Índice:
- Índice
- O que é ácido málico?
- Quais são os benefícios do ácido málico?
- 1. Trata a fibromialgia e SFC
- 2. Aumenta a saúde bucal
- 3. Melhora a saúde do fígado
- 4. Pode tratar a gota
- 5. Bom durante a gravidez
- 6. Pode ajudar na perda de peso
- 7. Pode deixar sua pele impecável
- 8. Pode melhorar a saúde do cabelo
- Quais são os alimentos ricos em ácido málico?
- Qual é a dosagem recomendada de ácido málico?
Comumente associado às maçãs, o ácido málico é uma substância natural encontrada em frutas e vegetais. É bastante benéfico para o tratamento da fibromialgia e da síndrome da fadiga crônica e pode ter efeitos desejáveis na sua saúde bucal também. Alguns estudos sugerem que o ácido málico também oferece alguns outros benefícios. Nesta postagem, veremos esses benefícios.
Índice
O que é ácido málico?
Quais são os benefícios do ácido málico?
Quais são os alimentos ricos em ácido málico?
Qual é a dosagem recomendada de ácido málico?
Quais são os efeitos colaterais do excesso de ácido málico?
O que é ácido málico?
O ácido málico é encontrado naturalmente em frutas e vegetais e também é produzido em nossos corpos quando os carboidratos são convertidos em energia. A forma natural do ácido málico é chamada de ácido L-málico, e o que foi sintetizado em laboratório é chamado de ácido D-málico. O ácido málico fornece o sabor azedo ou amargo comumente associado a frutas e vegetais.
Ele produz a energia química necessária para controlar o desconforto corporal, produção de energia, desintoxicação geral e higiene oral. Isso é apenas uma visão geral. Agora vamos aos detalhes abaixo.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do ácido málico?
Usado principalmente no tratamento da fibromialgia e da síndrome da fadiga crônica, o ácido málico também é conhecido por melhorar a saúde bucal e limpar o fígado. Estudos mostram que também pode aumentar a energia.
1. Trata a fibromialgia e SFC
Shutterstock
Estudos revelaram que o ácido málico pode ajudar a tratar a dor associada à fibromialgia. E é especialmente eficaz quando tomado em combinação com magnésio. O ácido também aumenta a tolerância ao exercício, o que de outra forma se torna difícil para as pessoas que sofrem da doença. Também estão sendo feitas pesquisas para verificar se os baixos níveis de magnésio podem contribuir para a fibromialgia (1).
O ácido málico melhora o desempenho muscular geral e pode aliviar a síndrome da fadiga crônica (SFC). O ácido também aumenta os níveis de energia e melhora a condição.
2. Aumenta a saúde bucal
Estudos mostram como o ácido málico pode melhorar a xerostomia ou boca seca. Estimula a produção de saliva e trata o quadro (2). A produção de saliva também reduz as bactérias nocivas na boca - isso significa que o ácido málico pode servir como uma desintoxicação oral. Essa é uma das razões pelas quais é usado em pastas de dente e enxaguatórios bucais.
Você também pode usar ácido málico para clarear os dentes. Ele atua como adstringente e remove a descoloração da superfície. Você pode usar morangos para essa finalidade. Amasse alguns deles em uma tigela e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Aplique esta mistura em sua escova de dentes e escove por vários minutos. Enxágue imediatamente com água e em seguida enxágue para proteger o esmalte. Repita apenas uma vez a cada dois ou três meses. Não exagere - o ácido málico pode corroer os dentes como qualquer alimento ácido faria.
3. Melhora a saúde do fígado
O ácido málico também é um quelante de metal eficaz - o que significa que pode se ligar aos metais tóxicos acumulados no fígado e desativá-los. O ácido málico também é conhecido por desintegrar cálculos biliares - isso permite que eles passem suavemente pela urina, limpando o fígado.
A remoção de cálculos biliares da vesícula permite mais produção e fluxo de bile, e isso reduz a quantidade de colesterol e gordura no fígado - e ajuda a reverter a doença hepática gordurosa.
4. Pode tratar a gota
Embora haja menos pesquisas sobre isso, algumas fontes sugerem que o ácido málico pode combater a gota devido às suas propriedades antiinflamatórias.
5. Bom durante a gravidez
Shutterstock
A pesquisa é limitada. No entanto, um estudo afirma que o ácido málico presente em frutas e vegetais pode melhorar a absorção de ferro - um mineral muito importante durante a gravidez (3).
6. Pode ajudar na perda de peso
Algumas fontes dizem que tomar ácido málico pode ajudar a quebrar a gordura pelos músculos. No entanto, há informações limitadas sobre isso. Consulte seu médico.
7. Pode deixar sua pele impecável
O ácido málico pode iluminar a pele e suavizar sua textura - uma das razões pelas quais é usado como ingrediente comum em cremes anti-envelhecimento. Também atua como umectante - retém a umidade, mantendo a pele hidratada. Em um estudo, feridas antigas melhoraram muito depois que uma pomada feita de ácido málico e vaselina foi aplicada.
O ácido também é conhecido por equilibrar o pH da pele. Ele também pode remover o acúmulo de células mortas - e isso funciona muito bem no tratamento da acne. Aplicar vinagre de maçã diluído na pele e lavar após 10 minutos pode ajudar. Você pode fazer isso duas ou três vezes por semana.
O ácido málico também pode tratar a candida - embora não haja pesquisas suficientes sobre isso.
8. Pode melhorar a saúde do cabelo
Lavar o cabelo com ácido málico é conhecido por eliminar bactérias e caspa. Também pode dar ao seu cabelo um brilho agradável. O ácido málico neutraliza os níveis de pH dos folículos capilares e remove os depósitos de sujeira presos ao cabelo.
Também pode prevenir a queda de cabelo. Basta lavar o cabelo com vinagre de cidra de maçã diluído (duas ou três vezes por semana, antes da lavagem), que é uma excelente fonte de ácido málico.
Terminamos com os benefícios. Mas como você pode ter certeza de que obtém os benefícios do ácido málico regularmente?
Voltar para TOC
Quais são os alimentos ricos em ácido málico?
A seguir estão os alimentos e produtos ricos em ácido málico.
- Frutas - as maçãs são as fontes mais ricas. Outras frutas incluem bananas, cerejas, uvas, lichias, manga, nectarinas, laranjas e morangos.
- Vegetais - vegetais ricos em ácido málico incluem brócolis, feijão, cenoura, ervilha e batata.
- Bebidas - Incluem bebidas carbonatadas e não carbonatadas, chá gelado em pó, bebidas com sabor de frutas e sidras alcoólicas e vinho.
- Produtos médicos e de higiene pessoal - incluem pastilhas para a garganta e xaropes para tosse, pasta de dente e enxaguantes bucais.
- Outros itens comestíveis - incluem doces duros e macios, gomas de mascar, conservas de frutas e alguns itens de padaria com recheios de frutas.
Mas recomendamos que você se concentre principalmente em frutas e vegetais para suas necessidades de ácido málico. As bebidas e outros alimentos que mencionamos nem sempre são saudáveis.
O ácido málico também está disponível como suplemento - na forma de pó. Você pode. Mas quanto você aguenta?
Voltar para TOC
Qual é a dosagem recomendada de ácido málico?
A dosagem geralmente varia de 1.200 a 2.800 miligramas por dia. O ácido málico é geralmente usado com magnésio e, nesse caso, o