Índice:
- Canela e diabetes - o elo
- Diabetes e canela - o que a pesquisa diz
- Pesquisa adicional (e conflitante)
- Tipos de canela para diabetes
- Canela Cássia (ou canela chinesa)
- Canela do Ceilão
- Como usar canela para diabetes
- 1. Você pode incorporar canela em sua dieta.
- 2. Suplementos de canela para diabetes.
- Quanto canela para o diabetes?
- Canela para diabetes gestacional
- Receitas de canela para diabéticos
- 1. Canela e iogurte
- Você vai precisar
- instruções
- 2. Chá Curativo de Canela e Gengibre
- Você vai precisar
- instruções
- Canela para diabetes - efeitos colaterais e riscos potenciais à saúde
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O que vem à sua mente quando você pensa em canela? Bem, logicamente falando, nada deveria. A menos que você esteja obcecado com sua ligação com o diabetes (como eu) e queira saber mais. Indo direto ao ponto, existem vários estudos que comprovam a eficácia da canela no tratamento do diabetes. Mas há outro lado disso. E neste post, olhamos para os dois lados. Mantenha suas dúvidas sobre o uso da canela na prevenção do diabetes. Porque as respostas estão chegando!
Canela e diabetes - o elo
Imagem: Shutterstock
Já sabemos o que é canela, não é? É uma especiaria doce e pungente derivada de árvores de canela selvagens. Cultivada em áreas tropicais do Sudeste Asiático, Caribe e América do Sul, a canela é usada há milhares de anos.
O que é discutível há algum tempo é sua eficácia no tratamento do diabetes. A canela é boa para o tratamento da diabetes? Tem algum efeito colateral? Como usar isso?
Oh, sim, é para onde estamos indo - para encontrar as respostas.
Diabetes e canela - o que a pesquisa diz
Existe um monte de estudos. Um estudo clínico publicado na edição de 2003 do jornal Diabetes Care apoiou a capacidade da canela de melhorar os níveis de glicose e colesterol no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 (1).
Canela para diabetes tipo 2 - Outro estudo publicado em 2000 na Agricultural Research Magazine afirmou que consumir apenas 1 grama de canela por dia pode aumentar a sensibilidade à insulina e até mesmo ajudar a reverter o diabetes tipo 2 (2).
Embora mais pesquisas sejam necessárias nessa área, alguns outros estudos indicaram a utilidade da canela como suplemento para o tratamento do diabetes. Uma revisão de vários estudos relacionados conduzidos em 2012 afirma que a canela tem um efeito benéfico no controle glicêmico - o que significa que a canela, quando tomada nas quantidades prescritas, pode acelerar o tratamento do diabetes ao longo do tempo (3).
Pode haver vários outros estudos com resultados semelhantes. Mas saber de tudo isso seria fútil se não se entendesse o funcionamento da glicose na corrente sanguínea.
A glicose é o açúcar simples que circula no sangue. É responsável pela saúde e energia das células e, portanto, precisa de uma maneira de entrar nas células a partir da corrente sanguínea. Quando a insulina, um hormônio que também circula no sangue, se liga às estruturas externas das células (chamadas de receptores de insulina), o fluxo de glicose para as células é suave.
Bem, essa é a boa notícia. A má notícia é quando as células resistem ao efeito da insulina. Como resultado, a glicose não entra nas células e se acumula no sangue. Isso é exatamente o que acontece em pacientes com diabetes.
Como a canela pode ajudar aqui é de grande importância. O tempero contém certas substâncias químicas que estimulam os receptores de insulina, permitindo assim que a glicose entre nas células e diminuindo os níveis de glicose no sangue (4).
Esta característica da canela também foi comprovada por vários estudos. Por exemplo, um estudo de 2010 conduzido conjuntamente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e pelo Centro de Pesquisa de Nutrição Humana Beltsville afirma que a canela aumenta a sensibilidade à insulina e o transporte de glicose (5). Determinados compostos encontrados na canela, chamados proantocianidinas, foram encontrados para ajudar a aliviar as complicações diabéticas (6).
Bem, esse é um lado da história. Mas, como eu disse, há um outro lado em todo esse debate. E isso é …
Pesquisa adicional (e conflitante)
Daí o debate em curso, você vê.
