Índice:
- 15 melhores alimentos para hidratar pele seca
- 1. Água
- 2. Nozes
- 3. Abacate
- 4. Linhaça
- 5. Banana
- 6. Aloe Vera
- 7. Azeite
- 8. Peixe
- 9. Pepino
- 10. Folhas verdes escuras
- 11. Ovos
- 12. Romã
- 13. Chá de Camomila
- 14. Batata-doce
- 15. Óleo de coco
- Pontos para lembrar
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 24 fontes
A pele seca, escamosa e rachada é áspera ao toque e dolorida. A pele extremamente seca parece desnutrida e sem brilho ao longo do ano e é um local para infecções de pele. Se a aplicação externa de hidratante não estiver fazendo o suficiente, é hora de tentar a dieta para pele seca. Alimentos e bebidas que eliminam as toxinas e retêm a umidade são o melhor remédio para a pele seca. Aqui estão 15 alimentos que hidratam e hidratam a pele para torná-la brilhante e perfeita. Continue lendo!
15 melhores alimentos para hidratar pele seca
1. Água
Quando se trata de tratar a pele seca, o primeiro e mais importante fator é a água. A água reidrata as células, mantém a homeostase, previne o envelhecimento e mantém todas as células ativas e funcionando. Não beber água suficiente pode resultar em perda de água cutânea, levando a muitos problemas de pele, incluindo pele seca e escamosa. Beba pelo menos 3 litros de água (ou mais, se você faz exercícios regularmente) por dia para ajudar as células a manter o volume e a forma (1).
Como tratar a pele seca com água
- Se você constantemente se esquece de beber água, defina lembretes em seu telefone ou cole post-its em todos os cantos da casa ou na estação de trabalho.
- Você também pode adicionar frutas fatiadas, ervas e especiarias à água para torná-la mais interessante e com um sabor mais interessante.
2. Nozes
Nozes, como amêndoas, nozes, macadâmia, pinhões, pistache, castanha de caju e avelãs, são carregadas com ácidos graxos essenciais (EFAs) como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, proteínas, vitamina E, vitaminas do grupo B, magnésio, selênio, cobre, ferro, zinco, cálcio, potássio e fibra alimentar. Esses nutrientes ajudam a manter a turgidez e integridade das células, melhorar a circulação e hidratar as células, tornando a pele macia, flexível e brilhante (2).
Como tratar a pele seca com nozes
- Mergulhe as nozes durante a noite. Coma um punhado de nozes pela manhã com seu café da manhã. Você também pode adicionar nozes ao smoothie do café da manhã, salada, frituras, leite, etc. No entanto, a quantidade de nozes que você consome deve ser moderada ou limitada para evitar o consumo excessivo de gordura.
- Pegue de 4 a 6 amêndoas (embebidas durante a noite), retire a casca e use um liquidificador para fazer a pasta de amêndoa. Adicione duas colheres de sopa de leite e misture bem. Aplique esta máscara no rosto e deixe por 20 minutos. Limpe-o com um pano limpo e macio umedecido em água morna.
3. Abacate
Uma única xícara de purê de abacate contém 23 mg de vitamina C, 4,8 mg de vitamina E, 16,1 µg de vitamina A, 48,3 µg de vitamina K, 253 mg de ácidos graxos ômega-3 e 183 µg de folato (3). Esses nutrientes ajudam a reparar os tecidos da pele, reidratar as células da pele, tornar a pele flexível e reduzir as rugas (4).
Como tratar a pele seca com abacate
Você pode consumir abacate fazendo molho de abacate, adicionando abacate à salada ou fazendo smoothie de abacate e guacamole.
Você também pode aplicá-lo externamente. Prepare uma máscara esmagando um quarto de um abacate e adicionando iogurte e mel. Mantenha por 20 minutos e depois seque com um pano macio umedecido em água morna.
4. Linhaça
Uma colher de sopa de semente de linhaça pode ajudar a tratar a constipação, ajudar na perda de peso, melhorar a saúde cardiovascular, protegê-lo do câncer e, é claro, tratar seus problemas de pele. As sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6), lignanas, fitoestrogênios, proteínas e fibra alimentar (5). Descobriu-se que a linhaça diminui a irritação da pele, a perda de água transepidérmica, aspereza e descamação e melhora a suavidade e a hidratação da pele (6).
