Índice:
- Estudos sobre pílulas anticoncepcionais e perda de peso
- O controle da natalidade pode causar perda de peso?
- Como perder peso tomando pílulas anticoncepcionais
- Etapas para perder peso
- Opções de controle de natalidade
- Perder peso de maneira saudável
O controle da natalidade pode ajudar na perda de peso? Esta é uma pergunta que está sendo feita com frequência. Como você sabe, há mulheres que acreditam que isso pode causar ganho de peso, embora não haja evidências substanciais para provar isso. Na verdade, a pesquisa indica que não há ligação entre o controle da natalidade e a perda de peso.
Você gostaria de saber mais sobre a ligação entre controle de natalidade e perda de peso? Então este post é o que você deve ler.
Estudos sobre pílulas anticoncepcionais e perda de peso
Certas marcas de pílulas anticoncepcionais têm uma formulação diferente das outras. Como você deve saber, a maioria dos comprimidos contém os hormônios estrogênio e progesterona. Essas marcas específicas usam uma forma de hormônio progesterona (conhecida como drospirenona) que é diferente do tipo geralmente usado (1). Afirma-se que esse hormônio tem a capacidade de trabalhar com a química do corpo, afetando o excesso de água e sódio.
Então o que isso quer dizer? Isso significa que pode ser capaz de neutralizar o inchaço agindo como um diurético.
O inchaço é um efeito colateral comum experimentado por um grande número de mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Portanto, a verdade é que o único peso que você pode esperar perder é o causado pela retenção de água. Quando você está tomando a pílula padrão, o peso máximo que você pode esperar ganhar é um ou um quilo. Especialistas dizem que a quantidade de peso perdido durante o uso de pílulas anticoncepcionais seria a mesma (2). Eles acreditam que é altamente improvável que você perca 20 quilos com a ajuda de uma pílula.
Um estudo com 300 mulheres em uma determinada marca de pílulas anticoncepcionais mostrou resultados em que elas foram capazes de perder um quilo após tomar a pílula por 6 meses. Infelizmente, os efeitos não duraram muito, pois se constatou que o peso voltou após cerca de um ano (3).
O controle da natalidade pode causar perda de peso?
Não importa o quanto você queira acreditar, o controle da natalidade não causa perda de peso. O fato é que as pílulas simplesmente diminuem ou retêm a água em seu corpo. Não é nada além do peso da água. A quantidade de gordura que você tem em seu corpo permanece a mesma. É melhor parar de associar o controle da natalidade à perda de peso. Se você deseja se livrar daqueles quilos indesejados, escolha uma forma mais saudável e eficaz.
Os efeitos colaterais do controle de natalidade dependem de como seu corpo reage às mudanças hormonais. Conforme mencionado, o ganho de peso causado pelo controle da natalidade ocorre apenas em algumas mulheres. Na maioria dos casos, são aqueles que têm tendência ao ganho de peso rápido que experimentam esse efeito colateral. Acredita-se que o número de mulheres que ganham peso é igual ao número que perdem peso enquanto tomam pílulas anticoncepcionais.
Assim como a crença de que o controle da natalidade pode fazer você ganhar quilos extras, é um mito total que ele pode fazer você perder peso.
Como perder peso tomando pílulas anticoncepcionais
Milhões de mulheres em todo o mundo reclamam do ganho de peso devido ao controle da natalidade e, principalmente, devido às pílulas anticoncepcionais. Nenhum estudo encontrou qualquer evidência para apoiar isso. De acordo com especialistas, as pílulas anticoncepcionais não desempenham nenhum papel no ganho ou perda de peso. No entanto, a ilusão de ganho de peso pode ser criada por causa de seus efeitos colaterais. O que você pode fazer é atenuar esses efeitos colaterais e seguir um plano de exercícios e dieta para evitar que você engorde. Isso também pode ajudar a contribuir para a perda de peso enquanto você continua a tomar suas pílulas anticoncepcionais.
Etapas para perder peso
- A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma pílula anticoncepcional que contenha estrogênio na menor quantidade possível. Em alguns casos, esse hormônio pode aumentar o tamanho das células de gordura, fazendo com que você sinta que engordou alguns quilos. Lembre-se de que novas células de gordura não são realmente adicionadas ao seu corpo. De acordo com especialistas, mudar sua pílula atual para uma que tenha baixos níveis de estrogênio pode prevenir esse efeito. Seu médico pode recomendar uma pílula que contém estrogênio em níveis adequados para suas necessidades específicas.