Sim, temos estudos que comprovam a utilidade da canela no controle do diabetes. E há igual número de estudos que também descartam seu uso.
Alguns estudos mostraram como a canela pode diminuir a resistência à insulina e controlar o excesso de açúcar no sangue. Em um desses estudos, os participantes consumiram 1 a 6 gramas de canela todos os dias durante 40 dias. No final do período de teste, os pesquisadores observaram uma queda de 18% nos níveis de colesterol e uma queda de 24% nos níveis de açúcar no sangue. Mas, em alguns outros estudos, esse não foi o caso - a canela simplesmente não fez diferença (7).
Em um estudo iraniano realizado em 2013, tomar 1 grama de canela todos os dias durante 30 a 60 dias não teve efeito na redução dos níveis de glicose no sangue. De acordo com o estudo, alguns outros fatores como raça, IMC, estilo de vida, tipo de medicamentos e duração do consumo de canela influenciam o tratamento do diabetes (8).
Outro estudo californiano atribuiu o conflito nesta pesquisa à heterogeneidade dos estudos realizados e afirmou que mais pesquisas em larga escala eram necessárias (9).
Dito e feito, os benefícios ou efeitos negativos da canela são determinados pelo seu tipo - precisamente o que veremos a seguir.
Tipos de canela para diabetes
Isso é algo que você deve observar - os diferentes tipos de canela. Embora a canela possa ser benéfica para os diabéticos, o que pode mudar o jogo é o tipo de canela que se consome. A canela, principalmente quando consumida por diabéticos, sempre foi acompanhada de advertências - dado seu teor de cumarina. A cumarina, um composto encontrado na canela, pode causar toxicidade hepática em alguns casos (10).
A seguir estão os diferentes tipos de canela geralmente usados para diabetes:
Canela Cássia (ou canela chinesa)
É mais picante, menos doce, delicado e ligeiramente amargo. A qualidade deste tipo de canela pode variar muito dependendo das condições do solo onde é cultivada. É geralmente usado na maioria dos medicamentos chineses para tratar catarro, tosse e outras doenças. A canela de Cassia tem um teor de cumarina de 0,31 gramas / kg.
Canela do Ceilão
As folhas da árvore são brilhantes no topo, mas opacas na parte inferior. As folhas são picantes quando amassadas e a casca externa da árvore, quando retirada, exala um cheiro muito forte de canela. A canela do Ceilão tem um teor de cumarina de 0,017 gramas / kg . Este é o mais baixo entre os diferentes tipos de canela.
Existem dois outros tipos de canela, nomeadamente a canela indonésia (2,15 gramas / kg de teor de cumarina) e a canela de Saigon (6,97 gramas / kg de teor de cumarina). Eles têm níveis muito altos de cumarina e, portanto, não devem ser usados para o tratamento do diabetes.
Como vimos, a canela do Ceilão tem o menor teor de cumarina. Como discutimos, a cumarina vem com uma série de indesejáveis. Um estudo no Reino Unido descobriu que a cumarina causa complicações hepáticas e renais em roedores (11).
Freqüentemente, surge um debate a respeito da diferença considerável na segurança, se canela do Ceilão ou Cássia para diabetes - embora a canela do Ceilão tenha um conteúdo mais baixo de cumarina, os dois tipos de canela podem ser usados alternadamente?
Descobriu-se que a canela do Ceilão contém 250 vezes menos canela do que a cássia (o tipo de canela mais popular), que, na verdade, é muito menos para representar qualquer risco à saúde (12). Não é o caso da canela-cássia (13).
Então, quanta canela por dia para diabetes e qual é a melhor canela para diabetes? Embora a cássia e a canela do Ceilão estejam na lista do FDA de especiarias seguras para consumo humano, não há quantidade especificada. Mas, de acordo com o Instituto Federal de Avaliação de Risco, da Alemanha, o consumo excessivo de canela cássia por dia (que é mais de 2 gramas) pode resultar em efeitos colaterais (14).
O Wall Street Journal coloca da seguinte maneira: você precisa usar canela do Ceilão porque ela reduzirá o risco de danos ao fígado. Do ponto de vista da segurança, isso é melhor.
