Índice:
- Mais sobre suco de aipo
- Quais são os benefícios de beber suco de aipo?
- 1. Alivia a constipação e distúrbios digestivos
- 2. Promove a saúde cardiovascular
- 3. Possui propriedades antiinflamatórias
- 4. Reduz danos e doenças do fígado
- 5. Pode melhorar o sono e a saúde geral do cérebro
- 6. Faz maravilhas na pele e no cabelo
- 7. Funciona como um diurético e mantém a saúde renal
- 8. Pode aumentar a fertilidade nos homens
- 9. Mantém o equilíbrio ácido-base em seu corpo
- Como fazer suco de aipo em menos de 5 minutos
- O que você precisa
- Vamos fazer isto!
- Dicas para tornar o suco de aipo saboroso
- Quais são os efeitos colaterais de beber suco de aipo?
- Resumindo ...
- Referências
Durante toda a sua vida, você conheceu o aipo como um vegetal nutritivo usado em saladas. Mas adivinha? Você pode misturar os talos e folhas de aipo em uma bebida também! O suco de aipo tem benefícios nutricionais comparáveis aos de um vegetariano inteiro.
Beber suco de aipo regularmente pode melhorar sua imunidade. Você também pode notar uma diferença nos joelhos doloridos, na digestão disfuncional e no envelhecimento da pele. Como o suco de aipo beneficia sua saúde? Comece a rolar para descobrir!
Mais sobre suco de aipo
O aipo ( Apium graveolens L) é uma planta da família Apiaceae. Esta planta tem sido estudada por seus compostos fenólicos e antioxidantes (1). O suco do aipo cru fresco é carregado com nutrientes e compostos bioquímicos semelhantes.
O suco de aipo contém fibras, potássio, vitaminas C, A, K, folato e mais de uma dúzia de outros antioxidantes. É muito mais baixo em calorias do que outros sucos verdes (2).
O suco de aipo alivia a constipação, elimina as toxinas e melhora a circulação sanguínea. Confira a extensa lista de benefícios do suco de aipo na seção abaixo.
Quais são os benefícios de beber suco de aipo?
1. Alivia a constipação e distúrbios digestivos
Shutterstock
O suco de aipo pode curar vários distúrbios digestivos devido à abundância de fibras presentes no aipo.
A fibra dietética é necessária para manter o processo digestivo em movimento. Ajuda nos movimentos intestinais livres, evitando assim a constipação e a doença / síndrome do intestino irritável (IBD / IBS) (3).
Dê um toque especial ao seu smoothie de refeição adicionando talos de aipo. Certifique-se de não filtrar a fibra bruta.
2. Promove a saúde cardiovascular
Muitas evidências mostram uma forte relação entre estresse oxidativo e hipertensão. Eliminar os radicais livres que causam estresse oxidativo pode reduzir a pressão arterial. Sucos de vegetais feitos de folhas de aipo, couve, maçã, pepino, limão e gengibre podem ser ideais para essa finalidade (4), (5).
As folhas de aipo contêm flavonóides como a apigenina, que são antioxidantes potentes. Esses compostos fenólicos afetam o metabolismo e o acúmulo de lipídios.
Em um estudo, 32 homens receberam menos de uma xícara de suco verde por dia durante três meses e apresentaram melhora nos níveis de colesterol em 52% (5).
O colesterol sérico baixo mantém a hipertensão, a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares sob controle (4).
3. Possui propriedades antiinflamatórias
A inflamação pode ocorrer devido a vários fatores, como estresse físico e químico, alergias (hipersensibilidade), infecções e dieta inadequada.
Na maioria das vezes, a inflamação é resultado de imunidade comprometida. Em outras palavras, a inflamação também pode ocorrer quando seu corpo está muito fraco para se proteger contra qualquer distúrbio (6).
Incluir alimentos antiinflamatórios e com baixo teor de amido em sua dieta pode ajudar muito. O suco de aipo é altamente antiinflamatório. Pode ajudar a reduzir a gravidade de doenças inflamatórias agudas e crônicas como osteoartrite, artrite reumatóide, bronquite, asma, lúpus, gota, doença de Crohn, intestino solto, etc. (1).
Essa atividade é atribuída aos ingredientes ativos como apigenina, apiína e luteolina no suco de aipo (7).
4. Reduz danos e doenças do fígado
Folhas e talos de aipo têm efeitos antioxidantes e antiinflamatórios no fígado. Os polifenóis eliminam as toxinas e os radicais livres acumulados em seu corpo. Eles aumentam a atividade de enzimas antioxidantes como a glutationa redutase, superóxido dismutase, catalase, etc. em seu sistema (1).
Isso resulta na redução da peroxidação lipídica e do acúmulo no fígado. Problemas como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), cirrose e câncer hepático podem ser bem tratados (8).
5. Pode melhorar o sono e a saúde geral do cérebro
Shutterstock
Pesquisas recentes sugerem que as dietas à base de plantas podem melhorar o sono. Vegetais ricos em polifenóis na dieta - como o aipo - podem modular os ritmos circadianos e os ciclos de sono-vigília (9).
