Índice:
- Índice
- O que é microagulhamento?
- Microagulhamento: O Procedimento
- Dicas de cuidados posteriores para microagulhamento
- Quais são os benefícios do microagulhamento?
- 1. Reduz linhas finas e rugas e aperta a pele
- 2. Cura cicatrizes visíveis em seu rosto
- 3. Minimiza a pigmentação e os danos do sol
- 4. Reduz os poros da pele
- 5. Melhora a eficácia do medicamento tópico
- Tipos de dispositivos usados para microagulha
- Microneedling em casa: quais são os riscos?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Imagine centenas de pequenas agulhas cutucando a pele de todo o seu rosto. Como isso soa? Doloroso, certo? Mas é o seguinte - é a tendência mais quente na indústria da beleza no momento.
De cicatrizes de acne a poros dilatados, o microagulhamento é atualmente a resposta para todos os seus problemas relacionados à pele. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa tendência de cuidados com a pele.
Índice
- O que é microagulhamento?
- Microagulhamento: O Procedimento
- Dicas de cuidados posteriores para microagulhamento
- Quais são os benefícios do microagulhamento?
- Tipos de dispositivos usados para microagulha
- Microneedling em casa: quais são os riscos?
O que é microagulhamento?
Shutterstock
Uma agulha é provavelmente a última coisa que você gostaria de colocar no rosto. No entanto, esse procedimento já existe há algum tempo. A prática do microagulhamento foi introduzida no início dos anos 90, embora tenha ganhado força apenas nos últimos anos.
O microagulhamento é um procedimento no qual milhares de agulhas minúsculas são usadas para criar feridas de punção na camada superior da pele. Não se preocupe, eles parecem alfinetadas e não danificam sua pele. Tudo isso leva sua pele a pensar que está ferida e acelera a produção e a cura de colágeno. O microagulhamento é realizado por dermatologistas treinados, cirurgiões plásticos e esteticistas.
É um procedimento minimamente invasivo e considerado seguro (1). É usado para melhorar a textura da pele e tratar problemas de pele, como rugas, cicatrizes de acne, linhas finas, manchas marrons e pigmentação.
Sua capacidade de dar à pele facial uma aparência jovem tornou a microagulha extremamente popular entre os fanáticos por cuidados com a pele. No entanto, você precisará de várias sessões para ver os resultados completos deste tratamento.
Você deve estar se perguntando como esse procedimento é realizado. Aqui estão algumas dicas sobre o que acontece nos bastidores.
Voltar para TOC
Microagulhamento: O Procedimento
Shutterstock
Em primeiro lugar, sua pele precisa ser preparada antes de você se submeter ao procedimento. Geralmente, sua pele é preparada com uma formulação contendo vitaminas A e C um mês antes do microagulhamento. Isso aumenta a produção de colágeno na pele (1).
Quanto ao procedimento real, o microagulhamento é realizado sob anestesia tópica. Aqui está o que você pode esperar no dia do procedimento:
- O dermatologista / cirurgião plástico / esteticista começará aplicando um anti-séptico e limpando a pele com uma solução salina.
- Sua pele é então esticada com as mãos e um dermaroller (um dispositivo semelhante a uma caneta com agulhas) é enrolado sobre ela 5 vezes em todas as direções (vertical, horizontal e diagonal).
- Haverá sangramento pontual das punções, que é controlado facilmente.
- Uma vez que o procedimento termina, uma fórmula salina ou uma bolsa de gelo é aplicada na área.
- Um soro para aumentar o colágeno também é aplicado na área.
O procedimento de microagulhamento é repetido regularmente nos próximos meses.
A rotina pós-atendimento que você segue após o microagulhamento faz toda a diferença. Aqui estão algumas coisas que você precisa fazer após passar por este procedimento.
Voltar para TOC
Dicas de cuidados posteriores para microagulhamento
- Evite a exposição ao sol: fique longe do sol. Cubra o rosto adequadamente se sair ao sol. Não aplique qualquer filtro solar no rosto. Os poros da pele permanecem abertos após o procedimento, e os produtos químicos nocivos presentes nesses filtros solares podem ser absorvidos pela pele facilmente e danificá-la. Use apenas os produtos sugeridos pelo profissional de microagulha.
