Índice:
- Índice
- Banho de lixívia para eczema: funciona?
- Banho de água sanitária em casa: como fazer
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Por que o banho ajuda? Dicas para tomar banho com eczema
- 1. Verifique a temperatura
- 2. A duração do seu banho
- 3. Os produtos que você está usando
- 4. Hidratar
- 5. Evite esfregar sua pele
- 6. Nunca seque sua pele completamente
- Tipos de banhos para tentar controlar o eczema
- 1. Banho de bicarbonato de sódio
- 2. Banho de óleo de imersão
- 3. Banho de sal
- 4. Banho de aveia
- 5. Banho de vinagre
- Referências
Se for esse o cenário, um banho de lixívia pode ser a solução para você. A National Eczema Association recomenda banhos de água sanitária para reduzir a inflamação causada pelo eczema e as bactérias em sua pele que podem causar infecções cutâneas. Continue lendo para entender como um banho de água sanitária pode ajudá-lo a controlar seus sintomas.
Índice
- Banho de lixívia para eczema: funciona?
- Banho de água sanitária em casa: como fazer
- Por que o banho ajuda? Dicas para tomar banho com eczema
- Tipos de banhos para tentar controlar o eczema
Banho de lixívia para eczema: funciona?
Shutterstock
Bleach (hipoclorito de sódio) é um dos remédios mais antigos conhecidos para vários problemas de pele. Foi usado pela primeira vez no início do século 18 para tratar feridas, gangrena, queimaduras e úlceras. Foi utilizado devido às suas propriedades anti-sépticas e cicatrizantes (1).
O alvejante ajuda a matar a bactéria ( Staphylococcus aureus ) responsável pelo eczema e surtos. Também ajuda a reduzir a inflamação. Em um estudo realizado em 2009, os pesquisadores monitoraram crianças com eczema que tomavam banhos de água sanitária regularmente. Eles descobriram que os banhos de água sanitária diminuíram a inflamação nas crianças. Eles também impediram o desenvolvimento de qualquer infecção secundária (como infecção por estafilococos) (2). Outro estudo realizado na Northwestern University descobriu que banhos de água sanitária podem reduzir a gravidade do eczema (3).
Pensando em experimentar um banho de água sanitária? A National Eczema Association recomenda tomar banho de água sanitária 2-3 vezes ao dia. Eles também sugerem o uso de alvejante normal não concentrado que contém 5,25% de hipoclorito de sódio. Continue lendo para descobrir como tomar um banho de água sanitária.
Voltar para TOC
Banho de água sanitária em casa: como fazer
Shutterstock
Você só precisa de uma pequena quantidade de água sanitária para controlar os sintomas do eczema. Você também precisa diluir o alvejante adequadamente. O banho de lixívia é seguro para crianças e adultos. Siga estas instruções para tomar um banho de água sanitária.
Passo 1
Comece verificando a porcentagem de hipoclorito de sódio em sua água sanitária. Normalmente, a concentração de hipoclorito de sódio está entre 6% a 8,25%. Se a concentração for alta (mais próxima de 8,25%), use menos de meia xícara de alvejante.
Passo 2
Adicione a água sanitária a cerca de 151 litros de água morna, o que significa uma banheira cheia de água.
Misture bem e mergulhe na água sanitária. Mergulhe por cerca de 10 minutos e depois saia da banheira.
Você pode enxaguar a pele com água pura se quiser e seque-a com uma toalha.
etapa 3
Aplique uma camada generosa de hidratante em todo o corpo.
Quando você tem eczema, uma rotina regular de banho é crucial para prevenir crises e irritações. Isso porque sua pele se esforça para reter a umidade e o banho pode ajudar a restaurar essa umidade perdida. Confuso? Vamos discutir isso em detalhes.
Voltar para TOC
Por que o banho ajuda? Dicas para tomar banho com eczema
Shutterstock
A dermatite atópica ou eczema compromete a barreira da pele e faz com que ela perca a umidade rapidamente. Em tal cenário, fatores como vento, temperatura, umidade e sabonetes podem piorar a condição. A melhor forma de proporcionar algum alívio à pele é dando-lhe a hidratação de que necessita. O banho é a melhor maneira de fazer isso.
Mas lembre-se de que não basta tomar banho. Na verdade, o banho excessivo também pode piorar o eczema. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao preparar um banho de água sanitária:
1. Verifique a temperatura
Os banhos quentes parecem relaxantes, mas retiram os óleos essenciais da pele. Os banhos quentes prolongados também podem danificar a barreira protetora da pele, dificultando a retenção de qualquer umidade. Portanto, tome um banho de água morna, pois não resseca a pele.
