Índice:
- Tipos de enurese noturna
- Causas e fatores de risco para enurese noturna
- Melhores maneiras de conter a enurese em crianças
- 1. Observe a ingestão de líquidos do seu filho
- 2. Incentive a prática do controle da bexiga
- 3. Incentive o uso do Loo com mais frequência
- 4. Ajude-os a se adaptarem às pausas para acordar
- 5. Peça ajuda sem ser punitivo
- 6. Pare com as fraldas
- 7. Seja solidário e paciente
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
De acordo com a National Sleep Foundation, é normal que as crianças façam xixi na cama enquanto dormem. Cerca de 2% das crianças aos cinco anos fazem xixi na cama todas as noites (1).
Não há nada para se preocupar, pois a maioria dos casos de enurese noturna em bebês é normal e não é resultado de qualquer condição de saúde subjacente. No entanto, se seu filho continuar a fazer xixi na cama depois dos 7 anos, é um motivo de preocupação e você deve consultar um pediatra para identificar a causa e resolver o problema.
Continue lendo para saber mais sobre as causas da enurese noturna em crianças e como você pode tentar evitar que seu filho o faça.
Tipos de enurese noturna
A enurese é uma ocorrência normal na maioria das crianças. Mais de 15% das crianças de cinco anos não percebem que a bexiga está cheia até fazer xixi na cama ou não conseguem mais controlar a vontade de urinar (2).
A enurese pode ser classificada em dois tipos: primária e secundária (3).
A enurese primária significa que a criança em questão faz xixi na cama desde a mais tenra infância, sem intervalos. As crianças afetadas com este tipo podem não ter tido uma única noite seca por um período significativo de tempo.
A enurese secundária é o tipo em que seu filho começa a urinar na cama novamente depois de um intervalo significativo, digamos 6 meses ou mais, de não fazer isso.
Você está se perguntando o que pode estar fazendo seu filho urinar na cama? Vamos descobrir.
Causas e fatores de risco para enurese noturna
Os fatores comuns que contribuem para a enurese primária podem ser qualquer um ou uma combinação dos seguintes:
- A criança não consegue reter a urina durante a noite.
- A criança não percebe quando a bexiga fica cheia durante o sono.
- A criança acaba produzindo muita urina à tarde e à noite.
- A criança dificilmente usa o banheiro durante o dia e ignora o impulso ou o adia o máximo possível.
A enurese secundária pode ser um sintoma de um problema médico ou emocional subjacente (2).
As causas comuns e fatores de risco para enurese secundária incluem:
- Infecção do trato urinário ou ITU: causa sintomas como aumento da frequência urinária, dor / irritação ao urinar e urgência para urinar. Essa condição em crianças também pode ser uma indicação de outro problema de saúde - uma anormalidade anatômica.
- Diabetes: o aumento da frequência urinária é um sintoma de diabetes.
- Anormalidade estrutural ou anatômica: qualquer anormalidade em seus órgãos, músculos ou nervos que estejam envolvidos na micção pode causar incontinência ou urinar na cama.
- Problemas neurológicos: Anormalidades no sistema nervoso devido a uma lesão ou doença podem perturbar o equilíbrio neurológico que controla a micção.
- Problemas emocionais: experiências traumáticas ou estressantes durante a infância também podem ser responsáveis por enurese secundária em crianças. Outras mudanças importantes, como mudar de escola, ter um novo irmão ou mudar de cidade, também podem desencadear a doença.
- Hereditário: a enurese também tende a ocorrer em famílias. Crianças cujos pais tiveram histórico de urinar na cama têm maior probabilidade de fazer xixi na cama sozinhas.
Seu filho pode estar fazendo xixi na cama devido a uma série de fatores. Para saber se seu filho está sofrendo de uma doença subjacente, verifique com atenção o tempo e a frequência com que urina na cama. Se os sintomas indicarem enurese secundária, não perca tempo em consultar um médico para descartar a possibilidade de outras condições médicas. Ter tratamento médico na hora certa pode prevenir complicações futuras.
No entanto, se você acabou de perceber que seu filho faz xixi na cama desde que você se lembra, pode ser hora de estender a mão e ajudá-lo a lidar com esse hábito.
A seguir estão algumas maneiras eficazes de ajudar seu filho a parar de urinar na cama.
