana pode ser feito no final de cada sessão de ioga. Também pode ser a sua postura ideal sempre que precisar aquietar a mente ou relaxar o corpo. Este asana não envolve meramente deitar. Ele ensina como cancelar o estímulo externo, aceitar o seu presente e viver no momento. Traz a restauração completa do corpo, permitindo que os órgãos e os músculos relaxem completamente.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Shavasana
Voltar para TOC
É melhor você consultar seu médico antes de iniciar a ioga, se você tiver fibromialgia. Yoga é suave, mas você deve confirmar se pode praticá-lo. Além disso, certifique-se de fazer isso sob a orientação de um professor treinado. O mais importante é que, enquanto pratica, você deve ouvir o seu corpo e parar quando ele pedir que pare. Além disso, não se esqueça da respiração. Seu objetivo é desestressar e encontrar alívio para sua dor. Você já experimentou ioga para o alívio da fibromialgia? Como isso te ajudou? Deixe-nos saber comentando abaixo.