Índice:
- Qual é o perfil nutricional da salsa
- Quais são os benefícios para a saúde da salsa?
- 1. Pode regular os níveis de açúcar no sangue
- 2. Pode ajudar a saúde renal
- 3. Pode ter efeitos anticâncer
- 4. Pode melhorar a saúde do coração
- 5. Pode apoiar a saúde óssea
- 6. Pode ajudar na digestão
- 7. Pode aumentar a imunidade
- 8. Pode melhorar a saúde do fígado
- 9. Tem propriedades antibacterianas
- 10. Pode ajudar a proteger os olhos
- Quais são os benefícios da salsa para a pele?
- Toner facial para combater a acne
- Você vai precisar
- Processo
- Limpador facial para um tom de pele uniforme
- Você vai precisar
- Processo
- Pacote de rosto para iluminar a pele
- Você vai precisar
- Processo
- Tônico para uma pele saudável
- Você vai precisar
- Processo
- Qual é a história da salsa?
- Quais são os diferentes tipos de salsa
- Como usar a salsa para cozinhar
- Como incluir a salsa em sua dieta
- Receitas de Salsa
- O que você precisa
- Processo
- O que você precisa
- Processo
- Como selecionar e armazenar a salsa
- Riscos e efeitos colaterais da salsa
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A salsa ( Petroselinum crispum ) é uma erva culinária e medicinal nativa do Mediterrâneo. As folhas, caules e sementes da erva são usados em muitas receitas.
A salsa é rica em nutrientes e antioxidantes. Curiosamente, ele ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol e as alergias (1). É utilizado na fabricação de sabonetes, cremes, perfumes (1). A salsa é boa para a pele devido às suas atividades antimicrobiana e antiinflamatória.
Vamos dar uma olhada no rico perfil nutricional, usos, benefícios e efeitos colaterais da salsa. Rolar para baixo.
Qual é o perfil nutricional da salsa
Meia xícara (30 g) de salsa fresca picada fornece 11 calorias, 2 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína, 1 grama de gordura e 1 grama de fibra (2).
- É uma fonte rica em vitamina A (8.424 UI), vitamina C (133 mg), vitamina K (1640 µg), ácido fólico (152 µg) e potássio (554 mg) (2).
- A salsa também contém flavonóides, carotenóides e vitamina C que possuem propriedades antioxidantes (2).
Na seção seguinte, veremos os benefícios da salsa para a saúde.
Quais são os benefícios para a saúde da salsa?
1. Pode regular os níveis de açúcar no sangue
A salsa e seu óleo essencial são ricos em um antioxidante chamado miristicina (3). A miristicina pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Também pode diminuir a resistência à insulina e a inflamação. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender esses efeitos.
2. Pode ajudar a saúde renal
A salsa é um diurético natural (4). Pode ajudar a remover toxinas e germes do corpo. Ratos alimentados com extrato de semente de salsa mostraram maior produção de urina do que quando bebiam apenas água (4). A salsa pode inibir a bomba de sódio e potássio envolvida na regulação da urina nos rins (4).
Estudos em animais sugerem ainda que a salsa tem efeitos nefroprotetores em ratos com problemas renais (5).
3. Pode ter efeitos anticâncer
A salsa é rica em flavonóides que são conhecidos por terem propriedades anticancerígenas. Os flavonóides inibem o crescimento celular e reduzem o estresse oxidativo (6).
A pesquisa em animais descobriu que a apigenina, um flavonóide encontrado nas sementes de salsa, pode ajudar a matar as células cancerosas e diminuir o tamanho dos tumores (7).
Estudos em linhas de células cancerosas também descobriram que a apigenina exibe propriedades antiproliferação, antiinflamatória e anti-metástase no câncer colorretal (8). A apigenina apresenta efeitos anticancerígenos no câncer de mama (9).
Outro flavonóide anticancerígeno encontrado na salsa é a luteolina (10), (11). A pesquisa afirmou que a luteolina pode ter efeitos preventivos sobre o câncer colorretal (10).
A salsa também contém carnosol, outro composto com resultados promissores no tratamento de câncer de mama, pele, cólon e próstata (12).
4. Pode melhorar a saúde do coração
A salsa tem sido usada na medicina popular para ajudar a tratar a hipertensão. O rico conteúdo de flavonóides na salsa ajuda a melhorar a saúde cardíaca e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares (13).
