Índice:
- O que é Ananda Yoga?
- Ananda Yoga - O Processo
- 1. Exercícios de canalização de energia
- 2. Sequência de Yoga
- uma. Vrikshasana (postura da árvore)
- b. Bhujangasana (postura da cobra)
- c. Adho Mukha Svanasana (cão voltado para baixo)
- d. Savasana (postura do cadáver)
- e. Meditação
- 3. O Uso de Afirmações
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Ananda ioga é a sua porta de entrada para a bem-aventurança. E como é isso? Deixe-me dizer-lhe. Você não prefere estar em um estado contínuo de felicidade do que experimentá-lo de vez em quando?
Do jeito que o mundo está funcionando agora, pode não haver muitos motivos para você permanecer alegre. Mas você não pode deixar isso te afetar, certo?
Ananda ioga é um movimento espiritual mundial para encontrar alegria. Como você pergunta? Bem, para saber mais você deve continuar lendo.
Continue.
iStock
O que é Ananda Yoga?
Ananda Yoga vem da escola de ensinamentos Paramahansa Yogananda. Paramahansa Yogananda é um renomado iogue indiano que foi ao Ocidente para ensinar os meandros da Kriya ioga.
Os ensinamentos, pensamentos e práticas de Yogananda foram sistematizados definitivamente por seu discípulo próximo Swami Kriyananda e denominado como Ananda yoga. Ananda yoga vem da tradição da renomada e antiga tradição de Kriya yoga.
O sistema de Ananda Yoga é o conceito de percepção, consciência e afirmações. Ele agrega lindamente aspectos espirituais e meditacionais aos asanas da ioga e aumenta o seu fluxo e progresso na vida.
Ananda ioga reúne seu corpo, mente e alma, reforçando o conceito original de ioga que não é apenas movimentos físicos. É uma experiência interior que combina a bondade dos asanas da ioga, pranayama, técnicas de meditação e filosofia iogue.
Ananda ioga enfatiza a consciência interna e o controle da energia. Ele treina você a usar as energias sutis de seu corpo por meio de asanas de ioga e elevar sua consciência por meio delas.
O objetivo da Ananda Yoga é facilitar um poderoso fluxo de energia para dentro e para cima em seu corpo de uma maneira segura e equilibrada.
Nessa tentativa, Ananda Yoga reúne asanas, pranayama e técnicas individuais que estão em sincronia com sua filosofia e os combina para atingir o objetivo final de ser bem-aventurado.
Deixe-me guiá-lo brevemente pelo processo de Ananda Yoga para ajudá-lo a entender melhor o conceito.
Ananda Yoga - O Processo
- Exercícios de canalização de energia
- Sequência de Yoga
- O Uso de Afirmações
1. Exercícios de canalização de energia
Somos feitos e rodeados por energia cósmica. Em nossa capacidade humana, podemos nos livrar dos bloqueios em nossa mente e corpo e absorver a energia infinita que nos rodeia.
Os exercícios de energia conceituados por Paramahansa Yogananda energizam sistematicamente seus corpos e sintonizam sua mente para compreender a origem e o propósito da energia.
Os exercícios ajudam a controlar a força vital que percorre seu corpo. Eles canalizam a energia recebida e a enviam para várias partes do corpo, revitalizando as células e renovando sua mente, corpo e alma.
Os exercícios são uma combinação de movimentos de pressurização e relaxamento que incorporam a respiração dupla. Esses exercícios limpam e oxigenam o sangue.
Existem 49 exercícios de energização no total. Confira o vídeo abaixo para aprendê-los.
Voltar para TOC
2. Sequência de Yoga
A sequência de asana de ioga é crucial em Ananda ioga. Você precisa seguir uma rotina que o ajude a canalizar a energia para dentro e depois empurrá-la para cima.
Você precisa começar com as posturas em pé. Eles o ajudam a se sintonizar com a energia e a se concentrar em sua coluna.
Em seguida, vêm as posturas no chão, que liberam energia dos cantos mais distantes do corpo, ajudam você a abrir a coluna, alongá-la e induzir energia para a coluna.
Siga-o com posturas invertidas que usam a gravidade para ajudar o fluxo de energia para o cérebro. Em seguida, relaxe para deixar a energia penetrar na mente e internalizá-la.
