Índice:
- O que é óleo de semente de uva?
- Quais são os benefícios para a saúde do óleo de semente de uva?
- 1. Pode combater a inflamação e melhorar a saúde geral
- 2. Pode ser benéfico para cozinhar
- 3. Pode melhorar a saúde da pele
- 4. Pode promover a saúde do cabelo
- 5. Pode ajudar na saúde sexual
- Qual é o perfil nutricional do óleo de semente de uva?
- FATOS SOBRE NUTRIÇÃO
- Quais são os outros usos do óleo de semente de uva?
- Quais são os efeitos colaterais do óleo de semente de uva?
O óleo de semente de uva é um subproduto da indústria vinícola e estudos apontam seus efeitos benéficos à saúde humana. Inúmeras evidências sugerem os benefícios anticâncer e cardioprotetor do óleo (1).
Os constituintes reais do óleo responsáveis por esses efeitos estão presentes apenas em pequenas quantidades, e pode ser necessário consumir o óleo em grandes quantidades para aproveitar os benefícios (1).
Neste post, exploraremos o que a pesquisa diz sobre o petróleo e seu impacto na saúde.
O que é óleo de semente de uva?
O óleo de semente de uva é extraído das sementes das uvas. O óleo é, portanto, um subproduto da vinificação.
O óleo já existe há mais de 6.000 anos. Os europeus usavam o óleo para tratar doenças relacionadas à pele e aos olhos. Desde a virada do século 20, o óleo de semente de uva começou a chamar a atenção de cientistas e pesquisadores.
Embora as sementes de uva sejam ricas em nutrientes, alguns estudos afirmam que não é o caso do óleo. A maioria dos antioxidantes, incluindo as proantocianidinas das sementes de uva, não estavam presentes no óleo (2).
Tomar óleo de semente de uva te faz bem? A pesquisa tem algumas descobertas interessantes.
Quais são os benefícios para a saúde do óleo de semente de uva?
Há algumas evidências de que altos níveis de ácidos graxos ômega-6 no óleo de semente de uva podem promover a saúde cardíaca. O óleo também tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde da pele.
1. Pode combater a inflamação e melhorar a saúde geral
De acordo com um estudo, o consumo de óleo de semente de uva parece melhorar as condições inflamatórias e a resistência à insulina em mulheres com sobrepeso e obesas (3).
O óleo de semente de uva também contém ácidos graxos poliinsaturados ômega-6. Há evidências consistentes de que níveis mais elevados de ômega-6 no sangue ou tecido adiposo estão associados a um risco reduzido de doença cardiovascular (4).
Os compostos fenólicos presentes no óleo de semente de uva e nos extratos de semente de uva possuem propriedades antioxidantes, que estão associadas à remoção de radicais livres e quelação de metais. Essa atividade influencia a sinalização celular e o funcionamento do sistema imunológico (1).
2. Pode ser benéfico para cozinhar
O uso de óleo de semente de uva durante o cozimento de hambúrgueres de porco reduziu a formação de aminas heterocíclicas, potentes carcinógenos (5). Essas aminas são geralmente formadas quando carnes, aves ou peixes são cozidos em altas temperaturas (incluindo fritura ou churrasco) (6).
No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender como o óleo de semente de uva pode ser seguro ou benéfico para cozinhar.
3. Pode melhorar a saúde da pele
O óleo de semente de uva contém propriedades antioxidantes que podem ajudar a minimizar os sinais de envelhecimento da pele, incluindo linhas finas e rugas. O óleo também é leve e pode ser usado como hidratante sem deixar a sensação da pele muito oleosa. As propriedades antiinflamatórias do óleo também podem auxiliar no tratamento da acne (7).
Em estudos com ratos, o óleo de semente de uva também pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas. No entanto, o efeito da aplicação tópica direta de óleo de semente de uva na pele humana ainda não está bem investigado (8).
4. Pode promover a saúde do cabelo
Um pequeno estudo afirma a capacidade potencial do óleo de semente de uva em ajudar a tratar a alopecia androgenética. O óleo foi considerado uma possível alternativa de tratamento para o quadro, pois poderia melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo (9).
Em um estudo com ratos, as proantocianidinas extraídas de sementes de uva exibiram atividade promotora de crescimento de cabelo. Os compostos do óleo podem ter uso potencial como agentes para induzir o crescimento do cabelo (10).
5. Pode ajudar na saúde sexual
Há algumas pesquisas afirmando que as proantocianidinas nas sementes de uva podem aumentar o fluxo sanguíneo vaginal (11). No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
O perfil nutricional do óleo informa mais sobre em que consiste o óleo. Isso deve dar uma ideia melhor de seus benefícios. Exploraremos na seção seguinte.
Qual é o perfil nutricional do óleo de semente de uva?
Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades calóricas.
Além do que discutimos, o óleo de semente de uva tem outros usos potenciais. No entanto, eles não são apoiados por evidências suficientes.
Quais são os outros usos do óleo de semente de uva?
Foi relatado que as sementes de uva (especialmente seus extratos) trazem alguns outros benefícios. Isso justifica mais pesquisas. Também há pouca informação se os benefícios dos extrapolados podem ser extrapolados para o óleo.
- Extrato de semente de uva foi encontrado para reduzir os níveis de glicose no sangue pós-prandial em pessoas saudáveis. Esta pode ser uma estratégia útil para prevenir o desenvolvimento de diabetes em uma população saudável (12).
- Os fitoquímicos de ocorrência natural, como no caso dos extratos de semente de uva, também podem ser potencialmente usados no tratamento do câncer. No entanto, precisamos de mais estudos para determinar a segurança, especialmente para estabelecer qualquer toxicidade associada à administração a longo prazo do extrato de semente de uva (13).
- Em um estudo clínico, indivíduos que foram suplementados por via oral com uma formulação contendo extrato de semente de uva rico em flavonóis mostraram melhor firmeza da pele e uma redução de olheiras, vermelhidão e manchas em mulheres com pele opaca (14).
Apesar desses usos, não recomendamos o óleo de semente de uva a todos. O óleo tem certas contra-indicações.
Quais são os efeitos colaterais do óleo de semente de uva?
Certos efeitos colaterais comuns do extrato de semente de uva incluem náusea, coceira, dor de estômago, dor de cabeça, tontura e dor de garganta (15). Também pode causar reações em pessoas com hipersensibilidade conhecida (15).
O extrato também pode interagir com medicamentos potencialmente metabolizados pelo fígado. Pode interagir com anticoagulantes, analgésicos AINEs como aspirina, certos medicamentos para o coração e tratamentos de câncer (15).
Devido à falta de evidências sobre segurança, o extrato de semente de uva não é