Índice:
- O que torna o óleo de argan bom para o cabelo?
- Benefícios do óleo de argão para cabelos
- Como usar óleo de argão para cabelos
- 1. Shampoo de óleo de argão
- 2. Condicionador leave-in de óleo de argão
- 3. Máscara de óleo de argão
- 4. Máscara de óleo de argão e óleo de rícino
- 5. Máscara de óleo de argan e óleo de coco
- Ingredientes
O óleo de argão é extraído da árvore de argão marroquina. Óleo de argão popularmente chamado de 'ouro líquido'. É enriquecido com vitaminas, ácidos graxos e minerais. Esses nutrientes ajudam a nutrir e promover o crescimento do cabelo.
Evidências anedóticas sugerem que o óleo de argan pode reduzir os danos ao cabelo, melhorar a saúde geral do cabelo e do couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo. Mas a ciência confirma isso? Neste artigo, vamos dar uma olhada em como o argan ajuda a estimular o crescimento do cabelo e melhora a saúde do cabelo. Continue lendo para mais informações.
O que torna o óleo de argan bom para o cabelo?
O óleo de argão consiste em vitamina E, esteróis, polifenóis, ácido ferúlico, carotenóides, esqualeno e ácidos graxos essenciais (1). São todos excelentes emolientes que ajudam a condicionar e hidratar os cabelos.
- A vitamina E contém tocoferóis com boas propriedades antioxidantes.
- Os ácidos graxos essenciais - ácido oleico, ácido linoléico, ácido alfa-linoléico, ácido palmítico, ácido mirístico e ácido estearidônico - têm propriedades antioxidantes. Essas propriedades antioxidantes ajudam a reduzir os radicais livres e a eliminar o estresse oxidativo que causa a queda do cabelo. Eles também lutam contra os danos celulares e o envelhecimento prematuro.
- Ele também contém beta-caroteno e carotenóides que protegem o cabelo da radiação UV e dos danos dos radicais livres (2).
- Contém polifenóis com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias para melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo (1).
- O ácido ferúlico é um antioxidante que protege o cabelo dos danos UV e do fotoenvelhecimento (3).
- O esqualeno, também encontrado naturalmente no sebo, ajuda o crescimento celular. Também possui propriedades antioxidantes, desintoxicantes e emolientes (4). Assim, pode manter o cabelo hidratado e protegido dos danos dos radicais livres.
- Os esteróis são retentores de umidade, o que pode ajudar a manter o cabelo nutrido e hidratado.
Discutidos abaixo são os benefícios do uso de óleo de argan para o cabelo.
Benefícios do óleo de argão para cabelos
- O óleo de Argan melhora a hidratação da pele e mantém sua capacidade de retenção de água (5). Hidrata o cabelo e o couro cabeludo e forma uma camada protetora ao redor do cabelo.
- O óleo de Argan confere brilho e maciez aos cabelos e doma o crespo.
- O óleo de argão evita que o cabelo se torne quebradiço. Promove elasticidade, fortalecendo as hastes dos cabelos (1).
- O óleo de argão pode proteger o cabelo dos danos da coloração. Um estudo mostrou que o óleo de argan ajudou a rejuvenescer os cabelos coloridos (6).
- O selo protetor do óleo de argão também resgata o cabelo de danos causados por ferramentas de modelagem e produtos químicos (7).
- O óleo de argão contém os nutrientes necessários para ajudar a rejuvenescer os cabelos danificados.
- O óleo de argão protege a porosidade do cabelo. O cabelo geralmente absorve água facilmente, o que deixa os fios abertos para danos ao cabelo. O óleo de argão aumenta a hidrofobicidade do cabelo (7).
- O óleo de argão penetra no córtex do cabelo e nutre a haste capilar. Ele também repara qualquer dano interno do cabelo.
- O óleo de argão contém vitamina E, que ajuda a reduzir a peroxidação lipídica (8). A peroxidação lipídica é o processo de deterioração dos lipídios devido aos radicais livres oxidativos. A vitamina E ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que é uma das principais causas da queda e danos ao cabelo.
