Índice:
- Prós de esteira
- Contras da esteira
- Quando usar uma esteira
- Quando evitar o uso de esteira
- Prós elípticos
- Contras elípticas
- Quando usar elíptico
- Quando evitar o uso de elíptico
- Queimadura de calorias - elíptica vs. Esteira para perder peso
- Esteira vs. Elíptica: Qual é a melhor opção para comprar para sua casa?
- Conclusão
Qual é o melhor treino de queima de gordura? Cardio, é claro! Mas você sabia que as duas máquinas de cardio comuns, esteira e elíptica, visam músculos diferentes e fornecem resultados diferentes?
Ao compreender em que parte do seu corpo essas duas máquinas funcionam, você poderá tomar uma decisão informada sobre qual máquina usar. Isso ajudará a minimizar lesões, ajuda na perda de peso, melhora o tônus muscular e fortalece o núcleo.
Este artigo descreve os prós e os contras da esteira e da elíptica. E torna mais fácil saber qual é o melhor para você. Leia!
Prós de esteira
Shutterstock
- Versátil
Você pode usar a esteira para caminhar (lento ou rápido), correr (a 6 mph) ou correr. Você também pode usar a opção de inclinação para adicionar resistência ao seu treino.
- Envolve seu abdômen
A corrida requer que você envolva seu núcleo e ative os músculos abdominais. E isso ajuda seu corpo a ficar equilibrado e evita que você caia. Então, se você correr por, digamos, 20 minutos, seu núcleo estará engajado o tempo todo. Ao praticar regularmente, você construirá um núcleo forte, o que melhorará sua postura, tônus e resistência ao exercício.
- Queima Calorias
Correr a 8 mph por 20 minutos pode ajudá-lo a queimar cerca de 200-300 calorias. A esteira pode ajudá-lo a eliminar a gordura e emagrecer. O número de calorias queimadas também depende do seu peso corporal e do grau de inclinação usado. É melhor manter sua esteira em uma inclinação de pelo menos 3 graus e correr intermitentemente (correr a 6 ou 7 mph por um minuto e depois a 13 ou 14 mph por 10 segundos).
- Parece mais natural
Andar e correr são algo que estamos acostumados a fazer todos os dias. Portanto, quando você subir em uma esteira, levará apenas alguns segundos para se acostumar com a plataforma móvel. E então, tudo parecerá natural. Este conforto e facilidade de uso farão com que você goste rapidamente de caminhar ou correr na esteira.
- Ótimo para a parte inferior do corpo
Caminhar ou correr na esteira atinge os músculos das panturrilhas, isquiotibiais, quadríceps, glúteos, abdominais e músculos do coração. Portanto, é um ótimo treino para a parte inferior do corpo. Se você tiver acúmulo excessivo de gordura na parte inferior do corpo, correr intermitentemente na esteira o ajudará a perder a flacidez com eficácia.
- Fortalece os ossos
A corrida requer que você se equilibre nas pernas alternadas. Isso significa que suas pernas suportam alternadamente o peso do seu corpo. Além disso, a inclinação e a velocidade da corrida dobram ou às vezes triplicam o peso do seu corpo. Correr com a postura correta em dias alternados fortalece os ossos.
- Melhora a saúde do coração
Correr e caminhar vigorosamente na esteira ajuda a aumentar sua frequência cardíaca e ativa os pulmões, o que ajuda a melhorar a saúde dos músculos do coração e aumenta a circulação. Durante um período, você poderá correr por um longo período sem perder o fôlego. Na verdade, você será capaz de fazer qualquer outro tipo de cardio (como praticar um esporte ao ar livre) sem ficar sem fôlego tão cedo.
Sim, existem muitos benefícios em correr ou caminhar na esteira, mas também existem algumas desvantagens das quais você deve estar ciente. Aqui estão os contras de usar uma esteira para queimar calorias.
Contras da esteira
- Postura pode ser afetada
O tamanho do cinto pode fazer com que você mude a maneira como anda ou corre. E, com o tempo, pode causar problemas de postura que podem levar a dores na parte inferior das costas e nas articulações.
- Não é fácil nas articulações
Correr rápido na esteira ou lentamente por um longo período pode ser difícil para os joelhos. Isso porque seus joelhos têm que suportar o dobro ou o triplo do peso do seu corpo. Eles também absorvem o choque do impacto de seus pés na plataforma.
- Funciona apenas a parte inferior do corpo
Caminhar ou correr na esteira é um ótimo treino para a parte inferior do corpo. Mas só isso. Pode parecer um treino de corpo inteiro, mas se você pensar sobre isso, correr na esteira não atinge muito os músculos da parte superior do corpo.
- Pode causar perda muscular
Correr ou caminhar na esteira pode causar perda muscular. E isso porque quando você faz cardio por um período prolongado, para alimentar sua atividade, as células começam a quebrar as proteínas (é claro, depois que a glicose e o glicogênio muscular são usados) e os convertem em glicose (por meio da gliconeogênese). E se você não tiver uma boa refeição proteica pós-treino e não fizer treinamento de força em dias alternados, perderá massa muscular. E isso pode deteriorar o tom do seu corpo.
- Pode não ser seguro
Nem todo exercício se destina a todos. Você pode matá-lo quando se trata de correr no campo, mas pode se sentir tonto quando se trata de correr na esteira. Correr em alta velocidade e a necessidade de alterar a velocidade da esteira também podem aumentar as chances de cair e se machucar.
