Índice:
- Prepare seu cabelo
- 1. Trabalhe com cabelo virgem (ou quase virgem)
- 2. Faça uma pausa na criação de estilos
- 3. Condição como se sua vida dependesse disso
- 4. O óleo de coco é seu melhor amigo
- Efeitos colaterais do clareamento: quando você deve consultar seu médico?
- Obtenha seus suprimentos
- Descolorir o cabelo em casa
- Etapa 1: use algumas roupas velhas e coloque suas luvas
- Etapa 2: divida seu cabelo
- Etapa 3: misture o pó de alvejante e o revelador
- Etapa 4: aplique o alvejante
- Etapa 4: descolorir as seções superiores
- Etapa 5: Sente-se e espere pela mágica
- Etapa 6: lave o cabelo e deixe-o secar
- Etapa 7: Toner (opcional)
- Tratamento pós-clareamento capilar
- 9 fontes
As mulheres muitas vezes sentem necessidade de uma reforma. Eles anseiam por uma mudança que geralmente começa com o cabelo. No entanto, o cabelo escuro pode representar uma limitação séria se alguém quiser experimentar diferentes cores de cabelo.
Mas isso não significa que você nunca pode experimentar. Descolorir o cabelo pode ajudar. Neste post, discutimos como você pode descolorir o cabelo em casa. Continue lendo.
Prepare seu cabelo
O descolorante atua quebrando a haste do cabelo e oxidando os grânulos de melanina que dão cor ao cabelo (1). Esse processo causa danos ao cabelo e, pelo mesmo motivo, seu cabelo precisa estar em estado saudável para ser descolorido (1).
Se o seu cabelo estiver seco ou danificado, experimente esperar um ou dois meses antes de o descolorir. Nesse ínterim, você pode preparar seu cabelo cuidando dele para recuperá-lo. Você pode começar a preparar seu cabelo pelo menos duas semanas antes de descolorir.
Para preparar seu cabelo
1. Trabalhe com cabelo virgem (ou quase virgem)
O cabelo fica danificado devido a produtos químicos. O descoloramento do cabelo pode causar mais danos, pois torna o cabelo mais penetrável (2).
Não processe seu cabelo por pelo menos três meses antes do tratamento de clareamento. Se você processou ou tingiu cabelos, espere três meses antes de decidir descolori-los. O descolorante funciona melhor em cabelos virgens e não processados. Seu cabelo também é mais suscetível a danos se você reprocessá-lo muito cedo.
2. Faça uma pausa na criação de estilos
Pare de pentear o cabelo com calor e evite usar shampoos e produtos que contenham sulfatos e álcool (2). Isso pode ajudar a prevenir a perda de umidade do cabelo.
3. Condição como se sua vida dependesse disso
Você precisa começar a condicionar seu cabelo duas semanas antes de descolorir. Em vez de usar condicionadores comprados em lojas, opte por máscaras de condicionamento profundo pelo menos duas vezes por semana (2).
Você pode fazer máscaras caseiras usando ingredientes como óleo de coco, ovo, azeite, banana e abacate. Certifique-se de nunca lavar o cabelo antes de olhá-lo primeiro. Isso pode impedir que o shampoo resseque seus cabelos.
4. O óleo de coco é seu melhor amigo
Molhar o cabelo em óleo uma noite antes de descolorir pode fazer uma grande diferença. O óleo de coco forma uma barreira protetora sobre os fios do cabelo e evita a perda de umidade. O óleo consegue isso sem atrapalhar o processo de branqueamento (3).
Embora o clareamento possa ajudar a melhorar a aparência, o processo tem alguns efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do clareamento: quando você deve consultar seu médico?
O alvejante contém um agente alcalino (hidróxido de amônio) e um agente oxidante (peróxido de hidrogênio). Ambos os elementos permeiam a haste do cabelo para diminuir a cor natural do cabelo e quebrar a melanina em sua cutícula (4). Isso resulta não apenas na perda de cor do cabelo, mas também em danos significativos ao cabelo que incluem queimaduras no couro cabeludo, fácil permeabilidade dos fios de cabelo, perda significativa de proteínas, danos pesados ao cabelo devido à diminuição da porosidade e irritação da pele (2), (5), (6), (7), (8).
Obtenha seus suprimentos
- Pó Descolorante
Consiga alvejante em pó de uma boa marca como Wella, Blondor, Matrix ou Salon Care. Comprometer-se com isso e usar uma lixívia de pele provavelmente resultará em cabelos desastrosos. Opte por um alvejante azul ou roxo para ajudar a reduzir o bronze.
