Índice:
- Tudo sobre o sal
- Quais são os benefícios do sal para a saúde?
- 1. Usado para reidratação oral
- 2. Pode aliviar cãibras musculares (pernas)
- 3. Pode ajudar a controlar a fibrose cística
- 4. Pode melhorar a saúde bucal
- 5. Pode aliviar dores de garganta e sinusite
Você pode imaginar suas refeições sem sal? É como assistir a um filme de olhos vendados
O sal é um formador de gosto obrigatório para todas as nossas refeições. Torna a comida saborosa e agradável. Acima de tudo, o sal ajuda a manter o equilíbrio químico em seu corpo. Ele (sódio) ainda ajuda a conduzir os impulsos nervosos do corpo (1).
Mas você sabia que a ingestão elevada de sal está associada à hipertensão e osteoporose? No entanto, abster-se totalmente de sal pode ser igualmente perigoso (1). Pesquisas extensas são feitas sobre esse ingrediente complicado. Deslize para cima para saber se o sal é seu amigo ou inimigo!
Tudo sobre o sal
Com cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto, o sal de cozinha estabiliza e dá sabor aos alimentos. Ele também atua como conservante em alimentos com longa vida útil (1).
As fontes comuns de sal para os consumidores podem ser classificadas em sal refinado (de mesa), sal marinho, sal de flores e sal processado. Eles possuem conteúdo mineral e valores nutricionais variados (2).
Nosso corpo requer uma pequena quantidade de sódio (cerca de 500 mg / dia) para (1):
- conduzir impulsos nervosos
- contrair e relaxar os músculos
- manter o equilíbrio de água e minerais (eletrólitos)
O potássio é outro mineral de que nosso corpo precisa em quantidades iguais, se não superiores, ao sódio para realizar essas funções. O potássio é encontrado em quase todos os vegetais e frutas. Mas o sódio é abundante em alimentos processados e em conserva (3).
O regime de dieta atual inclui porções relativamente grandes de alimentos processados / rápidos em comparação com frutas e vegetais frescos (3).
Por outro lado, pesquisas relacionam a alta ingestão de sódio e a baixa ingestão de potássio a doenças cardiovasculares, hipertensão e até morte (1), (3).
O que o sal faz de bom para você? É bom mesmo?
Descubra por si mesmo nas seções a seguir.
Quais são os benefícios do sal para a saúde?
Os íons de sódio no sal ajudam a manter o equilíbrio eletrolítico do corpo. Eles podem ajudar a aliviar as cãibras musculares e tratar infecções dentárias. Fazer gargarejos com água morna / salgada libera as passagens das vias aéreas e ajuda a aliviar a sinusite e a asma.
1. Usado para reidratação oral
Doenças patogênicas crônicas como diarreia e cólera levam à desidratação. A desidratação causa perda de água e minerais do corpo. Se não for reabastecido, ele prejudicará o funcionamento dos rins e do trato gastrointestinal.
Fornecer sais solúveis em água e glicose por via oral é a maneira mais rápida de lidar com essa perda de função. A solução de reidratação oral (SRO) pode ser administrada a pacientes com diarreia e outras doenças patogênicas (4).
2. Pode aliviar cãibras musculares (pernas)
Cãibras nas pernas ocorrem freqüentemente em adultos e atletas. Pouco se sabe sobre a causa definitiva. Exercícios, flutuações de peso corporal, gravidez, desequilíbrios eletrolíticos e perda de sais no corpo são alguns fatores de risco (5).
A atividade física intensiva no calor do verão é a razão predominante para cólicas involuntárias. Os jogadores de esportes de campo podem perder até 4-6 colheres de chá de sal por dia devido ao suor excessivo. Comer alimentos que são fontes naturais de sal pode reduzir a gravidade das cólicas. O aumento da ingestão de sódio é sugerido nesses casos (6).
Beber água com ¼ colher de chá de sal é recomendado aos atletas. Suco de tomate e bebidas esportivas também são boas opções (6).
3. Pode ajudar a controlar a fibrose cística
A fibrose cística é uma condição genética caracterizada pela perda excessiva de sal e minerais por meio do suor, desidratação e secreção de muco. O excesso de muco obstrui os dutos do intestino e do trato gastrointestinal (7).
A perda de íons sódio e cloreto na forma de cloreto de sódio é tão alta que a pele do paciente fica com gosto salgado. Para compensar essa perda, esses indivíduos devem comer sal e alimentos salgados (7).
Uma vez que o muco impede a absorção de gordura no intestino, aqueles que lidam com a fibrose cística também podem ser deficientes em nutrientes solúveis em gordura, como vitaminas A, D, E e K (7).
4. Pode melhorar a saúde bucal
O esmalte é uma camada dura que cobre nossos dentes. Ele os protege de ataques de placa e ácido. O esmalte é feito de um sal moderadamente solúvel chamado hidroxiapatita. A cárie dentária ocorre quando tais sais se dissolvem devido ao acúmulo de placa (8).
Sem esmalte, os dentes ficam desmineralizados e enfraquecem com cáries. O uso de bochechos à base de sal pode ter efeitos preventivos sobre cáries e gengivite, semelhantes à escovação ou uso do fio dental (9).
No entanto, estudos científicos não encontraram nenhum benefício significativo do uso de enxaguatórios bucais sobre a escovação com fio dental, principalmente na prevenção de doenças dentais crônicas (9).
5. Pode aliviar dores de garganta e sinusite
Gargarejo com água morna salgada pode aliviar dores de garganta e também ajudar a tratar infecções do trato respiratório superior. No entanto, não há evidências científicas suficientes para provar esse efeito. Água salgada pode aliviar a sensação de coceira na garganta, mas não encurta necessariamente a duração da infecção (10), (11).
Lavar as narinas com água salgada (irrigação nasal) é um remédio eficaz para a sinusite. A água salgada pode aliviar o congestionamento que impede a respiração normal. No entanto, os ensaios clínicos não afirmam que essa técnica seja uma cura para a sinusite (12), (13).
Na verdade, é difícil decidir se o sal é bom ou ruim para a saúde - tanto a ingestão baixa quanto a alta de sal provocam consequências múltiplas. Na seção a seguir, abordaremos