Cuidado: Se você tiver problemas cardíacos ou estiver tomando anticoagulantes, consulte seu médico antes de adicionar sementes de linhaça à sua dieta diária, pois elas também agem como anticoagulantes e podem interagir com sua medicação.
Como tratar a pele seca com linhaça
- Consumir linhaça moída ou pó de linhaça para facilitar sua digestão e absorção de nutrientes. Adicione o pó de linhaça ao seu café da manhã, smoothies, sucos, saladas, etc.
- Adicione uma colher de chá de iogurte a uma colher de sopa de pó de linhaça e misture bem. Aplique esta máscara na pele e deixe por 20 minutos. Enxágue com água morna.
5. Banana
As bananas são ricas em vitaminas A, B, C e D, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, zinco, ferro, magnésio, cálcio, potássio, fósforo, folato e fibra alimentar (7). A fibra dietética da banana ajuda a eliminar as toxinas, rejuvenescendo as células da pele. Também é dito que consumir bananas regularmente pode dar à sua pele o brilho e a suavidade de que ela precisa, embora não haja evidências científicas que comprovem o mesmo.
Cuidado: Se você tiver problemas renais ou diabetes, consulte seu médico ou nutricionista antes de adicionar bananas à sua dieta diária.
Como tratar a pele seca com banana
- Consuma pelo menos uma banana (e não mais que duas bananas) por dia. Você pode comê-lo como um lanche ou fazer smoothies de banana, panquecas, muffins, bolos ou adicioná-los ao seu cereal matinal.
- Você pode fazer um pacote facial de banana esmagando meia banana com uma colher de chá de mel e uma colher de sopa de iogurte. Aplique em seu rosto uniformemente. Deixe por 20 minutos e depois lave com água morna.
6. Aloe Vera
Esta planta verde e carnuda tem uma infinidade de benefícios à saúde. Tratar a pele seca ou qualquer problema de pele é um deles. O gel de Aloe vera contém lipídios, água, vitaminas A, C, E, B12 e colina, minerais, como zinco, cobre, potássio, magnésio, selênio, cromo e cálcio, aminoácidos, glicosídeos, antraquinonas e glucomananos. Aloe vera tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e antiinflamatórias. Ajuda a reidratar, hidratar e suavizar a pele. Promove a síntese de colágeno, retarda o envelhecimento da pele e protege a pele da radiação UV (8).
Como tratar a pele seca com Aloe Vera
- Você pode consumir o suco de aloe vera que é vendido em farmácias. Não consuma gel de aloe vera ou suco de aloe vera caseiro, pois pode conter toxinas fatais.
- Amasse o gel de aloe vera e aplique-o na pele. Deixe agir por 20 minutos e depois seque com um pano limpo e macio umedecido em água morna.
7. Azeite
Os antigos egípcios usavam azeite como um dos ingredientes de seus cosméticos. Os ácidos graxos presentes no azeite de oliva ajudam a manter a integridade da camada externa da pele e cicatrizam feridas, possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, protegem a pele dos fotodanos, previnem a formação de cicatrizes e hidratam a pele (9). Portanto, o azeite de oliva pode ajudar a nutrir e suavizar sua pele após apenas algumas aplicações. O melhor é que não é tão pegajoso quanto o óleo de coco, nem tem um cheiro forte.
Como tratar a pele seca com azeite de oliva
- Faça seu molho de salada com azeite de oliva extra virgem e use-o para cozinhar todas as refeições.
- Aplicar azeite topicamente. Você também pode misturar duas colheres de sopa de azeite, duas colheres de leite e uma colher de mel e aplicar a mistura na pele. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água morna.
8. Peixe
Peixes de água fria, como bacalhau, salmão, atum e arenque, podem ser altamente benéficos para a saúde. Esses peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 e também mantêm a proporção recomendada de ácidos graxos ômega-3 para ômega-6 (1: 1). O consumo desses peixes ajudará a reduzir a inflamação, eliminar as toxinas e bloquear a umidade da pele (10). Isso faz com que sua pele pareça mais nutrida, macia e brilhante. Além disso, esses peixes também são uma boa fonte de nutrientes que ajudam a manter as células pró-ativas, levando a um melhor funcionamento e aparência.