A salsa também é uma boa fonte de ácido fólico. A ingestão de folato está associada à boa saúde do coração (14). Níveis baixos de folato podem ser prejudiciais para o coração (15). Portanto, incluir a salsa na dieta pode ser útil nesse sentido.
5. Pode apoiar a saúde óssea
A salsa é uma boa fonte de vitamina K. A vitamina ajuda na formação de células ósseas chamadas osteócitos (16). A salsa foi encontrada para inibir a reabsorção óssea (um processo em que os ossos são absorvidos e quebrados pelo corpo) em ratos (17).
6. Pode ajudar na digestão
Tradicionalmente, a salsa é usada para ajudar a tratar distúrbios digestivos e gastrointestinais. O teor de fibras da salsa auxilia na digestão (18). Ajuda a movimentar os alimentos no trato digestivo e também atua como forragem prebiótica para as bactérias benéficas no intestino.
Extratos de salsa foram encontrados para ter um efeito anti-úlcera em estudos com ratos. Eles conseguiram isso inibindo o excesso de secreção de suco gástrico (19).
7. Pode aumentar a imunidade
A salsa contém muitos antioxidantes e compostos antiinflamatórios, incluindo flavonóides (20). A apigenina combate a inflamação no corpo (21).
A salsa também contém vitamina C. O nutriente é um potente antioxidante que estimula o sistema imunológico (22). A salsa contém flavonóis, como o kaempferol e a quercetina, que combatem o estresse oxidativo e o dano celular (23).
8. Pode melhorar a saúde do fígado
A salsa pode regular o colesterol e ter um efeito protetor no fígado de ratos (24). Outros estudos descobriram que a salsa pode ajudar na regeneração das células do fígado e regular as enzimas do fígado em ratos com diabetes (25).
9. Tem propriedades antibacterianas
A salsa tem sido tradicionalmente usada por sua capacidade de combater germes. Em um estudo, a salsa mostrou atividade antimicrobiana em queijo kareish (26).
O óleo essencial da salsa apresenta atividade antibacteriana e antifúngica (27). Pode inibir o crescimento de bactérias como Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes (27). Também poderia proteger contra os fungos Penicillium ochrochloron e Trichoderma viride (27).
10. Pode ajudar a proteger os olhos
A salsa contém vitamina A, um nutriente que pode ajudar a melhorar a saúde ocular (28). A salsa também contém carotenos, como a luteína e a zeaxantina, que auxiliam na proteção dos olhos (29). Esses antioxidantes pigmentados ajudam a manter os olhos saudáveis, evitando os danos oxidativos. Eles reduzem o risco de degeneração macular e catarata (29).
Esses são os benefícios da salsa para a saúde. A erva também é conhecida por promover a saúde da pele. Na seção a seguir, cobrimos esse tópico exclusivamente.
Quais são os benefícios da salsa para a pele?
- Rico em nutrientes: Salsa é rico em nutrientes, tais como cobre, zinco, manganês, cálcio e potássio, que são essenciais para uma pele saudável.
- Antienvelhecimento: A vitamina C da salsa ajuda a retardar o envelhecimento. Atua combatendo os radicais livres que causam estresse oxidativo (30). O nutriente também ajuda a reduzir linhas finas e rugas. Auxilia no reparo celular e estimula a produção de colágeno (30). Isso ajuda a pele a parecer jovem e flexível.
- Anti-acne: As propriedades antimicrobianas da salsa podem ajudar no combate às bactérias e na redução da acne (27). A salsa também pode equilibrar o excesso de sebo. No entanto, não há estudos para apoiar essa afirmação.
- Antiinflamatório: a salsa contém antioxidantes que podem ajudar na redução da irritação e vermelhidão da pele.
- Uniformiza o tom da pele e reduz a pigmentação: A vitamina C da erva pode iluminar a pele e reduzir manchas irregulares. A vitamina C também pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação.
A salsa pode ser usada para a saúde da pele. Aqui, listamos algumas receitas com salsa que você pode usar na pele.
Toner facial para combater a acne
Você vai precisar
- Água destilada
- Folhas de salsa
- Algumas gotas de suco de limão
- 3 gotas de óleo da árvore do chá
- 3 gotas de extrato de alecrim
Processo
- Adicione as folhas de salsa à água fervente.
- Depois que esfriar, adicione algumas gotas de suco de limão, óleo da árvore do chá e extrato de alecrim.
- Despeje esta mistura em uma garrafa e use-a como um toner.