- O óleo de argão tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o cabelo do calor e dos danos do sol.
- O óleo de Argan, em uso consistente, reduz e previne a queda de cabelo.
- O óleo de argão tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas (9). Essas propriedades sugerem que pode melhorar a saúde do couro cabeludo e prevenir infecções fúngicas, como a caspa.
- O óleo de argão ajuda a aumentar a produção de queratina, estimulando o crescimento do cabelo. Também ajuda a prolongar a vida útil dos folículos capilares.
Agora que estamos cientes de como o óleo de argan beneficia a saúde do cabelo, vamos dar uma olhada em algumas maneiras de incorporar o óleo de argan à sua rotina de cuidados com os cabelos.
Como usar óleo de argão para cabelos
1. Shampoo de óleo de argão
O shampoo com óleo de argão é ótimo para revitalizar o cabelo e promover o crescimento do cabelo. Pode tornar o cabelo brilhante e macio e reduzir a fragilidade. A melhor parte de um shampoo de óleo de argan é que você pode usá-lo como qualquer outro shampoo.
Esprema uma quantidade do tamanho de uma moeda do shampoo nas palmas das mãos e esfregue no couro cabeludo e ao longo do comprimento do cabelo. Faça espuma e enxágue o shampoo com água fria. Use o shampoo uma vez a cada dois dias para nutrir e melhorar a aparência do cabelo.
2. Condicionador leave-in de óleo de argão
Um condicionador de óleo de argan é ideal para o crescimento do cabelo. Você pode usar óleo de argan puro como condicionador leave-in. É eficaz e não contém produtos químicos.
Pegue algumas gotas de óleo de argan na palma da mão e esfregue as palmas das mãos. Passe os dedos suavemente pelo cabelo lavado e massageie bem o couro cabeludo.
3. Máscara de óleo de argão
Você também pode usar óleo de argan puro como máscara para o crescimento do cabelo, deixando-o sobre o cabelo durante a noite.
Pegue uma quantidade generosa de óleo em uma tigela e aqueça. Massageie o óleo no couro cabeludo, no cabelo e nas pontas. Comece pela linha do cabelo e trabalhe para trás, cobrindo os lados. Continue a massagem por 15 minutos.
Enrole o cabelo com uma toalha e deixe-o durante a noite, permitindo que o óleo penetre em seu cabelo e couro cabeludo completamente. Lave o cabelo pela manhã com um shampoo comum.
Deixar a máscara capilar durante a noite ajuda o cabelo a absorver todos os nutrientes do óleo de argan. Torna-se incrivelmente liso, macio e brilhante.
4. Máscara de óleo de argão e óleo de rícino
O óleo de rícino funciona bem com o óleo de argan e ambos têm benefícios semelhantes. O óleo de rícino ajuda a condicionar o cabelo e repara os danos do cabelo (10). Previne pontas duplas e queda de cabelo. Também ajuda a prevenir a caspa. Uma vez que ambos os óleos são condicionadores, esta é uma excelente máscara hidratante.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo de rícino
- 2 colheres de sopa de óleo de argan
- 50-100 ml de leite de coco (dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo)
Método
- Misture bem todos os ingredientes em um recipiente e aplique a máscara completamente no cabelo e couro cabeludo.
- Deixe agir durante a noite e enxágue pela manhã com shampoo.
5. Máscara de óleo de argan e óleo de coco
O óleo de coco e óleo de argan é outra combinação ideal para o crescimento do cabelo. Ambos os óleos podem penetrar na haste do cabelo e nutrir de dentro (). Eles podem reparar danos e protegê-lo da radiação UV.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 10 gotas de óleo de argan
- Pente de plástico
- Elástico de cabelo
Método
Original text
- Misture o óleo de argan e o óleo de coco e reserve.
- Penteie seu cabelo.
- Aplique a mistura de óleo no cabelo e couro cabeludo. Concentrado