Índice:
- Como funciona a artemísia?
- Como a artemísia pode ajudá-lo?
- 1. Trata a dor menstrual
- 2. Ajuda a aliviar a dor nas articulações
- 3. Inverte a posição de nascimento da culatra
- 4. Pode ajudar a prevenir o câncer
- Como a Artemísia é usada?
- Quais são os efeitos colaterais da artemísia?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Artemísia é uma planta perene baseada em raízes que tem sido usada para tratar problemas de saúde - incluindo dores menstruais, dores nas articulações e até câncer. Ela cresce em partes da Ásia, Europa do Norte e América do Norte. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, listamos algumas maneiras pelas quais essa planta pode ser benéfica para você.
Como funciona a artemísia?
Artemísia vulgaris é botanicamente chamada de Artemisia vulgaris . Também é conhecido como absinto comum, cronewort, erva criminosa, absinto selvagem e moxa. A planta tem sido historicamente usada para inibir a dor menstrual (1).
As folhas da planta têm uma penugem prateada na parte inferior e gosto ligeiramente amargo.
Os altos níveis de antioxidantes da artemísia contribuem para seus benefícios. Certos componentes da planta também podem auxiliar no tratamento do câncer.
O uso mais popular da artemísia é no processo de moxabustão. Aqui, as folhas da artemísia são reunidas em palitos (como um charuto) e queimadas sobre um ponto de acupuntura para liberar energia. Isso ajuda a tratar a dor.
Existem outras maneiras pelas quais a artemísia pode beneficiá-lo. Devemos olhar para eles agora.
Como a artemísia pode ajudá-lo?
O uso mais importante da artemísia é no tratamento da dor menstrual. Isso pode ser atribuído a uma técnica (chamada moxabustão), que envolve a introdução de calor sobre certos pontos de acupuntura. Essa técnica também é útil no tratamento de dores nas articulações e na reversão da posição de parto pélvica.
1. Trata a dor menstrual
Shutterstock
Artemísia tem sido usada para tratar cólicas menstruais. Também era usado para estimular o ciclo menstrual.
Estudos mostram que a moxabustão pode ajudar a tratar a dismenorreia primária (a condição que envolve cólicas menstruais dolorosas). O processo melhora a circulação sanguínea no útero e nas veias circundantes (2). Ele também resolve a estagnação do sangue, levando a um melhor estado de saúde.
Na medicina tradicional chinesa, a moxabustão tem sido empregada para tratar vários problemas ginecológicos - incluindo ondas de calor da menopausa (3).
2. Ajuda a aliviar a dor nas articulações
A artemísia, quando utilizada na técnica de moxabustão, também pode tratar dores nas articulações (4). Borneol, um dos componentes ativos da artemísia, pode ser responsável por seus efeitos analgésicos na artrite (5).
A moxabustão também foi considerada superior aos cuidados habituais no que diz respeito ao tratamento da artrite (6).
3. Inverte a posição de nascimento da culatra
A moxabustão com artemísia também tem seu uso aqui. Poucas semanas antes do parto, a cabeça do bebê se alinha naturalmente em direção ao canal do parto para se preparar para o processo. Quando isso não acontece (o que é um caso raro), é chamado de parto pélvico.
A moxabustão estimula um ponto de gatilho específico próximo à unha do quinto dedo do pé. Isso cria circulação sanguínea e pressão que eventualmente resulta em movimentos fetais.
Em um estudo publicado no Journal of American Medical Association, a moxabustão reverteu com sucesso a posição de parto pélvica em 75% dos casos (7).
A moxabustão com artemísia também é eficaz na correção da apresentação não-verbal (também chamada de apresentação pélvica) tanto, senão mais, quanto a ocitocina (um hormônio liberado pela glândula pituitária para aumentar a contração uterina) (8).
4. Pode ajudar a prevenir o câncer
Shutterstock
As artemisininas, os componentes fundamentais da planta da artemísia, foram consideradas tóxicas para as células cancerosas (9).
