Índice:
- O que causa manchas escuras no rosto?
- Tipos de manchas escuras
- Maneiras naturais de iluminar manchas escuras
- 1. Suco de limão
- 2. Salsa
- 3. Aloe Vera
- 4. casca de laranja
- 5. Cúrcuma
- 6. Pepino
- Como um dermatologista trata manchas escuras?
- Dicas de prevenção
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 15 fontes
Manchas escuras ou hiperpigmentação ocorrem quando sua pele produz melanina em excesso. Isso forma manchas ou manchas na pele que são mais escuras do que as áreas circundantes.
Essas manchas geralmente aparecem em seu rosto, pernas e braços. Eles também podem aparecer como resultado da exposição excessiva à luz solar. Geralmente são inofensivos, mas, em alguns casos, podem ser um sinal de uma doença cutânea subjacente.
Este artigo lista as formas naturais, bem como as opções de tratamento médico que podem ajudar a clarear manchas escuras.
O que causa manchas escuras no rosto?
Manchas escuras ou hiperpigmentação ocorrem devido ao excesso de produção de melanina em certas áreas da pele. A melanina é um pigmento produzido pelo corpo que dá cor aos cabelos, olhos e pele.
Fatores que podem contribuir para manchas escuras incluem:
- A exposição aos picos de sol todos os dias pode causar o aparecimento de manchas escuras na pele (1). Isso ocorre porque aumenta a produção de melanina na superfície da pele.
- Os desequilíbrios hormonais também podem causar hiperpigmentação (2). Isso, por sua vez, pode levar ao aparecimento de manchas escuras na pele.
- Certos medicamentos, como antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), psicotrópicos ou tetraciclinas, podem levar ao aumento da produção de melanina (3). Isso pode resultar em manchas escuras.
As manchas escuras podem ser classificadas em diferentes tipos, dependendo de como são causadas.
Tipos de manchas escuras
- Melasma - É causado por flutuações hormonais e é mais proeminente durante a gravidez ou menopausa (4).
- Lentiginas - São causadas pelo excesso de exposição solar e são mais comuns na velhice (acima de 60 anos) (5).
- Hiperpigmentação pós-inflamatória - É causada por doenças da pele como acne, queimaduras, etc. (6).
Às vezes, a acne também pode causar manchas na pele. Essas manchas geralmente são formadas quando o sebo é oxidado e não indicam danos à pele.
As manchas escuras podem demorar um pouco para desaparecer ou desaparecer e, em alguns casos, pode ser necessário consultar seu dermatologista. Aqui estão alguns remédios naturais para clarear manchas escuras.
Maneiras naturais de iluminar manchas escuras
1. Suco de limão
Limões são fontes ricas em flavonóides e outros antioxidantes, que podem ajudar a clarear as manchas escuras em seu rosto (7).
O que fazer: você precisará de uma colher de chá de suco de limão, água e cotonetes. Misture o suco de limão e a água. Mergulhe um cotonete na solução e aplique nas áreas afetadas. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água. Você pode fazer isso uma vez por dia.
Nota: O suco de limão pode causar uma sensação de ardência em alguns tipos de pele. Se você é alérgico a suco de limão, deve evitar esse remédio. Se você usar este remédio, certifique-se de aplicar protetor solar antes de sair.
2. Salsa
A salsa exibe propriedades iluminadoras da pele, pois é rica em vitamina C. Isso pode ajudar a tratar manchas escuras e outras condições semelhantes, incluindo melasma epidérmico (8).
O que fazer: você precisará de 1-2 colheres de sopa de folhas de salsa e almofadas de algodão esterilizadas. Bata as folhas de salsa no liquidificador. Aplique a mistura em todo o rosto. Deixe agir por 20-30 minutos e enxágue com água. Faça isso uma vez por dia ou em dias alternados.
3. Aloe Vera
Aloe vera contém aloína, um composto com efeitos melanocíticos que pode ajudar a despigmentar manchas escuras (9).
O que fazer: você precisará de gel de aloe vera e almofadas de algodão. Extraia o gel de uma folha de aloe vera. Bata o gel com um garfo. Mergulhe um cotonete no gel batido e aplique nas áreas afetadas. Deixe agir por 20-30 minutos antes de enxaguar. Você pode fazer isso uma vez por dia para obter melhores resultados.
4. casca de laranja
A casca de laranja contém hesperidina, um flavonóide potente, que tem efeitos clareadores da pele. Isso pode ajudar a eliminar as manchas escuras em sua pele (10).
O que fazer: você precisará de meia colher de chá de casca de laranja seca em pó, água e um algodão. Misture algumas gotas de água com o pó de casca de laranja seca. Aplique a mistura nas áreas afetadas usando um cotonete. Deixe agir por 20-30 minutos e enxágue com água. Você pode fazer isso uma vez por dia.
5. Cúrcuma
A cúrcuma contém curcumina, um antioxidante com efeitos antimelanogênicos (11). Isso pode ajudar a clarear manchas escuras.
O que fazer: você precisará de uma colher de chá de açafrão, um pouco de água e almofadas de algodão. Misture o açafrão em pó com algumas gotas de água para formar uma pasta grossa. Aplique a mistura nas áreas afetadas. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água. Você pode fazer isso uma vez por dia.
Nota: Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica à pasta de cúrcuma. Se você é alérgico a açafrão, deve evitar este remédio.
