Índice:
- O que é Dhyana Yoga?
- Poses de ioga Dhyana calmantes
- 1. Padmasana (postura de lótus)
- 2. Bhujangasana (postura da cobra)
- 3. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
- Técnicas de Pranayama
- 1. Bhastrika Pranayama (respiração de fole)
- Como praticar Bhastrika Pranayama
- Benefícios de Bhastrika Pranayama
- 2. Kapalbhati Pranayama (respiração brilhante do crânio)
- Como praticar Kapalbhati Pranayama
- Benefícios do Kapalbhati Pranayama
- O Método de Dharana
- Como fazer Dhyana Yoga?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Uma mente instável causa imensos problemas. Felizmente, a antiga ciência da ioga oferece Dhyana ioga, uma ferramenta calmante e relaxante para atenuar os pensamentos sombrios de sua mente.
Existem várias maneiras de proteger seu cérebro e ajudá-lo a ter um melhor desempenho. Dhyana yoga é o melhor entre eles, permitindo que você se concentre e se concentre melhor.
Descobrir os métodos de Dhyana Yoga é uma tarefa complicada. Então, decidimos ajudá-lo e consultamos especialistas em ioga para montar o guia de Dhyana ioga perfeito.
Você pode encontrar o guia abaixo. Dar uma olhada.
O que é Dhyana Yoga?
Tenho certeza de que você já ouviu o termo Dhyana antes. Um termo comum usado em muitos países asiáticos, é derivado de uma palavra sânscrita 'Dhyai' que significa 'pensar'.
Dhyana yoga é referido no Bhagavad Gita como o yoga da meditação. Ele treina você a manter sua mente longe das coisas desnecessárias e se concentrar no que você precisa fazer.
Dhyana yoga permite que você encontre a verdade. Ajuda a separar a ilusão da realidade e ver as coisas como elas são. A concentração profunda leva ao autoconhecimento, que fornece as respostas de que você precisa.
No nível mais alto de Dhyana, a mente está ciente sem foco. Existem mínimos ou nenhum pensamento que perturba a mente.
Ficar parado sem nada em que se concentrar não é uma tarefa fácil e leva tempo. Você precisa desenvolver a força e o vigor para isso por meio de asana, pranayama e dharana.
Vamos verificar alguns asanas comumente praticados para treinar Dhyana Yoga.
Poses de ioga Dhyana calmantes
- Padmasana (postura de lótus)
- Bhujangasana (postura da cobra)
- Paschimottanasana (curva para frente sentada)
1. Padmasana (postura de lótus)
istock
Sobre a postura - Padmasana ou postura do lótus é uma postura meditativa que reflete a conotação espiritual e esclarecedora que o símbolo do lótus carrega em várias culturas. Padmasana é um asana intermediário de Hatha Yoga. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e sente-se nessa posição por 1 a 5 minutos.
Benefícios- Padmasana restaura os níveis de energia do seu corpo. Ele acalma o cérebro e aumenta a consciência e a atenção. A postura mantém a coluna reta e ajuda a desenvolver uma boa postura.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui- Padmasana.
2. Bhujangasana (postura da cobra)
istock
Sobre a postura - Bhujangasana ou a postura da cobra é um asana que se assemelha ao capuz levantado de uma cobra. É uma curva para trás energizante. Bhujangasana é um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio e mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios - Bhujangasana revigora seu coração e eleva seu humor. Alivia o estresse e a fadiga. A postura ajuda a aumentar a circulação de sangue e oxigênio por todo o corpo.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui- Bhujangasana.
3. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
istock
Sobre a postura - Paschimottanasana ou a curvatura sentada para frente é uma asana que é uma flexão para frente e proporciona um bom alongamento para todo o corpo. É um asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio e mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios - Paschimottanasana remove a ansiedade, raiva e irritabilidade. Alivia o estresse e acalma sua mente. A postura regula a pressão sanguínea e melhora a circulação sanguínea.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui- Paschimottanasana.
O próximo passo é Pranayama, a prática iogue de controlar a respiração.
Técnicas de Pranayama
- Bhastrika Pranayama (respiração de fole)
- Kapalbhati Pranayama (respiração brilhante do crânio)
- Bhastrika Pranayama (respiração de fole)
1. Bhastrika Pranayama (respiração de fole)
istock
Bhastrika Pranayama ou a Respiração de Fole é um poderoso exercício de respiração de ioga. É um kriya purificador que limpa seus nadis, narinas e seios da face e o prepara para uma respiração profunda. Também é perfeito para energizar seu corpo.
