Índice:
- Índice
- Afinal, por que o CLA?
- Quais são os benefícios do CLA?
- 1. Ajuda na queima de gordura e perda de peso
- 2. Tratamento da Aids Diabetes
- 3. Ajuda a combater o câncer
- 4. Combate a inflamação
- 5. CLA aumenta a imunidade
- 6. Pode ajudar a construir músculos
- 7. Pode ajudar a prevenir a osteoporose
- Quais são as fontes de CLA?
- Quais são os efeitos colaterais do CLA?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
E se eu disser que você precisa de gordura para queimar gordura? Sim, estou falando sério. Você realmente precisa de gordura para atingir seus objetivos de perda de peso mais rapidamente. Uma revelação e tanto, não é?
Nem todas as gorduras são criadas iguais.
Alguns são ruins. Alguns são bons. Mas alguns são absolutamente poderosos. E o ácido linoléico conjugado (ou CLA) é um deles. É uma das poucas gorduras saudáveis de que o seu corpo necessita absolutamente. O CLA tem benefícios incríveis - o mais potente deles é ajudar na perda de peso. Nesta postagem, aprenderemos tudo isso e outras maneiras pelas quais o CLA pode tornar sua vida mais fácil. Continue lendo!
Índice
- Afinal, por que o CLA?
- Quais são os benefícios do CLA?
- Quais são as fontes de CLA?
- Quais são os efeitos colaterais do CLA?
Afinal, por que o CLA?
Vamos primeiro entender o que é CLA. O CLA é um ácido graxo natural encontrado em laticínios e produtos de carne. Também está disponível como suplemento, o que é bastante popular entre os entusiastas da perda de peso.
Todos os tipos de gorduras são feitos de ácidos graxos. As gorduras são de dois tipos - essenciais (que precisamos obter de nossa dieta, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6) e não essenciais que o corpo possa sintetizar por conta própria. Embora o ômega-3 e o ômega-6 tenham efeitos ligeiramente opostos, ambos precisamos equilibrar o funcionamento dos sistemas imunológico, digestivo, nervoso e circulatório.
A dieta americana padrão contém mais ácidos graxos ômega-6, e é por isso que costuma ser chamada de inflamatória. Estudos mostram como a ingestão excessiva de ômega-6 pode fazer com que o corpo produza substâncias químicas promotoras de inflamação, causando estragos (1).
E o CLA é um ácido graxo ômega-6. Então, como isso vai te fazer bem?
Sim, porque atua como um ácido graxo ômega-3 no corpo, combatendo assim a inflamação. Curiosamente, o CLA também controla a produção de grelina, um hormônio que desencadeia a fome. Também melhora a capacidade do corpo de absorver nutrientes.
Agora você sabe por que deve tomar o CLA. Mais ainda, se você estiver procurando maneiras de controlar a fome e conseguir uma perda de peso saudável. E aqui está o que o Dr. Mercola tem a dizer sobre o ácido linoléico conjugado e perda de peso:
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do CLA?
1. Ajuda na queima de gordura e perda de peso
Shutterstock
Em um estudo, as mulheres perderam 9% de sua gordura corporal em um ano apenas tomando CLA e sem mudar seus hábitos alimentares ou estilo de vida (2). Embora isso de forma alguma signifique que o CLA seja uma pílula mágica para emagrecer, com certeza lança luz sobre os benefícios do ácido na perda de peso.
Vários outros estudos mostraram que o CLA queima gordura com eficiência. O ácido tem impacto no metabolismo energético, que é uma das maneiras pelas quais ele ativa a queima de gordura saudável. E embora certos estudos humanos tenham mostrado resultados mistos, as evidências são promissoras. A suplementação de CLA diminuiu a massa de gordura corporal em pessoas não obesas (3).
2. Tratamento da Aids Diabetes
A ingestão de CLA tem sido associada a níveis mais baixos de glicose no sangue. Algumas fontes sugerem que o ácido pode ajudar na regulação da insulina - e é assim que pode beneficiar os diabéticos (4).
Um estudo publicado pela Ohio State University também mencionou como a inclusão de CLA na dieta de alguém pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e a massa corporal (frequentemente associada a diabetes grave).
3. Ajuda a combater o câncer
Estudos em animais mostram que 0,5% de CLA na dieta pode reduzir o risco de tumores em até 50%. Algumas pesquisas também demonstraram que o CLA é eficaz na prevenção do câncer de mama, pele, pulmão e cólon (5).
4. Combate a inflamação
Um estudo alemão mostra como o CLA ajudou a combater a inflamação nas células epiteliais bovinas (6). E como o CLA pode imitar as funções dos ácidos graxos ômega-3, com certeza pode ser benéfico para combater a inflamação.
