Índice:
- O que é cabelo danificado?
- Sinais De Cabelo Danificado
- O que causa danos ao cabelo?
- Dicas para cuidar de cabelos danificados
- 9 fontes
O dano ao cabelo é o problema mais comum do cabelo e afeta a todos. Seu cabelo sofre sérios danos todos os dias devido à exposição aos raios UV, poluição, estresse e outros fatores. Se o dano ao cabelo não for tratado, pode causar queda de cabelo e calvície. Embora não haja uma solução durante a noite para tratar o cabelo danificado, existem algumas dicas de cuidados com o cabelo que podem ajudar a rejuvenescer os fios danificados.
Neste artigo, veremos os fatores que causam danos ao cabelo e como você pode tratá-los. Leia para saber mais.
O que é cabelo danificado?
O dano ao cabelo ocorre quando há algum desgaste da haste do cabelo, levando ao emaranhamento e frizz. Também pode causar descamação da cutícula e danos ao córtex e fratura do cabelo se não for tratada a tempo (1), (2). Ela pode se manifestar na forma de pontas duplas, quebra de cabelo, envelhecimento precoce, queda de cabelo ou queda de cabelo.
Existem muitos sinais que indicam que o seu cabelo está danificado. Eles estão listados abaixo.
Sinais De Cabelo Danificado
- Pontas duplas
- Queda de cabelo
- Quebra de cabelo
- Envelhecimento precoce
- Cabelo envelhecido ou desbotado
- Cabelo não cresce
O que causa danos ao cabelo? Leia para saber.
O que causa danos ao cabelo?
- Estresse: o estresse emocional, físico e psicológico pode causar danos ao cabelo (3). Isso ocorre porque o estresse aumenta a produção de radicais livres. Os radicais livres podem causar queda e danos ao cabelo.
- Cabelo Molhado: O cabelo é poroso e absorve água facilmente. O excesso de água pode fazer com que a haste do cabelo inche, o que pode causar danos e quebra do cabelo. O excesso de água também torna o cabelo pesado, o que pode causar queda do cabelo.
- Raios UV: A exposição regular ao sol pode causar danos graves ao cabelo. Os raios UV causam desgaste regular do cabelo, como a fricção da fibra capilar.
- Ferramentas de modelagem: ferramentas como cachos e ferros que usam calor para modelar o cabelo podem causar danos graves ao cabelo (4), (5). Embora possa não ser visto imediatamente, o dano aumenta com o uso dessas ferramentas e pode fazer com que o cabelo fique seco e quebradiço.
- Coloração do Cabelo: Os agentes de coloração do cabelo podem causar danos graves ao cabelo, tornando os fios de cabelo fracos (6). Os produtos químicos usados para colorir o cabelo entram na haste do cabelo e tornam o cabelo fraco por dentro.
- Clareamento do cabelo: Os agentes clareadores tornam o cabelo extremamente fraco a cada aplicação (2). Eles são conhecidos por causar danos ao cabelo, como quebra, pontas duplas e cabelos secos e opacos. Eles também podem causar queda de cabelo. Os agentes clareadores entram na haste do cabelo e mudam sua estrutura de melanina para torná-la mais leve. Isso torna o cabelo muito fraco e sujeito a danos graves.
- Produtos químicos: relaxantes e permanentes usam produtos químicos como o formaldeído para alterar a estrutura interna do cabelo (2). Isso causa sérios danos ao cabelo, como queda, pontas duplas, quebra e queda de cabelo. Também pode causar queimaduras no couro cabeludo. Outros produtos para o cabelo, como shampoos e condicionadores, costumam usar produtos químicos que alteram o pH do couro cabeludo e do cabelo, causando danos ao cabelo.
- Poluição: a poluição diária pode causar a deterioração da saúde do cabelo. Embora seus efeitos não sejam vistos imediatamente, os danos aumentam e podem causar a queda do cabelo.
- Penteados: A queda de cabelo é frequentemente causada por quebra de cabelo devido a penteados apertados. Os penteados justos puxam o cabelo pela raiz e o quebram. Isso também pode impedir que o cabelo cresça novamente, o que causa calvície e alopecia.
- Infecções fúngicas: infecções fúngicas como a caspa causam descamação e até mesmo danos ao cabelo. Eles podem causar o acúmulo de sujeira e flocos nos poros, causando a queda do cabelo.
- Cinza prematuro do cabelo: O envelhecimento precoce do cabelo pode causar a queda do cabelo. Também pode tornar o cabelo fraco e fino.
Agora que você sabe o que causa danos ao cabelo, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter o cabelo e reparar os danos.
Dicas para cuidar de cabelos danificados
- Massageie o couro cabeludo com óleo. Melhora a circulação sanguínea, o que pode ajudar a estimular o crescimento do cabelo (7). Também aumenta a espessura, o comprimento e a densidade do cabelo.