Limpador facial para um tom de pele uniforme
Você vai precisar
- Água destilada
- Folhas de salsa
- Algumas gotas de suco de limão
- 1 colher de chá de mel
Processo
- Mergulhe a salsa em água morna.
- Faça uma pasta fina e adicione uma colher de chá de mel e algumas gotas de suco de limão.
- Este limpador facial irá clarear manchas e remover células mortas, resultando em uma pele macia e brilhante.
Pacote de rosto para iluminar a pele
Você vai precisar
- 1 colher de sopa de iogurte
- Folhas de salsa
- Algumas gotas de óleo da árvore do chá
- 1 colher de sopa de aveia
Processo
- Adicione algumas folhas de salsa a uma colher de sopa de iogurte.
- Adicione uma colher de sopa de farinha de aveia a esta mistura e faça uma pasta fina.
- Você pode adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá a esta mistura e aplicar esta máscara facial para uma pele limpa e saudável.
Tônico para uma pele saudável
Você vai precisar
- Água destilada
- Folhas de salsa
Processo
- Extraia o suco das folhas e misture com 200 ml de água.
- Consuma esta mistura diariamente para obter uma pele saudável. Evite o consumo excessivo.
Estas são as maneiras de você usar a salsa para promover a saúde da pele. Vimos os muitos benefícios da salsa. Que tal dar uma olhada em sua história?
Qual é a história da salsa?
A salsa era tida em alta conta pelos gregos. Foi usado para homenagear os atletas que venceram. Também foi usado para decorar os túmulos. Ele encontrou seu uso na medicina antes que os romanos o introduzissem para enfeitar alimentos. É cultivado há mais de 2.000 anos. Hoje, a salsa está disponível em diferentes tipos.
Quais são os diferentes tipos de salsa
- Folhas enroladas ou salsa comum costumam ser usadas como guarnição em sopas, ensopados e outros pratos. Tem uma textura crocante.
- A salsa de folhas planas ou salsa italiana tem um sabor mais forte do que a salsa de folhas onduladas. Também é usado em saladas, ensopados, sopas e molhos como guarnição.
- Hamburgo ou salsa alemã é um tipo cuja raiz em forma de nabo é usada em vez de suas folhas. A raiz pode ser frita ou usada em ensopados e sopas para dar sabor.
Na seção seguinte, exploraremos como usar a salsa para cozinhar.
Como usar a salsa para cozinhar
A salsa é uma opção de tempero versátil e barata para elevar o sabor e a apresentação de qualquer prato. É comumente usado em ensopados e sopas. Muitos molhos para salada e marinadas usam salsa fresca. O aroma valoriza toda a experiência culinária. Tanto a salsa fresca quanto a seca podem ser usadas para cozinhar.
A culinária francesa incorpora salsa em caldo e sopa, enquanto pratos do Oriente Médio, como homus e baba ghanoush, usam salsa como guarnição.
Alimentos italianos, como macarrão, espaguete, pizza ou lasanha, usam salsa seca como ingrediente aromatizante. Molhos, como pesto ou salsa, também incluem salsa. Geralmente é adicionado no final do processo de cozimento para reter o sabor do prato.
Como incluir a salsa em sua dieta
Descarte os caules e pique as folhas de salsa. Eles podem ser usados em saladas de batata ou molhos à base de tomate. Você também pode adicioná-lo à sua omelete. Você pode incluir suco de salsa em seu smoothie para um sabor fresco.
Você também pode verificar as receitas a seguir e incluir a erva em sua dieta.
Receitas de Salsa
- Chá de Salsa
O que você precisa
- 250 ml de água purificada
- ¼ xícara de folhas de salsa frescas
Processo
- Leve a água purificada para ferver usando uma chaleira.
- Lave as folhas de salsa fresca em água corrente fria.
- Mergulhe as folhas na água fervente por cerca de 10 minutos.
- Coe as folhas e aproveite.
- Salmão com Crosta de Amêndoa
O que você precisa
- ½ xícara de amêndoas
- 2 colheres de sopa de salsa
- 1 colher de chá de sal marinho e pimenta-do-reino moída
- 1 colher de sopa de raspas de limão orgânico ralado
- 4 filetes de salmão
- 2 colheres de sopa de óleo de abacate
- 4 xícaras de espinafre
Processo
- Moa as amêndoas em um processador de alimentos.
- Em um prato, misture a amêndoa em pó com a salsa, as raspas de limão, sal e pimenta.
