Índice:
- Como remover tatuagens permanentes - Métodos cirúrgicos
- 1. Remoção de tatuagem a laser
- i) Tratamento Passivo a Laser
- ii) Tratamento a laser ativo
- 2. Terapia de luz intensa pulsada
- 3. Criocirurgia
Você se arrepende dessa tatuagem? Às vezes, uma decisão repentina pode deixar uma cicatriz para o resto da vida. O que pode ter parecido uma “grande ideia” no passado, pode ser simplesmente constrangedor agora. Se você consegue se identificar e decidiu apagar essa decisão impulsiva, não se preocupe - você não está sozinho e há várias opções.
Antes disso, aqui estão algumas coisas que você precisa ter em mente antes de iniciar a remoção de tatuagens:
- Deixe claro se você prefere fazer uma cobertura ou ficar com uma tatuagem parcial, porque nenhum procedimento de remoção de tatuagem é totalmente garantido. Às vezes, eles desaparecem apenas parcialmente e deixam uma imagem fantasma ou uma cicatriz elevada permanente.
- Um tratamento não vai fazer o trabalho - você vai precisar de várias sessões com um tempo médio entre as sessões variando de 4-6 semanas, pois sua pele precisa se recuperar entre essas sessões. No entanto, isso difere de pessoa para pessoa.
- A taxa de sucesso do procedimento de remoção depende de vários fatores como - localização da tatuagem, sua idade e se ela é feita por um profissional ou amador (tatuagens feitas por amadores são geralmente mais fáceis de remover porque são feitas com uma mão irregular, então há uma diferença gigante na saturação, profundidade e uniformidade quando comparada a uma feita por um tatuador profissional).
- Tatuagens mais antigas são comparativamente mais fáceis de se livrar do que algo que você fez recentemente.
- Você precisa ser educado e estar ciente dos efeitos colaterais potenciais - o mais comum é a hiperpigmentação, que pode escurecer ou clarear a área. Isso geralmente cura dentro de 6-12 meses. Outros efeitos colaterais potenciais incluem cicatrizes, queimaduras, alterações na textura da pele e infecções.
- É melhor evitar o uso de antibióticos quando estiver fazendo uma remoção de tatuagem a laser, pois a maioria desses medicamentos desencadeia sensibilidade à luz, o que pode deteriorar o processo de cicatrização.
É sempre importante fazer sua pesquisa e se você tiver dúvidas, não pule no processo. No entanto, se você estiver mental e fisicamente preparado para fazer isso, é hora de escolher a técnica de remoção mais eficaz.
Como a ciência está progredindo e a remoção de tatuagem ganhou imensa popularidade, há menos riscos envolvidos no processo. Abaixo estão algumas das maneiras mais procuradas de remover tatuagens permanentes.
Como remover tatuagens permanentes - Métodos cirúrgicos
- Remoção de tatuagem a laser
- Terapia de luz intensa pulsada
- Criocirurgia
- Dermoabrasão
1. Remoção de tatuagem a laser
Shutterstock
Esta é a técnica de remoção de tatuagem mais segura e preferida, com efeitos colaterais mínimos. O laser remove a tatuagem quebrando as cores do pigmento da tinta com um feixe de luz de alta intensidade.
Existem dois tipos de laser que podem ser usados para o processo - sistema de remoção de tatuagem a laser 'Passivo' e 'Ativo'.
i) Tratamento Passivo a Laser
Só porque 'Laser Passivo' inclui a palavra 'laser', ele não se torna um método infalível de remoção de tatuagem. Esta é uma maneira mais barata de se livrar de sua tatuagem, mas não fique muito animado - esta técnica irá desbotar apenas parcialmente sua tatuagem. Você encontrará esta técnica oferecida a você por salões de tatuagem ou clínicas de beleza. É melhor saber a diferença entre estes e os lasers Q-switch ativos de grau médico para que você não seja aproveitado, apenas para acabar com uma tatuagem parcialmente desbotada em nome da “economia”.
ii) Tratamento a laser ativo
Chegando à maneira mais eficaz e eficiente de remover tatuagens de quase todas as cores - o Laser Ativo. Uma técnica de remoção a laser Active Q-Switched (AQS) é considerada ideal pelos dermatologistas. Requer várias sessões e também tem risco mínimo de cicatrizes. Se os cuidados posteriores adequados forem seguidos, eles irão curar dentro de 6-12 meses.
Existem três tipos de lasers Q-switch ativos - Nd: YAG, Ruby e Alexandrite. Cada um visa uma faixa diferente do espectro de cores. Na maioria dos casos, mais de um laser Q-switch é usado durante um tratamento de remoção de tatuagem - e todos eles produzem resultados impressionantes.
Veja a diferença?
2. Terapia de luz intensa pulsada
Shutterstock
A terapia de luz intensa pulsada (IPL) usa um amplo espectro de luz que remove a camada superior da pele (epiderme). Ele quebra os pigmentos da tatuagem em componentes menores, que são então absorvidos pela corrente sangüínea e retirados do local. Com o tempo, a área afetada é curada pela regeneração da pele.
No entanto, esta técnica não é aconselhável para pessoas de cor, pois sua pele é suscetível à perda permanente da cor da pele (hipo-pigmentação). Além disso, essa técnica é adequada para tatuagens maiores, pois emite grandes pulsos de luz.
3. Criocirurgia
Fonte
Este método é mais frequentemente usado para remover verrugas e cânceres de pele, mas também é usado na remoção de tatuagens. Durante o processo, a área com tinta é exposta a uma temperatura extremamente fria com a pulverização de um agente de congelamento. O nitrogênio líquido é mais comumente usado para isso. A área é então lixada por meio de dermoabrasão para remover as camadas superiores da pele. Isso é realizado sob anestesia geral, pois é altamente doloroso. A maior desvantagem dessa técnica é que ela pode danificar não apenas a área tatuada, mas também o tecido da pele.
O método é menos eficaz em pigmentos verdes e amarelos. Além disso, este processo não é