A apigenina nas folhas de aipo exibe potentes propriedades neuroprotetoras e antiinflamatórias.
Adicionar aipo ao seu smoothie do café da manhã não só dá uma textura agradável, mas também dá um impulso ao seu cérebro. Ele melhora a memória ao diminuir a morte neuronal.
Os antioxidantes e íons minerais protegem as células cerebrais do estresse químico e patogênico. Conseqüentemente, o suco de aipo pode ser uma boa escolha para controlar a doença de Alzheimer, perda de memória (demência) e distúrbios neurodegenerativos (10).
6. Faz maravilhas na pele e no cabelo
O suco de aipo é uma das melhores bebidas desintoxicantes que se pode pedir! É refrescante e alcalinizante (11). Quando seu corpo está livre de toxinas, isso se reflete em sua pele.
Os polifenóis antioxidantes e antiinflamatórios do suco de aipo eliminam as espécies reativas de oxigênio na corrente sanguínea. Minerais como potássio e magnésio mantêm o equilíbrio eletrolítico e o pH da pele. O folato e as vitaminas A e C combatem as infecções e a inflamação (12).
Quando combinado com os exercícios e dieta necessários, o suco de aipo pode ajudar no crescimento do cabelo. Também pode ajudar a limpar a acne, manchas, espinhas e outros sinais de envelhecimento da pele.
7. Funciona como um diurético e mantém a saúde renal
O suco de aipo contém dois minerais essenciais - sódio e potássio. Esses minerais atuam como reguladores do fluido corporal. Portanto, esse suco é um excelente diurético (13).
Facilita a produção de urina e previne ITUs (infecções do trato urinário) ou problemas renais (14). Os extratos de folhas de aipo podem restaurar os minerais e a água perdidos na urina.
O suco de aipo pode expelir depósitos indesejáveis de cálcio em seu corpo através da urina (2). Este processo evita cálculos renais, cálculos biliares, aterosclerose, etc.
8. Pode aumentar a fertilidade nos homens
Estudos em ratos nos últimos anos mostram uma associação positiva entre fertilidade e ingestão de aipo. A medicina tradicional usa aipo para estimular a libido, proteger os testículos e auxiliar a espermatogênese (15).
A capacidade antioxidante do aipo ajuda neste aspecto. Os flavonóides como a apigenina desintoxicam e protegem os órgãos reprodutores masculinos do estresse químico. Isso, por sua vez, aumenta a contagem e a viabilidade espermática (15).
A administração de 100-200 mg / kg de extratos de folhas de aipo a camundongos aumentou o tamanho de seus órgãos sexuais. Conseqüentemente, o suco de aipo pode promover a fertilidade nos homens (15).
9. Mantém o equilíbrio ácido-base em seu corpo
A dieta moderna tem uma alta carga de ácido na dieta. Isso pode perturbar a homeostase ácido-alcalina em seu corpo. Esse desequilíbrio químico está frequentemente relacionado a distúrbios renais e vesicais crônicos, especialmente calcificações (cálculos) nesses órgãos (16).
Comer vegetais alcalinos pode ajudar até certo ponto. O aipo estimula a secreção de álcalis no corpo. Contém íons eletrolíticos importantes como potássio, magnésio, sódio, etc. (16), (17).
Seu suco reduz a acidez e controla os níveis gerais de pH até certo ponto. Consumir regularmente pode controlar os níveis de ácido úrico, que são os principais contribuintes para a calcificação.
Em suma, o suco de aipo mantém as doenças crônicas sob controle. Adicioná-lo à sua lista de shakes para o café da manhã é uma obrigação agora. Aqui está uma receita rápida para fazer suco de aipo.
Como fazer suco de aipo em menos de 5 minutos
Shutterstock
O que você precisa
- Talos de aipo: 1-2 cachos, tamanho médio
- Água
- Juicer (ou) liquidificador de alta velocidade
- Escorredor de macarrão
Vamos fazer isto!
- Corte as bases e o topo dos cachos de talo de aipo.
- Lave bem os talos em uma peneira.
- Se você estiver usando um espremedor de frutas, coloque o aipo no tubo de alimentação.
- Quando estiver pronto, sirva fresco.
- Se você estiver usando um liquidificador de alta velocidade, adicione os talos de aipo limpos a ele.
- Despeje 1/4 a 1/2 xícara de água e feche a tampa do liquidificador.
- Bata até obter uma mistura homogênea.
- Filtre o conteúdo do suco com um pano de musselina para uma jarra.
- Aperte o pano no final para escorrer o líquido restante.
- Sirva o suco fresco com ou sem gelo.
Dicas para tornar o suco de aipo saboroso
- Você pode adicionar maçã verde, couve, hortelã, pepino, suco de limão e gengibre junto com aipo.
- Você também pode refrigerar o suco e tomá-lo frio nas tardes de verão. Talvez com biscoitos de aveia quentes de baixo teor calórico.
Mas é seguro beber esse suco todos os dias? O suco de aipo pode ter efeitos adversos?
Quais são os efeitos colaterais de beber suco de aipo?
