Índice:
- Banana - Um Breve
- Diabetes e bananas - a conexão
- Diabéticos podem comer bananas?
- Benefícios da banana para diabetes
- (a) O amido resistente
- (b) Fibra
- (c) Vitamina B6
- Como adicionar bananas à sua dieta?
- Riscos e advertências
Conhecimento é poder. Mas também pode ser perigoso.
O tipo errado de conhecimento, quero dizer. A informação errada - quando você pensa que algo é verdade, mas, na verdade, a verdade está em outro lugar.
Como no caso da banana e do diabetes - as pessoas com diabetes podem comer bananas? Um caso de má interpretação grosseira e falta de conhecimento adequado.
Mas não se preocupe, estamos aqui para cuidar disso.
Banana - Um Breve
Uma fruta tão 'cotidiana' (e deliciosa) que não haveria alma que não goste dela. Botanicamente falando, a banana é uma baga.
Geralmente alongada e curvada, a polpa mole é rica em amido e é coberta por uma casca que pode ser amarela, verde ou marrom-avermelhada.
A banana é cultivada em mais de 135 países em todo o mundo. A fruta também é cultivada por sua fibra, vinho de banana e cerveja de banana. Não há diferença distinta entre bananas e plátanos, exceto que tendem a ser um pouco mais firmes e amiláceos.
Sim, a banana é uma fruta estaladiça que melhora qualquer prato que você adicionar. Possui benefícios excelentes e ajuda a prevenir inúmeras doenças.
Mas…
… É o caso da diabetes também? Vamos descobrir.
Diabetes e bananas - a conexão
Por que bananas?
A fruta é considerada uma das mais saudáveis e potentes. O que isso tem a ver com o diabetes? Por que o link?
Vamos dar uma olhada no diabetes - é uma condição em que seu corpo não consegue usar com eficiência a insulina que produz. Em última análise, isso leva ao acúmulo de glicose no sangue, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue.
E agora, para o link - a banana média contém cerca de 30 gramas de carboidratos. E a maioria desses carboidratos vem dos açúcares. Daí a conexão. Quanto maior a banana, mais açúcares.
Então, banana é boa para diabetes? Pessoas com diabetes podem consumir essa fruta?
Diabéticos podem comer bananas?
Uma banana pequena tem 8% da RDA de potássio. Ele também contém 2 gramas de fibra e 12% do valor diário de vitamina C. Mais importante, a banana é um alimento com índice glicêmico médio e, portanto, não causa picos de açúcar no sangue tanto quanto outros alimentos "doces". O truque é comer bananas junto com alimentos de baixo índice glicêmico ou que contenham pouco ou nenhum carboidrato. Isso inclui nozes, feijão, vegetais sem amido, ovos, carne e peixe.
Basicamente, é o tamanho da porção. É a porção que mais importa (1). Embora as bananas não tenham alto índice glicêmico, certifique-se de limitar o tamanho das porções. Além disso, você pode testar o açúcar no sangue duas horas após comer a fruta. Isso ajudará você a descobrir qual tamanho de porção funciona melhor e se funciona bem em primeiro lugar.
De acordo com um estudo, o consumo regular de banana (ou 250 gramas por dia) é inofensivo para diabéticos (2). É importante para o diabético consumir frutas com baixo teor de frutose, sendo a banana uma delas (3).
OK. Então, banana para diabéticos é totalmente segura. Mas é benéfico? Consumir banana ajuda a controlar bem o diabetes?
Benefícios da banana para diabetes
(a) O amido resistente
De certa forma, a banana pode ser bastante benéfica para ajudar a controlar o diabetes. A primeira dessas formas é o índice glicêmico, que é moderado a baixo - tornando a fruta útil no controle do diabetes.
A banana (especialmente as mais verdes) também contém boas quantidades de amido resistente, que, como o nome sugere, é um amido que não pode ser decomposto no intestino delgado e, portanto, passado para o intestino grosso (4). E, de acordo com um estudo iraniano, o amido resistente pode melhorar o status glicêmico em indivíduos que sofrem de diabetes tipo 2 (5).
Outro estudo afirmou que o amido resistente melhora a sensibilidade à insulina. Também ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue associados ao consumo de refeições. Todos estes são particularmente benéficos para pessoas que correm o risco de desenvolver diabetes ou que sofrem dela (6).
De acordo com outro estudo, o amido resistente mostrou-se promissor no tratamento de doenças crônicas, sendo o diabetes uma delas (7). Com relação às bananas, são as verdes que apresentam maiores teores de amido resistente (8). Portanto, você também pode incluir bananas verdes em sua dieta para obter o máximo de benefícios.
