Índice:
- Como usar mel para acne
- 1. Cúrcuma e mel
- 2. Máscara facial de mel e canela
- 3. Vinagre de maçã e mel para acne
- 4. Aveia e mel para acne
- 5. Esfoliante de mel e açúcar para acne
- 6. Mel e noz-moscada
- 7. Sal marinho e mel para acne
- 8. Óleo de coco e mel para acne
- 9. Óleo da árvore do chá e mel para acne
- 10. Chá verde e mel para acne
- 11. Máscara de mel e limão
- 12. Tomate e mel para acne
- 13. Neem e mel para acne
- 14. Sândalo Vermelho e Mel
- 15. Máscara facial de mel e azeite
- 16. Máscara de mel e leite
- 17. Aloe Vera e mel para acne
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 17 fontes
Tratar a acne não é apenas tomar medicamentos. Trata-se de cuidar bem da pele para que ela cicatrize mais rápido. Freqüentemente, usamos remédios caseiros para manter nossa pele calma e reduzir a inflamação. O mel é um dos ingredientes mais populares, amplamente utilizado em remédios caseiros para problemas de pele, incluindo acne.
É considerado seguro para aplicação tópica (a menos que você seja alérgico a ele) e não parece interagir com nenhuma outra droga. No entanto, é melhor consultar um médico antes de usá-lo em sua pele. Neste artigo, exploramos os benefícios do mel e as maneiras como você pode usá-lo para controlar a acne.
O mel é uma solução totalmente natural e sem produtos químicos, amplamente utilizada como remédio caseiro para controlar a acne. Embora os pesquisadores tenham estudado o mel por seus benefícios dermatológicos e terapêuticos, nenhum dos estudos é abrangente e eles precisam de avaliação adicional. Além disso, apenas o mel cru e não adulterado parece funcionar na pele. Se você usar mel processado disponível comercialmente, poderá não obter os resultados desejados.
Estudos in vitro descobriram que o mel inibe o crescimento de Propionibacterium acnes e S. Aureus (1). Também é excelente para desintoxicar o corpo e tem efeitos antibacterianos quando consumido (2).
Quer seja aplicado externamente ou tomado com uma bebida, o mel pode ser benéfico. Existem vários tipos de mel disponíveis, que são benéficos para a sua pele e saúde. Eles são:
- Mel cru
O mel cru (ou qualquer mel natural) é o néctar da flor e é produzido pelas abelhas após coletarem o néctar das flores. O mel cru contém própolis, substância que as abelhas utilizam para selar a colméia, que possui propriedades antimicrobianas. Estudos in vitro concluíram que o mel tem uso medicinal e é eficaz em micróbios dermatologicamente relevantes (3). No entanto, nenhum dos estudos é conclusivo e necessita de mais pesquisas.
O mel é rico em antioxidantes (flavonóides), vitaminas, minerais, aminoácidos e certas enzimas. Suas propriedades antimicrobianas, antiinflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes e de limpeza o tornam útil no controle da acne (4).
- Mel de Manuka
O mel de Manuka é preparado por abelhas que coletam pólen apenas das árvores Manuka encontradas na Austrália e na Nova Zelândia. É um mel do tipo não peróxido, o que significa que as enzimas nele presentes não produzem peróxido de hidrogênio quando aplicadas na pele.
O mel de Manuka possui propriedades antimicrobianas. Essa atividade pode ser atribuída aos seus baixos níveis de pH e alto teor de açúcar. Além dessa diferença, o mel de Manuka compartilha as outras qualidades do mel cru. Também ajuda a curar infecções e feridas. Seu conteúdo antioxidante também é semelhante ao do mel cru (5).
De acordo com um estudo, o mel naturalmente mais escuro contém mais antioxidantes (4). Agora você sabe qual mel comprar para sua pele. Na próxima seção, discutimos as maneiras de usar o mel para controlar a acne em casa.
Como usar mel para acne
Antes de continuar, lembre-se de que só porque o tratamento é natural não significa que seja seguro. Você pode ser alérgico a muitos ingredientes naturais. Embora um ou dois dos remédios naturais possam funcionar para você, e alguns possam até ter o apoio de pesquisas, não experimente remédios caseiros para acne. Seu primeiro ponto de contato deve ser o seu médico.
1. Cúrcuma e mel
A cúrcuma tem sido usada na medicina Ayurveda e chinesa há séculos por suas propriedades anti-sépticas e curativas. Tem benefícios terapêuticos e pode melhorar as condições da pele, incluindo acne. Porém, mais estudos são necessários para uma melhor avaliação de sua eficácia (6).
Em combinação com o mel, forma uma mistura potente para tratar a acne. Para usar isso, misture uma colher de chá de açafrão em pó com mel e aplique no rosto. Lave-o após 20 minutos.
2. Máscara facial de mel e canela
A canela possui propriedades antiinflamatórias. Um estudo feito com 20 pacientes com acne leve a moderada descobriu que o gel de canela ajudou a reduzir as lesões de acne (7). Juntamente com o mel, pode ajudar a acalmar a acne.