- Mantenha-o limpo: Use um limpador muito suave para limpar o rosto nas 72 horas após o procedimento. Não use produtos agressivos em seu rosto na semana seguinte.
- Sem ingredientes ativos: evite usar produtos para a pele que contenham ingredientes ativos como retinol, alfa-hidroxiácidos e outros produtos químicos, pois sua pele ficará altamente sensível após o procedimento.
- Evite usar maquiagem: Deixe sua pele respirar e se recuperar após o microagulhamento. Evite aplicar maquiagem no rosto, pois os produtos químicos podem irritar a pele.
- Estimule com Colágeno: Serão prescritos peptídeos estimuladores de colágeno após o microagulhamento. Use-os religiosamente para ajudar sua pele a produzir mais colágeno e ajudar na recuperação rápida.
- Beba muita água: manter-se hidratado ajuda a recuperar a pele mais rapidamente.
O microagulhamento é um procedimento indolor que oferece muitos benefícios. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o microagulhamento faz maravilhas em sua pele.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do microagulhamento?
1. Reduz linhas finas e rugas e aperta a pele
Shutterstock
Microneedling promove a produção de colágeno e elastina em sua pele, criando um brilho jovem. Um estudo observou que a produção de colágeno melhorou após várias sessões de microagulhamento (2). Quando seus níveis de colágeno aumentam, sua pele se torna mais flexível e elástica. Também reduz linhas finas, rugas e o tamanho dos poros. Em outras palavras, pode ajudá-lo a se livrar de anos.
2. Cura cicatrizes visíveis em seu rosto
As cicatrizes de acne são conhecidas por não desaparecerem. No entanto, um estudo realizado em 2009 descobriu que o microagulhamento ajudou a minimizar as cicatrizes de acne e melhorou a aparência da pele. Ele foi considerado eficaz na cura de vagões e cicatrizes de rolamento (3).
3. Minimiza a pigmentação e os danos do sol
Shutterstock
O microagulhamento refresca a aparência de sua pele, minimizando a aparência de pigmentação causada pela exposição excessiva ao sol. Um estudo publicado em 2015 descobriu que o microagulhamento pode reduzir o melasma de forma eficaz, uma condição que causa manchas escuras na pele (4).
4. Reduz os poros da pele
5. Melhora a eficácia do medicamento tópico
Shutterstock
A maioria dos produtos que você aplica no rosto não é devidamente absorvida pela pele. Isso afeta a eficácia do produto. Um estudo mostrou que o microagulhamento pode ajudar o medicamento tópico a penetrar na pele com mais eficácia, ajudando você a obter todos os benefícios de seus ingredientes. Os microfuros criados pelo processo de microagulha fazem com que sua pele absorva prontamente o que quer que seja aplicado a ela (5).
Você obtém o máximo de benefícios do microagulhamento quando feito por um profissional. Mas, o dispositivo que eles usam também desempenha um papel crucial. A seguir estão os diferentes tipos de dispositivos usados em microagulha.
Voltar para TOC
Tipos de dispositivos usados para microagulha
Shutterstock
Dermarollers são os dispositivos usados para realizar o microagulhamento. Vários desses rolos estão disponíveis no mercado. No entanto, todos esses dermarollers são adotados a partir de cinco tipos básicos de rolos aprovados pelo FDA. Esses são:
- O C-8 ou Dermaroller tipo cosmético
O comprimento da agulha deste dermaroller é 0,13 mm. Eles estão comumente disponíveis no mercado e podem ser usados para tratamento caseiro de microagulhamento. Essas agulhas são indolores.
- O C-8HE ou tipo cosmético para superfícies com cabelo
O comprimento das agulhas neste dispositivo é de 0,2 mm e é usado principalmente no couro cabeludo. Essas agulhas também são indolores.
- CIT- 8 ou terapia de indução de colágeno
Este é um dermaroller profissional ou médico com um comprimento de agulha de 0,5 mm. Este dispositivo é usado para síntese de colágeno e remodelação da pele.
- MF-8
O tamanho da agulha deste dispositivo é 1,5 mm e é usado para criar microcanais nas camadas mais profundas da pele. É usado no tratamento de cicatrizes.