2. A duração do seu banho
Adora passar um tempo na água? Bem, quem não gosta? No entanto, ficar no banho ou no chuveiro por longos períodos também pode ressecar a pele. A imersão no banho por 10-15 minutos é o suficiente para que sua pele obtenha a hidratação necessária.
3. Os produtos que você está usando
Verifique os produtos que está a aplicar na pele durante o duche / banho. O sabão pode irritar a pele e causar crises, pois contém produtos químicos nocivos. O mesmo vale para shampoos. Os shampoos comerciais contêm SLS (Lauril Sulfato de Sódio). Quando você lava o cabelo com eles, a espuma pode entrar em contato com as áreas afetadas da pele e irritá-las.
Você pode usar shampoo e sabonete de nim ou qualquer outro limpador suave com emolientes para lavar o cabelo e o corpo.
4. Hidratar
Depois do banho, é imprescindível hidratar a pele. Use uma fórmula de hidratação intensa.
Hidrate quando e com a maior freqüência possível, especialmente após o banho e antes de ir para a cama.
É melhor que você agende sua rotina de banho e hidratação antes de ir para a cama. Dessa forma, sua pele pode absorver a umidade durante a noite.
5. Evite esfregar sua pele
Durante o banho, evite usar panos ou esfregões para limpar a pele, pois eles podem agravar a irritação. Sempre enxágue suavemente com as mãos.
6. Nunca seque sua pele completamente
Deixe seu corpo mergulhar na umidade. Nunca seque a pele completamente após o banho, enxugando-a vigorosamente com uma toalha. Seque levemente com uma toalha e aplique hidratante imediatamente.
Além de um banho de água sanitária, você também pode experimentar vários outros tipos de banhos especiais para tratar o eczema. Aqui está uma lista de tratamentos de banho especiais que você pode experimentar.
Voltar para TOC
Tipos de banhos para tentar controlar o eczema
Shutterstock
1. Banho de bicarbonato de sódio
Adicione um quarto da xícara de bicarbonato de sódio a uma bacia cheia de água. Mergulhe nele por 10-15 minutos. O bicarbonato de sódio ajuda a reduzir a coceira. Você também pode fazer uma pasta usando bicarbonato de sódio e água e aplicá-la na área afetada.
2. Banho de óleo de imersão
Adicione óleos de banho naturais à água do banho. No entanto, certifique-se de que não contêm nenhuma fragrância. Além disso, tome cuidado para não usar soluções de banho de espuma, pois elas contêm produtos químicos que podem irritar a pele. Por último, tenha cuidado ao usar óleos de banho, pois eles podem deixar a banheira escorregadia.
3. Banho de sal
Quando você tem eczema, sua pele fica extremamente sensível. Portanto, você pode sentir uma sensação de ardência na pele ao entrar na banheira. Para aliviar essa sensação inicial de ardor, adicione sal à água.
4. Banho de aveia
A aveia é extremamente calmante na pele. Adicione um pouco de aveia à banheira. Alivia a coceira e a irritação da pele. Você pode até aplicar uma pasta de farinha de aveia na área afetada antes do banho.
5. Banho de vinagre
Adicione uma xícara de vinagre à água do banho. O vinagre (especialmente o vinagre de cidra de maçã) é extremamente benéfico para a pele, pois alivia a coceira e mata as bactérias. Você pode até usar vinagre como um curativo úmido e aplicá-lo na área afetada.
Por último, não se esqueça de fazer um acompanhamento regular com seu dermatologista, pois os sintomas do eczema mudam com a idade.
Quando você tem eczema, o banho pode ser um pouco complicado. Além disso, essa condição de pele requer uma rotina de cuidados com a pele inteiramente nova e exclusiva. Siga religiosamente uma rotina de cuidados com a pele personalizada e não apenas durante as crises. Manter algumas coisas em mente o ajudará a recuperar o controle sobre sua condição. Experimente esses métodos e diga-nos como foi na seção de comentários abaixo.
Voltar para TOC
Referências
- “Uso de banhos de água sanitária para o tratamento..”, Australasian Journal of Dermatology, Wiley Online Library
- “Treatment of Staphylococcus aureus..”, Pediatrics, NCBI
- “Eficácia dos banhos de água sanitária na redução da gravidade..”, Annals of Allergy, Asthma & Immunology, Elsevier