Finalmente, medite para se tornar ciente e consciente de tudo o que está acontecendo em seu corpo e ajude a consciência a surgir em você.
Para ajudá-lo a entender melhor, confira um exemplo de sequência que mapeamos abaixo-
uma. Vrikshasana (postura da árvore)
b. Bhujangasana (postura da cobra)
c. Adho Mukha Svanasana (cão voltado para baixo)
d. Savasana (postura do cadáver)
e. Meditação
uma. Vrikshasana (postura da árvore)
iStock
Vrikshasana ou postura da árvore é um asana que se assemelha à natureza estável e ancorada de uma árvore. Enquanto estiver em Vrikshasana, mantenha os olhos abertos para ajudá-lo a se equilibrar melhor na postura. Além disso, mantenha o estômago vazio enquanto pratica Vrikshasana.
Para saber mais sobre o asana, clique aqui - Vrikshasana.
b. Bhujangasana (postura da cobra)
iStock
Bhujangasana ou postura da cobra é um asana que se assemelha ao capuz levantado de uma cobra. É uma curva para trás energizante e também faz parte da sequência Surya Namaskar. É melhor praticar Bhujangasana com o estômago vazio e intestinos limpos.
A postura da cobra é repetida 8 vezes em Ananda ioga, acompanhada por respiração profunda e afirmações silenciosas.
Para saber mais sobre o Bhujangasana, clique aqui - Bhujangasana.
c. Adho Mukha Svanasana (cão voltado para baixo)
iStock
Adho Mukha Svanasana ou o Cão voltado para baixo é um asana que se assemelha a um cão que se inclina para a frente. É uma postura invertida que você pode facilmente aprender e experimentar. Apenas certifique-se de que seu estômago esteja vazio ao praticar Adho Mukha Svanasana.
Para saber mais sobre Bhujangasana, clique aqui — Adho Mukha Svanasana.
d. Savasana (postura do cadáver)
iStock
Savasana ou a postura do cadáver é um asana que exige que você durma quieto, sem se mover. É uma postura de relaxamento perfeita que o ajuda a compreender os fluxos de energia no corpo e contribui para dar sentido a eles.
Para saber mais sobre o Bhujangasana, clique aqui — Savasana.
e. Meditação
iStock
Em Ananda ioga, a prática de hatha ioga e a meditação andam de mãos dadas. Ananda ioga implementa o método Hong-Sau de meditação, que é um antigo mantra sânscrito que induz o poder espiritual quando pronunciado corretamente com a repetição.
Mentalmente diga 'Hong' ao inspirar e 'Sau' ao expirar. Deixe a inspiração e a expiração fluírem para dentro e para fora naturalmente. Inspire profundamente e expire completamente. Observe sua respiração enquanto faz isso.
Voltar para TOC
3. O Uso de Afirmações
As afirmações são exclusivas da Ananda ioga. Eles tornam mais fácil alcançar uma consciência superior. Eles encorajam e apóiam seu objetivo. As afirmações ajudam você a entender melhor o asana e sentir mais seus movimentos enquanto os pratica.
Existe uma afirmação particular para cada asana. Por exemplo, é “A calma irradia de cada fibra do meu ser”. para Adho Mukha Svanasana, “Eu me levanto com alegria para encontrar cada nova oportunidade”. para Bhujangasana e "Estou calmo, estou preparado." para Vrikshasana.
É melhor aprender a prática de Ananda Yoga com centros e professores certificados de Ananda Yoga. Os centros estão na Índia, Estados Unidos e Itália. Para obter mais detalhes, clique aqui—www.ananda.org.
Voltar para TOC
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre Ananda Yoga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Ananda ioga é religiosa?
Não, Ananda ioga é um processo puramente espiritual.
Em que Ananda Yoga é diferente de Hatha Yoga?
Ananda ioga é uma extensão do Hatha ioga. Foram necessários os elementos do Hatha Yoga e adicionados enfeites particulares para elevar a experiência do praticante.
Ananda yoga ajuda você a se voltar para dentro, aumenta sua consciência e canaliza seu fluxo de energia. Você ganha controle sobre sua mente e corpo com Ananda Yoga e viaja em direção a uma consciência superior. Quando você está consciente e atento, fica feliz e contente. É disso que você precisa, certo? Então, inscreva-se nas aulas de Ananda Yoga e comece.