Quando você olha para a composição de macronutrientes do aipo, esse suco é um tesouro. Mas são os micronutrientes que podem causar mudanças. A composição fitoquímica pode desencadear certos efeitos colaterais.
- Pode causar erupções cutâneas e fotossensibilidade
O aipo tem propriedades fotossensibilizantes. Contém substâncias ativas, chamadas psoralenos, pertencentes à família das furocumarinas. Alimentos ricos em furocumarina podem desencadear fototoxicidade. Portanto, se você beber suco de aipo ou comê-lo com frequência, pode desenvolver erupções cutâneas e fotossensibilidade (18).
- Pode prejudicar os rins
Beber muito suco de aipo pode prejudicar os rins. Aipo, beterraba, alface, espinafre, ruibarbo, etc. contêm grandes quantidades de oxalatos na dieta (100 g de aipo contém 190 mg de oxalato). As moléculas de oxalato interagem com os íons de cálcio em seu corpo para formar depósitos de oxalato de cálcio, também conhecidos como pedras (19). Essas pedras afetam o funcionamento dos rins. A calcificação nos rins desencadeia a inflamação (19).
- Carcinogenicidade
Você consegue pó de aipo pronto nos mercados. Você pode usá-lo para fazer o suco e outras receitas de aipo. Mas, há alegações de que este pó de aipo pode causar câncer. Esses ingredientes prontos para uso têm alto teor de sal, conservantes e impurezas químicas desnecessárias.
Mas não há evidências científicas suficientes que comprovem suas habilidades causadoras de câncer (20).
Então, qual é a melhor saída?
Bem, os profissionais de saúde dizem que as dietas à base de suco são exageradas. Diz-se que o suco de aipo é uma ótima bebida desintoxicante. Mas a verdade é que um fígado saudável faz toda a desintoxicação de que nosso corpo precisa.
A melhor maneira de obter os nutrientes dos vegetais é comê-los inteiros - com a fibra intacta. Se você não gosta da textura e do sabor do vegetal inteiro, o suco de aipo é uma mudança bem-vinda.
Resumindo…
O suco de aipo é uma mania entre os amantes da saúde. Ele embala quase todos os nutrientes como aipo, o vegetal inteiro. Beber com o estômago vazio pode aliviar a DRGE, a acidez e a constipação.
Quando misturado com outras frutas e vegetais, o suco de aipo pode ser um delicioso smoothie no café da manhã ou uma bebida à noite que enche, mas com poucas calorias. Prepare um pequeno lote de suco de aipo e observe se seu corpo mostra algum sinal de fotossensibilidade.
Escreva-nos como ficou sua bebida desintoxicante. Se gostou da leitura, envie-nos seus comentários, comentários e receitas com aipo.
Vamos desintoxicar com bebidas vegetarianas neste verão!
<Referências
- “Uma revisão da atividade antioxidante do aipo (Apium graveolens L)” Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, US National Library of Medicine.
- “Suco de aipo: desintoxique seu corpo e cure seu intestino” SWIHA Blog, Southwest Institute of Healing Arts.
- “3 maneiras de melhorar a saúde intestinal com alimentos integrais” Notícias recentes, Bastyr Health, Bastyr University.
- “O efeito do extrato de folha de aipo hidroalcoólico (Apium graveolens) em…” Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine.
- “O suco verde é saudável?” SiOWfa15: Ciência em nosso mundo: Certeza e Controvérsia.
- “Inflammation” College of Veterinary Medicine, University of Georgia.
- “Efeitos do processamento de suco em flavonóides antiinflamatórios…” Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, The Ohio State University.
- “Efeito hepatoprotetor de alimentação com folhas de aipo misturadas…” Revisão de Farmacognosia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O consumo de frutas e vegetais e seu conteúdo de polifenóis são…” Nutrientes, US National Library of Medicine.
- “Efeitos neuroprotetores da apigenina contra a inflamação neuronal…” Scientific Reports, US National Library of Medicine.
- “10 Vegetais e Frutas para Sucos para a Pele” Blog do Aluno do Instituto Cinta Aveda.
- “Efeitos nutracêuticos da curcuma, gengibre, aipo, levedura…” World Applied Sciences Journal.
- “An Updated Phytopharmacological Review on Medicinal Plant…” Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine.
- “HYPOLIPIDEMIC HERBALS WITH DIURETIC EFFECTS…” Edição do suplemento: Biological Science, IIOAB Journal, Academia.
- “Efeitos do extrato aquoso de aipo (Apium graveolens L.)…” Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine.
- “Equilíbrio ácido-alcalino: papel na crônica…” Terapias alternativas em saúde e medicina, US National Library of Medicine.
- “The Alkaline Diet: Is There Evidence That…” Journal of Environmental and Public Health, Hindawi Publishing Corporation.
- “Uma erupção cutânea tropical” The Canadian Journal of Infectious Diseases, US National Library of Medicine.
- “Nutritional Management of Kidney Stones (Nefrolithiasis)” Clinical Nutritional Research, US National Library of Medicine.
- “O pó de aipo é ruim para você?” Health & Nutrition Letter, Tufts University.