Índice:
- Antiperspirante vs. Desodorantes: Existe alguma diferença?
- Há algum benefício no uso de antitranspirantes e desodorantes?
- Os antitranspirantes e desodorantes estão ligados ao câncer de mama?
- Escolhendo o desodorante ou antitranspirante certo: ingredientes que você precisa evitar
- 1. Alumínio (e compostos à base de alumínio)
- 2. Álcool
- 3. Fragrância
- 4. Parabenos
- Como usar antitranspirantes e desodorantes para obter o máximo deles?
- 8 fontes
Antitranspirante ou desodorante - qual você usou hoje antes de sair?
Como isso importa? Não são ambos iguais? Não. Todos os dias, você borrifa, aplica levemente ou passa seu antitranspirante ou desodorante favorito para cheirar fresco o dia todo. Eles podem parecer semelhantes, mas há uma grande diferença entre antitranspirantes e desodorantes. Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender a diferença e escolher o caminho certo para você. Continue rolando.
Antiperspirante vs. Desodorantes: Existe alguma diferença?
Sim. Eles são diferentes.
A maioria de nós usa desodorante para prevenir odores corporais e suor, especialmente nas axilas. Mas o odor corporal e o suor são duas coisas diferentes.
O suor não tem odor nem cor. Se você pensa que é o seu suor que fede, você está errado. O odor corporal é o resultado da mistura do suor com as bactérias da pele. Um desodorante ajuda a combater as bactérias para prevenir o odor corporal.
No entanto, um desodorante não pode impedir você de suar. É aqui que um antitranspirante pode ajudar. O antitranspirante obstrui as glândulas sudoríparas da pele por algum tempo. Isso ajuda a reduzir a quantidade de suor.
O FDA classifica o antitranspirante como um medicamento OTC e reconhece este produto como seguro para uso humano (1). Você pode comprar desodorantes e antitranspirantes em qualquer farmácia ou supermercado. Antitranspirantes prescritos também estão disponíveis para pessoas que suam excessivamente (hiperidrose).
Os desodorantes e antitranspirantes têm uma longa história. Até os antigos gregos e romanos usavam fragrâncias para mascarar o odor corporal. Foi apenas em 1888 que o primeiro desodorante chamado 'mamãe' foi lançado. Tinha uma formulação em creme que deveria ser aplicada com os dedos.
Ambos os produtos não apenas mantêm você com um cheiro fresco o dia todo, mas também fazem muito bem à sua pele. Vamos descobrir.
Há algum benefício no uso de antitranspirantes e desodorantes?
obturador
Existem alguns efeitos positivos do uso de desodorantes e antitranspirantes. A pele da axila tem um microbioma separado, que é afetado por esses produtos.
Em um estudo, 18 indivíduos foram obrigados a usar desodorante e antitranspirante alternadamente por oito dias. Isso incluiu dias de controle em que os participantes não usaram nenhum dos produtos. Os pesquisadores descobriram que o uso de ambos os produtos afetou a colônia bacteriana nas axilas. No entanto, o efeito do desodorante na colônia bacteriana foi modesto e não tão forte quanto o antitranspirante devido aos seus ingredientes. A colônia de micróbios aumentou depois que os participantes interromperam o uso dos produtos (2).
Embora sejam boas notícias, há um outro lado desses produtos que está relacionado ao câncer de mama. Vamos descobrir a verdade.
Os antitranspirantes e desodorantes estão ligados ao câncer de mama?
obturador
Vários estudos encontraram uma possível conexão porque desodorantes e antitranspirantes podem conter produtos químicos prejudiciais. Além disso, suas axilas (onde você costuma aplicar esses produtos) estão perto de seus seios.
Um estudo avaliou os hábitos de vida (incluindo o uso de deos e antitranspirantes) de pacientes com câncer, sugerindo uma conexão entre esses hábitos e o câncer (3).
Outro estudo também sugeriu uma possível ligação entre esses cosméticos nas axilas e o câncer do quadrante superior externo da mama (a parte mais próxima das axilas) (4).
No entanto, esses estudos não são conclusivos e não estabelecem uma conexão. Até mesmo o National Cancer Institute afirmou que nenhuma das evidências científicas vincula antitranspirantes e desodorantes ao desenvolvimento do câncer de mama (5).
Alguns estudos não encontraram nenhuma conexão entre esses produtos e o câncer. Um estudo conduzido no Iraque envolvendo 54 casos de câncer de mama concluiu que os antitranspirantes não têm conexão com o câncer de mama (6).