- Passe óleo no cabelo regularmente para fortalecer e nutrir o couro cabeludo e o cabelo. O óleo de coco é conhecido por penetrar na haste do cabelo e nutrir o cabelo por dentro (8). Evita danos ao cabelo, mesmo por calor. O azeite também é conhecido por hidratar e condicionar o couro cabeludo e os cabelos, melhorando sua qualidade (9).
- Use produtos orgânicos em vez de produtos químicos agressivos. Opte por remédios caseiros em vez de produtos químicos que danificam seu cabelo. Isso o beneficiará a longo prazo.
- Dilua seu shampoo em água para minimizar a concentração de produtos químicos no shampoo.
- Condicione profundamente seu cabelo com pacotes de proteína e máscaras para o cabelo. As máscaras e pacotes de proteínas contêm nutrientes que podem reparar danos e rejuvenescer o cabelo.
- Penteie e seque o cabelo suavemente. Escovar com força causa mais danos ao cabelo. Penteie o cabelo suavemente de cima para baixo, ou vice-versa.
- Deixe de lado quaisquer ferramentas de modelagem por pelo menos um mês para reparar danos ao cabelo. Depois que seu cabelo estiver rejuvenescido, limite o uso de ferramentas de modelagem de cabelo tanto quanto possível.
- Deixe de lado quaisquer tratamentos químicos, como relaxantes e permanentes. Deixe seu cabelo voltar ao seu estilo natural.
- Use produtos à base de queratina, pois seu cabelo é composto principalmente de queratina.
- Coma saudavelmente. Sua dieta afeta seu cabelo tanto quanto sua rotina de cuidados com o cabelo. Use suplementos para controlar as deficiências de nutrientes. Adicione proteínas, minerais e gorduras essenciais à sua dieta.
- Use lenços e chapéus quando sair ao sol para proteger seus cabelos. Você também pode usar soros de proteção contra o calor que sejam leves e adequados ao seu cabelo.
- Compre produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Se você tem cabelo liso, mas seco, ou ondulado, mas quebradiço, ou cabelo colorido, compre produtos que atendam a essas necessidades.
Lembre-se de que tratar cabelos danificados não é algo que possa ser feito durante a noite ou mesmo em uma semana. Mas você pode reviver seu cabelo com um pouco mais de cuidado e esforço. Incorpore as dicas mencionadas acima em sua rotina de cuidados com os cabelos para recuperar a saúde de seus cabelos.
9 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Robinson, Vivian. (1976). “Um estudo de cabelos danificados.” J Soc Cosmet Chem . 27.
www.researchgate.net/publication/265285712_A_study_of_damaged_hair
- Gavazzoni Dias, Maria Fernanda Reis. “Cosméticos para cabelo: uma visão geral.” Jornal internacional de tricologia 7,1 (2015): 2-15.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387693/
- Carvalho Leite júnior, Ademir & Padovez, Fabiana & Bovcon, Maria & Terra, Marcos & Cisterna, Miguel & Santos, Rita & Barnabe, Shaila. (2013). “Queda de cabelo como expressão de estresse - conceitos psicossomáticos aplicados à tricologia.”
www.researchgate.net/publication/266157992_Hair_loss_as_an_expression_of_stress_-_psychosomatic_concepts_applied_to_trichology
- Lee, Yoonhee et al. “Danos na haste do cabelo devido ao calor e tempo de secagem do secador de cabelo.” Annals of dermatology 23,4 (2011): 455-62.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22148012/
- McMullen, Roger & Jachowicz, J. (1998). “Degradação térmica dos cabelos. I. Efeito dos ferros de frisar. ” Journal of Cosmetic Science . 49. 223-244.
www.researchgate.net/publication/289291195_Thermal_degradation_of_hair_I_Effect_of_curling_irons
- França Stefoni, Simone & Dario, Michelli & Esteves, Victoria & Baby, André & Velasco, Maria. (2015). “Tipos de tintura de cabelo e seus mecanismos de ação.” Cosméticos . 2. 110-126.
www.researchgate.net/publication/276177013_Types_of_Hair_Dye_and_Their_Mechanisms_of_Action
- Koyama, Taro et al. "A massagem padronizada do couro cabeludo resulta no aumento da espessura do cabelo por meio da indução de forças de alongamento às células da papila dérmica no tecido subcutâneo." Eplasty 16 e8. 25 de janeiro de 2016
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4740347/
- Rele, Aarti S e RB Mohile. “Efeito do óleo mineral, óleo de girassol e óleo de coco na prevenção de danos ao cabelo.” Journal of Cosmético Science 54,2 (2003): 175-92.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12715094/
- Zaid, Abdel Naser et al. “Pesquisa etnofarmacológica de remédios caseiros usados para tratamento de cabelo e couro cabeludo e seus métodos de preparação na Cisjordânia-Palestina.” Medicina complementar e alternativa BMC 17,1 355.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5499037/