Índice:
- Por que é ruim morder as unhas?
- O que faz você morder as unhas?
- Como parar de roer unhas
- 1. Mantenha suas unhas curtas
- 2. Comece seu jogo de manicure
- 3. Mantenha um controle sobre os gatilhos
- 4. Use luvas ou adesivos de unhas
- 5. Mantenha-os ocupados
- 6. Use esmalte amargo
- 7. Experimente a abordagem gradual
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Você roe as unhas toda vez que está estressado ou ansioso? Esse hábito problemático pode não apenas danificar suas unhas e dentes, mas também torná-lo sujeito a infecções, pois as bactérias e vírus podem passar das unhas para a boca e o rosto.
Por que as pessoas roem as unhas? O que pode ser feito para acabar com esse hábito? Continue lendo para descobrir.
Por que é ruim morder as unhas?
Aqui estão as principais razões pelas quais você deve parar de roer as unhas (1):
- Pode fazer com que as unhas voltem a crescer de forma anormal. Suas unhas podem perder a forma ao serem mordidas, dando-lhes uma aparência descuidada.
- Isso pode estragar seu sorriso. Existe o risco de lascar, rachar ou quebrar os dentes ao roer as unhas. Com o tempo, roer as unhas também pode causar problemas na mandíbula.
- Pode desencadear doenças. Suas mãos são nada menos do que um viveiro de germes. Esses germes podem permanecer perfeitamente escondidos em suas unhas. Quando você roe as unhas, esses germes podem entrar em seu corpo e aumentar o risco de adoecer.
- Constrangimento social. Roer as unhas também pode causar restrição em comportamentos sociais ou comportamentos que podem precisar ser feitos na presença de outras pessoas, como desenhar e escrever.
- Danifica as unhas e tecidos circundantes. Pode aumentar o risco de unha encravada e também danificar os tecidos circundantes.
- Pode causar lesões na gengiva. Também pode causar danos à raiz dos dentes, infecções orais e lesões orais devido ao risco de raspagem.
Agora você sabe por que deve parar de roer as unhas! Mas, você já se perguntou o que poderia estar causando esse hábito estranho? Vamos descobrir.
O que faz você morder as unhas?
Roer as unhas pode ser um sinal de um problema de saúde latente. Roer as unhas temporariamente é relativamente não destrutivo. No entanto, também pode evoluir para um problema de longo prazo.
Roer as unhas incontroláveis que danificam as unhas e os tecidos circundantes é considerado um distúrbio de limpeza. Muitas vezes é denominado como onicofagia ou onicofagia. Essa condição é classificada como “um transtorno obsessivo-compulsivo e relacionado” (2).
Outras possíveis causas de roer as unhas são (3):
• Os pais do indivíduo afetado também têm o hábito semelhante de roer as unhas
• Estresse emocional ou mental
• Nervosismo
• Ansiedade
• Tédio
• Fome
• Insegurança
Em crianças, a maioria dos casos de roer unhas é resultado de ansiedade ou tédio. Algumas crianças também tendem a achar esse hábito bastante calmante.
Como você viu, vários fatores podem estar desencadeando o hábito de roer as unhas. Se você é um roedor de unhas crônico e esse hábito começou a danificar suas unhas, é recomendável procurar ajuda médica para identificar a causa subjacente de sua condição.
Como parar de roer unhas
1. Mantenha suas unhas curtas
Cortar as unhas curtas e mantê-las arrumadas é uma das melhores maneiras de prevenir roer as unhas (4). Quando você não tem nada para mastigar, acabará deixando o hábito.
2. Comece seu jogo de manicure
Shutterstock
Cuide de si e faça uma boa manicure. A manicure pode deixar suas mãos e unhas atraentes. Você terá menos probabilidade de roer as unhas, pois não quer estragar a manicure.
3. Mantenha um controle sobre os gatilhos
Descubra o que o leva a roer as unhas. Você roe as unhas quando está entediado? Ou é pura ansiedade? Estudos têm demonstrado que as pessoas recorrem a roer as unhas quando estão entediadas, com fome, nervosas ou estressadas (5). Identifique o gatilho e encontre maneiras de lidar com ele para parar de roer as unhas.
4. Use luvas ou adesivos de unhas
Outra maneira de evitar roer as unhas é usar um par de luvas ou adesivos de unha. Embora isso possa parecer bobo, se sua boca não conseguir encontrar suas unhas, será muito menos tentado a roê-las.
5. Mantenha-os ocupados
Shutterstock
Sim, manter suas mãos e boca ocupadas pode resolver. Cada vez que você se sentir tentado a roer as unhas, pegue uma bola anti-stress ou um chiclete. Você não conseguirá roer as unhas se suas mãos e / ou boca já estiverem ocupadas!
6. Use esmalte amargo
A aplicação de um esmalte de sabor amargo é um truque antigo para evitar roer as unhas (6).
7. Experimente a abordagem gradual
Você não pode parar de roer as unhas durante a noite. É um processo gradual. Pare de roer uma unha de cada vez, diga a unha do polegar, e depois estenda-a para os outros dedos, um por um, até parar de roer todas as unhas gradualmente.
Experimente qualquer uma ou uma combinação das dicas acima para ver qual delas funciona melhor para você. Você conhece outras dicas e truques que podem ajudar alguém a parar de roer as unhas? Compartilhe suas dicas e comentários conosco na seção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Roer as unhas é um transtorno mental?
De acordo com a 5ª Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o hábito de roer as unhas de longo prazo ou onicofagia é classificado como "um transtorno obsessivo-compulsivo e relacionado". No entanto, roer as unhas também pode ser um hábito temporário.
Quanto tempo leva para quebrar um hábito?
Pode levar cerca de 3 semanas ou 21 dias de esforço consistente para formar um hábito. E vai demorar ainda mais para quebrar um existente.
Referências
- “Roer as unhas; Etiologia, consequências e gerenciamento ”Jornal Iraniano de Ciências Médicas, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- "Tratamento de lítio para roer unhas crônicas" Companheiro de cuidados primários para doenças do SNC, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- Pediatria Clínica “Roedor de Unhas”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “A eficácia de um programa de prevenção de roer unhas entre alunos do ensino fundamental.” Jornal para especialistas em enfermagem pediátrica, US National Library of Medicine.
- “Onicofagia (roer as unhas), ansiedade e maloclusão.” Indian Journal of Dental Research, US National Library of Medicine.
- "Nova Abordagem para Gerenciar Onicofagia" Relatos de Casos em Odontologia, US National Library of Medicine.