Índice:
- O que é alisamento de cabelo?
- Como funciona?
- Quando você pode escolher este método?
- Efeitos colaterais do alisamento do cabelo
- O que é suavização de cabelo?
- Como funciona?
- Quando você pode escolher este método?
A maioria das mulheres deseja cabelos lisos ou macios. Parece bom e brilhante e é fácil de manter. Embora os cabelos cacheados e ondulados também pareçam bonitos, eles precisam de manutenção constante. Embora uma rotina sólida de cuidados com o cabelo ajude até certo ponto, nem todo mundo encontra tempo suficiente para cuidar do cabelo com massagens com óleo e máscaras capilares. Por isso existem tratamentos como alisamento e alisamento que ajudam a transformar a estrutura do cabelo, tornando-o mais gerenciável. Embora ambos os tratamentos resultem em cabelos mais elegantes, há uma ligeira diferença entre os dois.
O alisamento do cabelo veio antes do alisamento do cabelo. O primeiro procedimento de alisamento foi feito em cabelos africanos. Este procedimento foi inventado para controlar cabelos grossos, mas rapidamente se tornou uma tendência popular. O alisamento de cabelo foi inventado no Brasil por volta de 2003 e, por isso, também é chamado de tratamento de queratina brasileira ou blowout brasileiro. Existem muitas outras diferenças entre esses dois procedimentos. Leia para saber mais.
O que é alisamento de cabelo?
Imagem: Instagram
Existem dois tipos de tratamentos de alisamento: permanentes e temporários. O alisamento temporário é feito com ferramentas de modelagem a quente, como ferros quentes ou pentes quentes. Aqui, as forças coesiva e adesiva funcionam em um sistema altamente viscoso para manter as fibras paralelas. O cabelo liso que você obtém como resultado desses procedimentos é temporário. Seu cabelo volta à textura natural quando você o lava.
O alisamento permanente do cabelo é um processo pelo qual a estrutura do seu cabelo é alterada para lhe dar um cabelo totalmente liso. Os relaxantes químicos usados neste processo quebram permanentemente as ligações na haste do cabelo. O calor é aplicado para reestruturar o cabelo e mais produtos químicos são usados para selar as ligações recém-formadas. O agente alcalino no relaxante químico quebra as ligações da queratina nos cabelos cacheados / ondulados para esticá-los e suavizá-los (1).
Como funciona?
Os alisadores alcalinos contêm 1–10% de hidróxido de sódio (relaxante de soda cáustica), hidróxido de lítio, hidróxido de cálcio ou uma combinação desses ingredientes. O alto pH desses produtos químicos ajuda a abrir as escamas da cutícula e penetrar nas fibras capilares. Quando esses produtos químicos entram em contato com o córtex, eles reagem com a queratina para quebrar e reorganizar as pontes de dissulfeto para esticá-las, resultando em cabelos lisos (1).
Embora esse processo cause mais danos do que o alisamento do cabelo, ele pode alisar até mesmo os cabelos mais crespos e é permanente. Assim, o cabelo tratado permanece liso até que o cabelo natural cresça (1). O alisamento permanente do cabelo também é conhecido como 'alisamento japonês'.
Quando você pode escolher este método?
Os alisadores de cabelo funcionam em todos os tipos de cabelo, desde os ondulados até os crespos e encaracolados. Dependendo da textura do cabelo, o procedimento precisará ser repetido a cada 8-12 semanas. Uma coisa importante a lembrar é que o alisamento permanente usa hidróxidos ou tioglicolato que são incompatíveis com cabelos descoloridos.
Efeitos colaterais do alisamento do cabelo
- Relaxantes químicos não devem ser aplicados no couro cabeludo, pois podem queimar sua pele. Por isso, é recomendável aplicar um pouco de vaselina ao longo da linha do cabelo e nas orelhas antes da aplicação do relaxante para evitar queimaduras alcalinas (1).
- A técnica errada pode causar queimaduras no couro cabeludo e quebra do cabelo (1).
- O inchaço das fibras capilares e a abertura das escamas da cutícula podem tornar o cabelo suscetível ao atrito, diminuindo sua resistência e resistência (1).
- Os efeitos colaterais mais comumente relatados do alisamento permanente do cabelo são: cabelo crespo, caspa, queda de cabelo, queda de cabelo e enfraquecimento, cabelo grisalho e pontas duplas (1).
O que é suavização de cabelo?
Imagem: Instagram
O alisamento do cabelo é um tratamento temporário considerado um procedimento de alisamento por algumas pessoas. O processo envolve saturar o cabelo com uma solução de formaldeído, em seguida secá-lo e usar uma chapinha para prender o cabelo em uma posição reta (1). No entanto, os produtos químicos usados para alisar o cabelo não são tão fortes quanto os usados em tratamentos de alisamento. Isso torna o tratamento menos prejudicial. Mas não é ideal para todos os tipos de cabelo.
O tratamento com queratina brasileira se popularizou porque o procedimento é compatível com cabelos descoloridos e confere aos cabelos um aspecto naturalmente liso e brilhante, impossível de adquirir com relaxantes químicos.
Como funciona?
Primeiro, uma solução de formaldeído é aplicada ao cabelo. A água na solução quebra as ligações de hidrogênio da molécula de queratina. Em seguida, é secado diretamente (uma chapinha também pode ser usada). A queratina redesenhada permanece reta porque o formaldeído reticula os filamentos de queratina em um alinhamento perfeito. Isso torna o cabelo comparativamente mais reto e brilhante (1).
Quando você pode escolher este método?
Os efeitos do alisamento do cabelo duram entre 2 a 5 meses. É principalmente