Índice:
- O que é cabelo com permanente?
- Como funciona o permanente
- Diferentes técnicas de permanência
- 1. Perm (quente) digital
- 2. Cold Perm
- Como cuidar do cabelo com permanente
- Os permanentes danificam o cabelo?
O permanente de cabelo é uma técnica de modelagem que existe desde 1872. Naquela época, pinças eram usadas para mudar a estrutura do cabelo. Com o tempo, as técnicas de permanência mudaram para melhor. Dito isso, o processo de permanente também pode causar danos ao cabelo. Neste artigo, investigamos todo o processo de permanente para dar a você uma melhor compreensão de como ele funciona, suas desvantagens e como você pode cuidar de seu cabelo com permanente. Leia para saber mais!
O que é cabelo com permanente?
A permanente altera quimicamente a estrutura do cabelo para formar diferentes tipos de cachos ou ondas. A técnica para alisar o cabelo é chamada de relaxamento capilar. Ele quebra as ligações dissulfeto em seu cabelo e dá a ele uma nova estrutura. Existem muitas técnicas para fazer a perm em seu cabelo:
- Espiral Perm: é caracterizada por cachos firmes e bem definidos com volume. A bobina de ondulação é determinada pelo tamanho do uso da haste. A haste é colocada verticalmente no cabelo para obter uma ondulação saca-rolhas.
- Pin-Curl Perm: Trata-se de uma solução química aplicada ao comprimento do seu cabelo. Em seguida, cachos de alfinetes são estilizados e colocados no lugar.
- Permanente de raiz: Se você tem cabelo fino e fino, o permanente de raiz lhe dará volume e espessura.
- Stack Perm: Cachos e camadas são adicionados ao cabelo médio ou longo para aumentar o volume.
- Spot Perm: hastes de permanente são colocadas em uma área particular para fornecer cachos nessa região. É específico para o penteado.
- Body Wave Perm: Este processo usa longas hastes de ondulação para dar ao seu cabelo ondas despenteadas e de praia.
- Perm Multi-Textured: Este processo mistura diferentes tipos de cachos para lhe dar um penteado único.
Como funciona o permanente
As ligações dissulfeto no cabelo são quebradas usando agentes redutores como tioglicolatos e bissulfitos (1). Esses agentes redutores permeiam a cutícula e as camadas externas do córtex para quebrar as ligações dissulfeto. Agentes alcalinos são usados para levantar as escamas da cutícula, de modo que os agentes redutores possam entrar no córtex (1). As fibras do cabelo são definidas em cachos ou hastes para dar ao cabelo o ondulado ou padrão de onda desejado. Uma vez que o padrão se estabelece, o processo de permanente nas fibras do cabelo é neutralizado usando um agente oxidante como o peróxido de hidrogênio.
O estilo tradicional de permanente envolvia o cabelo em hastes. Depois disso, a solução permanente seria aplicada para que o cabelo ficasse em cachos ou ondas. Assim que o cabelo estiver firme, a solução é enxaguada e um neutralizador é usado para interromper o processo de permanente. Com o tempo, novas fórmulas e técnicas usam objetos diferentes para fornecer um tipo específico de onda ou onda. Vejamos as diferentes técnicas de permanência.
Diferentes técnicas de permanência
1. Perm (quente) digital
Com permanente digital ou hot, o cabelo é primeiro processado com um tratamento relaxante, que ajuda a quebrar as amarras do cabelo. Em seguida, seu cabelo é modelado com hastes de ondulação aquecidas. A espessura das hastes depende de quão soltos ou apertados você deseja que seus cachos sejam. Seu cabelo é finalmente colocado em rolos quentes que são acoplados a um dispositivo que ajuda a regular sua temperatura. Esse processo pode levar até quatro horas ou mais, dependendo do comprimento e da espessura do cabelo.
Com o método de permanente digital, você pode obter cachos de comprimentos variados, o que ajuda a dar uma aparência muito natural. Seu cabelo é geralmente liso quando molhado e enrola quando seca. Este método foi desenvolvido especificamente para cabelos do Leste Asiático e só funciona para pessoas com cabelos grossos. O processo é caro. No entanto, é menos prejudicial ao cabelo do que outros métodos.
2. Cold Perm
Permanentes frios são a forma tradicional de fazer permanente em seu cabelo. Nesse processo, seu cabelo é primeiro umedecido com uma solução alcalina. Em seguida, é enrolado firmemente em pequenos cachos usando rolos. Os cachos apertados ajudam a moldar seu cabelo em cachos apertados, o que não é possível com o método de permanente digital.
Esses cachos apertados não parecem naturais no início, mas com o tempo, eles irão relaxar e parecer mais naturais. O processo pode levar de 2 a 2,5 horas. Os cachos que você consegue com este método permanecem cacheados mesmo quando molhados ou quando você usa um produto. O processo é mais acessível do que o método digital e funciona em quase todos os tipos de cabelo.
Com os cuidados certos, um permanente pode durar até seis meses. Aqui estão algumas dicas para ajudar.
Como cuidar do cabelo com permanente
- Não lave o cabelo por 48 horas depois de fazer o permanente.
- Não toque em seu cabelo por 48 horas. Permita que seu cabelo fique firme com qualquer perturbação.
- Mantenha o cabelo solto. Não use rabos de cavalo ou penteados apertados.
- Proteja seu cabelo do sol. Você pode usar um lenço ou chapéu leve ou um condicionador leave-in à base de zinco para proteger o cabelo dos raios ultravioleta.
- É melhor usar produtos feitos para cabelos quimicamente tratados. Verifique com seu cabeleireiro sobre o shampoo e condicionador depois de aplicar permanente em seu cabelo.
- Condicione seu cabelo. O permanente usa produtos químicos que podem retirar os nutrientes e a umidade natural do cabelo. Condicione seu cabelo pelo menos duas vezes por semana para reconstruí-lo. Os condicionadores usam quantidades concentradas de produtos químicos que ajudam a construir seu cabelo. Se você não quiser usar produtos químicos, opte por um condicionador leave-in orgânico que usa ingredientes naturais.
- Faça retoques regulares. Embora as permanentes sejam chamadas de penteados permanentes, elas duram apenas meses. Você precisará de retoques regulares pelo menos uma vez a cada 12 semanas para manter o permanente.
- Fique longe de tratamentos de coloração por algumas semanas depois de obter o permanente. Os tratamentos de coloração usam produtos químicos que podem afetar o permanente e a condição do cabelo.
- Seu cabelo está seco ou oleoso, quebradiço ou sem volume? Faça um tratamento capilar com produtos específicos para o seu tipo de cabelo.
- É melhor evitar escovar os cabelos por uma semana ou mais para mantê-los presos sem perturbá-los. Depois disso, use pentes de dentes largos para escovar os cabelos suavemente.
- Use outras ferramentas de estilo, como ferros, rolos e secadores de cabelo com moderação.
A próxima pergunta que pode ocorrer a você é: como as permanentes danificam seu cabelo? Role para baixo até a próxima seção para descobrir.
Os permanentes danificam o cabelo?
Original text
- O permanente pode deixar seu cabelo danificado, sem vida e superprocessado. O complexo da membrana celular e a endocutícula são os mais vulneráveis aos tratamentos químicos (2). Isso acontece se o permanente não for feito corretamente. Portanto, é