- Revelador / Peróxido
Este é o líquido peróxido que ativa o descolorante para clarear o cabelo. Ele vem em volumes diferentes: 10, 20, 30 e 40. Isso é indicativo da força do peróxido. Com as informações abaixo, escolha o volume ideal para suas necessidades.
Existem 10 níveis de cabelo, sendo 1 o mais escuro - preto e 10 o mais claro - louro claro. Dependendo de quanto elevador você deseja, escolha o peróxido ideal na lista abaixo.
Vol 10 - Este volume não funcionará para cabelos escuros. É ideal para desbotamento sutil de cabelos tingidos ou para levantar 1-2 níveis de cor em cabelos já claros.
Vol 20 - Se você tem cabelo castanho claro e não quer levantar muitas cores, um revelador de 20 volumes deve resolver. Isso levanta cerca de 2-3 níveis de cor.
Vol 30 - Um revelador de volume 30 ajudará a levantar 3-4 níveis de cor do cabelo, mas não deve ser deixado no couro cabeludo por muito tempo, pois pode causar irritação. Se você tem pele sensível, é melhor não deixar a água sanitária entrar em contato com sua pele ou couro cabeludo ao usar este volume. Se você deseja descolorir seu cabelo até o loiro mais claro, é ideal usar este revelador em 2-3 sessões.
Vol 40 - O volume 40 pode fornecer uma elevação elevada, mas também pode ser muito prejudicial para o seu cabelo. Se você usar, certifique-se de que não permaneça no cabelo por mais de 10-15 minutos para minimizar os danos.
Você também precisa das seguintes ferramentas:
- Pincel de tingimento
- Clipes para seccionamento
- Luvas de plástico / látex
- Tigela de mistura de plástico / vidro
- Touca de banho / saco plástico
- Shampoo balanceador
- Condicionador de balanceamento de proteínas
- Toalha e roupas velhas
- Toner (opcional)
Descolorir o cabelo em casa
Para melhores resultados, certifique-se de não lavar o cabelo pelo menos 2-3 dias antes do descolorante. Instale em uma área bem ventilada com boa iluminação, um espelho e uma mesa para colocar todas as suas ferramentas.
Etapa 1: use algumas roupas velhas e coloque suas luvas
Certifique-se de colocar algumas roupas velhas que você não se importe de colocar o alvejante. Calce as luvas.
Etapa 2: divida seu cabelo
Divida o cabelo de forma que a seção da coroa fique presa. Dessa forma, você pode trabalhar livremente primeiro com a parte de trás do cabelo. A seção da coroa é difícil de alcançar, por isso é melhor reservá-la para o último.
Etapa 3: misture o pó de alvejante e o revelador
Misture a lixívia e o revelador. Você terá que adicionar duas partes do revelador para uma parte do alvejante. Certifique-se de que não haja grumos e que a mistura seja consistente.
Etapa 4: aplique o alvejante
Assim que terminar as seções inferiores, desfaça a seção que você protegeu e comece a aplicar. Assim que todo o seu cabelo estiver coberto pela água sanitária, cubra-o com uma touca de banho ou um saco plástico.
Dica: aplique a cor primeiro nas pontas e no meio do cabelo, pois elas demoram mais para clarear do que as raízes. Deixe a lixívia descansar por pelo menos 20 minutos antes de aplicar a cor nas raízes. Isso pode garantir uma cor uniforme (e não raízes mais claras e pontas escuras).
Etapa 4: descolorir as seções superiores
Assim que terminar com as seções inferiores, desfaça a seção que você protegeu e comece a aplicar. Assim que todo o seu cabelo estiver coberto com água sanitária, cubra-o com uma touca de banho ou um saco plástico.
Etapa 5: Sente-se e espere pela mágica
É hora de sentar e esperar a mágica acontecer! Não deixe a água sanitária por mais de 30-45 minutos. Continue a verificar o cabelo periodicamente para ver se a cor está chegando aos níveis que você deseja. Não se preocupe se seu cabelo estiver ficando laranja. É normal que o cabelo escuro fique laranja quando clareado.
Nota: Fique de olho no cabelo e na pele ao redor. Se você notar vermelhidão, coceira ou queimação depois de aplicar a lixívia no cabelo por um tempo, lave a lixívia e vá ao médico.