Um estudo taiwanês também relatou que os alimentos com índice glicêmico mais baixo são ricos em fibras e amido resistente - ambos os quais podem ser benéficos para diabéticos (9).
O consumo de frutas inteiras, incluindo bananas, reduz o risco de diabetes tipo 2. Mas este não é o caso dos sucos de frutas, já que seu consumo parece aumentar o risco de diabetes em 21%. Por outro lado, consumir frutas inteiras reduz o risco em 7% (10).
(b) Fibra
Outra razão pela qual bananas podem ser boas para diabéticos é a presença de fibras. Um estudo americano afirmou que a ingestão de fibras pode retardar a digestão e a absorção de carboidratos, melhorando assim as condições do diabetes (11).
Um estudo conduzido na Alemanha enfatizou ainda mais a importância da fibra alimentar para o diabetes. Conforme estudo, o consumo de fibra alimentar melhora a sensibilidade à insulina e modula a secreção de certos hormônios estomacais - ambos podem auxiliar no tratamento da doença (12).
Também foi descoberto que dietas que incluem alimentos com baixo índice glicêmico são boas para indivíduos que sofrem de diabetes tipo 2 (13). E, como já discutimos, a banana é um alimento de baixo IG.
(c) Vitamina B6
As bananas também são ricas em vitamina B6, que tem seus próprios benefícios. A neuropatia diabética, uma condição grave associada ao sistema nervoso que ocorre devido aos níveis elevados de açúcar no sangue, foi encontrada para ser associada à deficiência de vitamina B6 (14).
De acordo com um estudo japonês, indivíduos diabéticos podem precisar ingerir vitamina B6, pois a doença causa deficiência da vitamina (15). Um estudo mexicano afirma que a deficiência de vitamina B6 pode afetar negativamente a progressão do diabetes (16).
Outro estudo destaca a importância da vitamina B6 na prevenção do diabetes na depressão (17).
Estas são algumas maneiras pelas quais as bananas podem ser benéficas para os diabéticos. E agora, chegando à parte mais importante - como comê-los ou incluí-los em sua dieta?
Como adicionar bananas à sua dieta?
Imagem: Shutterstock
- Você pode escolher uma banana baixa ou madura. Mas nunca uma banana madura demais.
- Você pode adicionar bananas fatiadas a uma tigela de aveia e nozes - isso contribui para um café da manhã nutritivo.
- Observe o tamanho da porção. Porque as porções importam, você vê. Você pode comer uma banana menor para que possa reduzir a quantidade de açúcar que ingere de uma vez.
- Você também pode comer um pouco da fruta várias vezes ao dia. Dessa forma, você poderá distribuir a carga glicêmica e permitir que seus níveis de açúcar no sangue permaneçam estáveis.
- Coma a fruta com outros alimentos. Você pode comer junto com nozes ou iogurte integral - isso retarda o processo de digestão e a absorção de açúcar.
- Se você quiser uma sobremesa, pode fazer isso - polvilhe canela em uma banana fatiada. A canela é rica em antioxidantes e ajuda a regular a resposta à insulina, mantendo assim os níveis de açúcar no sangue estáveis.
- Se você acabar comendo uma banana com uma sobremesa açucarada, compense isso reduzindo os carboidratos no jantar. Você também pode experimentar o sorvete de banana. Você precisa de 4 bananas maduras cortadas em pedaços, 3 a 4 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sopa de amêndoas torradas em flocos e 2 colheres de sopa de calda de chocolate pronta. Basta colocar os pedaços de banana em uma bandeja plana e cobrir adequadamente. Congele por cerca de uma hora. Adicione os pedaços de banana congelados e o leite a um processador de alimentos e bata até obter uma mistura cremosa. Coloque em tigelas e cubra com as amêndoas e o molho.
Riscos e advertências
A única coisa a ter em mente é evitar completamente as bananas se estiver seguindo estritamente uma dieta baixa em carboidratos para controlar o diabetes. Caso contrário, as bananas podem ser um complemento saudável à sua dieta para diabéticos.
No entanto, não se esqueça de consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta. Ele / ela sabe o melhor sobre sua condição.
Ao contrário da crença popular, as bananas são inofensivas para pessoas com diabetes e podem até complementar o tratamento do diabetes. Portanto, inclua esta fruta maravilhosa em sua dieta hoje e viva uma vida saudável.
Além disso, conte-nos como este post beneficiou você. Comente na caixa abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você!