Extratos de artemísia da Califórnia foram encontrados para agir contra células de câncer de mama (10). Mas essa variante da artemísia também pode atacar as células humanas normais - portanto, recomendamos que você tenha cuidado antes de usar isso para complementar o tratamento do câncer. Além disso, você deve consultar seu médico antes de optar por este suplemento.
A maior parte da pesquisa está em seus estágios preliminares. Precisamos de mais informações dos ensaios clínicos para chegar a uma conclusão concreta.
Estas são as poucas maneiras importantes pelas quais a artemísia pode fazer maravilhas para você. Mas então, como você usa isso?
Como a Artemísia é usada?
Artemísia é usada em várias formas. Esses incluem:
- Folhas secas
- Tinturas
- Extrai
- Pílulas
- Chás
O uso mais popular da artemísia é como chá. Preparar o chá é bastante simples:
- Você precisa de 30 gramas de folhas secas de artemísia e quatro xícaras de água fervente.
- Coloque as folhas secas nas xícaras de água fervente.
- Deixe as folhas ferver por cerca de 10 minutos. Tensão.
- Você pode então tomar seu chá. Guarde o chá não utilizado na geladeira por 2 a 3 dias.
Você pode beber o chá até três vezes ao dia. Mas antes disso, você pode querer saber sobre os possíveis efeitos nocivos da artemísia.
Quais são os efeitos colaterais da artemísia?
- Possíveis problemas durante a gravidez e amamentação
Artemísia pode causar a contração do útero e provocar a menstruação. Isso pode causar aborto espontâneo em mulheres grávidas (11).
Não há muitas informações disponíveis sobre os efeitos da ingestão de artemísia por pessoas que amamentam. Portanto, mulheres grávidas e amamentando devem evitá-lo.
- Alergias
Indivíduos alérgicos a plantas da família de plantas Asteraceae / Compositae (incluindo ambrósia, malmequeres, margaridas e crisântemos) também podem ter alergias à artemísia. Isso inclui espirros e outros sintomas relacionados aos seios da face, dermatite e erupções cutâneas.
Conclusão
Os benefícios comprovados da artemísia são no tratamento de dores nas articulações e menstruais. Portanto, você pode continuar usando artemísia apenas para esses problemas (é claro, após consultar seu médico). A pesquisa está em andamento, mas temos certeza de que veríamos revelações mais promissoras.
O que você acha da artemísia? Você já tomou alguma vez antes? Deixe-nos saber deixando um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você pode fumar Artemísia?
Sim, você pode querer fumar a planta antes de ir para a cama. Dessa forma, você também pode sentir seus efeitos em seus sonhos (são necessárias mais pesquisas). Você pode fumar da mesma forma que fuma tabaco. Mas recomendamos que você verifique com seu médico antes de fazer isso.
Artemísia é venenosa?
O óleo de artemísia pode ser venenoso. Ele contém tujona, um composto tóxico que pode ser fatal em grandes quantidades sob ingestão prolongada.
Referências
- “Take back your…” Plant Profiles in Chemical Ecology.
- “Uso de moxabustão para tratar…” Trials, US National Library of Medicine.
- “Moxabustão para tratar a menopausa…” Menopausa, US National Library of Medicine.
- “Memorando de decisão para acupuntura para…” Centros de Serviços Medicare e Medicaid.
- “O poder de cura da moxa” Tradições daoístas, College of Chinese Medical Arts.
- “A moxabustão é uma alternativa no tratamento…” Medicina, US National Library of Medicine.
- “Moxabustão para correção de culatra…” The Journal of American Medical Association.
- “Moxabustão para a correção de não-vértice…” Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Effects of artemisinin-tagged…” Life Sciences, US National Library of Medicine.
- “Extratos etanólicos de artemísia da Califórnia…” Journal of Herbal Medicine, US National Library of Medicine.
- “Abortifacients” ScienceDirect.