Como tratar a pele seca com peixes
- Compre salmão selvagem do Alasca, atum recém-pescado, bacalhau ou arenque no mercado de peixes local. Você também pode comprar esses peixes no supermercado, mas certifique-se de que sejam frescos. Para tratar a pele seca, você deve comer o peixe com pele, pois a camada de gordura abaixo da pele é rica em ácidos graxos ômega-3. Você pode grelhar, assar, escaldar ou fazer curry com o peixe.
- Você também pode consumir cápsulas de óleo de peixe. Consulte seu médico para a dosagem recomendada.
9. Pepino
Os pepinos são excelentes para tratar a pele seca. Um pepino contém 287 g de água, vitaminas A, C e K, folato, cálcio, magnésio, potássio, zinco, selênio, fósforo, ácidos graxos ômega-3 e fibra alimentar (11). O alto teor de água do pepino torna-o um dos melhores alimentos para o tratamento da pele seca. Além disso, a pele do pepino também é uma grande fonte de sílica, um importante componente dos músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos (12). Isso torna a pele saudável.
Como tratar a pele seca com pepino
- Corte os pepinos em fatias finas, salpique um pouco de sal e consuma-os. Ou você pode adicionar pepino à sua salada, sanduíche ou água desintoxicante, ou fazer sopa de pepino e suco de pepino.
- Descasque o pepino e rale bem. Adicione uma colher de chá de mel e gel de aloe vera e misture bem. Aplique esta máscara e deixe por 20 minutos. Limpe a máscara com um pano limpo e macio umedecido em água morna.
10. Folhas verdes escuras
Folhas verdes escuras são ótimas para sua pele (13). Couve, espinafre, brócolis, repolho, acelga, couve, nabo, dente-de-leão, etc., são ricas fontes de vitaminas A, B, C e K, cálcio, zinco, magnésio, ferro e ácido fólico e dietético fibra. Também são antioxidantes e antiinflamatórios por natureza (14). Assim, eles podem ajudar a curar a pele seca e com coceira, removendo toxinas do corpo e acalmando a pele.
Como tratar a pele seca com folhas verdes escuras
- Você pode fazer um smoothie verde com espinafre ou couve. Consumir folhas verdes escuras e escaldadas. Você também pode fritá-los ou comê-los em saladas ou sanduíches.
- Compre folhas verdes frescas e escuras. Você pode armazená-los em sacos ziplock, mas não por mais de três dias.
11. Ovos
Os ovos são carregados com vitaminas A, D e E, folato, colina, proteína, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, cálcio, potássio, fósforo, selênio e sódio (15). Se você está consumindo ovos para se livrar da pele seca e escamosa, lembre-se de consumir a gema do ovo. Consumir em quantidades limitadas, dependendo da predisposição individual ao risco de níveis elevados de colesterol ou problemas cardíacos. Ele contém vitaminas lipossolúveis que ajudam a melhorar a integridade da membrana das células da pele (16).
Como tratar a pele seca com ovos
- Consumir 1-2 ovos cozidos ou pochê pela manhã no café da manhã. Você também pode ter ovos mexidos. Adicione ovos à sua salada ou sanduíche para o almoço.
- Aplique a gema de ovo na pele. Deixe agir por 10 minutos e lave com água morna.
12. Romã
É praticamente impossível comer uma romã sem as sementes. E você precisa dessas sementes para tratar sua pele. As sementes de romã apresentam propriedades antiinflamatórias e antioxidantes (17). Portanto, eles podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele e reduzir a irritação, inflamação e coceira. As romãs também são ricas em água, vitaminas A e C e minerais (18). Isso ajuda a hidratar as células da pele e curar as rachaduras formadas devido ao ressecamento.
Como tratar a pele seca com romã
- Tome meia xícara de romã como lanche ou no café da manhã. Você também pode adicionar romã à sua salada ou beber suco de romã.
- Aplique óleo de romã com azeite de oliva na pele. Deixe por 20 minutos e depois lave com água morna.