OK. Portanto, discutimos sobre os tipos e o melhor tipo de canela para diabetes. De que adianta tudo isso se não se sabe usar canela? Não se preocupe - nós temos tudo sob controle!
Como usar canela para diabetes
O diabetes, também conhecido como diabetes mellitus, é de três tipos - diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional. Independentemente do tipo de diabetes que se tem, o consumo e a dosagem de canela para diabetes variam apenas com a gravidade.
Aqui, vamos falar sobre como tomar canela para diabetes. Estas são algumas maneiras diferentes de consumir canela.
1. Você pode incorporar canela em sua dieta.
Imagem: Shutterstock
- Você pode substituir o açúcar por canela. Por seu sabor intenso, a canela pode ser um excelente substituto para pequenas quantidades de açúcar em molhos, carnes, receitas de fogão e até pratos de vegetais. Substituir açúcar por canela em sua dieta tem benefícios duplos - reduz a quantidade de açúcar que você consome e melhora seus níveis de glicose no sangue.
- É seguro consumir canela em quantidades normais, como encontrado nos alimentos, que pode ser cerca de ½ a 1 colher de chá.
- Café da manhã é a refeição mais importante do dia. E adicionar canela só o torna melhor. Por exemplo, você pode polvilhar um pouco de canela em uma torrada de grãos inteiros com manteiga. Ou mesmo misture uma pequena quantidade na farinha de aveia.
- Quem não gosta de molhos de carne! A canela combina extremamente bem com pratos de porco, aves, bovinos e até mesmo com temas asiáticos. Adicionar canela a molhos para salada pode fazer maravilhas.
- Quando se trata de pratos de vegetais, há um erro que a maioria de nós comete. Não nos importamos com o açúcar. Claro! Estamos comendo algo saudável, então por que se preocupar com o açúcar, certo? Errado. Você pode substituir o açúcar mascavo ou normal por canela em vegetais cristalizados ou fritas doces. O tempero dá um sabor doce sem aumentar seus níveis de glicose.
- Cozimento. A maneira mais fácil, provavelmente. Se você é fã de pães caseiros, biscoitos, tortas, etc., pode adicionar canela a tudo o que você adora. Você pode simplesmente misturar (e misturar bem) canela com farinha seca.
- Bebida de canela para diabetes - você também pode usar canela em bebidas. Quer se trate de um café ou um smoothie, um milkshake ou qualquer outra bebida misturada - canela vai bem com todos.
- Chá de canela para diabetes - você também pode consumir chá de canela. Basta adicionar uma colher de chá de canela em pó a cerca de 30 ml de água fervente. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Você pode adicionar leite se quiser.
- Você também pode usar canela em pó para controlar o diabetes. Você pode ferver paus de canela em água ou polvilhar um pouco de canela em pó com água e beber entre as refeições.
- O óleo essencial de canela é outra boa maneira de ajudá-lo a lidar com a condição. Basta usar um difusor em sua casa e cheirar o aroma. O óleo essencial pode reduzir a compulsão por açúcar ou comer demais (15).
2. Suplementos de canela para diabetes.
Imagem: Shutterstock
Se a ideia de adicionar canela às suas refeições não lhe parece muito bem-vinda, temos uma alternativa. Um suplemento de canela. A loja de alimentos naturais no final da sua rua venderá suplementos de canela a preços acessíveis.
Mas consulte primeiro seu médico. Sim, um suplemento de canela em baixas doses pode ser virtualmente inofensivo. Mas hey, é um suplemento, certo? Não é algo que você tem consumido regularmente, mas algo que você escolheu tomar para lidar com uma situação de saúde. Portanto, converse com seu consultor médico - ele pode orientá-lo melhor e até alertá-lo sobre possíveis interações, se houver. Às vezes, os suplementos de canela podem interagir com seus medicamentos para diabetes, o que pode levar a resultados indesejáveis. A melhor maneira de evitar isso? Fale com o seu médico. Simples.
De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, não há pesquisas adequadas sobre as interações entre ervas e medicamentos convencionais para diabetes (16). Portanto, estou enfatizando novamente, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer um desses suplementos. Embora usar pílulas de canela para diabetes seja tão discutível quanto usar o tempero em si, você ainda pode considerá-lo com base na sugestão do seu médico.
