Índice:
- O que é refluxo ácido?
- Como obter alívio rápido do refluxo ácido
- Maneiras naturais de aliviar a acidez e azia
- 1. Bicarbonato de sódio
- 2. Raiz de Alcaçuz
- 3. Aloe Vera
- 4. Gengibre
- 5. Olmo escorregadio
- 6. Sementes de cominho
- 7. Camomila
- 8. Erva-cidreira
- 9. Raiz de Angélica
- Quando consultar um médico
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 10 fontes
O refluxo ácido, comumente conhecido como azia, é um distúrbio estomacal amplamente prevalente. Pesquisas mostram que é prevalente em cerca de 20% da população ocidental (1). Isso é especialmente preocupante, pois pode ser extrapolado para nossos hábitos alimentares e ingestão alimentar.
Com o estilo de vida acelerado do século 21, nos sujeitamos a hábitos pouco saudáveis, como comer fast food e em horários avulsos, a ponto de acabar pulando refeições. Tudo isso pode afetar diretamente o sistema digestivo.
Isso torna necessário monitorar de perto o que você come para prevenir o refluxo ácido. Neste artigo, compartilharemos dicas e truques para lidar com essa condição. Você também vai entender como isso é causado e as mudanças no estilo de vida que você pode fazer para prevenir o refluxo ácido.
O que é refluxo ácido?
O refluxo ácido, também conhecido como azia, é uma condição associada ao trato gastrointestinal. O estômago contém ácidos fortes que ajudam a digerir os alimentos que você ingere.
Às vezes, esse ácido pode subir de volta ao esôfago e causar uma sensação de queimação no trato gastrointestinal. Essa sensação pode ser sentida no peito, o que também é conhecido como azia.
Em alguns casos, as pessoas apresentam refluxo ácido mais de duas vezes por semana. Isso pode ser uma indicação de uma condição conhecida como doença do refluxo gastroesofágico. Esta condição requer ajuda médica imediata.
Vamos agora dar uma olhada em algumas maneiras rápidas de obter alívio do refluxo ácido.
Como obter alívio rápido do refluxo ácido
Ter refluxo ácido pode atrapalhar muitas de suas atividades diárias. Isso pode fazer você se sentir desconfortável e também causar perda de apetite. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para obter alívio dos sintomas de refluxo ácido:
- Considere o uso de roupas largas
Usar roupas largas pode ajudar a evitar a constrição causada por roupas mais justas, aliviando assim qualquer desconforto e mal-estar que possa surgir.
- Levante-se em intervalos regulares
Levantar-se em intervalos regulares garante que seu estômago não fique incomumente distendido.
- Abster-se de fumar
Fumar é prejudicial à saude. Fumar pode aumentar o risco de refluxo ácido e causar desconforto e dor no trato esofágico.
- Medicamento de venda livre
Consumir antiácidos facilmente disponíveis na farmácia mais próxima é uma maneira segura de obter alívio imediato do refluxo ácido.
Na próxima seção, exploraremos algumas maneiras naturais que podem ajudar a aliviar sua condição.
Maneiras naturais de aliviar a acidez e azia
1. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio (ou bicarbonato de sódio) pode ser usado como antiácido. Pode ajudar a aliviar os sintomas de refluxo ácido (incluindo indigestão, distensão abdominal e náuseas) (2).
Pegue um copo de água e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio a ele. Misture bem e consuma.
Nota: Não tome bicarbonato de sódio com o estômago cheio. Não o use por mais de duas semanas, a menos que seu médico assim o aconselhe. Além disso, se você estiver tomando antiácidos, aspirina, ferro, lítio, vitaminas ou qualquer outro medicamento, ou se tiver pressão alta, problemas cardíacos ou doenças renais, consulte seu médico antes de tomar esse remédio.
2. Raiz de Alcaçuz
O alcaçuz é um remédio fitoterápico amplamente utilizado no tratamento da inflamação gástrica, pois tem efeito inibitório na síntese de prostaglandina e lipoxigenase, que, de outra forma, pode causar refluxo ácido (3).
Aqueça um copo de água em uma panela e adicione algumas fatias de raiz de alcaçuz seca. Leve a água para ferver e cozinhe por 5-10 minutos. Tome este chá uma vez por dia para reduzir o refluxo ácido.
Nota: O consumo de alcaçuz a longo prazo pode resultar em efeitos colaterais como baixos níveis de potássio, pressão alta, fraqueza e paralisia. Se você está tomando medicamentos para coagulação do sangue, pressão arterial, inflamação ou diuréticos, evite esse remédio, pois o alcaçuz é conhecido por interagir com esses medicamentos e reduzir sua eficácia.
3. Aloe Vera
Aloe vera é uma planta amplamente utilizada na medicina tradicional. Seu suco pode ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal que pode causar refluxo ácido. A planta também ajuda a acalmar o trato (4).
Você pode consumir meia xícara de suco de aloe vera 30 minutos antes das refeições, duas vezes ao dia, até obter alívio.
4. Gengibre
O gengibre tem propriedades antiácido e carminativo e tem sido usado por milhares de anos para aliviar doenças gástricas como inchaço, dispepsia e gastrite (5). Também acelera o esvaziamento gástrico, o que pode ajudar a aliviar a acidez e a azia.
Rale alguns centímetros de gengibre e adicione a uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos. Você pode beber este chá de gengibre todos os dias antes das refeições.
Nota: Se você estiver tomando medicamentos para diabetes, coagulação do sangue ou hipertensão, consulte seu médico antes de optar por este remédio.
