Índice:
- Por que as folhas de Neem são terapêuticas?
- Como as folhas de Neem beneficiam sua saúde?
- 1. Possuem efeitos antioxidantes
- 2. Pode ajudar a controlar o diabetes e a hipoglicemia
- 3. Pode curar acne e problemas de pele / rosto
- 4. Pode proteger seu fígado
- 5. Possui propriedades antiinflamatórias
- 6. Pode apresentar efeitos antimicrobianos
- 7. Pode promover saúde bucal
- 8. Pode ajudar a tratar malária e doenças parasitárias
- 9. Pode ajudar no tratamento do câncer
- Como Usar Folhas de Neem
- É seguro usar folhas de Neem? Quais são os efeitos colaterais?
A árvore nim costumava ser (e ainda é) o balcão único para todos os problemas médicos que nossos ancestrais tinham. Ainda hoje, os médicos prescrevem folhas de nim ou seus extratos para ajudar a aliviar problemas digestivos, controlar doenças do fígado e diabetes e, possivelmente, reduzir o risco de câncer (1).
As folhas de nim são relativamente abundantes em ingredientes ativos como azadiractina e nimbina. Essas moléculas podem fornecer cabelo sem caspa, pele sem acne, dentes sem placa e estômago sem úlcera. Estudos sobre os efeitos das folhas de nim contra a malária e as febres vêm ganhando cada vez mais atenção.
Verifique as seções abaixo para saber por que o nim pode ser tão potente. Você também pode encontrar evidências interessantes apoiando vários mitos sobre as folhas de nim.
Por que as folhas de Neem são terapêuticas?
Várias escolas de medicina em todo o mundo, incluindo Ayurveda, Unani, Homeopatia e medicina moderna, reconhecem o valor medicinal do nim. Suas folhas, flores, sementes, frutas, raízes e cascas têm sido utilizadas para tratar inflamações, infecções, febre, doenças de pele e distúrbios dentais e reduzir o risco de câncer (1), (2).
Cerca de 140 (ou mais) compostos foram isolados de diferentes partes de nim. Suas folhas contêm nimbin, nimbanene, vitamina C e vários flavonóides. Eles podem eliminar intermediários tóxicos e radicais livres de seu corpo (1).
A pesquisa também sugere que esses ingredientes ativos ajudam a reduzir a inflamação em seu corpo. Eles regulam negativamente os genes que produzem compostos pró-inflamatórios e funcionam bem como agentes anticâncer (1).
As folhas do nim apresentam propriedades antiinflamatórias, antidiabéticas, antiúlcera, antimaláricas, antissépticas, antimicrobianas, antioxidantes e anticâncer (2).
Leia a próxima seção para entender como eles podem melhorar sua saúde.
Como as folhas de Neem beneficiam sua saúde?
As folhas de Neem podem ajudar a tratar uma variedade de doenças relacionadas ao coração, pele e fígado devido à sua atividade antioxidante. Eles são eficazes contra bactérias patogênicas, fungos e vírus. Os extratos de folhas também podem ser uma opção popular para controlar o diabetes.
1. Possuem efeitos antioxidantes
De acordo com estudos, os extratos da folha, flor e casca do nim têm propriedades antioxidantes predominantes. Polifenóis como azadiractina e nimbolida são os principais responsáveis por esse efeito. Eles eliminam os radicais livres do corpo e evitam que danifiquem os tecidos e órgãos vitais (1).
Portanto, usar folhas de nim ou seus extratos pode reduzir o risco de aterosclerose, câncer, diabetes, cirrose e outras doenças inflamatórias. Folhas secas de nim também mostraram aumentar a imunidade em estudos com animais (1).
2. Pode ajudar a controlar o diabetes e a hipoglicemia
Vários estudos em animais confirmam o efeito antidiabético das folhas de nim. Em indivíduos que lidam com diabetes, 250 mg de extrato de folha de nim por kg de peso corporal reduzem os níveis de glicose (1).
