Índice:
- Índice
- O óleo de Argan é bom para o rosto?
- Quais são os benefícios do óleo de argão para a pele?
- Como usar óleo de argão para o rosto
- Como escolher o melhor óleo de argão
- Melhores marcas de óleo de argão para o rosto
- Efeitos colaterais e riscos
- Referências
Já ouviu falar de óleo de argan? Claro, você tem. Mas, você sabe o que isso pode fazer com sua pele? O óleo de argão é um ingrediente chave que acrescentou uma dimensão totalmente nova aos cuidados com o cabelo e a pele. É bom para o seu rosto? Como você pode usar em casa? Quais são os benefícios? Curioso? Role para baixo para encontrar respostas para tudo isso e muito mais.
Índice
- O óleo de Argan é bom para o rosto?
- Quais são os benefícios do óleo de argão para a pele?
- Como usar óleo de argão para o rosto
- Como escolher o melhor óleo de argão
- Melhores marcas de óleo de argão para o rosto
- Efeitos colaterais e riscos
O óleo de Argan é bom para o rosto?
O óleo de argão é considerado o santo graal dos óleos para cabelo e pele porque fica bem no meio do espectro do óleo. Não é nem muito pesado nem muito leve. É facilmente absorvido pela pele e também é altamente hidratante. Você quase não precisa de uma ou duas gotas para o seu rosto. A melhor parte é que você pode aplicá-lo diretamente, sem óleo veicular.
Cerca de 99% do óleo de argan é composto por triglicerídeos (ácidos oleico e linoléico), e o 1% restante contém vitamina E, carotenóides, esteróis e polifenóis (1). Estes são conhecidos por serem ótimos para a pele.
O óleo de argão fortalece a pele, reduz a inflamação, suaviza as manchas secas e ajuda a melhorar a saúde geral da pele. Vejamos alguns benefícios do uso de óleo de argan para a pele.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do óleo de argão para a pele?
Shutterstock
- Hidrata a sua pele
O óleo de argão contém vitamina E e outros ácidos graxos. É leve e é rapidamente absorvido pela pele. Hidrata, nutre e mantém a pele hidratada por muito tempo. Se você mora em condições áridas e frias, você precisa desse óleo em seu armário. Você provavelmente pode até substituir seu hidratante regular por este. Adequa-se a todos os tipos de pele, por isso não tem com que se preocupar.
- Trata Acne
Usar óleo em pele propensa a acne (ou seja, pele oleosa) pode parecer loucura, mas o óleo de argan atua como um agente de cura. Possui propriedades antiinflamatórias que reduzem o inchaço e acalmam a acne (2). Também possui propriedades anti-sebáceas que podem ajudar na redução da oleosidade e melhorar a aparência da pele oleosa (3).
- Anti-envelhecimento
Nossa pele começa a enrugar e tende a ficar mais opaca porque falta umidade e hidratação, o que acelera o processo de envelhecimento. O óleo de argão aumenta a taxa de regeneração da pele e melhora sua elasticidade (4). Como o óleo de argan é extremamente hidratante, ele retém a umidade e faz seu rosto parecer mais gordo, mais brilhante e mais macio.
- Protege contra danos do sol
O óleo de argão contém antioxidantes que protegem e reparam a pele das queimaduras solares, danos ou hiperpigmentação causados pela exposição ao sol (5). A hiperpigmentação geralmente é causada por um aumento na produção e acúmulo de melanina na pele. Os diferentes componentes do óleo de argan trabalham coletivamente para inibir a produção de melanina.
- Trata e cura doenças de pele
Manchas inflamadas e com coceira caracterizam algumas doenças de pele causadas por pele desidratada, como eczema ou dermatite atópica. Além de sua medicação regular, o uso de óleo de argan pode reduzir a vermelhidão da pele escamosa que coça, acalma a pele, retém a umidade e mantém a função de barreira da pele.
- Melhora a saúde geral da pele
O óleo de argão contém ingredientes considerados os melhores para manter a saúde da pele (1). Usá-lo na rotina diária da pele pode fazer muita diferença na aparência geral da pele.