- Passe o salmão na mistura de amêndoas dos dois lados.
- Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione o salmão e cozinhe por cerca de 5 minutos de cada lado.
- Sirva coberto com suco de limão.
Antes de começar a cozinhar com salsa, você pode escolher a salsa certa e armazená-la adequadamente.
Como selecionar e armazenar a salsa
Seleção
A salsa está disponível durante todo o ano nos supermercados. Procure salsa fresca com hastes firmes. Tente comprar salsa de origem orgânica. Evite comprar salsa com folhas murchas ou amarelas, mofo e manchas escuras.
Armazenamento
A salsa deve ser armazenada adequadamente. Caso contrário, pode murchar e perder o sabor. Armazene a salsa em um local escuro, longe da luz solar. Remova qualquer folha amarela ou murcha suja e lave bem as folhas. Escorra o excesso de água em um pano de prato. Repita o processo de lavagem novamente e sacuda o excesso de água das folhas. Coloque-os sobre um pano de prato e passe suavemente para remover o restante da água. Coloque as folhas em um saco ziploc e guarde na geladeira. Pode durar cerca de 10 dias. Você pode armazenar a salsa por mais tempo, mantendo os caules na água. Você tem que trocar a água para evitar contaminação microbiana.
A salsa pode causar certos efeitos adversos em algumas pessoas. Você pode querer verificá-los antes de incluir a erva em sua dieta.
Riscos e efeitos colaterais da salsa
A salsa deve ser consumida com moderação. Em certos casos, pode causar alergias, se consumido em excesso. A seguir estão os efeitos colaterais.
- Pode interferir na pressão arterial
A salsa pode regular a pressão arterial moderando as bombas de sódio e potássio. Porém, quando consumido em quantidades maiores, pode interagir com medicamentos para hipertensão (31). Consulte um médico se observar qualquer alteração nos níveis de pressão arterial.
- H ay causar hipoglicemia
A miristicina na salsa pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Se você já está tomando medicamentos para reduzir o açúcar no sangue, tomar salsa em excesso pode levar à hipoglicemia (níveis excessivamente baixos de açúcar no sangue).
- Interações durante a cirurgia
A salsa pode prevenir a coagulação do sangue e prolongar o tempo de sangramento (32). Portanto, pode causar sangramento excessivo durante a cirurgia. Evite salsa pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
- Sensibilidade da Pele
Certos indivíduos desenvolvem sensibilidade ao sol após a aplicação tópica de salsa ou óleo de semente de salsa (33). Isso pode causar queimaduras solares e erupções cutâneas. Portanto, verifique com seu médico antes de usar.
- Doença renal
Embora a salsa seja benéfica para os rins, pode causar reações adversas em indivíduos com doença renal. No entanto, faltam pesquisas neste aspecto. Portanto, consulte seu médico.
- Questões relativas à gravidez e amamentação
Embora seja seguro em quantidades normais, o consumo excessivo de salsa durante a gravidez ou a amamentação pode causar complicações. A salsa pode reduzir a produção de leite (34). Portanto, pode não ser aconselhável tomá-lo durante a lactação.
- Outras interações medicamentosas
A salsa contém grandes quantidades de vitamina K, que está envolvida na coagulação do sangue. A erva pode interagir com medicamentos usados para prevenir a coagulação do sangue (32). Alguns estudos consideram a interação entre salsa e varfarina (um anticoagulante) duvidosa (35).
Conclusão
A salsa é uma erva versátil com muitos usos. É rico em nutrientes, incluindo vitamina K e flavonóides. Ele tem um papel a desempenhar na saúde do coração, dos ossos e dos olhos. Possui efeitos antimicrobianos, antioxidantes e antitumorais que ajudam a combater muitas doenças crônicas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para verificar as alegações.
Tradicionalmente, a salsa tem sido usada como diurético, abortivo e expectorante. Ajuda a manter a pele saudável e limpa. Você pode incorporar facilmente folhas de salsa secas ou frescas em sua dieta, adicionando-as a sopas, saladas, marinadas e molhos.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A salsa pode ajudá-lo a perder peso?
A evidência anedótica sugere que a salsa pode ser usada em bebidas desintoxicantes e para perder peso. No entanto, não há evidências científicas que mostrem que a salsa é boa para perder peso.
O que acontece quando você come muita salsa?
A salsa é reconhecida como segura (GRAS) pela US Food and Drug Administration. No entanto, uma vez que é um diurético, não é