Índice:
- Índice
- O que é ácido fúlvico?
- Quais são os benefícios do ácido fúlvico?
- 1. Aumenta a energia e a resistência
- 2. Exibe efeitos anti-envelhecimento
- 3. Possui propriedades antiinflamatórias e vulneráveis
- 4. Gerencia problemas de digestão e trato GI
- Existem efeitos colaterais ou riscos associados?
- Quais são as fontes de ácido fúlvico?
- Em poucas palavras ...
- Referências
Já olhou atentamente para a lama negra e solta, particularmente perto das raízes de algumas árvores? Ou, durante uma caminhada, você deve ter se deparado com pilhas de lama úmida, escura, cheia de gravetos e matéria de planta morta. Isso é ouro! A matéria morta do húmus é um baú de tesouro de minerais, sais, micróbios e um ingrediente herói chamado ácido fúlvico.
O ácido fúlvico tem tudo que seu corpo precisa. É uma mistura complexa de minerais, micróbios, antioxidantes, anti-envelhecimento e compostos anticâncer. E é por isso que nossos ancestrais chamavam as fontes de ácido fúlvico de 'Elixires da vida'. Não acredita em mim? Coloque seus óculos céticos e comece a rolar para baixo. Você terá um choque!
Índice
- O que é ácido fúlvico?
- Quais são os benefícios do ácido fúlvico?
- Existem efeitos colaterais ou riscos associados?
- Quais são as fontes de ácido fúlvico?
O que é ácido fúlvico?
O ácido fúlvico é um ácido criado em quantidades mínimas pela ação de milhões de micróbios benéficos que atuam na decomposição da matéria vegetal em um ambiente de solo com oxigênio adequado.
É um membro de uma família maior de compostos húmicos chamados ácidos húmicos. O ácido fúlvico tem baixo peso molecular e é biologicamente muito ativo.
Graças ao seu peso leve (cerca de 2 quiloDaltons ou kDa), o ácido fúlvico pode e deve ligar facilmente minerais e elementos em sua estrutura molecular. Isso faz com que os minerais e elementos se dissolvam e se tornem complexos fúlvicos mobilizados (1).
Outra bela propriedade do ácido fúlvico é que ele pode atravessar (permear) as paredes e membranas celulares, carregando os nutrientes dissolvidos. É por isso que as raízes e células das plantas absorvem prontamente grandes quantidades de ácido fúlvico e o mantêm em sua estrutura.
Foi descoberto que esses complexos de ácido fúlvico são absolutamente essenciais para que as plantas sejam saudáveis. Assim, o ácido fúlvico é um dos eletrólitos orgânicos mais potentes da natureza.
Pesquisas contemporâneas trouxeram à luz a importância do ácido fúlvico, suas aplicações em corpos humanos e procedimentos de extração mais simples. O objetivo de tais estudos é explorar o valor nutracêutico do ácido fúlvico e seus complexos.
Existem vários estudos entre espécies, que afirmam que o ácido fúlvico, um componente granulado do húmus, é nada menos do que uma fórmula que salva vidas e reverte a idade. Precisa de evidências?
Continue lendo para saber por que você deve dar ao ácido fúlvico toda essa importância.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do ácido fúlvico?
1. Aumenta a energia e a resistência
Os iogues da Índia atribuem muitas propriedades "mágicas" ao ácido fúlvico e seu reservatório natural - shilajit.
Junto com a cura de muitas doenças, este ingrediente húmico principal pode aumentar sua energia, metabolismo e resistência.
O ácido fúlvico desencadeia reações anabólicas em seu corpo. Ele utiliza glicose e fontes alternativas semelhantes para produzir moléculas maiores que auxiliam na construção muscular.
Além disso, como o ácido fúlvico tem alta permeabilidade celular, ele pode transportar com eficácia nutrientes (principalmente minerais) e moléculas grandes para os tecidos-alvo. Assim, aumenta o seu metabolismo, energia e, em última instância, a resistência (2).
2. Exibe efeitos anti-envelhecimento
Shutterstock
Tradicionalmente, as tribos da Índia e do Nepal usaram ingredientes à base de ácido fúlvico para longevidade. O ácido fúlvico tem propriedades físicas incríveis - como a solubilidade em água. É solúvel em água em um determinado pH ou em qualquer ambiente químico.
Ele pode fornecer minerais como cálcio, fósforo e magnésio aos ossos e músculos. Ele pode, portanto, manter doenças como a osteoartrite sob controle.
Sua pele também parecerá mais jovem e clara se você usar cosméticos ricos em ácido fúlvico. Isso pode ocorrer devido à capacidade antioxidante, antiinflamatória e antimicrobiana do ácido fúlvico (3).
3. Possui propriedades antiinflamatórias e vulneráveis
Em estudos com ratos, substâncias húmicas como o ácido fúlvico mostraram reduzir a inflamação e feridas. O estudo tem evidências de que uma dose diária de até 1,8 g de ácido fúlvico é segura e inibe a produção de citocinas, moléculas de adesão e vários produtos químicos pró-inflamatórios (4).
Devido a essas propriedades, o ácido fúlvico oferece extensa cardioproteção contra aterosclerose e hipertensão. Distúrbios como diabetes mellitus, artrite, DRGE, infecções do trato respiratório e demência podem ser tratados de forma eficaz com doses reguladas de ácido fúlvico (5).