- Cura feridas
O óleo de argão tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a curar feridas (2).
Os benefícios são grandes. Então, como você usa óleo de argan para o seu rosto?
Voltar para TOC
Como usar óleo de argão para o rosto
- Hidratante - Pegue uma ou duas gotas de óleo de argan e aplique em todo o rosto antes de iniciar sua rotina matinal. Faça isso à noite também e deixe-o ligado durante a noite.
- Toner hidratante - despeje uma gota de óleo de argan em uma almofada de algodão com o toner sobre ela e enxugue o rosto com esta mistura.
- Esfoliante ou hidratante labial - Adicione um pouco de óleo de argan ao açúcar mascavo e esfolie suavemente os lábios com a mistura. Ou passe o óleo sobre os lábios e deixe por um tempo para hidratá-los e amolecê-los.
- Soro - Adicione óleo de argan ao seu soro e deixe-o de molho antes de continuar com sua rotina de cuidados com a pele.
Você também precisa saber como escolher o melhor óleo de argan para obter o máximo de benefícios.
Voltar para TOC
Como escolher o melhor óleo de argão
- Procure óleo de argan prensado a frio. É o mais eficaz tanto no cabelo como na pele.
- Evite qualquer produto que contenha fragrâncias artificiais, aromas ou produtos químicos.
- O óleo de argão é totalmente natural e não precisa de conservantes. Portanto, procure algo completamente natural e orgânico.
- O óleo de argão é caro devido ao seu método de extração e disponibilidade limitada da fruta em apenas algumas partes do mundo. Não caia em nada que seja incrivelmente barato.
Agora que você sabe o que procurar ao comprar óleo de argan, aqui estão algumas marcas que você pode experimentar!
Voltar para TOC
Melhores marcas de óleo de argão para o rosto
- Óleo de argão orgânico da Viva Naturals para cabelo, rosto e pele - compre aqui!
- Óleo de argão marroquino orgânico Pura D'or (4 onças) - Compre aqui!
- Josie Maran Óleo de Argan 100% Puro - Compre aqui!
Até agora, vimos tudo o que há de bom no óleo de argan. E quanto ao ruim? Tem algum efeito colateral? Vamos descobrir!
Voltar para TOC
Efeitos colaterais e riscos
- Embora o óleo de argan seja altamente fortificante, ele pode causar alergias de pele ou agravar a acne em pessoas com pele extremamente sensível ou alergia a nozes.
- O óleo de argão é, na verdade, feito de frutas de caroço, mas ainda pode causar reações em algumas pessoas. Sempre faça um teste de patch antes de ir com tudo.
- Se você estiver ingerindo óleo de argan, observe como seu corpo está reagindo a ele. Pode causar inchaço grave, diarreia, perda de apetite ou erupções cutâneas.
Lembre-se de que o óleo de argan é usado em sua forma mais potente. É excepcionalmente grosso e você só precisará de uma ou duas gotas para o rosto. É melhor deixá-lo ligado durante a noite e acordar com um brilho saudável pela manhã. Não se esqueça de forrar o travesseiro com uma fronha velha, pois ela pode deixar manchas.
Voltar para TOC
Você usa óleo de argan direta ou indiretamente em sua rotina? Você quer dar uma chance a isso? Deixe-nos saber deixando uma mensagem na seção de comentários abaixo.
Referências
- “Benefícios do óleo de argão na saúde humana-4–6 de maio de 2017, Errachidia, Marrocos” International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine.
- “Efeitos antiinflamatórios e de reparo da barreira da pele da aplicação tópica de alguns óleos vegetais” International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine.
- Revisão da Medicina Alternativa do “Óleo de Argan”.
- “O efeito do óleo de argan dietético e / ou cosmético na elasticidade da pele na pós-menopausa” Clinical Interventions in Aging, US National Library of Medicine.
- "A ativação do MITF pelo óleo de argão leva à inibição das expressões da tirosinase e da dopacromo tautomerase em células de melanoma murino B16" Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.