Devido a essas propriedades, o CLA também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatóide. Um estudo americano fala que o CLA pode ser uma boa ferramenta para prevenir os sintomas da artrite, além de outras doenças inflamatórias (7).
5. CLA aumenta a imunidade
Shutterstock
Vários estudos em animais mostraram como o CLA pode aumentar a imunidade e prevenir doenças - e, como resultado, foi até considerado um potencial tratamento para o câncer (8). Outro estudo no Reino Unido nos mostra como o CLA é um dos poucos ácidos graxos naturais que podem beneficiar a função imunológica humana (9).
O CLA também ajudou os asmáticos. O ácido pode melhorar o funcionamento das vias aéreas, aliviando os sintomas da asma (10). Os estudos também associam o aumento dos casos de asma nos países ocidentais a uma diminuição na ingestão de CLA ao longo dos anos.
6. Pode ajudar a construir músculos
De acordo com alguns estudos, tomar CLA enquanto se exercita regularmente aumenta a massa muscular (circunferência do braço e ganho de leg press). Outro americano fala sobre como o CLA pode melhorar a massa muscular magra e o metabolismo muscular, o que também pode ter um grande impacto na sua saúde geral (11).
7. Pode ajudar a prevenir a osteoporose
Estudos mostram que tomar CLA junto com cálcio pode melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose. Os dois podem atuar juntos na prevenção da perda óssea, que também costuma estar associada à menopausa (12). O CLA combate a inflamação nos ossos, o que ajuda a melhorar a resistência óssea. O ácido também foi encontrado para prevenir a perda óssea relacionada à idade.
Estas são as maneiras pelas quais o ácido linoléico conjugado torna sua vida melhor. Mas como você pode ter certeza de que obterá o suficiente?
Voltar para TOC
Quais são as fontes de CLA?
Carne e laticínios (manteiga, queijo cottage, creme de leite, iogurte e leite homogeneizado) são as melhores fontes de ácido linoléico conjugado. Mas a qualidade do CLA depende muito do que os animais comeram, por isso é melhor se você procurar essas fontes vindo de carne bovina, cabra ou ovelha alimentada com capim (13).
Você pode comprar suplementos de CLA na loja de saúde mais próxima. Ou adquira-os online na Amazon ou Walmart.
Falando em dosagem, você pode tomar cerca de 3,4 gramas ou 3.400 miligramas de CLA por dia. Além disso, lembre-se de que os suplementos de CLA variam em termos de concentração. Portanto, opte por marcas que contenham mais de 80% de CLA (verifique na embalagem).
Vimos as coisas animadoras sobre o CLA. Mas e se houver algo não tão otimista nisso?
Voltar para TOC
Quais são os efeitos colaterais do CLA?
Antes de fazer o CLA, há certas coisas a serem lembradas:
- Possíveis problemas em crianças
Embora o CLA possa ser seguro se tomado em quantidades medicinais por até 7 meses, nenhuma fonte oferece suporte para sua segurança para uso a longo prazo.
- Problemas com gravidez e amamentação
Não há informações suficientes sobre a segurança do CLA durante a gravidez e a amamentação. Portanto, fique seguro e evite o uso.
- Pode baixar muito o açúcar no sangue
- Problemas com cirurgia
O CLA pode causar sangramento extra, pois retarda a coagulação do sangue. Portanto, você deve parar de usá-lo pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
Voltar para TOC
Conclusão
O CLA é uma gordura poderosa. Apenas certifique-se de fazer as coisas da maneira certa, e você verá sua saúde melhorar.
Conte-nos como esta postagem ajudou você. Basta deixar um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual é a melhor hora para tomar ácido linoléico conjugado?
Os suplementos de CLA funcionam melhor se os tomar antes ou durante as refeições. Se você está recebendo CLA de fontes alimentares, pode incluí-los em sua refeição.
O CLA interage com alguma droga?
Não há informações suficientes sobre isso no momento. Porém, recomendamos que você converse com seu médico se já estiver tomando medicamentos ou outros suplementos.
Referências
- “8 ingredientes alimentares que podem causar inflamação”. Arthritis Foundation.
- “CLA: A nova pílula milagrosa para perder peso?” WebMD.
- “Suplementação de seis meses com ácido linoléico conjugado…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Estudo transversal do ácido linoléico conjugado…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O ácido linoléico conjugado inibe a expressão…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeitos antiinflamatórios do conjugado…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeito do ácido linoléico conjugado na formação óssea…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeito da suplementação de CLA no sistema imunológico…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Tome 4,5 gramas disso todos os dias…”. Dr. Mercola.
- “Impacto do ácido linoléico conjugado…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Ácido linoléico conjugado e cálcio…”. US National Library of Medicine.https: //www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16183568
- “Fatores que afetam o conteúdo de ácido linoléico conjugado…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.