Você pode misturar uma colher de chá de canela em pó com mel e usá-la como tratamento local.
Precaução: Canela pode causar irritação na pele. Embora uma pequena irritação seja comum, faça um teste de adesivo antes da aplicação.
3. Vinagre de maçã e mel para acne
As pessoas não conseguem parar de delirar sobre o efeito do ACV na pele e na acne. Provavelmente funciona alterando o nível de pH da pele, o que eventualmente mata as bactérias. No entanto, não há pesquisas que apóiem esse fato.
Você pode diluir uma colher de chá de ACV com uma colher de chá de água e misturar com mel. Aplique a mistura no rosto e lave depois.
4. Aveia e mel para acne
A aveia coloidal (aveia fervida) tem propriedades de limpeza, pois contém saponinas que ajudam a remover todas as impurezas da pele. Acalma a pele e reduz a inflamação (8).
Você pode ferver aveia, misturá-la com mel e aplicá-la como máscara facial. Mantenha por pelo menos 15 minutos e depois lave.
5. Esfoliante de mel e açúcar para acne
O açúcar moído é uma excelente opção para uma esfoliação natural (devido à sua textura grossa). Você pode misturá-lo com mel e usá-lo em sua pele. Ajuda a limpar as células mortas da pele esfoliando-as suavemente. No entanto, certifique-se de esfregar suavemente no rosto. Esfoliação forte e fricção podem irritar a pele e agravar a acne.
6. Mel e noz-moscada
Noz-moscada é outro ingrediente popular de DIY usado em máscaras e esfoliantes caseiros. Pode ter um efeito ligeiramente esfoliante.
Você pode tentar usá-lo com mel, que vai hidratar e equilibrar seu efeito esfoliante. Misture uma colher de chá de noz-moscada em pó com mel e use como um tratamento local ou uma máscara facial.
7. Sal marinho e mel para acne
O sal marinho ajuda a melhorar a função de reparo da barreira da pele (9). Junto com o mel, o sal marinho pode ajudar a acalmar a pele e prevenir a inflamação e a acne.
Misture uma colher de chá de mel com sal marinho. Você pode dissolver o sal em água quente e adicionar mel. Aplique a mistura no rosto e deixe secar.
8. Óleo de coco e mel para acne
Usar óleo de coco (óleo de coco extra virgem) pode ser complicado porque não se adapta a todos os tipos de pele, especialmente os oleosos, e pode agravar a acne. No entanto, tem efeito antiinflamatório. É benéfico para condições inflamatórias como psoríase e dermatite atópica (10).
Misture uma colher de chá de óleo de coco extra virgem ou prensado a frio com mel e massageie o rosto. Lave mais tarde.
9. Óleo da árvore do chá e mel para acne
De acordo com um estudo, 5% do óleo da árvore do chá pode ajudar a reduzir a acne leve a moderada (11). No entanto, certifique-se de que você não é alérgico a ele. Além disso, dilua-o com um pouco de óleo veicular antes de aplicá-lo na pele.
Você pode misturar 2-3 gotas de óleo da árvore do chá diluído com mel e massagear sua pele. Lave depois de algum tempo.
10. Chá verde e mel para acne
O chá verde pode ter muitos benefícios para a saúde quando consumido. No entanto, seus benefícios tópicos não são bem estudados. As pessoas o usam principalmente por seus efeitos calmantes para a pele.
Você pode misturar chá verde fresco com mel e depois aplicá-lo na pele.
11. Máscara de mel e limão
O ácido cítrico é o principal AHA encontrado naturalmente no limão. Este AHA ajuda a melhorar a taxa de renovação da pele (12). No entanto, as pessoas costumam usar limão por seu efeito adstringente na pele.
Misture algumas gotas de suco de limão com mel e aplique no rosto. Lave depois de algum tempo. Seja cauteloso ao usar limão. Por ser rico em vitamina C, pode tornar a pele fotossensível. Use protetor solar quando estiver saindo após usar limão.
12. Tomate e mel para acne
Diz-se que o tomate tem um efeito tonificante na pele. Contém licopeno que protege a pele dos fotodanos (13).
Você pode fazer um purê de um tomate pequeno, misturá-lo com mel e aplicá-lo na pele. Deixe agir por 15 minutos antes de lavá-lo.
13. Neem e mel para acne
O Neem é usado há muito tempo na medicina ayurvédica e em remédios caseiros. Os extratos dessa árvore medicinal têm propriedades antimicrobianas e são eficazes contra a bactéria S. Aureus (que causa espinhas e furúnculos) (14).
Você pode misturar pasta de folhas de nim com mel e aplicá-la no rosto. Lave-o depois de secar.