- Embora as pílulas anticoncepcionais possam causar retenção de água, você precisa beber bastante água e outros líquidos. Isso ajudará a eliminar o excesso de água e evitar que mais água fique retida em seu corpo. Assim que conseguir estabelecer o equilíbrio certo de fluidos em seu corpo e mantê-lo, o excesso de peso da água será perdido.
- Um dos efeitos colaterais do controle da natalidade é o aumento do apetite. É por isso que é importante monitorar a ingestão de calorias. Devido a esse aumento no apetite, você pode estar consumindo mais calorias do que deveria, mesmo sem perceber. Acompanhe a quantidade de calorias que você consome e compare com a quantidade que você queima. Faça ajustes em sua ingestão diária de calorias ou atividades físicas para obter o equilíbrio certo para ajudá-lo a perder peso de forma estável.
- Faça questão de tomar suas pílulas anticoncepcionais na mesma hora todos os dias. Isso o ajudará a ganhar estabilidade hormonal. À medida que ocorrem mudanças em seus hormônios, também podem ser vistas em seu humor. Isso pode resultar em alterações nos níveis de apetite e fadiga. Comer emocionalmente ou ter menos energia para treinar também pode ser causado por mudanças hormonais.
- Para perder peso de forma saudável, esteja ou não tomando pílula, uma dieta balanceada e exercícios regulares são importantes (4). Eliminar alimentos processados de sua dieta diária ajudará a perder peso e também a melhorar sua saúde geral. Se o seu apetite aumentar por causa das pílulas anticoncepcionais que está tomando, a quantidade de comida necessária para satisfazê-lo também aumentará. É por isso que é importante se limitar a alimentos frescos e saudáveis e aumentar sua atividade física. Os exercícios regulares irão ajudá-lo a queimar calorias e apoiar seus esforços para perder peso.
Como você pode ver, perder peso tomando pílula não é difícil. As pílulas anticoncepcionais não causam perda de peso, mas você pode se sentir melhor com o seu corpo, apesar do inchaço e do peso da água, fazendo um esforço para perder ou mantê-lo.
Opções de controle de natalidade
Hoje em dia, existem muitas opções que as mulheres têm quando se trata de controle de natalidade. Como você sabe, os anticoncepcionais orais são os mais comumente usados. Existem outros como diafragmas, capuzes cervicais, esponjas anticoncepcionais, adesivos anticoncepcionais, anéis vaginais, injeções anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos ou DIU e o anticoncepcional de emergência, que é uma pílula que deve ser tomada em 72 horas para evitar a gravidez. Existem também opções cirúrgicas e não cirúrgicas que evitam a gravidez de forma permanente.
Não importa qual opção você use, você descobrirá que ela não pode ajudá-lo a perder peso de forma alguma. Como mencionado anteriormente, o ganho ou perda de peso nada mais é do que um efeito colateral do controle de natalidade que dura apenas alguns meses. Mesmo se você perder peso, é improvável que perca mais de um ou dois quilos.
Perder peso de maneira saudável
Você já pensou em pílulas anticoncepcionais para perder peso? Se você quer perder peso, é melhor fazê-lo de forma saudável. Não tente usar o controle de natalidade como uma ferramenta para perder peso. Obviamente, a melhor maneira de perder peso de maneira eficaz é seguir uma dieta bem balanceada, repleta de frutas, vegetais e outros alimentos ricos em nutrientes, além de exercícios regulares. Os especialistas recomendam um treino cardiovascular todos os dias para ajudá-lo a perder peso, especialmente se o método anticoncepcional que você está usando causa retenção de água. Isso o ajudará a perder o peso da água e também a queimar calorias.
É importante conversar com seu médico antes de seguir qualquer plano de perda de peso. Você precisa ter certeza de que o plano que vai seguir se adapta ao seu corpo e não tem efeitos adversos na sua saúde. Se você está tomando algum medicamento prescrito, é importante certificar-se de que quaisquer mudanças que você fizer em sua dieta ou estilo de vida não afetem qualquer condição que você possa ter.
Então, o controle da natalidade pode causar perda de peso? A resposta é um grande NOOOO! O controle da natalidade é uma forma de prevenir a gravidez e deve ser tomado para esse fim, somente sob a supervisão de seu médico. Consulte o seu médico e discuta todas as diferentes opções e encontre aquela que se adapta perfeitamente ao seu corpo e às suas necessidades.
Esperamos que este post tenha ajudado você. Conte-nos comentando na caixa abaixo.