Portanto, não há necessidade de entrar em pânico e jogar fora os antitranspirantes e deos que você usou todos esses dias. No entanto, existem vários ingredientes usados nesses produtos que você deve evitar ao máximo.
Escolhendo o desodorante ou antitranspirante certo: ingredientes que você precisa evitar
obturador
1. Alumínio (e compostos à base de alumínio)
O alumínio é o ingrediente ativo encontrado nos antitranspirantes e a razão pela qual eles estão associados ao câncer. Um estudo sugere que quando o alumínio (ou compostos semelhantes) usado em antitranspirantes e desodorantes é deixado na pele, ele pode ser absorvido e ter efeitos idênticos aos do estrogênio. Esse hormônio pode causar o crescimento de células cancerosas na mama (7).
Outro estudo sugere que o alumínio pode afetar diretamente a mama, desorganizando seu microambiente e causando alterações nas células (8). É por isso que os pesquisadores associam antitranspirantes e desodorantes ao câncer de mama.
Portanto, evite qualquer desodorante ou antitranspirante que contenha alumínio ou compostos relacionados.
2. Álcool
O álcool é um ingrediente comum em todas as formas de antitranspirantes e desodorantes (roll-ons, bastões, géis e sprays). O álcool freqüentemente causa ressecamento e irritação na pele.
3. Fragrância
Fragrâncias e perfumes que mascaram os odores podem dar uma sensação de frescor, mas também podem causar irritação na pele. Embora todos os tipos de antitranspirantes e desodorantes contenham algum tipo de fragrância para mascarar o odor, tente evitar os produtos que mencionam fragrância, perfume ou parfum em sua lista de ingredientes. Faça isso especialmente se você tiver pele sensível.
4. Parabenos
Este é o conservante mais comum usado na maioria dos produtos cosméticos que podem causar irritação na pele. Portanto, verifique se há fórmulas sem parabenos.
Agora que você sabe a diferença entre antitranspirantes e desodorantes, verifique a maneira certa de usar ambos na próxima seção.
Como usar antitranspirantes e desodorantes para obter o máximo deles?
obturador
Os desodorizantes destinam-se principalmente às axilas. Portanto, é melhor não aplicá-los em áreas sensíveis, como a virilha, sob os seios e a área do biquíni. Sempre aplique desodorante após tomar banho, quando sua pele estiver completamente seca.
Os antitranspirantes podem ser usados em qualquer parte do corpo, incluindo axilas, pés, mãos, tórax, rosto e costas. (Consulte um médico antes de usá-lo em torno de seus órgãos genitais). Se você estiver usando um produto com receita, é melhor perguntar ao médico sobre as diretrizes de uso e aplicação. Idealmente, um antitranspirante deve ser aplicado à noite, antes de você ir para a cama. Este é o momento em que suas glândulas sudoríparas não estão ativas, dando ao produto tempo suficiente para ser ativado. A força do antitranspirante depende de quanto você transpira.
Você pode comprar um antitranspirante ou desodorante, dependendo de suas necessidades. Se você está procurando controle de odor e suor, pode até comprar um produto combinado.
Você tem mais perguntas sobre desodorantes e antitranspirantes? Deixe-os na seção de comentários abaixo e entraremos em contato com você.
8 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Federal Register, Food And Drug Administration.
www.fda.gov/media/74236/download
- O efeito do uso de produtos antiperspirantes e desodorantes habituais e experimentais no microbioma das axilas, PeerJ., US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4741080/
- Uma idade precoce de diagnóstico de câncer de mama relacionada ao uso mais frequente de antitranspirantes / desodorantes e depilação axilar, European Journal of Cancer Prevention, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14639125
- Antiperspirantes / desodorantes nas axilas e câncer de mama, Controvérsias no câncer de mama 2009, Pesquisa do câncer de mama, BMC.
breast-cancer-research.biomedcentral.com/articles/10.1186/bcr2424
- Antiperspirants / Desodorants and Breast Cancer, National Cancer Institute, National Institutes of Health.
www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths/antiperspirants-fact-sheet
- Uso de antitranspirante como fator de risco para câncer de mama no Iraque, Eastern Mediterranean Health Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17037719
- Alumínio, antitranspirantes e câncer de mama, Journal of Inorganic Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16045991
- Alumínio e câncer de mama: Fontes de exposição, medidas de tecido e mecanismos de ações toxicológicas na biologia da mama, Journal of Inorganic Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23899626