Quanto canela para o diabetes?
Chegando à dose diária de canela para diabetes, você pode começar aos poucos. Comece com 1 grama de canela por dia. Registre seus níveis de glicose e consulte seu médico regularmente. Você pode aumentar gradualmente a quantidade de acordo com a sugestão do seu médico.
NOTA: Certifique-se de usar apenas canela do Ceilão para controle do diabetes. Como vimos, ele contém a menor quantidade de cumarina e é muito mais seguro do que suas contrapartes.
Canela para diabetes gestacional
Receitas de canela para diabéticos
Existem muitas informações sobre a canela e sua ligação com o diabetes, e já vimos muitas delas. Também vimos as várias maneiras de ingerir canela para ajudar no tratamento.
A seguir estão algumas receitas que podem ajudá-lo a incluir canela em seu regime de uma forma maravilhosamente deliciosa. Eles são fáceis e rápidos de preparar e você pode tê-los em qualquer lugar.
1. Canela e iogurte
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar
- Iogurte puro e sem gordura, 1 xícara
- Canela em pó, 1 colher de chá
- Pó de estévia, ½ colher de chá
instruções
- Misture todos os ingredientes corretamente.
- Deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos, após o qual você poderá degustar o prato.
2. Chá Curativo de Canela e Gengibre
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar
- Um pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar
- Suco de limão espremido na hora, 2 colheres de sopa
- Canela de Ceilão, 1 pau
- Mel orgânico cru, 1 colher de chá
- Água filtrada, 1 ½ xícara
instruções
- Aqueça a água em fogo médio em uma panela pequena.
- Corte o gengibre.
- Quando a água começar a ferver, coloque o gengibre na panela.
- Reduza o fogo para ferver.
- Adicione a canela.
- Íngreme por 5 minutos.
- Coe o líquido em um copo alto.
- Adicione o suco de limão e o mel e mexa.
E agora outra parte importante - o que você precisa ter em mente ao tomar canela para diabetes.
Canela para diabetes - efeitos colaterais e riscos potenciais à saúde
Como já discutimos, a presença de cumarina é o que torna o tratamento do diabetes com canela discutível. Embora a canela do Ceilão contenha a menor quantidade de cumarina, ainda é aconselhável seguir a sugestão de um médico antes de usá-la.
De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Washington, grandes doses de canela por longos períodos podem causar toxicidade corporal. Também pode aumentar a frequência cardíaca, o que pode ser uma ameaça para indivíduos com problemas cardíacos (18). A canela também pode interagir com certos medicamentos para afinar o sangue.
Numerosos outros estudos, incluindo o conduzido pelo Western Diabetes Institute e University of Connecticut, relataram efeitos prejudiciais como aumento do risco de sangramento e funcionamento do fígado afetado em animais (19).
Conclusão
E o mais importante, confie no seu médico. Siga seu conselho e siga-o escrupulosamente. (S) Ele sabe o que é melhor para você.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto tempo leva para a canela baixar os níveis de açúcar no sangue?
Não existe um prazo definitivo. Numerosos testes foram conduzidos com resultados mistos. Certos estudos fizeram os participantes tomarem de 1 a 6 gramas de canela por 40 dias e encontraram resultados favoráveis. Enquanto outros, em condições semelhantes, não obtiveram resultados.
Podemos tomar mel cru e canela para diabetes?
Sim. A incorporação de mel cru e canela em sua dieta pode ser benéfica para o diabetes. De acordo com um estudo, o consumo de mel pode reduzir os níveis de glicose no sangue, o que por sua vez pode melhorar as condições diabéticas.
A única maneira de obter uma resposta é perguntando ao seu médico. (S) Ele está ciente de sua condição em primeira mão e, portanto, pode recomendar a dosagem certa de canela para diabetes e informá-lo sobre o prazo.
Esperamos que este artigo sobre os benefícios da canela para a cura do diabetes tenha respondido às suas perguntas. Diga-nos o que você acha se a canela é boa ou não para o diabetes. Você pode deixar um comentário na caixa abaixo.