Índice:
- O que é Hatha Yoga?
- O que o Hatha Yoga faz ao seu corpo?
- Hatha Yoga Asanas
- 1. Vrikshasana (postura da árvore)
- 2. Tadasana (postura da montanha)
- 3. Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
- 4. Baddha Konasana (postura do sapateiro)
- 5. Paschimottanasana (postura sentada, curvada para a frente)
- 6. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
- 7. Balasana (pose de criança)
- Benefícios gerais do Hatha Yoga
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O exercício prepara você para propósitos maiores. Quer saber o que isso significa? Bem, deixe-me dizer a você. Fraqueza, dor e baixa resistência física reduzem as capacidades do seu corpo, impedindo-o de atingir todo o seu potencial. O exercício abre você e cria um meio de obter clareza mental e calma. Hatha Yoga é um desses exercícios. Aqui, discutimos o melhor de seus asanas. Verifique-os.
O que é Hatha Yoga?
'Ha' significa o sol e 'tha' significa lua. Hatha Yoga significa trazer equilíbrio para o sol e a lua em você. Foi projetado para acalmar seu corpo, mente e espírito e prepará-lo para a meditação. É o ramo físico da antiga ciência iogue indiana que se esforça para construir um corpo e uma mente sãos e ajudá-lo a alcançar a paz interior e a felicidade. O Hatha Yoga também equilibra o masculino e o feminino em você para aprofundar sua consciência. Para ser capaz de atingir seu potencial máximo, é necessário um equilíbrio entre as energias masculina e feminina, e o Hatha Yoga é o primeiro passo para alcançá-lo.
O nome 'Hatha Yoga' apareceu no século 11 em textos sânscritos. Um sábio chamado Kapila desenvolveu as primeiras técnicas dessa ioga que não tinham nenhuma conexão religiosa ou rituais, o que a tornou popular entre o homem comum. Inclui uma lista de asanas ou posturas de ioga divididas em cinco categorias - posturas em pé, posturas sentadas, posturas de repouso, flexões para trás e posturas de equilíbrio. Essas posturas manipulam a energia do seu corpo e a canalizam de uma maneira que o ajudará a experimentar o ilimitado.
O que o Hatha Yoga faz ao seu corpo?
Hatha Yoga é capaz de levá-lo além das limitações por meio de posturas iogues. Se você treinar seu corpo para formar posturas individuais, poderá fazer o mesmo para aumentar sua consciência. É um processo em que você começa com o corpo, passa para a respiração, trabalha a mente e, finalmente, passa a residir no seu eu interior. O Hatha Yoga purifica seu corpo e o disciplina para poder receber níveis mais elevados de energia.
No conceito mais amplo de ioga, Hatha Yoga é uma técnica física que é uma preparação necessária para atingir um objetivo mais elevado. Está prontamente disponível para o homem comum e tem sido praticado por pessoas comuns desde tempos imemoriais, independentemente de casta e religião. O regime de ioga envolve a ingestão adequada de alimentos nutritivos e uma boa respiração, além da prática de asanas.
As posturas físicas do Hatha Yoga, em particular, se tornaram muito populares a partir do século 20 e se espalharam pela Índia e no exterior. Vamos dar uma olhada em alguns deles agora.
Hatha Yoga Asanas
- Vrikshasana (postura da árvore)
- Tadasana (postura da montanha)
- Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
- Baddha Konasana (postura do sapateiro)
- Paschimottanasana (postura sentada, curvada para a frente)
- Sethu Bandhasana (postura da ponte)
- Balasana (pose de criança)
1. Vrikshasana (postura da árvore)
Imagem: Shutterstock
Vrikshasana ou a postura da árvore deriva seu nome devido à sua semelhança com a árvore, representando sua natureza tranquila e estável. A postura da árvore é um dos poucos asanas do Hatha Yoga que exige que você mantenha os olhos abertos durante a postura para manter o equilíbrio. É um asana de nível iniciante que você precisa praticar pela manhã com o estômago vazio, quando não é afetado por forças externas. Mantenha a postura por pelo menos um minuto.
Benefícios: Vrikshasana estabiliza suas pernas e não só traz equilíbrio ao corpo, mas também ajuda a controlar o sistema nervoso. Ele fortalece os ligamentos e tendões dos pés. Ele também tonifica as nádegas e fortalece os ossos do quadril. Essa postura aumenta sua autoconfiança e estima, melhora sua concentração, fortalece o sistema nervoso vestibular e o deixa rejuvenescido.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Vrikshasana
Voltar para TOC
2. Tadasana (postura da montanha)
Imagem: iStock
Tadasana ou a postura da montanha é a mãe de todos os asanas, pois forma a base para qualquer asana. Você pode praticar Tadasana a qualquer hora do dia. Mas, se você estiver precedendo ou seguindo com outros asanas, certifique-se de que seu estômago esteja vazio. É um asana de nível básico de Hatha Yoga. Segure por 10 a 20 segundos para obter melhores resultados.
Benefícios: Tadasana fortalece seus joelhos, tornozelos e coxas. Ele estabiliza sua respiração e melhora a postura. Ele induz energia em seus pés e pernas, melhora a circulação sanguínea e remove a tensão do corpo. Elimina a depressão e mantém você atualizado. Também melhora a capacidade pulmonar e mantém você com energia.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Tadasana
Voltar para TOC
3. Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
Imagem: iStock
Adho Mukha Svanasana ou postura do cão voltado para baixo é semelhante a um cão quando se inclina para a frente. É uma postura simples e fácil que um iniciante pode fazer facilmente, o que o motivará a aprender o restante. Pratique o asana com o estômago vazio e limpe os intestinos pela manhã, pois funciona melhor então. Depois de entrar na postura, tente mantê-la por 1 a 3 minutos.