13. Chá de Camomila
O chá de camomila contém vitamina A, ácido fólico e minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro (19). O chá de camomila tem muitos compostos antiinflamatórios, como alfa-bisabolol e chamazuleno, que ajudam a acalmar a pele seca e com coceira. Também possui propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir a carga tóxica do organismo, permitindo assim que as células funcionem adequadamente (20). A água presente no chá de camomila também auxilia na hidratação da pele.
Como tratar a pele seca com chá de camomila
- Tome uma xícara de chá de camomila em vez de café. Você também pode fazer chá gelado de camomila e experimentar adicionando limão, gengibre ou mel para mudar o sabor.
- Passe levemente os saquinhos de chá de camomila em sua pele ou faça um banho de chá de camomila adicionando chá de camomila, mel e óleo de coco à água do banho.
14. Batata-doce
A batata-doce é rica em vitaminas A, B6, B3, B2 e B1, ácido pantotênico, biotina, cobre, potássio, fósforo, fibra alimentar e carotenóides (21). Os carotenóides presentes na batata-doce são antioxidantes e ajudam a estimular a atividade das enzimas antioxidantes. A antocianina, outro pigmento encontrado na batata-doce, é de natureza antiinflamatória. Portanto, ao consumir batata-doce, você será capaz de acalmar a pele e se livrar das toxinas. Além disso, um estudo realizado em ratos descobriu que a batata-doce pode ajudar a curar a pele dolorida e rachada (22).
Como tratar a pele seca com batata doce
- Coma deliciosas batatas-doces grelhadas, assadas ou salteadas.
- Rale uma batata-doce e esprema o suco. Misture uma colher de chá de mel. Passe a mistura na pele e deixe agir por 30 minutos. Lave com água morna.
15. Óleo de coco
O óleo de coco é usado há milhares de anos para tratar muitos problemas de pele e cabelo (23). Na verdade, seus ácidos graxos de cadeia média exclusivos também o tornam um bom óleo para consumo para redução de peso (24). O óleo de coco contém uma boa quantidade de vitaminas E e K, gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas e saturadas e proteínas. Ele também tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e antiinflamatórias. Fornece à pele quantidades adequadas de gordura, parte integrante das células, e hidrata a pele, tornando-a macia e brilhante (23).
Como tratar a pele seca com óleo de coco
- Compre óleo de coco de cozinha em um supermercado próximo e use 2 a 3 colheres de sopa dele em seus preparativos alimentares. Você também pode fazer o molho para salada com óleo de coco em vez de azeite. Tome um café à prova de balas para dar ao corpo aquela dose extra de óleo de coco.
- Aplique óleo de coco orgânico na pele e deixe-o por uma hora (se você estiver com pressa) ou durante a noite. Tome um banho quente e lave-o com um gel de banho suave ou sabonete.
Estes são os 15 alimentos para tratar ou curar a pele seca. Dê uma olhada na lista abaixo para saber o que mais você pode fazer para proteger sua pele de ficar seca e opaca.
Pontos para lembrar
- Evite consumir álcool, pois causa desidratação.
- Beba bastante água.
- Use um pacote de rosto para pele seca.
- Aplique um soro hidratante e protetor solar antes de sair.
- Use um gel de banho para pele seca ao tomar banho.
- Use uma loção corporal logo após sair do chuveiro.
- Sempre carregue um bom hidratante e batom com você. Certifique-se de não aplicar um hidratante à base de água.
- Reserve algum tempo todos os dias para desestressar.
- Durma melhor.
- Ver um médico.
Conclusão
Siga estas dicas e inclua os alimentos que combatem a pele seca listados acima para hidratar e nutrir sua pele. Tenho certeza de que você verá uma diferença visível em alguns dias. Dê à sua pele o tratamento interno que ela merece. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quais alimentos são bons para pele seca?
Você deve beber água para hidratar a pele por dentro. Consumir nozes, sementes, abacate, peixe, vegetais com folhas verdes e chá de camomila para uma pele bonita e hidratada.
Quais alimentos são ruins para a pele?
Alimentos fritos com óleo fazem mal à pele. Alimentos que contenham grandes quantidades de sódio, açúcar e gorduras trans são muito proibidos se você deseja melhorar a saúde de sua pele.
Como posso melhorar minha pele seca?