14. Sândalo Vermelho e Mel
Na Ayurveda, o sândalo vermelho ou rakta Chandan é usado para tratar a inflamação e promover a cicatrização de feridas (15). As pessoas costumavam usá-lo em remédios caseiros por seu efeito curativo.
15. Máscara facial de mel e azeite
Em estudos com ratos e camundongos, a aplicação tópica de azeite promoveu a cicatrização de feridas, reduziu o dano oxidativo e promoveu a reconstrução dérmica. Em um teste controlado, uma mistura de azeite de oliva, mel e óleo de gergelim foi encontrada para prevenir infecções em queimaduras. No entanto, o azeite também pode prejudicar a função de barreira da pele quando testado em humanos e camundongos (16).
16. Máscara de mel e leite
O leite tem sido usado desde tempos imemoriais para limpar a pele. Ele contém ácido láctico e acredita-se que tenha um efeito de limpeza e esfoliante suave na pele.
Você pode misturar leite e mel e, em seguida, aplicar com almofadas de algodão em sua pele.
17. Aloe Vera e mel para acne
Aloe vera tem um efeito anti-acne. Também estimula os fibroblastos da pele que produzem colágeno e elastina. Isso melhora a qualidade e a saúde da pele (17).
Você pode misturar polpa de aloe vera espremida na hora e mel e aplicá-la como uma máscara facial. Guarde-o por algum tempo e depois lave-o.
Estes foram alguns remédios caseiros fáceis que você pode tentar em casa se tiver acne. No entanto, você deve ter cuidado ao usar remédios naturais. Certifique-se de que o mel que você está usando é cru ou não adulterado. Você pode até usar manuka, querida.
Além disso, os remédios naturais podem causar efeitos colaterais, especialmente reações alérgicas. Portanto, você deve fazer um teste de patch antes de usar qualquer ingrediente.
O controle da acne consiste em manter uma rotina de cuidados com a pele saudável, tanto externa quanto internamente. Enquanto você usa medicação para acne e tenta esses remédios para cuidar bem de sua pele do lado de fora, certifique-se também de que está se alimentando de maneira saudável. Uma abordagem holística é o que você precisa para gerenciar eficazmente a acne.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Que tipo de mel deve ser usado no rosto?
Mel cru, não adulterado e manuka.
Beber mel ajuda a acne?
Beber mel ajuda a manter o corpo e a pele saudáveis.
Você pode deixar mel no rosto durante a noite?
Isso não será muito confortável.
O mel elimina as manchas?
Não, você precisa consultar um dermatologista.
O mel ajuda com cicatrizes de acne?
O controle da cicatriz requer tratamento adequado e uma boa rotina de cuidados com a pele. Consulte um médico para isso. Os remédios naturais podem não ser tão eficazes.
17 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Honey: A Therapeutic Agent for Disorders of the Skin, Central Asian Journal of Global Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5661189/
- Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research, Pharmacognosy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5424551/
- Honey: Um antimicrobiano realista para doenças da pele, Journal of Microbiology, Immunology and Infection, ScienceDirect
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S168411821500033X
- Usos medicinais e cosméticos do mel de abelha - Uma revisão, Ayu, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3611628/
- Mel: sua propriedade medicinal e atividade antibacteriana, Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3609166/
- Efeitos da cúrcuma (Curcuma longa) na saúde da pele: Uma revisão sistemática das evidências clínicas., Pesquisa em fitoterapia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27213821
- Eficácia do gel tópico de canela para o tratamento da acne vulgaris facial: um estudo preliminar, Biomedical Research and Therapy, BioMedPress,
www.bmrat.org/index.php/BMRAT/article/view/515
- Aveia coloidal: história, química e propriedades clínicas., Journal of Drugs in Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17373175
- Tomar banho em uma solução de sal do Mar Morto rica em magnésio melhora a função de barreira da pele, melhora a hidratação da pele e reduz a inflamação na pele seca atópica., International Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15689218
- Efeitos antiinflamatórios e de reparo da barreira da pele da aplicação tópica de alguns óleos vegetais, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5796020/
- A eficácia do gel de óleo tópico da árvore do chá a 5% na acne vulgaris leve a moderada: um estudo randomizado, duplo-cego controlado por placebo., Indian Journal of Dermatology, Venereology, and Leprology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17314442
- Efeitos duplos dos alfa-hidroxiácidos na pele, moléculas, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6017965/
- A pasta de tomate rica em licopeno protege contra fotodanos cutâneos em humanos in vivo: um ensaio clínico randomizado., The British Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20854436
- A atividade antimicrobiana de Azadirachta indica , Mimusops elengi , Tinospora cardifolia , Ocimum sanctum e gluconato de clorexidina 2% em patógenos endodônticos comuns: Um estudo n vitro , European Journal of Dentistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4054046/
- Therapeutic Potential of Pterocarpus santalinus L.: An Update, Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4791987/
- Efeitos antiinflamatórios e de reparo da barreira da pele da aplicação tópica de alguns óleos vegetais, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5796020/
- Aloe Vera: A Short Review, Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763764/