Como praticar Bhastrika Pranayama
Sente-se na posição de lótus com as costas retas. Respire fundo pelo nariz, enchendo os pulmões de ar. Então, expire da mesma maneira. Faça isso algumas vezes para acalmar sua cabeça.
Depois disso, comece a exalar respirações rápidas pelo nariz com força. Siga-o inalando da mesma maneira.
Sua respiração deve vir de seu diafragma e sua barriga deve se mover para dentro e para fora conforme você respira. O resto do seu corpo deve estar imóvel.
Faça uma rodada de respiração lenta, seguindo-a com a respiração natural, e então vá para a próxima rodada. Ao respirar naturalmente, observe as sensações em seu corpo e mente. Faça pelo menos 3 rodadas de Bhastrika e termine a sessão.
Benefícios de Bhastrika Pranayama
Bhastrika Pranayama fortalece seus pulmões. Isso acalma sua mente e purifica sua respiração.
O exercício respiratório traz tranquilidade e paz à sua mente.
2. Kapalbhati Pranayama (respiração brilhante do crânio)
istock
Kapalbhati Pranayama ou Respiração Brilhante do Crânio é uma técnica de respiração que lhe dará uma cabeça brilhante e um intelecto brilhante com a prática regular. É um kriya 'shat' que expele o ar tóxico de seu corpo. A palavra 'Kapalbhati' significa cabeça brilhante. 'Kapal' significa testa e 'Bhati' significa brilho.
Como praticar Kapalbhati Pranayama
Sente-se em Sukhasana e coloque as palmas das mãos sobre os joelhos. Concentre-se na região da barriga.
Inspire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar.
Respire calma e conscientemente. Puxe o estômago em direção à coluna. Coloque a mão na barriga e sinta os músculos se contraindo.
Enquanto relaxa da contração, expire em uma explosão curta e rápida. Haverá um som de assobio enquanto você faz isso. Em seguida, há uma inspiração automática.
Pratique uma rodada de Kapalbhati que consiste em inspirar e expirar 20 vezes. Depois de uma rodada, feche os olhos em Sukhasana e observe seu corpo.
Benefícios do Kapalbhati Pranayama
Kapalbhati acalma o cérebro e rejuvenesce o corpo. A técnica de respiração melhora sua memória e poder de concentração.
Para saber mais sobre a técnica de respiração, clique aqui- Kapalbhati Pranayama.
O próximo passo é Dharana ou concentração de um único ponto.
O Método de Dharana
Dharana é treinar a mente para se concentrar em um único centro de energia, seja focando em um único objeto, sensação ou mantra. Sempre que sua mente oscila, você a traz de volta ao objeto, sensação ou mantra.
Por exemplo, quando você segura o rosário, com cada conta que toca, você traz a concentração de volta ao momento presente.
Nossa mente está repleta de muitos pensamentos e idéias. Ser capaz de controlá-los e não permitir que afetem seu foco é um desafio que você deve enfrentar por meio do Dharana.
Como fazer Dhyana Yoga?
Uma vez que seu corpo tenha se tornado receptivo com asanas, a mente refinada com pranayama e todo o seu ser treinado para focar repetidamente por dharana, você lentamente desliza para dhyana ou o estado de estar ciente da existência.
A consciência em dhyana é como um rio que flui sem pausa. Conforme você concentra sua mente em retornar ao momento presente, repetidamente, ela eventualmente permanece no presente sem qualquer pausa, que é quando você experimenta Dhyana ou consciência pura e completa no presente.
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre Dhyana Yoga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Com que frequência eu pratico Dhyana Yoga?
Dhyana yoga é um processo contínuo. Você precisa praticar as posturas de Dhyana Yoga, o pranayama e a concentração em um único ponto regularmente para ser capaz de alcançar e permanecer no estado de Dhyana.
Onde posso aprender Dhyana Yoga?
Muitos institutos de ioga certificados em todo o mundo treinam você no processo, mas, eventualmente, tudo se resume a você se esforçar e alcançar um melhor estado de ser por meio de dhyana ioga.
Não há nada como permanecer no momento presente e estar completamente ciente disso. Muitos de nossos problemas surgem porque ficamos incomodados e atolados por nosso passado ou porque pensamos demais sobre o que pode acontecer no futuro. Dhyana yoga é um caminho que o ajudará a evitar o passado e desfrutar o presente. Vá em frente e aceite esse processo porque ele ajudará a melhorar sua vida.