Os produtos químicos da folha suprimem a atividade das enzimas que estão envolvidas no metabolismo da glicose. Eles controlam a quantidade de glicose liberada na corrente sanguínea, evitando picos nos níveis de açúcar (3).
Alguns estudos em animais afirmam que esses extratos podem regenerar as células produtoras de insulina no pâncreas. As folhas de nim também reduzem os níveis de colesterol (triglicerídeos) e creatinina. Dessa forma, podem proteger o coração, o pâncreas, o fígado e os rins da inflamação induzida pelo diabetes (4), (5).
3. Pode curar acne e problemas de pele / rosto
Os extratos da folha de Neem são aplicados externamente em furúnculos e bolhas na medicina tradicional. Eles são freqüentemente usados em produtos anti-acne. Junto com nim, manjericão sagrado, alcaçuz e extratos de chá verde foram identificados com potencial para inibir bactérias causadoras de acne ( Staphylococcus epidermis e Propionibacterium ) (6).
Poultices e decocções de folhas de nim são usados para tratar feridas sépticas, micose, eczema e queimaduras e feridas infectadas por larvas. Os compostos ativos do Neem podem tratar várias infecções fúngicas e bacterianas da pele, incluindo pé de atleta e abcessos (7).
4. Pode proteger seu fígado
Os constituintes bioativos do nim, incluindo a azadiractina, têm potentes propriedades de proteção do fígado (hepatoprotetoras). Sujeitos animais apresentam redução nos níveis de enzimas hepáticas inflamatórias quando tratados com esses extratos (1).
As folhas de nim podem prevenir alterações nos níveis de bilirrubina e proteínas, o que pode causar danos ao fígado. Portanto, você pode usar os extratos para tratar lesões hepáticas causadas por overdose de drogas, particularmente aquelas causadas por uma overdose de medicamentos anti-tuberculose e derivados genéricos de paracetamol (1), (8).
5. Possui propriedades antiinflamatórias
Os ensaios clínicos demonstram efeitos antiinflamatórios das folhas de nim na dose de 200 mg / kg. Os fitoquímicos como a nimbidina suprimem as funções das células do sistema imunológico (por exemplo, macrófagos, neutrófilos) em resposta à inflamação (1).
As folhas podem reduzir a febre, a dor e o inchaço (edema) nos sujeitos do estudo. Eles previnem a morte celular em tecidos danificados e induzem a morte celular em células cancerosas. Portanto, os extratos de nim têm sido usados no tratamento de doenças inflamatórias da pele, coração, fígado e rins (9).
6. Pode apresentar efeitos antimicrobianos
Extratos de casca, folha, semente e fruta de nim foram estudados quanto às suas propriedades antimicrobianas. As folhas mostraram um efeito significativo sobre os patógenos de origem alimentar. Consumi-los por via oral pode matar bactérias endodônticas e fungos. Aspergillus , Cladosporium , Alternaria e espécies de fungos relacionadas são particularmente suscetíveis às folhas de nim (1).
Essas folhas também foram estudadas por seus efeitos antivirais. De acordo com estudos experimentais, eles interferem nos ciclos de replicação viral. Isso causa a inativação do vírus e reduz a produção de novos vírus no hospedeiro. Simplificando, os extratos de nim podem efetivamente reduzir a gravidade de uma infecção viral (1).
7. Pode promover saúde bucal
Nimbidina, azadiractina e nimbinina, os principais constituintes ativos das folhas de nim, são responsáveis por suas propriedades antibacterianas. Eles também estão presentes na casca desta árvore. Ambos (folhas de nim e casca) são usados em muitos tipos de pasta de dentes e pós (1), (10).
Eles eliminam bactérias e fungos que habitam os dentes e gengivas. Os extratos, portanto, podem aliviar a gengivite, cáries dentárias, úlceras bucais, cáries dentárias e placa bacteriana. Vários produtos de nim (galhos, óleo, gel-creme, enxaguantes bucais, etc.) também foram relatados para ajudar no controle do câncer oral (10).