5. Olmo escorregadio
Estudos mostram que o olmo é rico em fitoquímicos que podem ter um efeito demulcente contra a hiperacidez (6). Isso pode ajudar a aliviar o desconforto que acompanha o refluxo ácido.
Ferva uma xícara de água. Adicione uma colher de sopa de casca de olmo em pó e misture bem. Beba este chá enquanto está quente.
Nota: Olmo escorregadio pode diminuir a eficácia de seus medicamentos. Portanto, certifique-se de tomá-lo uma hora após a medicação.
6. Sementes de cominho
As sementes de cominho são tradicionalmente usadas para tratar indigestão. Possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes que podem inibir a produção do excesso de ácido gástrico (7). Isso, por sua vez, pode prevenir o refluxo ácido.
Ponha uma colher de chá de sementes de cominho em um copo de água fervente. Coe a água e consuma enquanto está quente. Beba este chá antes e depois das refeições para melhorar a digestão.
7. Camomila
A camomila tem sido tradicionalmente usada para inúmeras condições gastrointestinais, como flatulência, úlceras e irritação gastrointestinal (8). Ajuda a acalmar o estômago e atua como relaxante digestivo.
Coloque um saquinho de chá de camomila em uma xícara de água fervente. Beba o chá ainda morno. Você pode beber este chá 2-3 vezes ao dia.
Observação: se você é alérgico a plantas da família das margaridas, como margaridas, malmequeres, crisântemos e ambrósia, evite a camomila.
8. Erva-cidreira
As folhas da erva-cidreira são utilizadas por suas propriedades carminativas, digestivas e analgésicas e para o alívio de distúrbios gastrointestinais (9). Portanto, a erva-cidreira pode ser útil no alívio da azia.
Adicione 5-6 folhas de erva-cidreira a um copo de água fervente no copo e cubra-o por cerca de 5 minutos. Deixe as folhas íngremes. Beba o chá quente.
Nota: Se você está tomando medicamentos para diabetes ou tireóide, converse com seu médico antes de tentar este remédio.
9. Raiz de Angélica
A raiz da angélica exibe efeitos carminativos e pode ajudar no alívio da dispepsia (10). Esses efeitos também podem ajudar a aliviar a azia.
Adicione uma colher de chá de raiz de angélica seca a um copo de água fervente. Deixe em infusão e coar. Beba o chá enquanto está quente.
Nota: evite este remédio se estiver grávida, pois a angélica pode estimular as contrações uterinas.
Esses foram alguns dos remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o refluxo ácido. Na próxima seção, veremos os alimentos que você precisa evitar para prevenir o refluxo ácido.
O que evitar
- Alimentos picantes e gordurosos.
- Produtos processados ou refinados, como laticínios e chocolate
- As bebidas alcoólicas podem ter um efeito adverso no revestimento do estômago e aumentar a acidez.
- Limite a ingestão de bebidas com cafeína e carbonatadas.
Além de mudar suas escolhas alimentares, algumas mudanças no estilo de vida também podem ajudar.
Mudancas de estilo de vida
- Siga uma dieta balanceada de baixo teor de carboidratos.
- Coma pelo menos 2,5 horas antes de ir para a cama.
- Faça refeições menores, mas regulares.
- Considere fazer a acupuntura feita por um profissional.
Quando consultar um médico
Se os sintomas de refluxo ácido durarem mais de sete dias, consulte um médico. Às vezes, um caso de refluxo ácido pode ser uma indicação de DRGE, que é uma forma mais grave da condição. Isso requer assistência médica imediata e, em alguns casos raros, até mesmo um procedimento cirúrgico é necessário.
Esperamos que os remédios sejam úteis para aliviar os sintomas de acidez e azia. No entanto, se sentir desconforto ou não encontrar alívio, recomendamos que consulte um médico para determinar a causa subjacente da doença.
Você achou esta postagem informativa? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Beber leite pode ajudar a tratar a azia?
O leite pode fornecer alívio temporário da acidez, mas depois de um tempo, pode fazer com que seu estômago produza mais ácido. Portanto, pode não ser uma solução de longo prazo.
A goma de mascar alivia a azia?
A goma de mascar estimula a produção de saliva na boca. Isso permite que você engula os ácidos que sobem no esôfago e pode ajudar a aliviar o desconforto.
10 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Diagnóstico e tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, World Journal of Gastrointestinal Pharmacology and Therapeutics, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4133436/
- Bicarbonato de sódio, MedlinePlus, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
medlineplus.gov/druginfo/meds/a682001.html
- Tratamento integrativo de refluxo e dispepsia funcional em crianças, MDPI, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4928719/
- Eficácia e segurança do xarope de Aloe vera para o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico: um ensaio piloto randomizado e controlado, Journal of Traditional Chinese Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26742306
- Gengibre em distúrbios gastrointestinais: Uma revisão sistemática de ensaios clínicos, Food Science & Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6341159/
- Potencial prebiótico de medicamentos fitoterápicos usados em doenças e saúde digestiva, Journal of Alternative and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6065514/
- Cominho como plantas medicinais importantes no tratamento de doenças, produtos naturais e bioprospecção, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6328425/
- Camomila: Um medicamento fitoterápico do passado com futuro brilhante, Molecular Medicine Reports, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/
- Melissa officinalis L: Um estudo de revisão com uma perspectiva antioxidante, medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5871149/
- Fitoterapia em Desordens Gastrointestinais Funcionais, Doenças Digestivas, Karger.
www.karger.com/Article/FullText/485489