- MS-4
Comparado com todos os outros dermarollers, este possui um pequeno cilindro coberto por 96 agulhas de 1,5 mm. Este dispositivo é usado para áreas que exigem precisão e penetração mais profunda.
Além desses tipos básicos, os tipos mais comuns de dermarollers disponíveis no mercado incluem:
- Dermapen: parece uma caneta pequena e tem uma pequena cabeça circular coberta de agulhas.
- Dermastamp: é semelhante a um dermapen, mas tem uma cabeça grande segurando mais agulhas. Precisa ser carimbado no rosto.
- Dispositivo de microagulha de LED: Este dispositivo possui agulhas junto com uma luz de LED e é usado no tratamento de cicatrizes e rugas (6).
Embora o microagulhamento seja um procedimento estritamente profissional, os dispositivos de microagulha se tornaram prontamente disponíveis nos últimos anos. Muitas mulheres estão experimentando o microagulhamento em casa. Profissionais e dermatologistas geralmente não aprovam essas medidas de faça você mesmo, porque você pode acabar ferindo a pele. Existem muitos riscos associados aos quais você precisa estar ciente. Continue lendo para descobrir mais.
Voltar para TOC
Microneedling em casa: quais são os riscos?
Shutterstock
O microagulhamento DIY em casa é, sem dúvida, menos caro, mas vem com seu conjunto de riscos.
- Os dispositivos de microagulhamento em casa não oferecem aplicação uniforme. Portanto, eles podem causar feridas mais profundas e exacerbar seu acne. Normalmente, os dispositivos de microagulhamento em casa têm agulhas com 0,2 mm a 1 mm de comprimento. Isso pode causar feridas abertas e pode ser bastante doloroso.
- Os dispositivos domésticos não são tão estéreis quanto os profissionais. Assim, eles podem aumentar suas chances de contrair infecção por herpes. Se você já sofre de problemas de pele como rosácea e psoríase, o autoagulhamento pode piorá-los.
- Segurar esse dispositivo e rolá-lo sobre a pele requer uma técnica exclusiva que os profissionais são treinados para executar. Mesmo se você achar que está fazendo certo, é provável que esteja realmente danificando sua pele. As agulhas precisam ser empurradas no ângulo correto e em uma profundidade específica para evitar irritações e danos à pele.
- As pessoas que fazem o microagulhamento faça você mesmo têm maior risco de desenvolver problemas de pele porque podem não estar seguindo as etapas corretas de cuidados posteriores. Não cuidar da pele após o microagulhamento pode causar problemas de pele graves a longo prazo.
Sim, haverá um pouquinho de dor e sangue. E sim, é preciso muita coragem para deixar essas agulhas picarem sua pele. Mas, como disse Renoir, “a dor passa, mas a beleza permanece”. A pele lisa e saudável que você obtém após o tratamento com microagulhamento vale a pena. No entanto, não se esqueça de consultar um especialista ou dermatologista antes de fazer isso. Boa sorte!
Tem alguma dúvida ou pergunta sobre este interessante procedimento de cuidados com a pele? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Os resultados do microagulhamento são permanentes?
Sim, os resultados do microagulhamento são permanentes. No entanto, se a causa subjacente de sua condição de pele não for tratada, ela pode ressurgir.
Qual é o custo do microagulhamento?
O custo do microagulhamento pode ser algo entre US $ 100 e US $ 700 por sessão.
Qual é o tempo de inatividade do microagulhamento?
Depende da profundidade do tratamento. Normalmente, o inchaço e a vermelhidão desaparecem em 2 a 3 dias.
Referências
- “Microneedling: Advances and broadening horizons.” Indian Dermatology Online Journal, NCBI
- “Múltiplas sessões de microagulhamento.” International Journal of Dermatology, NCBI
- “Microneedling Therapy in Atrophic Facial Scars..” Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, NCBI
- “Microneedling in facial recalcitrant melasma..” AnaisBrasileiros deDermatologia, NCBI
- “Skin penetration enhancement..” European Journal of Pharmaceutical Sciences, Science Direct
- “Automated Microneedling Device..” Journal of Pakistan Association of Dermatologists, ResearchGate