8. Pode ajudar a tratar malária e doenças parasitárias
É comprovado que esta planta tem efeitos antimaláricos e antiplasmódicos. Estudos demonstram como os extratos de nim podem reduzir o número de parasitas da malária em 50%. A azadiractina e os limonóides disponíveis nesses extratos eliminam o Plasmodium berghei e o Plasmodium falciparum nos indivíduos afetados (1), (11).
No entanto, alguns estudos afirmam que o nim é ineficaz contra esses parasitas. Portanto, há necessidade de mais pesquisas para comprovar a eficácia e segurança das folhas de nim como substituto de medicamentos antimaláricos (12).
9. Pode ajudar no tratamento do câncer
Os extratos de sementes, folhas, flores e frutos de nim apresentam efeitos antitumorais contra diversos tipos de câncer. Seus fitoquímicos inibem a proliferação celular e induzem a morte celular em células cancerosas. Eles também aumentam sua resposta imunológica contra a migração de tumores (13), (14).
Flavonóides, terpenóides, taninos, cumarinas, proteínas e polissacarídeos em folhas e sementes de nim têm sido associados a esses efeitos anticâncer. Eles têm propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e citotóxicas. Portanto, o nim é um dos remédios fitoterápicos mais estudados para auxiliar no tratamento dos cânceres de colo do útero, ovário, mama, estômago, oral, sangue, próstata e fígado (1), (13), (14).
Embora as evidências sejam insuficientes, as folhas de nim são conhecidas por facilitar a digestão. Eles reduzem úlceras, inflamação intestinal e outros problemas relacionados se tomados em pequenas quantidades.
Como o nim cura quase todos os sistemas orgânicos de nosso corpo, vários tipos de produtos de nim foram produzidos até hoje. Vá até a próxima seção para saber o que atende às suas necessidades.
Como Usar Folhas de Neem
Os extratos de Neem são adicionados a cosméticos e produtos para cuidados com os cabelos e cuidados dentários.
Óleo de nim, sabonetes, cremes, shampoos, pasta de dente, pomadas dentais, etc. estão comumente disponíveis no mercado. O óleo de nim é adicionado a cosméticos purificados, como tintas para unhas e cremes faciais. Vários produtos anticaspa e piolhos também contêm nim (15).
Você também pode aplicar topicamente uma pasta de folhas de nim no rosto. Pode ajudar a reduzir a acne, manchas, feridas infectadas e bolhas. Mas consulte seu médico antes de fazer isso.
Os restos obtidos após a extração do óleo de nim são usados para fazer ' bolos de nim'. Eles são ricos em carboidratos, fibras, gorduras e cinzas (15).
Os cientistas relatam um potencial único de bolos de nim como fertilizantes. Esses bolos comprimidos contêm nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio abundantes. Eles podem ser usados como esterco para culturas de rendimento, como cana-de-açúcar e vegetais (15).
Devido à presença de limonóides ativos, os bolos de nim protegem as raízes das plantas de nematóides e formigas brancas, quando arados no solo (15).
Neem: uma erva que aceita animais de estimação
A medicina veterinária usa extratos de nim contra várias doenças em animais. Os cataplasmas e pastas de nim matam vermes, moscas-dos-chifres, varejeira, moscas sugadoras de sangue, etc.
Fitoquímicos ativos, incluindo azadiractina, evitam que essas pragas cresçam e infectem animais de estimação e gado.
Se aplicada no corpo, a pasta de nim atua como repelente de moscas e cura feridas infectadas.
Com tais aplicações em humanos e animais potentes, a importância terapêutica das folhas de nim só está aumentando.
No entanto, alguns estudos relatam a desvantagem de usar esses extratos. Role para baixo para saber mais.
É seguro usar folhas de Neem? Quais são os efeitos colaterais?
Isto é