Benefícios: Adho Mukha Svanasana alonga sua coluna e tonifica seus músculos. Aumenta a circulação sanguínea para o cérebro e acalma a mente. Alivia dores de cabeça, insônia e fadiga e reduz a ansiedade e a depressão. A postura fortalece e tonifica seus braços e pernas.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Adho Mukha Svanasana
Voltar para TOC
4. Baddha Konasana (postura do sapateiro)
Imagem: iStock
Baddha Konasana ou a postura do sapateiro é um asana que parece um sapateiro trabalhando quando assumido. É também conhecida como a pose da borboleta, pois parece uma borboleta batendo as asas. Pratique o asana pela manhã ou à noite com o estômago vazio. À noite, certifique-se de praticar 3-4 horas após uma refeição. A Postura do Cobbler é uma postura de Hatha Yoga de nível básico e você precisa mantê-la por 1 a 5 minutos depois de assumi-la.
Benefícios: a postura do sapateiro estimula o coração, os rins, a bexiga e os órgãos abdominais e melhora a circulação sanguínea. Ele alonga a parte interna das coxas e joelhos e alivia a fadiga. Alivia a dor menstrual, facilita o parto e alivia os sintomas da menopausa.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Baddha Konasana
Voltar para TOC
5. Paschimottanasana (postura sentada, curvada para a frente)
Imagem: Shutterstock
Paschimottanasana ou Postura Sentada com Flexão para a Frente é uma postura clássica de alongamento do Hatha Yoga que se concentra na parte posterior do corpo. É também chamado de alongamento dorsal intenso. Faça a pose de manhã com o estômago vazio. Se você praticar à noite, certifique-se de fazer sua refeição de 3 a 4 horas atrás. Depois de assumir a postura, tente mantê-la por 30 a 60 segundos.
Benefícios: A postura sentada, curvada para a frente, é um bom analgésico. Ele reduz a gordura em seu abdômen, tonifica seus ombros e alonga seus quadris. Isso acalma sua mente e reduz a raiva e a irritabilidade. Além disso, melhora sua flexibilidade e pode aumentar a altura. A postura regula a pressão arterial e melhora o funcionamento dos rins.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Paschimottanasana
Voltar para TOC
6. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
Imagem: Shutterstock
Sethu Bandhasana ou a postura da ponte é nomeada de forma que se assemelha a uma ponte. É um backbend rejuvenescedor que é seguro para iniciantes praticarem. Faça o asana pela manhã com o estômago vazio e intestino limpo. Se você praticar à noite, certifique-se de comer pelo menos 3-4 horas antes do treino. Depois de assumir a postura, mantenha-a por pelo menos 30 a 60 segundos.
Benefícios: Sethu Bandhasana alonga o pescoço e o peito e fortalece as costas. Ele reduz o estresse, melhora a digestão e alivia a dor de cabeça e nas costas. Ele energiza as pernas cansadas e atua como um bálsamo para a hipertensão. A postura reduz a insônia, acalma os nervos e combate a depressão leve. No entanto, certifique-se de não abusar da coluna lombar durante a elevação da postura.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Sethu Bandhasana
Voltar para TOC
7. Balasana (pose de criança)
Imagem: Shutterstock
Balasana ou a postura da criança se assemelha a uma criança na posição fetal. É uma postura relaxante que precede ou segue as posturas desafiadoras. É uma das primeiras posturas ensinadas a iniciantes. Você pode praticar Balasana a qualquer hora e em qualquer lugar, mas certifique-se de que seu estômago esteja vazio ao fazê-lo, ou haja um intervalo de 3-4 horas desde sua última refeição. Depois de assumir a postura, mantenha-a por 1 a 3 minutos.
Benefícios: Balasana libera a tensão nas costas e ombros. Ele mantém seus órgãos internos flexíveis e alonga suas coxas e tornozelos. Além disso, melhora a respiração e acalma a mente e o corpo. Isso acalma o sistema nervoso e alivia a constipação. A postura relaxa suas costas.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Balasana
Voltar para TOC
Benefícios gerais do Hatha Yoga
- Hatha Yoga aumenta sua imunidade
- Ele relaxa sua mente e corpo e mantém a tensão sob controle
- Ele mantém seus nervos saudáveis e a coluna flexível
- Hatha Yoga fortalece e tonifica todo o seu corpo
- Isso evita que você coma compulsivamente e durma demais
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Tenho que ser vegetariano para praticar Hatha Yoga?
Yoga propaga Ahimsa ou a não agressão aos animais. É escolha pessoal do praticante comer ou não comer carne.
Quantas vezes por semana eu pratico Hatha Yoga?
Inicialmente, é melhor começar com sessões de uma hora, 2 a 3 vezes por semana.
Como o Hatha Yoga é diferente de outros exercícios físicos?
O Hatha Yoga vai além do físico e até afeta a mente para melhor.
Por que temos que parar de comer 2 a 3 horas antes de praticar Hatha Yoga?
Hatha Yoga envolve alongamento, torção e flexão para frente e para trás. Se seu estômago não estiver vazio ou a comida não for digerida, pode causar problemas como vômitos, náuseas, etc.
Com uma infinidade de exercícios físicos disponíveis, seja inteligente e escolha o Hatha Yoga, pois ele beneficia o seu bem-estar físico, prepara você para a estabilidade mental e o ajuda a alcançar a paz interior. Pegue-o e pratique-o de todo o coração, e você certamente sentirá sua alma.