Índice:
- Como beber água quente pode ajudá-lo?
- 1. Melhora a digestão
- 2. Alivia a congestão nasal
- 3. Alivia o estresse
- 4. Ajuda a tratar a acalasia
- 5. Pode ajudar na perda de peso
- 6. Melhora a circulação sanguínea
- 7. Alivia a dor
- 8. Ajuda a eliminar toxinas
- Beber água quente vs. Água fria
- Quais são as preocupações com água quente?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
A maioria das pessoas que bebem água quente o faz para melhorar sua saúde de forma holística. Fazem questão de beber água quente logo de manhã e logo antes de ir para a cama. Mas isso realmente ajuda?
Os resultados sugerem que beber água quente pode aumentar a digestão e aliviar o congestionamento. Também pode diminuir os níveis de estresse. Mas lembre-se da temperatura. A água quente (ou você pode até chamá-la de água morna) geralmente está entre 120o F e 140o F. Qualquer coisa além disso pode escaldar sua língua e queimar sua garganta.
Beber água quente envolve mais coisas do que você poderia imaginar. Continue lendo para saber mais!
Como beber água quente pode ajudá-lo?
O benefício mais importante de beber água quente é a melhoria da digestão. A ingestão de água quente também é conhecida por aliviar a congestão nasal e o estresse associado. Também promove a saúde esofágica.
1. Melhora a digestão
Beber água quente pode ativar o trato digestivo. Isso melhora o processo de digestão. A água quente também ajuda a dissipar partículas em seu sistema que você pode ter problemas para digerir.
A água quente também dilata os vasos sanguíneos e direciona o fluxo sanguíneo para o intestino - melhorando ainda mais a digestão. Quando você toma água quente após uma refeição, a temperatura emulsifica as gorduras e as torna mais digeríveis (caso você sofra de refluxo gástrico evite beber água em excesso antes e depois das refeições, pois isso pode diluir o suco gástrico dificultando a digestão, o que pode causar refluxo)
Estudos também mostram que a temperatura da refeição pode ter um impacto na taxa de esvaziamento gástrico (1). Isso também pode ajudar a aliviar a constipação.
2. Alivia a congestão nasal
Shutterstock
A água quente pode soltar seios da face e passagens nasais obstruídas, eliminando a congestão. Dessa forma, também pode aliviar uma dor de cabeça nos seios da face.
Você tem membranas mucosas em todo o pescoço e na parte superior do tronco. Beber água quente pode ajudar a aquecer essas áreas e a aliviar a dor de garganta (geralmente causada pelo acúmulo de muco).
Estudos mostram que líquidos quentes são superiores a líquidos frios no gerenciamento de fluidos no trato respiratório superior e no tratamento de infecções relacionadas (2).
As bebidas quentes também funcionam maravilhosamente bem no alívio da maioria dos sintomas de resfriado e gripe (3).
3. Alivia o estresse
Beber água quente pode melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, ajudando também a aliviar o estresse. De acordo com um estudo, adicionar leite morno à água quente pode promover ainda mais os efeitos de combate ao estresse (4). No entanto, é importante lembrar que o leite e seus derivados promovem o acúmulo de muco. Isso pode funcionar para a redução do estresse, mas não funcionaria para aliviar a congestão nasal.
Embora o estudo atribua os efeitos destruidores do estresse do líquido à cafeína (que foi adicionada ao leite), ele também enfatiza o papel do calor da bebida.
4. Ajuda a tratar a acalasia
A acalasia é uma condição de saúde em que a parte inferior do esôfago não consegue relaxar. Isso evita que o alimento passe para o estômago. Estudos mostram que a ingestão de alimentos quentes (inclusive água) pode auxiliar no relaxamento da parte inferior do esôfago (também chamada de esfíncter esofágico inferior, LES) (5).
Em outro estudo, a ingestão de água quente melhorou os sintomas em pacientes com acalasia. A água quente atravessou o LES mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente ou água fria (6).
Outro estudo mostrou que 88% dos pacientes encontraram alívio da dor no peito após beber água quente (6).
Na verdade, constatou-se que a água fria agrava os sintomas em pacientes com acalasia (7).
5. Pode ajudar na perda de peso
Shutterstock
Uma teoria sugere que a água quente permanece no estômago um pouco mais quando comparada à água fria. Isso significa que você se sente mais satisfeito por um longo período, o que pode ajudar na perda de peso.
6. Melhora a circulação sanguínea
A água quente expande suas artérias e veias, permitindo uma melhor circulação sanguínea por todo o corpo (8). Isso também pode regular seus níveis de pressão arterial.