Então, isso significa que você deve evitar esteiras? Não! É aqui que a esteira pode ser útil.
Quando usar uma esteira
Você pode usar a esteira se:
- Você deseja caminhar ou correr como uma sessão de aquecimento antes de sair para fazer outros exercícios.
- Você precisa perder flacidez extra na parte inferior do corpo. Use uma ou duas vezes por semana por 20-30 minutos para queimar gordura e incluir treinamento de força para prevenir a perda muscular.
- Você está em um programa de reabilitação e andar devagar na esteira ajuda a fortalecer os músculos e os ossos. Você deve ser supervisionado por um profissional.
- Você quer correr, mas não é possível sair para correr.
- Você está estressado ou deprimido, corra na esteira por 15 minutos a 8 mph.
Quando evitar o uso de esteira
Evite correr ou caminhar rigorosamente na esteira se:
- Recentemente, você machucou o joelho ou tem fascite plantar ou dor lombar.
- Você acabou de fazer uma cirurgia cardíaca.
- Seu médico não permite que você use a esteira para caminhar ou correr.
Dica: Sempre use bons tênis de corrida ao correr na esteira ou ao ar livre.
Agora, vamos ver os prós e os contras do aparelho elíptico.
Prós elípticos
Shutterstock
- Baixo impacto e fácil nas juntas
Cardio em uma máquina elíptica coloca menos pressão sobre os ossos, especialmente as articulações dos joelhos. Esta máquina emula o movimento de subir escadas ou esqui cross-country. Assim, você não precisa bater os pés no cinto ou no chão, e isso o salvará de machucar os joelhos a longo prazo (literalmente!).
- Treino de corpo inteiro
O elíptico tem como alvo os músculos das pernas e os bíceps, tríceps, dorsais e o núcleo. Então, basicamente, você fará um treino de corpo inteiro que o ajudará a tonificar seu corpo, fortalecer seu núcleo e melhorar o equilíbrio.
- Você também pode ir para trás
Você pode pedalar reverso em uma elíptica. Dessa forma, você terá como alvo outros músculos e se envolverá em um treino misto que lhe dará ótimos resultados.
- Bom queimador de calorias
O elíptico ajuda a queimar cerca de 200-300 calorias em 30 minutos - o mesmo que correr em uma esteira. Mas com o elíptico, você obterá um treino de corpo inteiro.
Contras elípticas
- Não fortalece os ossos
O elíptico não afeta seus ossos e articulações. E isso é uma boa e uma má notícia. Correr na esteira o ajudará a melhorar a resistência dos ossos. Mas malhar na elíptica tem menos impacto e não ajuda a fortalecer os ossos.
- Não tão dinâmico
Em uma esteira, existem opções para aumentar o grau de inclinação para adicionar resistência ao seu treino. Mas, na elíptica, como os pedais ficam altos, você nem consegue suportar totalmente o peso do corpo. Portanto, há uma resistência mínima ao seu movimento.
Quando é melhor usar elíptico? Vamos descobrir na próxima seção.
Quando usar elíptico
Você pode usar o elíptico quando:
- Você está se recuperando de uma lesão.
- Você está cansado demais e precisa fazer exercícios de baixo impacto.
- Você precisa de uma combinação de exercícios para a parte inferior e superior do corpo.
Quando é melhor evitar o uso da máquina elíptica? Descubra a seguir.
Quando evitar o uso de elíptico
Evite usar o elíptico se seu médico assim o disser.
Dica: Certifique-se de estar em pé e não se curvando para a frente ao usar a máquina.
Queimadura de calorias - elíptica vs. Esteira para perder peso
Shutterstock
É verdade que as calorias desempenham um papel vital na perda ou ganho de peso. Mas essa não é a única coisa sobre perder peso.
Usar uma esteira pode ajudá-lo a queimar quase o mesmo número de calorias que se usasse uma elíptica. Mas, dependendo do seu objetivo, você deve decidir se precisa de um treino de corpo inteiro ou apenas da parte inferior do corpo. E isso determinará se você deve usar a esteira ou o elíptico.
Sim, você perderá peso com a esteira e a elíptica, mas certifique-se de fazer também o treinamento de força para preservar os músculos e melhorar o tônus da estrutura corporal.
Então, o que é melhor comprar para sua casa? Vamos descobrir.
Esteira vs. Elíptica: Qual é a melhor opção para comprar para sua casa?
A melhor máquina de cardio para comprar depende de seus objetivos de condicionamento físico. Se você quiser se preparar para a próxima maratona, é melhor comprar uma esteira e usá-la com eficácia. Mas se você está se recuperando de uma lesão ou tem um joelho fraco, é melhor que você opte por uma máquina elíptica.
Conclusão
Esteiras e aparelhos elípticos têm vantagens e desvantagens. Mas os principais pontos a serem considerados são seus objetivos de condicionamento físico e se você tem articulações fracas ou está se recuperando de uma lesão ou cirurgia. Para usar essas máquinas com eficácia, use bons sapatos, mantenha uma boa postura e não se esforce demais.
Vá devagar e aumente sua resistência e força antes de tentar fazer um treino completo de 30 ou 60 minutos em qualquer uma dessas máquinas. Mais importante, escute seu corpo. Se a dor não for natural e aguda, pare. Descanse e enrole a espuma.
Com esses pontos em mente, tenho certeza de que será mais fácil para você julgar o que é melhor, dependendo da condição do seu corpo - a esteira ou o elíptico. Tem mais perguntas? Por favor, poste-os na caixa abaixo. Felicidades!