Melhores maneiras de conter a enurese em crianças
1. Observe a ingestão de líquidos do seu filho
Fique atento à quantidade de líquidos que seu filho bebe, especialmente à noite. Faça-o beber mais líquidos durante o dia para ajudar a alongar a bexiga e aumentar sua capacidade. Além disso, tente limitar a ingestão de líquidos e cafeína de seu filho à noite (4).
2. Incentive a prática do controle da bexiga
Você também pode fazer com que seu filho tente segurar a urina por alguns minutos sempre que quiser usar o banheiro. Praticar isso durante o dia pode ajudar a melhorar o controle da bexiga e, eventualmente, parar de urinar na cama.
3. Incentive o uso do Loo com mais frequência
Faça seu filho urinar com mais frequência, especialmente antes de dormir. Isso ajudará a evitar a chance do seu filho fazer xixi na cama (4).
4. Ajude-os a se adaptarem às pausas para acordar
Outra forma de parar de urinar na cama em crianças é adaptá-las aos intervalos para acordar, principalmente à noite. Sempre que você acordar de um cochilo à noite, faça questão de acordar suavemente seu filho e perguntar se ele quer usar o banheiro. Eles aprenderão gradualmente como reconhecer a vontade de urinar durante o sono. Você também pode manter um alarme para essa finalidade.
5. Peça ajuda sem ser punitivo
Outra maneira de ajudar seu filho a vencer a enurese noturna é trabalhar em parceria com ele quando se trata de trocar a roupa de cama toda vez que ele faz xixi na cama. No entanto, o trabalho deve ser divertido e você deve ser gentil com isso. Não pareça punitivo. Envolver seu filho nesta atividade pode aumentar seu senso de controle eventualmente.
6. Pare com as fraldas
Um dos principais motivos pelos quais as crianças continuam fazendo xixi na cama, apesar de cruzarem a marca dos 5 anos, é porque elas se acostumaram demais com as fraldas. Pare de usar fraldas gradualmente. Em vez disso, siga as outras dicas para ajudar seu filho a superar a enurese noturna.
7. Seja solidário e paciente
Outro fator importante quando se trata de fazer xixi na cama em crianças é ser solidário e paciente com elas. Fique calmo e assegure ao seu filho que este é um problema comum entre as crianças e pode ser superado com o tempo.
Não se sobrecarregue com o hábito de urinar na cama de seu filho. É uma ocorrência bastante comum na maioria das crianças, que acabará parando à medida que envelhecem. Enquanto isso, você pode tentar ajudar seu filho a lidar com essa condição estando ao lado dele e seguindo as dicas acima.
Espero que este artigo ajude você a lidar com a enurese noturna do seu filho. Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar através da secção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quando consultar um médico para urinar na cama em crianças?
Você deve consultar um médico imediatamente se seu filho apresentar os seguintes sintomas juntamente com enurese noturna. Eles incluem:
• Febre
• Dor de estômago
• Dor ao urinar
Qual é a idade média para as crianças pararem de urinar na cama?
A idade média para uma criança aprender a usar o banheiro é entre 2 e 4 anos. Quando as crianças completam 5-6 anos, cerca de 85% delas conseguem ficar secas.
O que fazer xixi na cama significa psicologicamente?
A enurese secundária, como já discutido, pode ser causada devido a condições subjacentes, incluindo problemas psicológicos. Experiências traumáticas ou estressantes na infância também podem ser um dos motivos para a criança continuar fazendo xixi na cama mesmo depois de completar 5 anos de idade.
Quais são as razões para fazer xixi na cama em adultos?
Algumas das principais causas de enurese noturna em adultos são:
• Diabetes
• Infecção do trato urinário
• Pedras no trato urinário
• Distúrbios neurológicos
• Aumento da
próstata
• Câncer de próstata • Câncer de bexiga
• Apneia obstrutiva do sono
• Bexiga hiperativa
Referências
- “Tratar enurese noturna em crianças na atenção primária.” The Practitioner, US National Library of Medicine.
- “Enurese: Visão Geral” Instituto de Qualidade e Eficiência em Saúde, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Primary Nocturnal Enuresis: A Review” Nephro-urology Monthly, US National Library of Medicine.
- “7Restrição de fluidos e dieta para o controle da enurese noturna” National Clinical Guideline Center, US National Library of Medicine.