6. Pepino
O pepino é uma fonte rica em antioxidantes e compostos ricos em sílica que possuem propriedades iluminadoras da pele (12). Isso pode ajudar a minimizar o aparecimento de manchas escuras.
O que fazer: pegue um pepino fresco e misture. Aplique esta pasta nas áreas com manchas escuras. Deixe agir por 20-30 minutos e enxágue com água. Você pode fazer isso 1-2 vezes ao dia.
Use qualquer um ou uma combinação desses remédios para clarear manchas escuras persistentes. Se você estiver lidando com um caso grave de hiperpigmentação (ou manchas escuras), você precisa consultar um dermatologista.
Como um dermatologista trata manchas escuras?
As opções de tratamento comuns incluem:
- Terapia a laser, que usa raios laser para direcionar a deposição de melanina e atenuar manchas escuras (13).
- Peelings químicos, que envolvem a aplicação de uma solução química na pele para esfoliar a camada superficial, ajudando assim a clarear as manchas escuras (14).
- Microdermoabrasão, que remove a camada mais externa da pele por meio de um dispositivo especial para promover o crescimento do colágeno e reduzir as manchas escuras (15).
Dicas de prevenção
- Sempre use protetor solar com FPS 40 ou superior antes de sair ao sol. Reaplicar a cada quatro horas em caso de exposição contínua ao sol.
- Use óculos escuros ou um chapéu de aba larga para proteger o rosto dos raios nocivos do sol.
- Trate doenças inflamatórias da pele como acne, eczema ou psoríase imediatamente para prevenir o desenvolvimento de manchas escuras na pele.
- Evite sair entre 10h e 16h, quando os raios de sol são mais intensos.
Essas dicas podem complementar os remédios e proporcionar melhores resultados.
As manchas escuras geralmente são inofensivas e desaparecem por conta própria. No entanto, se você quiser acelerar o processo, pode usar qualquer um dos remédios listados neste artigo. Lembre-se de que os remédios naturais levam tempo e a eficácia do remédio depende da causa das manchas escuras e da gravidade da doença. Mas se você não notar nenhuma melhora em sua condição, procure ajuda médica imediatamente.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual é o melhor creme para tratar as manchas escuras faciais?
A maioria das formulações de venda livre contendo retinol e alfa-hidroxiácidos funcionam bem no tratamento de manchas escuras. Mas eles também podem causar efeitos adversos, incluindo aumento da sensibilidade e inflamação da pele. Portanto, você precisa consultar um dermatologista.
Quanto tempo as manchas escuras levam para desaparecer?
Embora as manchas escuras causadas por acne ou lesão na pele possam desaparecer em algumas semanas, aquelas causadas por uma condição cutânea subjacente podem levar de seis meses a mais de um ano para desaparecer completamente.
15 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Hiperpigmentação da pele na população indiana: Insights e melhores práticas, Indian Journal of Dermatology, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5029232/
- Melasma: uma revisão clínica e epidemiológica, Anais Brasileiros De Dermatologia., US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4155956/
- Pigmentação induzida por drogas, StatPearls, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3131604/
- Melasma: uma revisão abrangente atualizada, dermatologia e terapia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5574745/
- Sardas induzidas pelo sol: efélides e lentigos solares. Pesquisa de células pigmentares e melanoma, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24517859
- Hiperpigmentação Pós-inflamatória Uma Revisão da Epidemiologia, Características Clínicas e Opções de Tratamento em Pele de Cor, Jornal de Dermatologia Clínica e Estética, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Instituto Nacional de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2921758/
- Flavonóides cítricos com efeitos de clareamento da pele - estudos de segurança e eficácia, SOFW Journal, ResearchGate.
www.researchgate.net/publication/281436622_Citrus_Flavonoids_with_Skin_Lightening_Effects_-_Safety_and_Efficacy_Studies
- O efeito do uso tópico de Petroselinum Crispum (Salsa) versus creme de hidroquinona na redução do melasma epidérmico: um ensaio clínico randomizado. Prática de Enfermagem Holística, Acadêmica Semântica.
www.semanticscholar.org/paper/The-Effect-of-Topical-Use-of-Petroselinum-Crispum-A-Khosravan-Alami/b5686d623cb1ecfbcef91f7afadc74b9e9f4d9f0
- Sobre a nova ação da melanólise por um extrato de folha de Aloe vera e seu ingrediente ativo aloin, potentes agentes despigmentantes da pele. Planta Medica, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/22495441/
- Hesperidin suprime o transporte de melanossoma bloqueando a interação de Rab27A-melanofilina, biomoléculas e terapêutica, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3825197/
- A curcumina inibe a melanogênese em melanócitos humanos. Pesquisa em fitoterapia, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/21584871/
- Eficácia revigorante de Cucumis Sativas for Healthcare & Radiance, International Journal of Chemistry and Pharmaceutical Sciences, Pharma Research Library.
www.pharmaresearchlibrary.com/wp-content/uploads/2014/04/IJCPS2001.pdf
- Uma revisão da terapia a laser e luz no melasma, International Journal of Women's Dermatology, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5418955/
- Peelings químicos para melasma em pacientes de pele escura, Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3560164/
- Microdermoabrasão: um estudo clínico, histométrico e histopatológico. Journal of Cosmetic Dermatology, US National Library Of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27357600