Comece a cuidar da sua pele de dentro para fora. Mude sua dieta. Faça uma dieta adequada para pele seca. Inclua nozes, sementes, azeite, abacate, vegetais frescos, chá e água em sua dieta. Malhar (permanecer ativo) causa suor, o que também ajuda a eliminar as toxinas. Use um pacote facial hidratante todos os dias alternados e um sabonete / gel de banho hidratante e loção diariamente.
Qual é a melhor vitamina para pele seca?
A vitamina E é a melhor vitamina para pele seca. Consulte um médico antes de tomar suplementos de vitamina E para pele seca.
Que deficiência de vitamina causa pele seca?
A deficiência de vitamina B pode causar pele seca, com coceira e escamosa. Consulte um médico e consuma suplementos de vitamina B12, B6 e B3 para melhorar a pele seca.
Leite é bom para pele seca?
Sim, o leite é bom para a pele seca se você aplicá-lo topicamente. O leite às vezes causa fugas e pode não agradar a todos. É melhor aplicá-lo topicamente. Use uma colher de chá de mel para fazer um pacote de rosto caseiro com leite e mel. Deixe agir por 10 minutos antes de enxaguar com água.
O estresse pode causar ressecamento da pele?
Sim, o estresse pode causar ressecamento da pele. O estresse causa o acúmulo de toxinas. Além disso, se você não beber água ou alimentos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, sua pele pode secar rapidamente.
Beber água ajuda a secar a pele?
Sim, a hidratação é a melhor forma de reduzir o ressecamento da pele. Beba pelo menos 2-3 litros de água se for mulher e 3-4 litros de água se for homem. Aumente o consumo de água se você praticar exercícios regularmente. A água elimina as toxinas e reidrata as células da pele, fazendo com que sua pele pareça roliço e brilhante.
24 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- A água na dieta afeta a hidratação e a biomecânica da pele humana, Dermatologia Clínica, Cosmética e Investigacional, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4529263/
- Dieta e Dermatologia, The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4106357/
- Abacate cru, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/341528/nutrients
- Descobrindo a ligação entre nutrição e envelhecimento da pele, Dermatoendocrinology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3583891/
- Sementes, linhaça, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/169414/nutrients
- A suplementação de óleo de linhaça diminui a sensibilidade da pele e melhora a função e condição da barreira da pele, Farmacologia e Fisiologia da Pele, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21088453
- Bananas, cruas, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/341529/nutrients
- ALOE VERA: UMA BREVE REVISÃO, Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institute of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763764/
- Papel terapêutico de frutas / óleo de oliva na prevenção de doenças via modulação de atividade antioxidante, antitumoral e genética, International Journal of Clinical and Experimental Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4057827/
- Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3: benefícios e desfechos em esportes, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6357022/
- Pepino, cru, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/342612/nutrients
- Biodisponibilidade de silício em exocarpo de Cucumis sativus Linn., 3 Biotech, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5678890/
- O papel dos fitonutrientes na saúde da pele, Nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257702/
- Potencial de vegetais com folhas verdes comumente consumidos por sua capacidade antioxidante e sua ligação com o perfil de micronutrientes, International Journal of Food Sciences and Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14522687
- Ovos, Grau A, Grande, ovo inteiro, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/748967/nutrients
- O efeito do óleo de gema de ovo na cicatrização de feridas de queimadura de terceiro grau em ratos, Jornal Médico do Crescente Vermelho Iraniano, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3371884/
- Avaliação das propriedades antioxidantes e anti-radicais de sementes de romã (Punica granatum L.) e extratos de sementes desengorduradas, Journal of Food Science and Technology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4325071/
- Romã, crua, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/341622/nutrients
- Chá quente, camomila, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/344311/nutrients
- Camomila: Um medicamento fitoterápico do passado com futuro brilhante, Molecular Medicine Reports, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/
- Batata-doce em lata, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/342493/nutrients
- Aplicação de fibra de batata-doce em feridas cutâneas em ratos, Biological & Pharmaceutical Bulletin, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8839973
- Propriedades antiinflamatórias e protetoras da pele in vitro do óleo de coco virgem, Journal of Traditional and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6335493/
- A dieta para perda de peso que inclui o consumo de óleo de triacilglicerol de cadeia média leva a uma maior taxa de perda de peso e massa gorda do que o azeite, American Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2874190/