4. Gerencia problemas de digestão e trato GI
Shutterstock
Um dos problemas mais comuns vistos em grandes altitudes é o desconforto gastrointestinal. Isso inclui falta de apetite, constipação, diarreia, náuseas, vômitos e desidratação. O ácido fúlvico pode diminuir a secreção de ácido-pepsina e a eliminação de células e também atuar como protetor da úlcera (6).
Em um estudo de 2017 sobre loach, o ácido fúlvico promoveu o crescimento de Lactobacillus enquanto inibia as espécies de Serratia, Acinetobacter, Aeromonas e Edwardsiella nos intestinos. Isso prova que o ácido fúlvico pode melhorar a digestão e absorção de nutrientes, mantendo a saúde intestinal (7).
Só um minuto!
- O ácido fúlvico pode aumentar os níveis de testosterona em seu corpo. Embora o mecanismo ainda esteja sendo investigado, esses alimentos ou suplementos podem ser benéficos para os homens. As mulheres podem não gostar!
- Existem extensas pesquisas sobre como o ácido fúlvico pode tratar e prevenir o câncer. Devido às suas propriedades imunomoduladoras, pode acelerar a cicatrização e prevenir a metástase de certos tipos de câncer.
- O ácido fúlvico é um tipo de ácido húmico. Enquanto o ácido húmico é um termo geral para o conteúdo orgânico do húmus do solo, o ácido fúlvico é mais específico (ambos em relação à origem e composição) e menor.
- Graças às suas propriedades antiinflamatórias e neuroprotetoras, diz-se que os derivados do ácido fúlvico tratam a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.
- O ácido fúlvico é conhecido por quelar (aprisionar) íons metálicos e intermediários tóxicos, tornando-o um excelente agente de desintoxicação.
Para algo encontrado na rocha e na lama, o ácido fúlvico tem benefícios surpreendentemente importantes. Você não concorda?
Mas deixe-me dizer isso a você. Muito está sendo escrito e dito sobre a segurança do ácido fúlvico e ácidos húmicos semelhantes.
Quão verdadeiras e válidas são essas preocupações? Vamos descobrir.
Voltar para TOC
Existem efeitos colaterais ou riscos associados?
Como ingrediente, o ácido fúlvico não foi bem estudado em profundidade. No entanto, existem muitas descobertas sobre sua principal fonte na natureza - Shilajit.
Shilajit é seguro para consumo humano até 3 g / kg. Uma vez que contém muitos outros minerais, compostos bioativos e ácidos húmicos, além do ácido fúlvico, a ingestão de shilajit precisa ser estritamente monitorada.
É necessária uma extensa pesquisa sobre os efeitos adversos causados pelo ácido fúlvico. Portanto, recomendamos que você consulte seu médico antes de dar o mergulho.
Digamos que o médico avisou você sobre tomar ácido fúlvico. Onde você vai procurar?
Passe para a próxima seção imediatamente!
Voltar para TOC
Quais são as fontes de ácido fúlvico?
O ácido fúlvico é um ácido criado em quantidades extremamente pequenas pela ação de milhões de micróbios benéficos, trabalhando na decomposição da matéria vegetal em um ambiente de solo com oxigênio adequado.
Portanto, é óbvio que você será capaz de encontrar complexos de ácido fúlvico puros apenas na natureza - o solo, para ser mais preciso.
Mas, a boa notícia é que existem métodos para extrair ácido fúlvico do solo. Após uma série de tratamentos químicos e processamento biofísico posterior, você pode obter suplementos de ácido fúlvico orgânico.
Com os avanços atuais em tecnologia, existem até 60% de extratos de ácido fúlvico ingeríveis concentrados disponíveis no mercado. Você pode comprá-los aqui.
Em poucas palavras…
O ácido fúlvico foi descoberto como um dos milagres naturais mais importantes relacionados à vida como um todo. Devido ao seu baixo peso molecular e outras propriedades bioquímicas, é usado como veículo de transporte primário de todos os nutrientes.
O ácido fúlvico é rico em mais de 80 minerais e compostos bioativos, que são um excelente aditivo dietético. Mas, devido a questões práticas, a maioria dos testes para sintetizá-lo artificialmente falhou.
Portanto, você pode optar por suplementos de ácido fúlvico orgânico ou fontes naturais como Shilajit para aproveitar toda a bondade dos detritos.
Recomendamos fortemente que você discuta este suplemento com um médico renomado. Consumir o suplemento de acordo com as orientações fornecidas pelo fabricante e observar como seu corpo responde ao ácido fúlvico.
Adoraríamos se você pudesse compartilhar suas experiências conosco. Você também pode enviar sugestões, comentários e feedback sobre esta leitura usando a seção de comentários abaixo.
Voltar para TOC
Referências
- “Ácido fúlvico: uma substância crítica para a saúde humana” Academia.
- “Shilajit Moomiyo também chamado de Mumiyo…” Academia
- “Shilajit, um medicamento único do Ayurveda” International Ayurvedic Medical Journal, Academia.
- “The Antiinflamation Properties of Humic…” Phytotherapy Research, US National Library of Medicine.
- “O ácido fúlvico atenua induzida por homocisteína…” BMC Complementary & Alternative Medicine, US National Library of Medicine.
- “Shilajit: Uma panacéia para problemas de altitude” International Journal of Ayurveda Research, US National Library of Medicine.
- “Efeito do ácido fúlvico no desempenho do crescimento…” Fish & Shellfish Immunology, US National Library of Medicine.