7. Alivia a dor
Vimos que a água quente pode aumentar a circulação e melhorar o fluxo sanguíneo. Embora nenhuma pesquisa tenha relacionado diretamente a ingestão de água quente ao alívio da dor, pode ajudar.
As pessoas geralmente usam compressas térmicas para reduzir a dor. Portanto, beber água quente pode aliviar a dor interna. Mas observe que o calor também pode agravar o inchaço. Portanto, você pode consultar seu médico a esse respeito.
8. Ajuda a eliminar toxinas
Beber água quente aumenta a temperatura corporal interna. Embora temporário, isso ativa o sistema endócrino do corpo e você começa a suar. Isso pode ajudar a livrar seu corpo de toxinas.
As toxinas no corpo também podem fazer você envelhecer mais rápido. Eliminá-los pode retardar os sinais de envelhecimento.
Beber água quente ajuda. Pode parecer muito simples, mas tem efeitos benéficos. Mas e a água fria? Como beber é diferente de beber água quente?
Beber água quente vs. Água fria
Shutterstock
A água fria tem alguns benefícios, especialmente quando a temperatura corporal está aumentando. Isso pode ser quando você está se exercitando ou envolvido em uma atividade intensa. Quando você viaja sob o sol quente e corre o risco de insolação, a água fria funciona.
Beber água fria traz a temperatura do corpo de volta ao normal. Também ajuda a hidratar mais rapidamente. Beber água quente nesses casos pode ser uma má ideia.
Excluindo os casos acima mencionados, a água quente é sempre preferível. Mas então, existem algumas coisas que você precisa ter em mente.
Quais são as preocupações com água quente?
Por favor, entenda que quando dizemos água quente, não queremos dizer água muito quente. Você não quer danificar seu esôfago ou queimar suas papilas gustativas. Nem você gostaria de escaldar sua língua!
Você deve evitar beber água quente que esteja perto da temperatura de ebulição. Testar um pequeno gole antes de tomar um gole funciona melhor.
A temperatura da água quente (ou água quente) está entre 120o F e 140o F. Claro, você nem sempre será capaz de medir a temperatura. Portanto, um gole de teste deve ajudar.
Conclusão
De acordo com a medicina ayurvédica, beber água quente regularmente pode ajudar na cura do corpo. Ele estimula a digestão e ajuda a eliminar resíduos metabólicos (9). A água quente é a melhor opção - exceto quando o ambiente ao seu redor é tão quente que você se sente desidratado.
Você bebe água quente todos os dias? Como isso te ajudou? Compartilhe sua experiência e feedback na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quão benéfico é beber água quente antes de dormir?
Beber água quente antes de dormir pode mantê-lo hidratado durante a noite e até mesmo livra seu corpo das toxinas. Você também pode beber água quente com o estômago vazio pela manhã - isso pode impulsionar o seu sistema digestivo.
Quão bom é beber água quente com mel / limão?
Beber água quente com uma pitada de mel e limão pode fazer maravilhas. Além dos benefícios que discutimos, você também pode desfrutar dos poderosos nutrientes do mel e do limão. A bebida pode ser uma mistura potente de vitaminas B e C, potássio e ferro.
O limão também ajuda a aumentar a produção de ácido clorídrico pelo estômago, o que leva a uma melhor digestão e melhor absorção de nutrientes. Limão em água morna é a combinação perfeita para tomar antes das refeições e logo de manhã para ajudar a iniciar o sistema digestivo rapidamente e ajudar na eliminação de toxinas.
Referências
- “Efeito da temperatura da refeição no esvaziamento gástrico…” Gut, US National Library of Medicine.
- “Efeitos de beber água quente, água fria e canja de galinha…” Peito, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Os efeitos de uma bebida quente no fluxo de ar nasal…” Rinologia, US National Library of Medicine.
- “Efeitos da ingestão de chá quente, café e água…” Psicofarmacologia.
- “Resposta do esôfago a altas e baixas temperaturas…” Journal of Neurogastroenterology and Motility, US National Library of Medicine.
- “Engolir água quente pode melhorar os sintomas…” Journal of Neurogastroenterology and Motility, US National Library of Medicine.
- “Effect of cold water on…” Journal of Neurogastroenterology and Motility, US National Library of Medicine.
- “5 dicas para melhorar a circulação sanguínea” Johnston UNC Health Care.
- “Diga sim para aquecer para remover os danos” European Journal of Pharmaceutical and Medical Research.