Etapa 6: lave o cabelo e deixe-o secar
Após 45 minutos, mergulhe no chuveiro e enxágue bem a água sanitária. Lave o cabelo com um shampoo balanceador para equilibrar os níveis de pH do couro cabeludo. Siga com um condicionador balanceador de proteínas. Deixe seu cabelo secar ao ar.
Etapa 7: Toner (opcional)
Tratamento pós-clareamento capilar
- Minimize o uso do condicionador: a maioria dos condicionadores tem quantidades concentradas de produtos químicos para deixar seu cabelo melhor (2). Porém, depois de descolorir o cabelo, ele pode ficar mais suscetível a danos por produtos químicos. Reduza a quantidade de condicionador que você usa e não aplique nenhum condicionador no couro cabeludo. Além disso, limite o uso do condicionador a uma vez por semana até que o cabelo recupere a força.
- Use produtos naturais / orgânicos: os produtos químicos causam danos ao cabelo, ainda mais depois de clareado (2). Uma vez que seu cabelo é muito vulnerável, opte por produtos naturais para o cabelo. Você pode comprá-los na loja ou experimentar receitas caseiras.
- Não use ferramentas de modelagem: as ferramentas de modelagem usam calor que pode danificar seu cabelo. Esse dano pode ser mais agressivo após uma sessão de clareamento (2). Depois de descolorir o cabelo, fique longe de ferramentas de modelagem por pelo menos duas semanas.
- Aplique óleo no cabelo: pesquisas mostram que óleos (como o óleo de coco) podem permear a haste do cabelo e fortalecer o cabelo por dentro (9). Seu cabelo precisa dessa nutrição profunda após o clareamento. Passe óleo no cabelo e deixe por pelo menos uma hora. Repita isso duas vezes por semana.
- Dilua o seu shampoo: Seu shampoo contém produtos químicos que podem danificar o cabelo descolorido. Em vez de usá-lo como está, adicione um pouco de água.
Nota: o clareamento funciona melhor em cabelos virgens. Se você tem cabelo realmente escuro ou com processamento de cor e deseja um pouco de penteado pesado, pode levar algumas sessões antes de atingir a cor desejada. É melhor espaçar essas sessões a cada duas semanas ou um mês. Dessa forma, você não estará superprocessando seu cabelo.
Se o seu cabelo for extremamente escuro, longo, muito processado, fino, muito espesso, cacheado / crespo, colorido, com permanente ou danificado, não descolorir em casa. Em vez disso, faça profissionalmente para alcançar os resultados esperados.
9 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- A Influência do Descolorante Capilar na Ultrestrutura do Cabelo Humano com Referência Especial aos Danos Capilares, Okajimas Folia Anatomica Japonica, Semantic Scholar.
pdfs.semanticscholar.org/1dbe/6a64d5e2b194efb05a7a820955653fe7ac47.pdf
- Cosméticos para cabelo: Uma Visão Geral, Jornal Internacional de Tricologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387693/
- Efeito do óleo de coco na prevenção de danos ao cabelo, Journal Of Cosmetic Science, Semantic Scholar.
pdfs.semanticscholar.org/37f3/706f326b55bfc3e2a346ac48f8f0a9755b7d.pdf?_ga=2.193209837.1701494280.1582003179-1010676407.1575014731
- Perda de proteína em cabelo humano de tratamentos combinados de alisamento e coloração, Journal Of Cosmetic Dermatology, ResearchGate,
www.researchgate.net/publication/280121471_Protein_loss_in_human_hair_from_combination_straightening_and_coloring_treatments
- Dano significativo da pele e do cabelo após o clareamento capilar, The Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes Of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20860738
- Proteínas lábeis acumuladas em cabelos danificados após ondulação permanente e tratamentos clareadores, Journal of Cosmetic Science, US National Library Of Medicine, National Institutes Of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12512011
- Medição da verdadeira porosidade do cabelo: uma nova maneira de estudar os mecanismos de danos ao cabelo, Journal Of Cosmetic Science, US National Library Of Medicine, National Institutes Of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18818850
- Branqueamento de cabelo e queimação na pele, Anais de Queimaduras e Desastres de Incêndio, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3664529/
- Efeitos do óleo mineral, óleo de girassol e óleo de coco na prevenção de danos ao cabelo, Journal of Cosmetic Science, US National Library of Medicine, National Institute of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12715094