Índice:
- Tudo o que você precisa saber sobre o Dandasana
- O que você deve saber antes de fazer o Asana
- Como fazer dandasana
- Precauções e contra-indicações
- Dicas para iniciantes
- Alterações de postura avançada
- Benefícios da postura da equipe
- A ciência por trás do Dandasana
- Poses preparatórias
- Poses de acompanhamento
Dandasana ou postura do bastão é um asana. Sânscrito: दण्डासन; Danda - Stick, Asana - Postura; Pronunciado como: dahn-dah-sah-nah
Este asana é nomeado após o termo sânscrito Danda que significa vara e asana que significa postura. Dandasana é um exercício que ajudará seu corpo a se preparar para as posturas mais intensas. Ele também aumenta sua capacidade de trabalhar para alinhar seu corpo perfeitamente.
Tudo o que você precisa saber sobre o Dandasana
- O que você deve saber antes de fazer o Asana
- Como fazer o dandasana
- Precauções e contra-indicações
- Dicas para iniciantes
- Alterações de postura avançada
- Benefícios da postura da equipe
- A ciência por trás do Dandasana
- Poses preparatórias
- Poses de acompanhamento
O que você deve saber antes de fazer o Asana
Este asana é uma espécie de postura de aquecimento para as posturas de ioga mais profundas. Você deve manter o estômago e os intestinos vazios antes de praticar este asana. Faça as refeições pelo menos quatro a seis horas antes de fazer o asana para que sua comida seja digerida e haja energia suficiente para você gastar durante a prática.
É melhor praticar ioga pela manhã. Mas caso você não consiga malhar de manhã, é normal praticar à noite.
Nível: Iniciante
Estilo: Vinyasa
Duração: 20 a 30 segundos
Repetição: Nenhum
Alongamentos: Ombros, Tórax
Fortalece: Costas
Voltar para TOC
Como fazer dandasana
- Sente-se ereto no chão, com as costas retas e as pernas esticadas à sua frente. Suas pernas devem estar paralelas uma à outra e os pés devem estar apontados para cima.
- Pressione as nádegas no chão e alinhe a cabeça de forma que a coroa fique voltada para o teto. Isso automaticamente endireitará e alongará sua coluna.
- Flexione os pés e pressione os calcanhares.
- Coloque as palmas das mãos próximas aos quadris no chão. Isso apoiará sua coluna e também relaxará os ombros. Seu torso deve estar reto, mas relaxado.
- Relaxe as pernas e coloque a metade inferior do corpo firmemente no chão.
- Respire normalmente e mantenha a postura por cerca de 20 a 30 segundos.
Voltar para TOC
Precauções e contra-indicações
Esses são alguns pontos de cautela que você deve ter em mente antes de praticar este asana.
- É melhor evitar este asana se você tiver uma lesão na parte inferior das costas ou no pulso.
- Embora seja uma postura bastante simples, é melhor fazê-la sob a supervisão de um instrutor de ioga. Ao praticar ioga, lembre-se de ouvir seu corpo e empurrar apenas o quanto ele pode suportar.
Voltar para TOC
Dicas para iniciantes
Estas são algumas dicas que você deve ter em mente para obter a pose básica correta.
- Seu peso deve estar bem equilibrado entre as nádegas. Você deve mover os quadris de um lado para o outro quando estiver na postura. Quando sentir que o peso está equilibrado, certifique-se de que o osso púbico e o cóccix estejam a uma distância igual do chão.
- É melhor começar a fazer esta postura de ioga Dandasana com os pés para cima. Você deve puxar a base dos dedões do pé para a frente e, em seguida, alinhar os calcanhares, os pés e os dedos dos pés. Concentre-se nos tornozelos. Ao trabalhar os calcanhares, alinhe as coxas e panturrilhas. Em seguida, busque o alinhamento na barriga, no cóccix e na pelve ao estender a mão para os braços, ombros, clavícula e pescoço. Finalmente, mova para alinhar a coroa da cabeça. Lembre-se de que os quadris, ombros e orelhas devem estar sempre alinhados.
Voltar para TOC
Alterações de postura avançada
O Dandasana é a base para todas as outras torções e posturas sentadas, por isso é importante que você faça a coisa certa. Estas são algumas variações que irão absorver o alinhamento correto e ajudá-lo, não importando suas deficiências.
- Se os tendões da coxa estiverem tensos e você achar difícil sentar-se com as pernas esticadas, dobre um cobertor e coloque-o sob as nádegas. Isso removerá a tensão de suas pernas e quadris e tornará mais fácil sentar-se ereto.
- Se seu abdômen e parte superior das costas estiverem fracos, use o apoio de uma parede ao fazer este asana. Então, conforme você ganha força, afaste-se da parede gradualmente e certifique-se de que sua coluna esteja ereta ao se formar.
- Para pessoas com braços longos, é normal dobrar os braços suavemente na altura dos cotovelos, se você não puder esticá-los totalmente. Apenas lembre-se de manter as palmas das mãos no chão e soltar as omoplatas nas costas.
- Caso sofra de síndrome do túnel do carpo ou tenha os pulsos e antebraços tensos, é aconselhável manter os dedos apontando para trás. Basta colocar as palmas das mãos no chão e girar os braços de forma que os dedos apontem para as costas. Essa variação garantirá que os músculos do braço e do peito estejam abertos.
Voltar para TOC
Benefícios da postura da equipe
Estes são alguns benefícios surpreendentes do Dandasana.
- Este asana ajuda a fortalecer os músculos das costas.
- Também ajuda a alongar o peito e os ombros.
- Com a prática regular deste asana, sua postura com certeza melhorará.
- O abdômen é alongado e fortalecido também.
- É conhecido por curar a ciática e a asma.
- Este asana ajuda a concentrar e acalmar a mente. Quando combinado com uma respiração adequada, alivia o estresse e ajuda a aumentar a concentração.
Voltar para TOC
A ciência por trás do Dandasana
Por mais fácil que essa postura possa parecer, é um exercício bastante intenso de fortalecimento do peito, abdômen e parte superior das costas.
Esta postura é a base para todas as posturas sentadas, pois fornece a estrutura básica para todas elas. Se você olhar de perto, é a versão sentada da Tadasana ou Pose da Montanha.
Voltar para TOC
Poses preparatórias
Adho Mukha Svanasana
Uttanasana
Voltar para TOC
Poses de acompanhamento
Torção
Purvottanasana de Bharadvaja
Voltar para TOC
Dizem que “coisas grandes vêm em embalagens pequenas”. Este asana é curto e simples, mas somente o tempo revelará as coisas incríveis que fará ao seu corpo.