Índice:
- 10 etapas para se tornar vegano
- 1. Não se force
- 2. Aprenda sobre o veganismo
- 3. Encontre suporte social
- 4. Conheça as alternativas alimentares
- 5. Faça uma reforma na sua cozinha
- 6. Não comprometa a nutrição
- 7. Aprenda a fazer refeições deliciosas com carne falsa
- 8. Faça uma lista do que você pode comer fora
- 9. Lembre-se de por que você começou
- 10. Aproveite seu novo estilo de vida
Quer se tornar vegano, mas não tem ideia de como fazer isso? Bem, não é tão difícil quanto você imagina. Mas também não é moleza! Tornar-se vegano é uma decisão de mudança de vida e você não precisa fazer isso em um dia. Para tornar essa transição suave e fácil para você, listei 10 maneiras de se tornar vegano de ser onívoro ou vegetariano. Ao final, você terá uma ideia clara e se sentirá mais confiante sobre uma das melhores decisões que tomou. Leia!
10 etapas para se tornar vegano
1. Não se force
Shutterstock
Você decidiu se tornar vegano. Boa! Mas certifique-se de levar o seu tempo. Embora se tornar vegano em um dia possa funcionar para alguns, se não funcionar para você, não se sinta culpado por isso. Afinal, esse é um hábito que você precisa desenvolver e torná-lo seu estilo de vida ao longo de um período. Comece com pequenos passos. Talvez desista de consumir leite ou ovos. Ou você também pode começar tendo uma refeição vegana por dia e depois passar a ter duas refeições veganas por dia.
2. Aprenda sobre o veganismo
Comece a ler sobre como se tornar vegano online. Existem vários sites e grupos online que podem servir de inspiração. Você também pode verificar blogs veganos para ter uma ideia de por que ser vegano é a melhor coisa a se fazer, alimentos para comer, receitas que você pode fazer e os restaurantes perto de você que servem comida vegana.
A PETA e outros grupos de apoio aos animais têm blogs e vídeos que você pode ler e assistir para aprender mais sobre a crueldade contra os animais e como evitar fazer parte dela. O site da NASA oferece uma visão sobre o aquecimento global, o que está causando isso e quais são seus efeitos.
3. Encontre suporte social
Shutterstock
Encontrar apoio social é muito importante. Pessoas que já são veganas ou que estão na mesma página que você entende as lutas pelas quais você precisa passar e podem ajudá-lo a encontrar uma alternativa melhor do que voltar aos seus velhos hábitos.
Converse com um amigo que é vegano, junte-se a grupos veganos, seja voluntário em um abrigo de animais, ajude animais errantes a serem adotados e ouça cientistas preocupados com o aquecimento global. Com seus amigos veganos e grupo de apoio, você não se sentirá mais como um pária.
4. Conheça as alternativas alimentares
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas não querem se tornar veganas é o medo de perder uma comida deliciosa. Isso não é verdade! Existem todos os tipos de alternativas veganas - desde leite de amêndoa até carne falsa que tem um sabor delicioso.
Tente substituir os laticínios por leite de amêndoa no lugar do café ou chai. Experimente grelhar carne simulada em vez de frango ou boi. Experimente o tofu crocante com um acompanhamento de verduras e vegetais cobertos com azeite e queijo vegan. Você não será capaz de notar a diferença.
5. Faça uma reforma na sua cozinha
Shutterstock
Se os armários de sua cozinha estiverem cheios de produtos de origem animal e carne, você vai acabar comendo. Então, dê uma reforma na sua cozinha. Distribua ou doe todos os produtos de origem animal e reabasteça os armários da cozinha com alternativas veganas. Fora da vista, longe da mente!
6. Não comprometa a nutrição
A comida vegana é deliciosa. Mas você também obtém junk food vegano, que tem um gosto ótimo, mas tem valor nutricional zero. Inclua muitas verduras de folhas escuras e boas fontes de proteínas vegetais como soja, nozes e leguminosas em sua dieta para obter uma ampla gama de nutrientes de produtos vegetais. Você também deve tomar suplementos de vitaminas, minerais e ômega-3 para prevenir deficiências nutricionais.
7. Aprenda a fazer refeições deliciosas com carne falsa
Shutterstock
A carne simulada é feita de tempeh, tofu e outras proteínas de soja. A textura imita frango e carne vermelha. Compre carne simulada pelo sabor e também pela proteína necessária ao seu corpo.
Quer se trate de carne grelhada ou de asas de carne, você vai saboreá-la como carne e frango de verdade. Basta comprar carne falsa (amplamente disponível online ou nos supermercados) e prepará-la como quiser!
8. Faça uma lista do que você pode comer fora
Ser vegano não significa que você não pode aproveitar uma noite fora ou um almoço com alguém que não é vegano. Faça uma pequena pesquisa sobre o restaurante que você vai. Liste os pratos veganos no menu e peça ao chef para personalizar sua comida de acordo. Se você não quer se meter em todo esse aborrecimento, escolha um restaurante vegano!
9. Lembre-se de por que você começou
Shutterstock
Às vezes, você pode desejar um prato que não seja vegano. Talvez seja um prato que sua família goste quando todos se reúnem ou algo que seu parceiro adore comer. Nesses casos, você pode ficar tentado a ceder aos seus desejos.
É quando você deve se lembrar por que começou a ser vegano. Lembre-se de que você não está apenas salvando a vida de um animal inocente, mas também salvando o planeta e bilhões de humanos e tornando-o um lugar melhor para a próxima geração viver.
10. Aproveite seu novo estilo de vida
Desistir de carne e produtos animais e ser gentil com o planeta não é sacrifício - é humanidade. Sinta-se bem com isso. Desfrute do seu novo estilo de vida e inspire outros a adotá-lo. Comece com você mesmo, em sua casa, e veja-se desenvolvendo em um novo ser humano que você tem orgulho de ser.
Pronto - 10 passos para se tornar vegano. Siga-os e você será capaz de se tornar vegano aos poucos. Se você tiver dúvidas, fique à vontade para postá-las na caixa de comentários.